Como fazer otimização para SEO em marketplaces?

Empreendedor aprender a fazer seo para marketplace para promover sua loja.

Pontos principais do artigo:

  • SEO para marketplace é a otimização de páginas e produtos para ganhar mais visibilidade em resultados orgânicos de mecanismos de busca;
  • Se você vende em grandes plataformas online, como Amazon, Mercado Livre, Shopee e Magazine Luiza, pode aplicar as técnicas de SEO para aumentar a visibilidade do seu negócio na plataforma e no Google;
  • Práticas simples como utilizar palavras-chave, escrever uma descrição original, otimizar imagens e vídeos do produto, e responder aos clientes podem aumentar o tráfego orgânico e impulsionar suas vendas no marketplace.

Sabia que qualquer site ou página da internet pode ser otimizado para alcançar melhores posições na busca orgânica do Google, inclusive um produto cadastrado em um marketplace? Por isso, hoje vamos aprender como fazer otimização para SEO em marketplaces passo a passo.

Pode parecer uma tarefa complexa, mas, na prática, é muito simples: você só precisa seguir algumas regras e aplicar técnicas no seu conteúdo para que ele se torne mais amigável e tenha mais chances de aparecer primeiro nas buscas. Assim, mais pessoas verão seus produtos e suas vendas tendem a aumentar.

Então, vamos ver quais técnicas são essas e como você deve aplicá-las para crescer? Continue com a gente e aprenda tudo sobre SEO para marketplaces! 🚀

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O que é SEO para marketplace?

SEO para marketplace é a otimização de páginas e produtos para ganhar mais visibilidade em resultados orgânicos de mecanismos de busca, em especial o Google. A sigla quer dizer Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português.

As técnicas de SEO podem ser aplicadas em qualquer site ou aplicativo. Nesse caso, vamos falar sobre as estratégias de otimização para lojas de marketplaces, que são grandes shoppings online, como Amazon, Mercado Livre, Shopee e Magazine Luiza.

Se você vende produtos em uma dessas plataformas, pode usar o SEO para otimizar seu conteúdo e melhorar o posicionamento do seu negócio em resultados de busca.

Dessa forma, mais pessoas vão encontrar seus anúncios do marketplace de forma orgânica, ou seja, sem que você precise investir em mídia paga.

Mas, para fazer essa otimização para SEO, você terá que seguir alguns padrões, formatos e boas práticas que ajudam o Google a identificar e reconhecer o valor do seu conteúdo.

💡 Saiba mais: O que é SEO e qual a sua importância?

Por que é importante otimizar o marketplace para SEO?

A otimização de SEO para marketplace é o melhor caminho para aumentar a visibilidade dos seus produtos cadastrados na plataforma de forma gratuita. Se os seus conteúdos estiverem otimizados, você terá mais chances de aparecer em resultados de busca do Google e dentro do próprio marketplace.

Isso porque os algoritmos de mecanismos de busca procuram por conteúdos de qualidade, que respondem às dúvidas dos usuários e promovem uma boa experiência. Dessa forma, a otimização de SEO serve para melhorar seu posicionamento em resultados de pesquisa e alcançar uma posição de destaque no ranking de páginas.

Com mais pessoas visualizando seus produtos, você terá mais vendas e, consequentemente, um lucro maior. E o melhor: sem precisar investir em anúncios pagos!

Hoje, os marketplaces são portais que já seguem regras de SEO e têm excelentes índices de autoridade de domínio. Essas plataformas garantem um carregamento rápido, são otimizadas para dispositivos móveis, utilizam palavras-chave em seus conteúdos, entre outras práticas importantes para o ranqueamento.

No entanto, você pode melhorar ainda mais seus resultados e se destacar no marketplace aplicando as técnicas de SEO nas suas páginas e produtos, como veremos a seguir.

💡 Saiba mais: Como aparecer no topo do Google em 2023 [passo a passo]

12 dicas de SEO para otimizar sua loja no marketplace

Agora vamos conferir as principais técnicas de SEO para marketplace que você pode aplicar nas suas páginas e produtos. Acompanhe com atenção:

1. Use palavras-chave

Um dos pilares do SEO é o uso de palavras-chave, termos e expressões que os usuários utilizam para pesquisar os temas de seu interesse na internet.

Por meio de ferramentas online, você consegue pesquisar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e identificar as mais buscadas para utilizar em seus conteúdos.

Você pode, por exemplo, usar o Planejador de palavras-chave do Google ou o Ubersuggest, que são gratuitos. Supondo que você venda roupas, é só procurar por palavras-chave como “blusa preta feminina” ou “calça jeans wide leg” e verificar quais são as mais buscadas e mais fáceis de ranquear.

