15 ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis

Por: Victoria Salemi

imagem mostra mãos digitando em um computador, criando uma campanha de e-mail em uma ferramenta grátis de e-mail marketing

Aqui você encontra:

Apesar de muitas pessoas enxergarem esse canal como ultrapassado, o e-mail é parte importantíssima da estratégia de marketing de uma empresa. E, como sabemos que o dinheiro para investir em tantas áreas está longe de ser infinito, vamos conhecer a seguir algumas ferramentas de e-mail marketing grátis.

Se seu negócio ainda não adotou esse método, hora de começar! Isso porque, no mundo, 92% dos adultos conectados à internet utilizam o e-mail e 61% deles conferem suas contas diariamente. Os dados são da Pew Research e mostram como essa é uma forma efetiva de chegar aos consumidores.

Por meio do e-mail marketing, você será capaz de enviar à sua base de contatos:

Desse modo, você mantém seus potenciais consumidores sempre em contato com sua marca. Isso aumenta as chances de que eles se lembrem da sua solução quando precisarem do produto ou serviço que você oferece.

Melhores ferramentas de e-mail marketing grátis

Na lista a seguir, optamos por apresentar apenas as ferramentas que têm planos totalmente gratuitos para os empreendedores, não apenas períodos de teste. Desse modo, mesmo que não tenha o dinheiro necessário para investir nisso agora, você pode começar a trabalhar com o e-mail marketing.

Então, vamos conhecer as principais ferramentas de e-mail marketing grátis!

1. MailChimp

captura de tela da ferramenta de e-mail gratis MailChimp

O MailChimp é um serviço de e-mail marketing que tem um plano de graça para pequenos e médios negócios. Com ele, é possível criar e-mails a partir de templates personalizáveis e fazer até 10 mil envios por mês, com 2 mil contatos cadastrados.

Além disso, o serviço gratuito oferece ferramentas básicas de CRM (Customer Relationship Marketing, ou marketing de relacionamento), pesquisas com os clientes e um calendário de publicações.

A ferramenta está disponível apenas em inglês e tem planos mais completos, com a possibilidade de segmentar vários públicos e automações baseadas no comportamento das pessoas, que vão de US$ 9,99 a mais de US$ 300 mensais.

2. Sendinblue

captura de tela da ferramenta de e-mail gratis Sendinblue

A Sendinblue é considerada uma alternativa ao MailChimp, também grátis, mas com versão totalmente em português. Seus templates podem ser personalizados para envio e permite o cadastro de contatos ilimitados, além de 300 e-mails disparados por dia.

Tem suporte em português e a possibilidade de envios de SMS também. Os planos pagos vão de US$ 25 a US$ 66 mensais e incluem teste A/B e opções de automação de marketing.

3. HubSpot

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis HubPost

A HubSpot é uma empresa de softwares de marketing que oferece, dentro do seu plano gratuito, um CRM que inclui a criação e disparo de e-mail marketing. É possível criar e-mails com um editor online e segmentar as bases de contatos que você tiver cadastrados.

Ademais, é possível criar formulários e gerenciar anúncios exibidos em outras plataformas. A solução também é toda em português e possui opções mais robustas, que vão de US$ 25 a US$ 4.200 por mês.

4. Nitronews

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis Nitronews

A Nitronews é uma ferramenta brasileira especializada em e-mail marketing. Seu plano grátis armazena 2 mil contatos, permite o envio de 10 mil e-mails por mês e oferece suporte para os clientes. Além disso, assim como nas anteriores, tem vários modelos personalizáveis de mensagens.

Os planos pagos possuem mais recursos, como um ranking de contatos engajados e a criação de landing pages. Diferentemente dos outros serviços, a cobrança dessas opções pode ser feita mensalmente ou pela compra de créditos, que são gastos à medida que o empreendedor vai utilizando o serviço. Os valores vão de R$ 31 em créditos a mais de R$ 945 mensais, de acordo com a necessidade do negócio.

5. Benchmark Email

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis Benchmark E-mail

A Benchmark Email promete campanhas de e-mail marketing bonitas e responsivas criadas pelos usuários em minutos, em um site em português. Com seu editor de “arraste e solte” é possível criar os e-mails mesmo sem experiência.

O plano grátis é um dos mais completos do mercado no que diz respeito aos recursos oferecidos. É possível cadastrar contatos ilimitados, mas o envio de e-mails fica restrito a 250 por mês. Nas versões pagas, os preços começam a partir de R$ 37,99 mensais.

6. Moosend

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis Moosend

Apesar de ser uma ferramenta em inglês, a versão grátis da Moosend é bastante completa. Algumas das funcionalidades que ela oferece são:

  • E-mails ilimitados para envio;
  • Templates personalizáveis;
  • Relatórios sobre as campanhas;
  • Integração com Google Analytics;
  • Teste A/B;
  • Teste de spam;
  • Suporte por chat e e-mail (em inglês).

