02/12/2014

19 ferramentas gratuitas para impulsionar seu e-mail marketing

Ferramentas gratuitas de email marketing

O e-mail é uma das práticas de marketing mais baratas que existe Por isso, nada melhor do que aproveitar ao máximo as ferramentas de gerenciamento de campanhas e criadoras de templates disponíveis gratuitamente na internet.

A maior parte desses serviços, contudo, funciona como um teste para a ferramenta correspondente, limitando um pouco o uso de algumas funcionalidades. Apesar das disso, ainda é possível conhecer e aproveitar várias dessas propriedades.

Neste artigo, buscamos as ferramentas gratuitas mais interessantes disponíveis no mercado para gerenciar suas campanhas de e-mail marketing, criar templates, verificar as chances de ele cair no spam, entre outras alternativas para conseguir boas imagens para criar e-mails cada vez mais criativos.

No Brasil, aos poucos vêm surgindo novas empresas de e-mail marketing, mas a maior parte das ferramentas ainda é do exterior e está disponível apenas em inglês. Conforme o seu negócio e a sua lista de inscritos for crescendo, pode valer a pena escolher um desses serviços para investir e melhorar ainda mais as suas campanhas; tanto no sentido de otimizar os seus objetivos de venda, alcance e engajamento, quanto proporcionar mensagens cada vez mais criativas.

Gerenciadores de e-mail marketing e templates grátis

Essas ferramentas lhe permitiram planejar, construir, disparar e monitorar as suas campanhas de e-mail marketing. A maior parte delas têm funcionalidades como localidade, possibilidade de segmentar usuários de forma avançada, teste A/B e gerador de títulos.

1. MailChimp

Essa ferramenta já é uma velha conhecida nossa. Na vertente gratuita, o MailChimp permite mandar até 12 mil e-mails para dois mil seguidores por mês. Você poderá contar com alguns templates padronizados, construir a sua lista a partir dos seguidores do Facebook que se inscreveram em seu site, realizar testes A/B e ter acesso a vários relatórios de envio.

Se interessou? Veja o nosso passo a passo para se cadastrar grátis e enviar os primeiros e-mails via MailChimp.

2. Mad Mimi

O Mad Mimi é menos conhecido, mas bastante intuitivo para quem está começando. No plano gratuito você poderá enviar até 12.500 e-mails para até 2.500 pessoas. A interface é consideravelmente simples e você ainda pode adicionar vários aplicativos (como o do Google Analytics), criar enquetes, inserir plugins para redes sociais e aplicativos interativos entre suas campanhas ao redor da internet.

Ferramentas gratuitas de email marketing

3. Campaign Monitor

O Campaign Monitor tem uma série de templates gratuitos já prontos para serem baixados. Se preferir, você também pode construir o seu template gratuitamente a partir das bases que eles disponibilizam! É só criar e baixar o HTML para utilizar em sua ferramenta preferida.

4. Zurb

O Zurb disponibiliza cerca de cinco templates responsivos através do conceito de layout fluido. Deste modo, você se assegura de que os seus e-mails podem ser visualizados a partir de distintas plataformas. Os templates ficam disponíveis dentro de um arquivo zip que agrega o CSS style e o HTML separadamente, algo que exigirá um pouquinho de conhecimento de código. Caso você queira colocar suas imagens, você deve inserir e comprimir um folder separado com a folha de estilo CSS antes de subi-las.

Ferramentas Anti-Spam

5. Email Spam Test

O Email Spam Test permite testar a “contagem spam” do seu e-mail. Desta maneira, você pode ir ajustando o assunto e a própria mensagem para ganhar maior relevância como e-mail e ter menos chances de cair no spam. Copie o corpo do e-mail (em HTML ou plain text, no caso de uma mensagem simples) e o título e aguarde o retorno da mensagem.

Ferramentas gratuitas de email marketing

6. MX Tool-Box

O MX Tool-Box é um pouco mais técnico que o Email Spam Test, mas pode ser uma boa caso você já tenha tido problema com algum e-mail que caiu no spam. Nesse caso, talvez você precise de alguém com um conhecimento um pouco mais avançado de HTML ao seu lado. Para ativar o teste, basta inserir o http do e-mail (gerado sempre quando você criar um e-mail marketing) e esperar o diagnóstico dado.

7. Email Deliverability Test

O Email Deliverability Test pode comparar a performance do seu e-mail com a indústria em que você atua, localidade, além de outros indicadores. Faça o seu cadastro gratuitamente e ative a sua conta a partir do link que chegará ao seu e-mail. Toda vez que você for enviar um e-mail marketing, envie antes para o usuário de teste que eles te indicam quando você cria a conta, assim você poderá monitorar a performance de cada e-mail criado antes de dispará-lo.

8. Lyris Content Checker For Email

O Lyris Content Checker For Email Funciona de maneira semelhante ao Email Spam Test, portanto, é interessante para que você possa comparar os resultados fornecidos pelas duas ferramentas. Aqui você precisará inserir o nome da sua empresa, o e-mail no qual enviará as campanhas, o título e o corpo do mesmo (de preferência o código HTML).