Então, você deve aplicar essas palavras-chave dentro das descrições e títulos dos seus produtos no marketplace. Lembre-se de usar os termos de modo natural, sem forçar a repetição excessiva.

As ferramentas ainda dão sugestões de palavras relacionadas que você pode utilizar para atrair mais usuários.

Uma dica é usar palavras-chave long tail (de cauda longa), que são frases mais longas que correspondem a buscas mais específicas, como “comprar calça pantalona bege plus size”.

💡 Saiba mais: 20 melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site em 2023

2. Tenha uma boa reputação no marketplace

Ter uma reputação positiva no marketplace é essencial para aumentar a visibilidade da sua loja e destacar seu negócio dos concorrentes.

Esse ranqueamento já acontece naturalmente pela programação das plataformas: os vendedores mais bem avaliados aparecem primeiro nas buscas.

Então, ofereça uma excelente experiência de compra, cuide do seu atendimento ao cliente e venda produtos de qualidade para garantir uma boa reputação.

3. Utilize heading tags nos títulos

O texto otimizado para SEO deve ter uma estrutura específica com o uso de heading tags: títulos e subtítulos que seguem uma hierarquia numérica, como H1, H2, H3 etc. Isso facilita a leitura e melhora a experiência do usuário, já que fica clara a ordem de importância de cada tópico.

Além disso, lembre-se de escrever títulos claros e objetivos, que ressaltam as características dos seus produtos.

4. Escreva uma descrição completa e original

Esqueça a descrição do fabricante na hora de cadastrar seus produtos no marketplace. Em vez de copiar um texto extremamente técnico, crie sua própria descrição, ressaltando os atributos, funcionalidades e vantagens dos seus produtos.

Lembre-se de usar as palavras-chave que você pesquisou e estruturar corretamente seu texto com títulos e heading tags, se possível.

💡 Saiba mais: Como fazer a descrição de produto perfeita para seu e-commerce?

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5. Preencha todas as especificações

Os marketplaces oferecem diversos campos para você preencher as especificações dos seus produtos. Para garantir uma boa otimização para SEO, você deve aproveitar esses espaços e preencher com o máximo de detalhes possíveis.

Então, coloque tamanho, cor, funcionalidades, conexões, voltagem, SKU (código utilizado na logística para identificar e organizar produtos em um estoque) etc. Muitas vezes, algumas especificações a mais podem fazer a diferença na escolha dos clientes.

💡 Saiba mais: O que é ANYMARKET e como usar o app para integrar lojas e marketplaces?

6. Otimize as imagens do seu produto

O consumidor online enche os olhos com belas imagens dos produtos, já que não pode ver o item pessoalmente. Então, você precisa utilizar fotografias de qualidade para promover seu catálogo nos marketplaces.

Além de bonitas e bem-feitas, suas imagens de produto também precisam ser otimizadas para SEO. Para isso, siga estas dicas:

  • Nomeie o arquivo com a palavra-chave principal do produto (ex.: camiseta-branca-feminina.jpg);
  • Utilize imagens em formato JPEG ou WebP com até 100 Kb, para que carreguem rápido e mantenham uma qualidade suficiente;
  • Insira um texto alternativo (alt text), uma descrição visual da imagem que garante a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

7. Utilize vídeos de produtos

Os vídeos são mídias que enriquecem sua descrição de produto ou a página da sua loja e podem fazer a diferença no ranqueamento orgânico. A melhor prática, do ponto de vista de SEO, é incorporar vídeos hospedados no YouTube ou outra plataforma de vídeo.

Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode inserir vídeos na descrição dos produtos de forma simples, copiando um código de incorporação.

Assim, o carregamento é mais rápido e o vídeo é exibido de forma responsiva, de acordo com o tamanho da tela do usuário. Outra possibilidade é utilizar o aplicativo Widde para criar vídeos descritivos que acompanham seus produtos na tela.

💡 Saiba mais: Como fazer vídeo de produtos com qualidade para a sua loja?

👉 Confira: Como colocar um vídeo na descrição do meu produto?

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8. Crie URLs descritivas e amigáveis

As URLs (endereços que aparecem no navegador) precisam ser descritivas, amigáveis e conter somente os termos necessários para a identificação do conteúdo, sem excesso de palavras ou códigos inúteis. Na maioria dos marketplaces, o próprio título do seu produto ou página será utilizado no link, como em “marketplace.com/loja/camiseta-branca-feminina”.

