Canais de venda: o que são e como utilizá-los a favor da sua marca

Por: Raquel Lisboa
Canais de venda: o que são e como utilizá-los a favor da sua marca

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Você sabe o que são canais de venda e quais são os ideais para a sua marca? Aprenda tudo sobre o assunto neste artigo. 😉

Com a competitividade crescente, as tarefas para ampliar o alcance do seu negócio e fidelizar clientes não são tão fáceis. Hoje, com o rápido acesso a informações, é possível avaliar a melhor proposta em um piscar de olhos – seja comparando preços, fretes ou prazos.

Os consumidores, que se tornaram multicanais, navegam por aplicativos e páginas da internet e, em todos esses ambientes, se deparam com ofertas atraentes. Logo, se você deseja atingir o seu público-alvo, é essencial marcar presença em diferentes canais de venda.

Mas, afinal, o que são canais de venda?

Canais de venda são mediadores utilizados para promover e difundir um negócio e, consequentemente, fazê-lo vender mais. Dividem-se entre físicos (como showrooms, outdoors etc) e virtuais (como e-commerces, redes sociais, marketplaces etc).

Os canais de venda online – que serão o foco deste artigo – são componentes primordiais para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing mais robusta e eficaz. Através deles, os conteúdos e produtos de uma marca são propagados com maior facilidade.

Entretanto, antes de se cadastrar em qualquer tipo de plataforma, é fundamental compreender o que o público-alvo consome e onde ele se concentra. Dependendo do seu nicho, determinados canais de venda não surtirão o efeito esperado.

Em relação a isso, você pode conferir o NuvemCast #8 que te ensina a definir personas e a identificar seus comportamentos:

Com isso determinado, o próximo passo é conhecer mais sobre cada plataforma e, assim, estruturar as melhores abordagens para conquistar seus consumidores.

A seguir, descubra todos os detalhes sobre os canais de venda online mais conhecidos do mercado.

Loja virtual

Ter uma loja virtual é a primeira iniciativa para desenvolver uma apresentação de marca mais harmônica. Através de uma plataforma de e-commerce, você tem diversas alternativas para personalizar o seu negócio na internet – algo que você não encontrará em nenhum outro canal de venda.

Em uma loja online, é possível:

  • Automatizar a gestão de estoque;
  • Comunicar-se claramente com o seu cliente (afinal, na página do produto, você poderá adicionar todas as informações necessárias para levá-lo à conversão);
  • Integrar outros canais de venda ao seu e-commerce (redes sociais, marketplaces etc);
  • Conquistar mais tráfego orgânico por meio de adaptações com foco no SEO;
  • Escolher layouts e meios de pagamento e de envio que fizerem mais sentido para o seu empreendimento;
  • Elaborar páginas de conteúdo, como Sobre Nós e FAQ (Perguntas Frequentes).

Incrível! Logo, não é à toa que a loja virtual é considerada o principal canal de venda de marcas que buscam criar um negócio sustentável e escalável.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Redes sociais

Nos tempos atuais, é quase impossível encontrar pessoas que não acessem as redes sociais. Com o avanço tecnológico, a liberdade de se conectar com outros usuários, a partir de poucos cliques, se tornou algo bastante comum.

Para marcas especificamente, as mídias sociais são meios ideais para gerar visibilidade, engajamento e, através de ferramentas como o Instagram Shopping e a Loja do Facebook, conversões. Abaixo confira como o Instagram e o Facebook se configuram como canais de venda.

Instagram

O Instagram possui mais de 1 bilhão de perfis ao redor do globo. 70% das marcas estão ativas nessa rede social, e 8 em cada 10 usuários seguem contas comerciais.

E não para por aí: cerca de 45% dos instagrammers alegam comprar produtos e contratar serviços por indicação de influenciadores digitais. O marketing de influência está com tudo!

Logo, ter uma conta profissional nesse canal de venda te coloca à frente da concorrência. Através de dados que o próprio Instagram recolhe sobre o seu perfil, é possível entender melhor o seu público-alvo e quais conteúdos ele mais gosta.

Para descobrir como desenvolver uma estratégia completa no Instagram, confira o nosso guia sobre o assunto:

Facebook

Há quem diga que o Facebook está morrendo, entretanto, dependendo do seu segmento, ele ainda pode te servir muito bem como canal de venda. De acordo com Tomás Dotti (criador do blog Papo de Pai), essa rede social ainda oferece um diferencial em relação às publicações.

Por ser um espaço mais amplo para produção de textos e desenvolvimento de discussões, a chance de um conteúdo (e produto) viralizar é maior.

Além da Loja do Facebook citada anteriormente, o Facebook oferece a ferramenta de anúncios pagos, o Facebook Ads. Por meio dele, você tem a chance de segmentar seu público-alvo (por meio de idade, gênero, localização etc) e atingi-lo com maior assertividade, seja com propagandas em vídeo, imagem e/ou texto.

Marketplaces

Marketplaces são plataformas de varejo que abrigam diversas lojas online, como se fossem grandes shoppings repletos de vitrines. Nesses canais de venda, o cliente pode comprar – com boas condições de frete e de pagamento – produtos de diversos vendedores, todos em um mesmo carrinho. Os mais conhecidos são Mercado Livre, OLX, Americanas, Submarino, Walmart e Amazon.

Mesmo viabilizando maior tráfego e visibilidade, por ser tratar de um shopping online, a concorrência se concentra em um único lugar. O mesmo item que você oferece estará disponível em muitas outras lojas. Portanto, aposte em preços competitivos e acompanhe os concorrentes.

Dedique-se a descrições detalhadas dos seus produtos, atente-se às avaliações e responda a todas, sejam positivas ou negativas. Diferencie-se mostrando que sua marca se preocupa com cada feedback e tem como principal objetivo facilitar a vida do cliente.

