9 dicas de sucesso para vender mais no e-commerce do Facebook

Por: Kawan Lopes

Nessa imagem, vemos uma mulher mexendo no seu notebook para acessar a plataforma do Facebook

Se você quer aumentar as vendas do seu negócio, apostar no e-commerce do Facebook pode ser uma boa estratégia. Isso porque, com quase três bilhões de usuários, essa continua sendo a rede social mais utilizada no mundo. Como resultado, lojistas que querem se destacar no meio digital podem utilizar a plataforma para alavancar o faturamento.

Então, se você quer conhecer mais sobre esse recurso, quais são suas vantagens e como utilizá-lo com sucesso, continue a leitura deste guia! 📝

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Como funciona o e-commerce no Facebook?

O e-commerce do Facebook funciona como uma loja virtual. Basicamente, na própria rede social, você pode criar uma loja virtual gratuita com a finalidade de comercializar seus produtos para bilhões de usuários. Assim que a loja for criada, você consegue definir valores, tamanhos, cores, preços e muito mais.

Como citado acima, um dos principais benefícios dessa ferramenta é o fato dela ser grátis. Ou seja, se você é um lojista iniciante e não possui um grande orçamento para investir na criação de uma loja virtual, o e-commerce no Facebook pode ser uma excelente oportunidade.

💡 Saiba mais: Saiba tudo sobre o Facebook Shops

Vale a pena utilizar o Facebook como um e-commerce?

Sim, vale a pena investir esforços na criação de um e-commerce dentro do Facebook. Isso se deve a vários motivos, mas os principais são, sem dúvidas, uma maior conexão com os clientes e a facilidade de ter uma loja virtual em uma plataforma gratuita.

Claro, em um cenário futuro você pode — e deve — investir em outras opções de e-commerce. Isso porque criar uma loja virtual pode tornar o seu negócio mais profissional e conhecido no mercado digital.

Sendo assim, você pode considerar plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, por exemplo, que permite a criação de uma loja online por preços a partir de R$ 49,90. No entanto, se o Facebook estiver sendo vantajoso para a sua estratégia, não há mal algum em continuar utilizando a plataforma até você se consolidar no meio digital.

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9 dicas para vender mais no e-commerce do Facebook

Agora que você já sabe o que é o e-commerce no Facebook e quais são as vantagens de investir nessa ferramenta, confira, abaixo, algumas dicas para aumentar as suas vendas na plataforma:

1. Capriche na descrição dos produtos

Ofereça o máximo de detalhes sobre o produto que você está comercializando. Essa é uma maneira de reduzir dúvidas de compradores em potencial, por exemplo.

Além disso, inclua detalhes sobre a marca, fabricante e o número do modelo. Também não deixe de fornecer medidas precisas e quaisquer detalhes relevantes sobre a condição do item, incluindo falhas e sinais de uso, caso eles sejam seminovoss.

Por fim, faça uma descrição bem chamativa, com referências e tocando na dor do cliente. Por exemplo, mostre como o produto que você está vendendo irá atender as necessidades do consumidor.

💡 Saiba mais: Como fazer uma boa descrição de produtos no e-commerce?

2. Sempre utilize CTA nas publicações

Uma CTA (call-to-action, ou, chamada para ação, no português) é uma frase que você pode usar em sua legenda ou descrição para incentivar as ações do seu leitor. Por exemplo, você pode pedir ao seu leitor para clicar em “Saiba mais” ou “Tire suas dúvidas sobre o assunto” e assim por diante.

3. Crie uma estratégia de conteúdo

Quando você cria uma estratégia de conteúdo baseada no seu nicho de mercado, é bem provável que as pessoas se identifiquem com as suas publicações e, consequentemente, com seus produtos ou serviços.

Então, para aumentar as suas vendas no e-commerce do Facebook, opte por criar um planejamento de conteúdo anual considerando as datas do calendário comercial. Isso irá te ajudar a se preparar para criar promoções sazonais.

