O que é o e-commerce do Facebook e como integrar com sua loja virtual?

Nessa imagem, vemos uma mulher mexendo no seu notebook para acessar a plataforma do Facebook

Pontos principais do artigo: 

  • O e-commerce do Facebook funciona como uma loja virtual. Na própria rede social, você pode criar uma página de vendas gratuita, definir valores, tamanhos, cores, preços e muito mais;
  • Se você é um lojista iniciante e não tem um grande orçamento para investir na criação de uma loja virtual, o e-commerce no Facebook pode ser uma excelente oportunidade;
  • Mas, se já tem a sua própria loja virtual, pode atrair ainda mais clientes e aumentar as vendas fazendo a integração entre o e-commerce e a sua rede social;
  • Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual grátis e integrá-la não só com o e-commerce do Facebook, mas também com outros canais de venda, como redes sociais e marketplaces.

Se você quer aumentar as vendas do seu negócio, apostar no e-commerce do Facebook pode ser uma boa estratégia. Isso porque, com quase três bilhões de usuários, essa continua sendo a rede social mais utilizada no mundo.

Então, se você quer conhecer mais sobre esse recurso e saber como criar uma loja virtual no Facebook, continue a leitura! Neste artigo, vamos conhecer as vantagens dessa ferramenta e como integrá-la ao seu e-commerce para vender mais. Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como funciona o e-commerce no Facebook?

O e-commerce do Facebook funciona como uma loja virtual. Basicamente, na própria rede social, você pode criar uma página de vendas gratuita para comercializar seus produtos para bilhões de usuários. Assim que a loja for criada, você consegue definir valores, tamanhos, cores, preços e muito mais.

Um dos principais benefícios dessa ferramenta é o fato dela ser grátis. Ou seja, se você é um lojista iniciante e não tem um grande orçamento para investir na criação de uma loja virtual, o e-commerce no Facebook pode ser uma excelente oportunidade para abrir um negócio com pouco dinheiro.

💡 Saiba mais: 39 negócios lucrativos para empreender

Vale a pena utilizar o Facebook como um e-commerce?

Sim, vale a pena investir esforços na criação de um e-commerce dentro do Facebook. Isso se deve a vários motivos, mas os principais são a maior conexão com os clientes e a facilidade de ter uma loja virtual em uma plataforma gratuita.

Outra alternativa — que pode trazer ainda mais vantagens — é criar uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce e fazer a integração com o Facebook. A Nuvemshop, por exemplo, que permite que você crie uma loja online grátis e integre diretamente com as principais redes sociais e outros canais de venda.

Dessa forma, é possível direcionar os visitantes da sua Página no Facebook para o seu site, onde poderão finalizar a venda. Além disso, ferramentas como o Facebook Shops permitem que os clientes escolham os produtos e iniciem o processo de compra diretamente na sua loja pela rede social.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como integrar o e-commerce do Facebook à sua loja virtual?

Para integrar a sua loja Nuvemshop com o Facebook, siga o passo a passo abaixo:

1. Crie um Pixel do Facebook

O Pixel é uma extensão do Facebook responsável por integrar a sua loja virtual com o Facebook.

Portanto, para que você consiga vincular os dados e produtos da sua loja virtual com o Facebook, é preciso criar um Pixel. Para isso, confira o tutorial abaixo:

👉 Confira: Como utilizar o Pixel do Facebook?

2. Habilite a guia “Loja”

Em seguida, é preciso habilitar a guia “Loja”, em que ficarão os seus produtos para a venda.

No guia abaixo, você encontra informações sobre como habilitar essa função na página da sua loja e enviar o seu catálogo de produtos.

👉 ConfiraComo conectar o Facebook Shop em minha Nuvemshop?

3. Ative o botão “Comprar Agora”

Agora, chegou a hora de habilitar o botão “Comprar Agora”. Quando configurado, esse botão leva o visitante diretamente para sua loja virtual.

👉 Confira: Como configurar um botão “Comprar agora” em minha fanpage?

💡 Saiba mais: Como integrar a sua loja virtual ao Facebook para vender mais

9 dicas para vender no e-commerce do Facebook

Agora que você já sabe o que é o e-commerce no Facebook e quais são as vantagens de investir nessa ferramenta, confira, abaixo, algumas dicas para aumentar as suas vendas na plataforma:

1. Capriche na descrição dos produtos

Ofereça o máximo de detalhes sobre o produto que você está comercializando. Essa é uma maneira de reduzir dúvidas dos compradores e incentivar que eles finalizem a compra o quanto antes.

Inclua detalhes sobre a marca, fabricante e o número do modelo e não deixe de fornecer medidas precisas e quaisquer detalhes relevantes sobre a condição do item, incluindo falhas e sinais de uso, caso você esteja vendendo roupas usadas, por exemplo.

💡 Saiba mais: Como fazer uma boa descrição de produtos no e-commerce?

