Como vender na Americanas e qual o custo? [passo a passo]

Por: Fernanda Belo

Mulher pesquisando na internet como vender na Americanas

Segundo uma pesquisa realizada pela Olist, para 75% dos varejistas, o motivo principal para anunciar em um marketplace é o aumento das vendas. Se você é um empreendedor, vale a pena conferir como vender na Americanas, um dos maiores marketplaces do Brasil, com 20,8 milhões de lojistas ativos.

Além disso, você sabia que, segundo um estudo realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), nos primeiros seis meses de 2021, cerca de 78% do faturamento das lojas virtuais brasileiras veio da atuação dos marketplaces?

Então, se você tem interesse em saber mais sobre como vender na Americanas, continue lendo este artigo e confira como vender e as vantagens e desvantagens. Vamos lá? 🖥️

💡Saiba mais: O que é marketplace e como funciona?

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O que é Americanas?

Americanas é um marketplace que faz parte do grupo Americanas Marketplace desde 2021. Isso porque antes o conglomerado chamava-se B2W. Ele é considerado um dos maiores grupos varejistas do Brasil. Foi fundado em 1929 pelo austríaco Max Landesmann como uma loja de departamentos. Entretanto, há alguns anos começou a operação online como um marketplace.

A plataforma funciona como um mediador entre vendedores e compradores. Devido ao alto reconhecimento da marca, é muito procurada por lojistas de vários segmentos. É possível anunciar diversos produtos, como eletrodomésticos, livros, decoração, brinquedos, eletrônicos e mais.

🎥 Veja também: Americanas Marketplace: o que mudou?

Como vender na Americanas?

Agora que você já sabe o que é a Americanas, vamos ao passo a passo sobre como começar a vender no marketplace. Lembre-se que é imprescindível ter um CNPJ. Confira:

  1. Acesse o site da Americanas Marketplace e clique em “Quero vender”:

Captura de tela do passo 1 sobre como vender na Americanas

  1. Preencha os dados solicitados e clique em “Continuar”:

Captura de tela do passo 2 sobre como vender na Americanas

  1. Feito isso, será enviado um e-mail de confirmação com um código;
  2. Volte ao site da Americanas Marketplace e utilize esse código para confirmar;
  3. Depois, será realizada uma análise dos seus documentos. Normalmente, esse processo leva 24 horas;
  4. Você receberá, por e-mail, a aprovação e junto disso o login e senha para acessar a plataforma;
  5. No Portal Parceiro você precisará concluir o cadastro configurando os produtos e todas as informações necessárias.

Quem pode vender na Americanas?

Para vender na Americanas você precisa se enquadrar em uma das categorias que listamos abaixo:

  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • ME (Micro Empresa);
  • Distribuidores;
  • Indústrias;
  • Lojas virtuais;
  • Lojas físicas.
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O que é necessário para vender na Americanas?

Depois de verificar que se enquadra em uma das categorias acima, para prosseguir com o cadastro, é necessário cumprir alguns requisitos. Confira:

  • Ter um CNPJ ativo e sem restrições;
  • Ter um CNAE cadastrado no setor varejista;
  • Emitir Nota Fiscal Eletrônica (Nfe) via Sintegra;
  • Para MEI, emitir Nota Fiscal Avulsa (Nfa) pela Receita Federal;
  • Possuir e-CNPJ para assinaturas digitais;
  • Ter um contrato social com um montante mínimo de R$ 1.000;
  • Possuir conta corrente vinculada ao CNPJ;
  • Emitir Certificado Negativo de Débitos (CND) para comprovar que não existem dívidas no seu CNPJ.

Vale a pena vender na Americanas?

Se chegou até aqui, deve estar se perguntando se vale a pena vender na Americanas, certo? Para te ajudar nessa decisão, trouxemos as vantagens e desvantagens de vender neste marketplace. Confira:

Desvantagens de vender na Americanas

Não podemos deixar de citar as desvantagens de vender na Americanas. Confira:

Necessidade de CNPJ

Como falamos anteriormente, para vender na Americanas é necessário ter um CNPJ. O que pode ser um fator impeditivo para quem está começando um negócio e ainda não possui esse registro. Em outros canais de vendas, como uma loja virtual própria, é possível abrir seu negócio sem a necessidade de CNPJ.