Otimizador de títulos para e-mail marketing

9. Subject Line Researcher

O Subject Line Researcher é bastante interessante para quem já utiliza o MailChimp como ferramenta de gerenciamento. Através das palavras que você colocar como título do e-mail (assunto), o MailChimp irá comparar os termos desse e-mail com outras variáveis já usadas, organizando-as através de um ranking por estrelas (de uma a cinco estrelas).

Dica importante: busque por temos mais amplos; por exemplo, ao invés de buscar “Vendas no Natal”, busque “Vendas” e na linha debaixo insira “Natal”. Ou, ainda, insira homônimos, como “oferta”,”desconto”, etc, para verificar outras alternativas interessantes e que tenham trazido bons resultados de campanhas.

10. Subject Line Checker

O Subject Line Checker é uma ferramenta bem simples. Permite que você visualize como o seu título apareceria na caixa de mensagens de seus seguidores dentro das diversas plataformas, como Gmail, Outlook, Yahoo, etc. De certa maneira, você consegue garantir que nenhum termo importante fique de fora da linha principal do e-mail.

Ferramentas para otimizar o HTML e o CSS do e-mail

11. Litmus Scope

O Litmus Scope permite avaliar por dentro dos e-mails que te inspiram. O Scope it faz uma espécie de varredura dentro dos conteúdos dos e-mails, trazendo o código HTML e as características de estrutura responsiva para mobile do e-mail. É uma ótima para quem tem uma certa experiência e queira expandir seus horizontes quanto às estruturas e formas de se mostrar um e-mail.

Para realizar a varredura, basta adicionar a barra de aplicativos/ferramentas arrastando o player “Scope it” (player laranja encontrado na página principal do Litmus Scope) para lá. Assim, sempre que você entrar no seu e-mail Gmail e quiser verificar o código de um determinado e-mail, vá até a barra de ferramentas e aperte “Scope it”. Caso você enfrente problemas para instalar o player, abra uma nova janela com o e-mail que você deseja escanear e carregue o arquivo de Scope it em cima da janela.

12. Premailer Results

O Premailer Results é uma ferramenta mais técnica para design. Os designers que configuram e-mails sabem que o estilo CSS mais usado para isso é o inline, que é quando o código CSS (que dá o estilo do e-mail ou o design propriamente dito) tem de ser declarado dentro de cada elemento; isso pode tornar a tarefa um pouco repetitiva.

Essa ferramenta poupa um trabalho para o designer ao tornar o CSS uma folha de estilo inline a ser aplicada dentro do código HTML, além de checar os parâmetros de CSS que você utilizou, verificando possíveis problemas a serem corrigidos.

13. HTML to Text

Quando você enviar um e-mail marketing, permita também que os destinatários visualizem somente o texto. Essa ferramenta gratuita do MailChimp permite converter o seu e-mail de HTML ao formato chamado plain text.

14. Da Button Factory

O Da Button Factory permite criar diferentes estilos para uma call-to-action. É uma boa para os e-mails e também para outras necessidades da sua loja. Permite obter o arquivo da CTA tanto em imagem quanto em código CSS.

Design, tratamento de imagens e banco de imagens grátis

15. Pictaculous

O Pictaculous é um incrível gerador de palhetas de cores. Você carrega as cores da imagem (ou imagens) que pretende anexar e ele te retorna com a palheta de tonalidades que combinam com a mesma. É uma boa para ter uma ideia de quais cores escolher no seu e-mail a partir da imagem selecionada.

Ferramentas gratuitas de email marketing

16. Pixlr

O Pixlr é um editor de imagens online. Permite ajustar filtros, brilho, dimensionamento, entre outras possibilidades. O Pixlr Express é o mais simples de usar, mas a ferramenta Editor é sem dúvida a mais completa. Para quem tem dificuldades com o Photoshop (ou nem sequer tem acesso), essa é uma ferramenta mais simples e igualmente interessante.

17. Image*After

O Image*After é um banco de imagens gratuito. Possui um arquivo de cerca de 25 mil fotos e permite buscá-las por temática e textura.

18. Photl

O Photl permite que você baixe até 35 MB de imagens gratuitas por dia. É necessário realizar um cadastro. O banco possui até 507 mil imagens (algumas delas exclusivas) e é uma boa maneira de encontrar aquela foto mais personalizada para o seu e-mail.

19. RGB Stock

O RGB Stock é outra alternativa de banco de imagens com boa qualidade e grande variedade. É necessário fazer cadastro (o qual valerá bastante a pena!).

Resumo

Uma boa campanha de e-mail marketing deve ser simples e fácil de operar. Com um pouco de criatividade e audácia é possível aprender a utilizar as diversas ferramentas e acessórios disponíveis gratuitamente na internet. Consequentemente, isso também te ajudará a alocar melhor os seus recursos ao contratar os serviços que se mostraram mais rentáveis para o seu tipo de negócio.

Você conhece ou já utilizar alguma dessas ferramentas? Já ouviu falar de um algum outro super recurso gratuito para e-mail marketing? Compartilhe conosco!

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!


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