2. Sempre utilize CTA nas publicações

Uma CTA (call-to-action, ou, chamada para ação, no português) é uma frase que você pode usar em sua legenda ou descrição para incentivar as ações do seu leitor. Por exemplo, você pode pedir ao seu leitor para clicar em “Saiba mais” para conferir mais detalhes no site ou “Tire suas dúvidas sobre o assunto” para ser direcionado para os canais de atendimento.

💡 Saiba mais:Passo a passo para criar uma call to action (CTA) no Facebook

3. Crie uma estratégia de conteúdo

Quando você cria uma estratégia de conteúdo baseada no seu nicho de mercado, é bem provável que as pessoas se identifiquem com as suas publicações e, consequentemente, com seus produtos ou serviços.

Então, para aumentar as suas vendas no e-commerce do Facebook, opte por criar um planejamento de conteúdo anual considerando as datas do calendário comercial. Isso irá te ajudar a se preparar para criar promoções sazonais.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um calendário de conteúdo gratuito para usar nas suas redes sociais em 2024. Faça o download abaixo:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
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4. Faça postagens nos melhores dias e horários

Apesar de o e-commerce no Facebook ser diferente do uso tradicional da plataforma, uma boa dica é utilizar os insights da sua conta para verificar quais são os dias e horários com mais usuários online. Isso pode ser útil, por exemplo, em uma estratégia de promoção relâmpago de queima de estoque.

💡 Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Facebook?

5. Utilize o Messenger para atender os clientes

Um dos benefícios de criar um e-commerce no Facebook é a possibilidade de integrar sua loja com o Messenger — o serviço de mensagens instantâneas da rede social. Sendo assim, você pode aproveitar esse benefício para responder as mensagens dos consumidores com mais facilidade e rapidez.

💡 Saiba mais: 18 dicas para um bom atendimento ao cliente

6. Utilize boas fotos nas publicações

Parece óbvio, mas é bom lembrar que, apesar de o Facebook ter muitas publicações em texto, ainda se trata de uma plataforma altamente visual. Ou seja, quanto mais imagens de destaque você postar, mais comentários, curtidas, compartilhamentos e vendas o seu negócio terá.

De modo geral, você não deve apenas tirar fotos de qualidade e que atendam as especificações da rede social, mas também buscar novas tendências de imagens em plataformas, como o Pinterest, para chamar a atenção dos consumidores.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para o seu e-commerce?

7. Publique relatos dos consumidores

Uma das maneiras mais autênticas de conteúdo vem dos próprios consumidores. Por exemplo, quando um cliente compra um item de uma loja e faz uma postagem na rede social, isso mostra para possíveis compradores que o seu produto é confiável.

Além disso, é uma forma de prova social — que ativa um gatilho mental nas outras pessoas, fazendo com que elas também considerem comprar. Basicamente, essas postagens não apenas fornecem imagens novas e reais de seus produtos em ação, mas também aumentam sua credibilidade no meio digital.

💡 Saiba mais: Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?

8. Faça lives para promover os seus produtos

As lives, tanto no Facebook quanto no Instagram, são uma ótima maneira de você se conectar com os consumidores. Então, para que você faça uma transmissão que atraia uma boa audiência, utilize a estratégia de divulgar o evento alguns dias antes.

Além disso, também mostre para os seus seguidores que haverá uma promoção para aqueles que estiverem acompanhando a live. Essa é uma ótima oportunidade para você vender itens que não estão tendo uma boa saída, além de aproveitar para divulgar novas coleções em primeira mão.

💡 Saiba mais: Como fazer lives nas redes sociais?

9. Publique vídeos de demonstração

Mostrar aos usuários como as pessoas usam seu produto, por meio do unboxing ou de vídeos explicativos, é uma ótima maneira de engajá-los. Isso pode ajudar a resolver qualquer desconforto e/ou dúvida que as pessoas tenham sobre a compra do seu produto.

Além disso, também é uma excelente estratégia para divulgar informações sobre sua marca, ao passo que as vendas do seu negócio são impulsionadas.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook? Veja como faturar na rede social

Tudo certo sobre o e-commerce do Facebook?

Utilizar o e-commerce do Facebook pode ser uma excelente estratégia para você começar a vender pela internet. Por isso, esperamos que o artigo de hoje tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o assunto.

E, se você está pronto para dar o primeiro passo, aproveite para criar a sua loja virtual grátis ainda hoje com a Nuvemshop! É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar — além de poder integrá-la ao seu e-commerce no Facebook. Estamos esperando por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

O e-commerce do Facebook é uma funcionalidade na rede social, em que você pode criar uma loja virtual gratuita e comercializar os produtos para bilhões de usuários.

As principais vantagens em utilizar o Facebook como e-commerce é a gratuidade da ferramenta e a possibilidade de se conectar com muitos clientes de maneira rápida e fácil.

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