A versão paga inclui a criação de landing pages e relatórios customizados, além de um gerente de conta. O custo mensal começa a partir de US$ 8.

7. SendPulse

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis SendPulse

O SendPulse oferece mais de 100 modelos de e-mail para a sua escolha ou você pode criar o seu próprio layout com a função “arrastar e soltar”.

Ainda no plano gratuito, você conta com o recurso “reenviar”, que permite, novamente, o envio de e-mails não abertos pelo usuário com a possibilidade de editar o assunto da mensagem.

O recurso oferece 15 mil e-mails gratuitos por mês para até 2.500 contatos. Os valores começam a partir de US$ 9,85 ao mês para disparo de e-mails ilimitados.

8. Zoho Campaigns

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis Zoho Campaings

Com o plano gratuito do Zoho Campaigns, você tem acesso a recursos como teste A/B, relatórios e layouts de e-mail, além da integração com outras ferramentas da empresa, como o Zoho Projects, um software de gerenciamento de projetos.

O Zoho Campaigns permite realizar 12 mil disparos por mês para uma base de até 2 mil assinantes. Os valores para envios ilimitados começam a partir de US$ 5 por mês.

9. MailJet

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis MailJet

O MailJet é uma opção que permite fazer 200 disparos diários para um total de até 6 mil e-mails enviados no mês.

A ferramenta também não limita o número de contatos e ainda oferece um editor de e-mail completo e moderno com acesso a relatórios detalhados dos envios.

Você pode fazer upgrade a partir de US$ 8,69 mensais para 30 mil e-mails, para a assinatura sem limite de envios diários.

10. ExpressPigeon

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis ExpressPigeon

O ExpressPigeon oferece um plano gratuito que permite o envio de mil e-mails para 500 contatos por mês. O recurso apresenta uma boa solução para empresas que tenham listas de contatos restritas.

Com o plano gratuito, é possível criar e personalizar e-mails, além de automatizar respostas. A versão paga tem o preço de US$1 mil por mês para até 100 mil assinantes e 2 mil envios de e-mails.

11. EmailOctopus

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis EmailOcpotus

O EmailOctopus disponibiliza, em seu plano gratuito, um limite de até 10 mil e-mails por mês para até 2.500 assinantes.

Além disso, todos os dados das campanhas de e-mail e relatórios são armazenados por um período de 30 dias e o time de suporte da empresa se dispõe a ajudá-lo na análise dos resultados. Os valores para envios ilimitados começam a partir de US$ 20 mensais para o envio de 50 mil e-mails

12. Omnisend

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis Ominisend

O Omnisend é uma das ferramentas gratuitas de e-mail marketing que apresenta um dos maiores limites de envio do mercado. No total, você pode disparar até 15 mil e-mails por mês, para até 2 mil pessoas por dia.

A plataforma ainda oferece relatórios de desempenho das suas campanhas e a criação de formulários.

A versão paga tem o valor mínimo de US$ 16 mensais para envio de até 15 mil e-mails. A diferença está nos recursos oferecidos, como a possibilidade de teste A/B e automação de marketing.

13.Sender

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis Sender

Com o plano gratuito do Sender, é possível enviar 15 mil e-mails mensais para, no máximo, 2.500 assinantes.

Um diferencial da plataforma é a possibilidade de reenvio de mensagens para listas específicas, como a de pessoas que abandonaram o carrinho de compras.

A Sender é outra plataforma que não propõe interface em português, sendo disponibilizada apenas em inglês.

O plano pago começa a partir de US$ 47 mensais, com a possibilidade de envio de 240 mil e-mails.

14. MailerLite

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis MailerLite

O MailerLite é uma ferramenta intuitiva que permite o envio de 12 mil mil e-mails por mês para até mil contatos.

O plano gratuito permite a criação ilimitada de landing pages, formulários e automação de marketing.

Os valores para upgrade começam a partir de US$ 10 ao mês, com envios ilimitados de e-mails.

15. Thunderbird

captura de tela da ferramenta de e-mail grátis Thunderbird

O Thunderbird é um aplicativo de e-mail gratuito, fácil de configurar e personalizar, inteiramente em português.

O recurso apresenta diversas funcionalidades, como a possibilidade de personalizar a experiência do uso de e-mail, com extensões e temas.

A ferramenta faz parte dos serviços do navegador Mozilla e permite o envio ilimitado de e-mails para quantos destinatários quiser. Além disso, o recurso é totalmente gratuito, o que não inclui planos para upgrade.

💡 Saiba mais: 10 truques para uma estratégia de marketing efetiva

Por que usar um disparador de e-mail?