Por isso, crie títulos curtos e objetivos, pensando no usuário que vai procurar seu produto e visualizar sua URL.

9. Responda às perguntas dos clientes

Os marketplaces são famosos pelos campos de perguntas, onde usuários tiram dúvidas sobre os produtos antes de fechar a compra. Seu papel é garantir respostas objetivas e o menor tempo de retorno possível, de modo que sua loja seja reconhecida pela eficiência no atendimento.

No marketplace, esse também é um fator de ranqueamento importante. Afinal, os consumidores querem comprar de vendedores que respondem rápido e são transparentes em relação aos produtos.

10. Categorize corretamente seus produtos

As categorias e subcategorias desempenham um papel essencial no SEO para marketplaces. Nas buscas de usuários, cada categoria aparece como uma página específica e pode ser uma estratégia certeira para expor seus produtos às pessoas certas.

Quando for categorizar seus produtos, escolha muito bem as opções e utilize todos os filtros disponíveis.

Por exemplo, se você vai cadastrar uma blusa feminina, pode utilizar categorias como “moda feminina” e “partes de cima”, e ainda adicionar subcategorias como “algodão”, “tamanho M”, “estilo casual” etc.

💡 Saiba mais: Categorias de produtos: como criar e organizar no e-commerce?

11. Invista em link building

Até agora, falamos sobre estratégias de SEO on page, que são aquelas realizadas nas suas próprias páginas e descrições de produtos. Mas também existem técnicas de SEO off page, que envolvem ações externas à sua loja do marketplace.

Uma das mais efetivas é o link building, que consiste em garantir que outros sites e páginas com boa autoridade insiram backlinks para seus produtos.

Isso pode acontecer naturalmente, quando um site menciona um produto seu e coloca o link para o marketplace, ou de forma negociada, quando você procura os responsáveis pelo site e negociar a inserção ou troca de links.

12. Capriche nas ofertas para se destacar

Por fim, se você quer ter sucesso na otimização de SEO para marketplace, é importante ter ofertas atrativas para destacar seus produtos dos concorrentes — que, geralmente, são muitos! Então capriche nos descontos, promoções, cashback e outras estratégias que são verdadeiros ímãs de clientes.

Com ofertas irresistíveis, você terá mais chances de ranquear nos primeiros lugares dentro da plataforma e ter seus produtos exibidos em buscas de usuários. Você pode, por exemplo, aparecer na buy box, um espaço de destaque em marketplaces que exibe sua oferta para mais compradores.

💡 Saiba mais:

Como otimizar uma loja virtual para SEO?

Você pode aplicar todas as dicas de otimização de SEO para marketplace que acabamos de ver em uma loja virtual própria. A diferença é que, em uma loja online, você terá muito mais recursos para otimizar suas páginas e conteúdos, além de ter autonomia para configurar seu site e ficar livre da alta concorrência e das regras das plataformas de vendas.

A Nuvemshop, por exemplo, é uma plataforma de e-commerce que já vem otimizada para SEO. Para melhorar ainda mais seu ranqueamento orgânico no Google, você ainda pode otimizar seu domínio, sua página inicial, suas categorias e seus produtos — tudo de forma simples e intuitiva, com campos específicos de SEO para você preencher no sistema.

👉 Confira: Como configurar o SEO da minha Nuvemshop?

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Tudo certo sobre SEO para marketplaces?

Esperamos que você tenha entendido o essencial sobre SEO para marketplaces para impulsionar seus produtos na plataforma. Agora é só aplicar as dicas de otimização para ver resultados o quanto antes!

E se você quer explorar ao máximo o potencial do tráfego orgânico, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop! É fácil, rápido e não requer conhecimentos técnicos para montar um e-commerce de sucesso. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre SEO para marketplace

SEO em vendas é a aplicação de técnicas de otimização de sites para melhorar o posicionamento em mecanismos de busca (em especial o Google) e atrair mais tráfego orgânico — e, consequentemente, mais clientes interessados em comprar. A sigla quer dizer Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português.

Para fazer o SEO de um produto cadastrado em um marketplace ou em uma loja virtual, você deve: utilizar palavras-chave com buscas relevantes em títulos e textos, estruturar a descrição com heading tags (títulos e subtítulos, como H1, H2 e H3), otimizar imagens e vídeos do produto, criar uma descrição objetiva e autêntica, entre outras ações.

Para fazer SEO de marketplace, você deve aplicar técnicas de otimização nas suas páginas e produtos cadastrados, além de manter uma boa reputação na plataforma, responder rapidamente às dúvidas dos clientes e criar ofertas atrativas para aparecer em locais de destaque nas buscas.

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