💡 Saiba mais: Plano de marketing para e-commerce

4. Faça postagens nos melhores dias e horários

Apesar de o e-commerce no Facebook ser diferente do uso tradicional da plataforma, uma boa dica é utilizar os insights da sua conta para verificar quais são os dias e horários com mais usuários online. Isso pode ser útil, por exemplo, em uma estratégia de promoção relâmpago de queima de estoque.

5. Utilize o Messenger para atender os clientes

Um dos benefícios de criar um e-commerce no Facebook é a possibilidade de integrar sua loja com o Messenger — o serviço de mensagens instantâneas da rede social. Sendo assim, você pode aproveitar esse benefício para responder as mensagens dos consumidores com mais facilidade e rapidez.

6. Utilize boas fotos nas publicações

Parece óbvio, mas é bom lembrar que, apesar de o Facebook ter muitas publicações em texto, ainda se trata de uma plataforma altamente visual. Ou seja, quanto mais imagens de destaque você postar, mais comentários, curtidas, compartilhamentos e vendas o seu negócio terá.

De modo geral, você não deve apenas tirar fotos de qualidade e que atendam as especificações da rede social, mas também buscar novas tendências de imagens em plataformas, como o Pinterest, para chamar a atenção dos consumidores.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para o seu e-commerce?

7. Publique relatos dos consumidores

Uma das maneiras mais autênticas de conteúdo vem dos próprios consumidores. Por exemplo, quando um cliente compra um item de uma loja e faz uma postagem na rede social, isso mostra para possíveis compradores que o seu produto é confiável.

Além disso, é uma forma de prova social — que ativa um gatilho mental nas outras pessoas, fazendo com que elas também considerem comprar. Basicamente, essas postagens não apenas fornecem imagens novas e reais de seus produtos em ação, mas também aumentam sua credibilidade no meio digital.

8. Faça lives para promover os seus produtos

As lives, tanto no Facebook quanto no Instagram, são uma ótima maneira de você se conectar com os consumidores. Então, para que você faça uma transmissão que atraia uma boa audiência, utilize a estratégia de divulgar o evento alguns dias antes.

Além disso, também mostre para os seus seguidores que haverá uma promoção para aqueles que estiverem acompanhando a live. Essa é uma ótima oportunidade para você vender itens que não estão tendo uma boa saída, além de aproveitar para divulgar novas coleções em primeira mão.

💡 Saiba mais: Como fazer lives nas redes sociais?

9. Publique vídeos de demonstração

Mostrar aos usuários como as pessoas usam seu produto, por meio do unboxing ou de vídeos explicativos, é uma ótima maneira de engajá-los. Além disso, também é uma excelente estratégia para divulgar informações sobre sua marca, ao passo que as vendas do seu negócio são impulsionadas.

Isso pode ajudar a resolver qualquer desconforto e/ou dúvida que as pessoas tenham sobre a compra do seu produto.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?

Resumo

Utilizar o e-commerce do Facebook pode ser uma excelente estratégia para você começar a vender pela internet. Nesse sentido, esperamos que o artigo de hoje tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o assunto.

Agora, antes de ir, confira um breve resumo sobre e-commerce no Facebook:

O que é o e-commerce no Facebook?

O e-commerce do Facebook é uma funcionalidade na rede social, em que você pode criar uma loja virtual gratuita com a finalidade de comercializar os produtos para bilhões de usuários.

Quais são os benefícios de utilizar o Facebook como e-commerce?

As principais vantagens em utilizar o Facebook como e-commerce é a gratuidade da ferramenta e a possibilidade de se conectar com muitos clientes de maneira rápida e fácil.

9 dicas para vender mais no e-commerce do Facebook

  1. Capriche na descrição dos produtos
  2. Sempre utilize CTA nas publicações
  3. Crie uma estratégia de conteúdo
  4. Faça postagens nos melhores dias e horários
  5. Utilize o messenger para se comunicar com os consumidores
  6. Utilize boas fotos nas publicações
  7. Publique relatos dos consumidores
  8. Faça lives para promover os seus produtos
  9. Publique vídeos de demonstração

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