Para os empreendedores que estão começando agora e não têm tantos contatos assim, pode parecer que uma plataforma de e-mail marketing não é necessária. Todavia, essas ferramentas podem evitar uma série de problemas e auxiliar em outras frentes.

Com um disparador de e-mail, você é capaz de:

Evitar a caixa de spam

Com um disparador de e-mail, você pode impedir que os conteúdos que você envia aos seus leads parem na caixa de spam. Quando muitas mensagens são enviadas de uma única conta (como seu e-mail pessoal, ou uma mensagem padrão do seu e-mail profissional), os provedores tendem a enxergar esse comportamento como invasivo e direcionam as mensagens ao spam. Nesse contexto, o uso de uma ferramenta previne contra esse problema.

Enviar e-mails profissionais

Além disso, esses serviços permitem que seus e-mails tenham um ar mais profissional, com imagens e links bem posicionados. E, para isso, não é preciso entender sobre HTML ou programação, pois as ferramentas são desenvolvidas para que se possa criar e-mails mesmo sem experiência.

Mandar mensagens personalizadas para sua base de contatos

Também é possível personalizar as mensagens, com a inclusão do nome de cada um dos destinatários no corpo do texto, de forma automática — e sabemos como um cliente tratado pelo nome se sente muito mais especial do que ao receber uma mensagem genérica, não é mesmo?

E, aproveitando que estamos falando sobre do que os potenciais consumidores gostam mais, ninguém fica feliz ao receber e-mails de empresas nas quais não se cadastrou. Então, nunca compre listas de contatos! Além de não ser uma atitude bem vista pelos destinatários das mensagens, essa é uma prática que vai contra o que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Portanto, mande mensagens apenas às pessoas que se cadastraram em seu site ou já compraram em seu e-commerce e sempre pedindo seu consentimento na hora do cadastro, ok? 😉

Para saber como utilizar bem o e-mail marketing, confira o vídeo abaixo, com Rogério Godoy, gestor de novos negócios da @MediaPost:

https://youtu.be/R85CqJzcq3w[/embed]

Como fazer e-mail marketing?

Agora que já entendemos um pouco como as ferramentas de e-mail podem ajudar o seu negócio, vamos aprender como fazer um e-mail marketing.

O primeiro passo é criar uma campanha personalizada para o seu público-alvo. Para isso, faça a segmentação das listas de e-mails de acordo com fatores que forem importantes para o seu negócio ou produto, como sexo, idade, localização, compras anteriores, abandono de carrinho etc.

Em seguida, crie um conteúdo valioso para os seus clientes, que faça com que as pessoas queiram visitar o site da sua empresa. Nessa etapa, é importante ser cativante e usar uma linguagem simples e pessoal.

Além do conteúdo, é importante ter um bom design de e-mail marketing para chamar a atenção dos seus consumidores e ressaltar o seu negócio no meio de tantas ofertas existentes no mercado.

Para isso, destaque o call to action (chamada para ação), ou seja, o botão que direciona o leitor para a página que você deseja. Uma dica é usar cores e contrastes e deixar sua chamada em uma posição de destaque, isolando-a do resto dos elementos do e-mail.

Por fim, monitore os resultados. Fique de olho na taxa de abertura dos seus e-mails, taxa de cliques e taxa de conversão!

O monitoramento desses dados permite que você saiba se sua campanha está atingindo o resultado esperado e, caso não esteja, que você saiba exatamente como ajustar o problema.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing passo a passo?

Resumo

Como vimos, apesar de apresentarem algumas limitações, existem boas opções de ferramentas de e-mail marketing grátis. As diferenças entre o que cada uma delas oferece no plano básico é o que pode fazer uma ou outra valer a pena para seu negócio.

Por isso, avalie, pesquise e, se possível, converse com outros empreendedores sobre os serviços que utilizem para esse fim. Dessa maneira, você fará a melhor escolha para sua empresa! 😉

Antes de ir embora, confira um resumo do artigo:

Melhores ferramentas de e-mail marketing grátis

  1. MailChimp
  2. Sendinblue
  3. HubSpot
  4. Nitronews
  5. Benchmark Email
  6. Moosend
  7. SendPulse
  8. Zoho Campaigns
  9. MailJet
  10. ExpressPigeon
  11. EmailOctopus
  12. Omnisend
  13. Sender
  14. MailerLite
  15. Thunderbird

Por que usar um disparador de e-mail?

Com um disparador de e-mail, você pode impedir que os conteúdos que você envia aos seus leads parem na caixa de spam. Além disso, esses serviços permitem que seus conteúdos tenham um ar mais profissional, com imagens e links bem posicionados.

Como fazer e-mail marketing?

  1. Faça a segmentação da sua lista de e-mails
  2. Crie um conteúdo valioso
  3. Tenha bom design de e-mail marketing
  4. Destaque o call to action
  5. Monitore os resultados

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