Alta concorrência

Como vimos, qualquer empresa que cumpra os requisitos pode anunciar seus produtos na Americanas. Sendo assim, existe uma alta competitividade, ou seja, várias lojas oferecem os mesmos produtos. Então, é necessário fazer uma análise da concorrência e verificar se realmente vale a pena competir com as demais lojas.

Sem identidade visual da marca

Ao vender pela Americanas, não é possível criar uma página apenas para a sua loja contendo a identidade visual da marca. Dessa forma, os produtos são comprados com o nome Americanas e dificilmente um cliente vai procurar a sua loja para realizar uma nova compra.

Se desejar, pode fazer isso hoje mesmo com a Nuvemshop. Você pode montar o seu e-commerce apenas com o CPF. Além disso, é possível ter uma página com a cara da sua marca e ainda escolher meios de envio e de pagamento que se adequam à estratégia do seu negócio.

💡Saiba mais: Como criar uma loja virtual na Nuvemshop?

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Vantagens de vender na Americanas

Primeiro, vamos listar as vantagens de realizar vendas na Americanas. Conheça:

Alto tráfego

A primeira vantagem de vender na Americanas, com certeza, é o alto número de pessoas que acessam o site. O marketplace divulgou que, em média, recebe 2 bilhões de visitas por ano. Todos esses acessos geram tráfego, evidenciando que há um alto volume de clientes ativos, ou seja, há grande chance de chegarem aos seus produtos.

Forma de entrega

O marketplace conta com o Americanas Entrega, uma solução logística especial para produtos comprados na plataforma. Para utilizar esse serviço, é preciso que o produto custe até R$ 10 mil e o peso seja inferior a 30 kg.

Treinamento exclusivo

A plataforma oferece a Universidade Americanas Marketplace, que é responsável pelo desenvolvimento dos vendedores. É disponibilizado conteúdo em diversos formatos (e-books, vídeos no YouTube, aulas ao vivo e mais) para ajudar o empreendedor a vender mais e otimizar os processos do seu negócio.

Integração com loja virtual

Além das vantagens que citamos, é possível integrar a Americanas com a sua loja virtual. Para isso, é necessário utilizar uma plataforma que permita essa integração. Na Nuvemshop, é possível por meio do aplicativo Plugg.to. Ele permite que você venda seus produtos em diversos canais com estoque e preços sincronizados.

👉Confira: Como instalar o Plugg.to?

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Quanto custa vender na Americanas?

Não existe investimento inicial para começar a vender na Americanas. É gratuito para se cadastrar na plataforma e anunciar os seus produtos. Entretanto, ao começar a vender existem taxas. É cobrada uma comissão de 16% sobre o valor do item e também uma taxa fixa de R$ 5 por venda.

Sabendo disso, se optar por vender na Americanas, fique atento no momento de precificar os seus produtos. Pense em maneiras de incluir as taxas no preço final, de forma que não prejudique a sua margem de lucro e nem o consumidor.

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação: passo a passo para precificar corretamente

Já sabe como vender na Americanas?

Esperamos que este conteúdo tenha te ensinado como vender na Americanas e aumentar as vendas da sua loja. O marketplace oferece diversas vantagens, mas é importante analisar se realmente vale a pena para o seu negócio. Lembre-se que é necessário possuir CNPJ e aguardar a análise realizada pela Americanas.

Agora, se você quer começar a vender online com o seu próprio site, é só criar sua loja virtual na Nuvemshop! Aproveite todos os recursos da plataforma por 30 dias gratuitos. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como vender na Americanas

Sim, é preciso emitir nota fiscal para todas as vendas realizadas.

Os motivos podem ser variados. Para descobrir basta enviar um e-mail para cadastro.loja@b2wdigital com o seu CNPJ e explicar o ocorrido.

Por enquanto só é possível vender produtos físicos.

O pagamento é realizado quinzenalmente, nos dias 1 e 15 de cada mês. A data para receber começa a ser contada depois que o pedido for entregue para a transportadora.

  • Necessidade de CNPJ;
  • Alta concorrência;
  • Sem identidade visual da marca.

  • Alto tráfego;
  • Forma de entrega;
  • Treinamento exclusivo;>
  • Integração com loja virtual.

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