Estar presente em canais de venda renomados, como a Amazon, agrega credibilidade à sua marca. Entretanto, vale ressaltar que marketplaces possuem suas próprias regras e layouts, portanto, você terá menos flexibilidade em relação à customização (se comparados a uma loja virtual, por exemplo).

Se a sua plataforma é a Nuvemshop, aprenda como vincular sua loja com o Mercado Livre.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
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Comparadores de preço

Como o próprio nome já diz, são bases que comparam valores de um mesmo produto em diferentes lojas virtuais – tudo em uma única página. São disponibilizadas ao cliente informações de preços, artigos e serviços de entrega, para que ele avalie qual compensa mais. Os mais conhecidos são Google Shopping, Buscapé, Zoom e Bondfaro.

Tais plataformas são importantes canais de venda, pois a partir do momento que o cliente escolhe determinado produto, ele é redirecionado para o site que promoveu tal oferta. Por isso, mais uma vez, não deixe de observar a concorrência e investir em diferentes propostas. Assim será muito mais fácil se destacar e conquistar novos consumidores.

Se você já vende pela Nuvemshop, saiba como ativar o Google Shopping para a sua loja virtual e publicar seus produtos no Buscapé.

E-mail marketing

Um dos principais empecilhos de um negócio online são os carrinhos de compra abandonados: o cliente seleciona itens, porém, desiste de fechar a compra. Como causas principais das desistências temos: valor de frete não esperado, longo prazo de entrega e checkout confuso.

Diante disso, reflita e aplique possíveis melhorias na logística e nas funcionalidades da sua loja virtual, mas também invista na recuperação desses visitantes.

Ofereça vantagens e descontos – seja no próprio produto ou no frete – pelo e-mail marketing. De acordo com os produtos abandonados, crie listas de diferentes perfis de consumidores nesse canal de venda e, junto das ofertas, envie conteúdos relevantes, relacionados ao mercado.

Por exemplo, a lista tipo 1 abandonou produtos de maquiagem: envie, então, tais itens com descontos e compartilhe conteúdos sobre tendências atuais.

Além de direcioná-los à loja, você também pode convidá-los a conhecer suas redes sociais e o blog corporativo. Assim, será muito mais fácil se aproximar do seu alvo. E, por consequência, ele se sentirá mais à vontade para interagir e voltar para finalizar a compra.

Agora que você já sabe da importância do e-mail marketing como canal de venda, descubra duas ferramentas que separamos para te indicar:

Software que promete recuperação automática de carrinhos abandonados. Disponibiliza uma equipe para desenvolver diferentes modelos de e-mail de acordo com o seu anúncio. Apresenta relatórios completos, serviço de dados encriptados e servidor seguro (SSL/HTTPS).

Essa ferramenta permite acompanhar as estatísticas de cada campanha enviada, agendar as próximas e criar rascunhos para campanhas futuras. Oferece diversas funcionalidades para personalizar o e-mail e segmentar leads. Disponibiliza opções de envio para todos os clientes ou para listas pré-determinadas.

E se sua loja virtual está na Nuvemshop, aprenda como gerenciar a ferramenta “Carrinhos Abandonados”.

Google Ads

O Google é uma das maiores empresas de serviços digitais no mundo. A partir de suas redes de pesquisa e de display, é possível gerar tráfego para a sua loja virtual e, consequentemente, converter mais.

Esse canal de venda é ideal para atingir clientes que ainda não conhecem a sua marca, mas desejam adquirir algum produto ou serviço do seu segmento.

A rede de pesquisa, também conhecida como anúncios patrocinados, funciona por meio da compra de palavras-chave relacionadas ao seu nicho. Assim, quando os usuários buscarem por elas no Google, o seu site aparecerá nas primeiras posições do ranking.

Já a rede de display, ou Google AdSense, apresenta as propagandas da sua marca em sites parceiros. Os formatos da publicidade podem variar de banners a carrosséis.

Ambas os canais de venda permitem segmentação do público-alvo – considerando localização, idade, gênero e interesses – e escolha do pagamento por clique. Dessa maneira, você poderá definir quanto deseja gastar e controlar o seu orçamento.

Programa de afiliados

Por fim, programa de afiliados nada mais é do que um conjunto de pessoas que se dedica a vender os produtos do seu negócio. Esse tipo de convênio geralmente é intermediado por canais de venda, como a Hotmart e a Amazon, que estipulam as comissões.

Como vendedores, os afiliados promovem a sua marca e os links dos seus produtos em blogs, sites e redes sociais. Dependendo do nível de influência deles, sua taxa de conversão pode crescer rapidamente.

E aí, canais de venda escolhidos?

Esperamos que este conteúdo sobre canais de venda tenha solucionado suas principais dúvidas sobre o assunto. Mas, caso queira se tornar um expert, indicamos o nosso curso sobre omnichannel.

Nas aulas de Como oferecer uma experiência omnichannel em seu e-commerce, você aprende:

  • Como a evolução dos canais de venda se relaciona à modernidade;
  • Quem é o consumidor multicanal e como conquistá-lo através de experiências imediatistas e estímulos visuais e auditivos;
  • Como identificar se vale a pena investir em mais de um canal de venda;
  • Como fazer marketing na era omnichannel (com dicas exclusivas do Samuel Gonsales, especialista da Millennium!);
  • Qual é o erro mais comum ao investir na estratégia de canais de venda.

Para conferir tudo isso, basta clicar no botão a seguir:

Ah, e se você ainda não aproveitou as vantagens de vender pela internet, sinta-se convidado a experimentar a Nuvemshop por 15 dias gratuitos!

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