Passo a passo completo de como marcar produtos no Instagram

Para marcar produtos no Instagram, selecione “Marcar produto” nas opções de marcação da publicação do feed ou utilize o adesivo “Compras” no Story. Para habilitar esse recurso, você precisa ativar o Instagram Shopping e carregar um catálogo de produtos no Gerenciador de Comércio da Meta.
Se você quer divulgar seus produtos na rede social com mais engajamento no Brasil, precisa aprender como marcar produtos no Instagram. Com esse recurso, você pode adicionar a famosa “sacolinha” às publicações e direcionar seu público diretamente para a sua loja virtual.
Para isso, será necessário seguir alguns passos e configurações para ativar o recurso de Compras no Instagram, carregar seu catálogo e integrar suas contas da Meta — a empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.
Então, prepare-se para seguir nosso tutorial e entender como marcar produtos no Instagram. Vai valer muito a pena para o seu negócio!
E se você ainda não tem uma loja virtual para integrar com o Instagram, crie a sua de graça agora mesmo:
Então, vamos lá?
O que significa marcar produtos no Instagram?
Marcar produtos no Instagram significa adicionar uma etiqueta de compras a uma publicação. É a famosa “sacolinha” do Instagram, que aparece nas publicações para indicar que se trata de um item à venda na loja do Instagram Shopping.
Quando o usuário clica em uma foto ou Story com a etiqueta de compra, ele é direcionado para a loja do Instagram, onde pode ver a descrição e os detalhes do produto. Então, ele tem a opção de clicar no botão “Ver no site” para concluir a compra.
Dessa forma, embora o cliente não possa fazer o pagamento dentro do Instagram, ele tem acesso ao link direto para a compra na loja virtual da empresa. Portanto, o Instagram Shopping funciona como uma vitrine virtual para exibir os produtos do e-commerce e aumentar as vendas.
Veja um exemplo de produto marcado no Instagram da loja de lingerie Duhellen:
Quando você clica no produto, vai para a loja do Instagram Shopping, onde é possível escolher o tamanho do top, ler a descrição, salvar o item e ir direto para a loja virtual para fazer a compra.
Clicando em “Ver no site”, você pode fazer a compra no site da marca.
💡 Saiba mais: O que é Instagram Shopping e como ativá-lo para vender mais?
📹 Veja também: Instagram Shopping: por que você deve usar essa ferramenta?
Por que marcar produtos no Instagram?
Marcar produtos no Instagram é uma forma eficiente de divulgar seus itens à venda em uma das maiores redes sociais do mundo, que hoje tem mais de 2 bilhões de usuários. Se você quer atrair mais clientes para a sua loja virtual, precisa aproveitar essa oportunidade.
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários do Instagram seguem alguma empresa ou marca. Além disso, 64% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social, enquanto 46% compraram diretamente de um anúncio.
Logo, você consegue ter resultados marcando seus produtos em imagens e Stories, seja com anúncios pagos do Instagram Ads ou apenas conteúdo orgânico. Mesmo que o consumidor não consiga finalizar a transação dentro da rede social, a sacolinha tem apelo maior para influenciar a decisão de compra e levá-lo diretamente para o seu produto na sua loja virtual.
💡 Saiba mais:
- Como ganhar dinheiro no Instagram: 11 estratégias comprovadas
- O que é e como fazer tráfego pago no Instagram?
Como ativar o Instagram Shopping para marcar produtos?
Antes de marcar produtos no Instagram, você precisa ativar o recurso de Compras e carregar um catálogo. Acompanhe o passo a passo:
1. Vincule sua conta do Instagram ao Gerenciador da Meta
Para marcar produtos no Instagram, você precisa, primeiramente, ativar o Instagram Shopping ou Compras no Instagram. Para isso, crie uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.
Depois, vincule sua página no Facebook e sua conta de anúncios ao Gerenciador de Negócios seguindo os passos abaixo:
- Clique na opção “Configurações” > “Mais configurações do negócio” para acessar o painel de Configurações do Negócio;
- Então, vá até “Contas” > “Contas do Instagram” e escolha “Adicionar” e em “Conectar sua conta do Instagram”;
- Siga as instruções e clique em “Concluir” para finalizar o vínculo entre Instagram e Facebook.
Caso não tenha nenhuma das duas contas ainda, será possível criá-las na hora.
💡 Saiba mais: 16 estratégias para vender pelo Instagram e faturar em 2023
2. Crie seu catálogo de produtos
Com a sua conta no Gerenciador de Negócios pronta, o próximo passo de como marcar produtos no Instagram é criar seu catálogo online. Dessa forma, você poderá subir os itens em massa rapidamente.
Para carregar os produtos automaticamente, você precisa ter o catálogo em um arquivo .xml. Todavia, esse passo vai variar de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar em seu site.
Se sua loja for Nuvemshop
Se você tem uma loja Nuvemshop, siga o passo a passo abaixo para subir seu catálogo de produtos:
- Vá ao seu painel de administração e clique em “Canais de venda > Facebook Shop”;
- Clique no botão “Gerar catálogo” para criar um arquivo automaticamente com todas as informações dos produtos;
- Pronto! Você já tem o link do catálogo em .xml para inserir no Gerenciador de Negócios.
No tópico seguinte, você aprenderá onde inserir esse link.
Se preferir, você pode usar o aplicativo Feed XML para gerar um arquivo com o catálogo completo da sua Nuvemshop com direito a atualização automática, facilitando a criação de campanhas otimizadas no Facebook Ads. O app custa R$ 49 por mês e oferece um teste grátis de três dias.
👉 Confira: Como copiar o catálogo de produtos para o Instagram Shopping?
3. Insira o catálogo no Gerenciador de Comércio
Agora que você já tem o link do seu catálogo, é hora de inseri-lo no Gerenciador de Comércio. Se você nunca acessou essa plataforma, é só escolher a opção “Começar” e criar um novo catálogo.
Então, você terá a opção de conectar diretamente seu Gerenciador de Comércio a uma das plataformas de e-commerce para inserir seu catálogo.
Se sua loja for Nuvemshop
Se você tem uma loja na Nuvemshop, selecione a opção de subir manualmente os produtos, para depois inserir o link mais tarde. Então, siga o passo a passo abaixo:
1. Vá até “Catálogo > Fonte de dados”;
2. Clique em “Data feed” para criar o catálogo da sua página e depois em “Avançar”;
3. Clique em “Sim” para criar um novo feed de dados;
4. Escolha a opção “Usar uma URL” e cole o link do catálogo que você gerou na Nuvemshop. Então, clique em “Avançar”;
5. Na aba “Definir programação”, selecione a opção “A cada hora”. Certifique-se que o botão “Adicione atualizações automáticas” esteja ativado e clique em “Avançar”;
6. Escolha um nome para sua fonte de dados, como “Meus produtos Nuvemshop”, selecione a moeda padrão Real Brasileiro e clique em “Carregar” para finalizar.
Depois de feito todo esse processo, ainda pode levar um tempo para que o Facebook — que detém o Instagram — processe essas configurações e você possa criar uma loja no Instagram. Se você já anuncia nessas redes sociais, provavelmente, o Instagram Shopping será ativado para sua conta mais rapidamente.
💡 Saiba mais: O que é o Teclado Nuvem e como usar para enviar links de produtos?
4. Ative o Instagram Shopping
Agora que você já conectou sua conta do Facebook e carregou seu catálogo, é o momento de ativar seu Instagram Shopping. Mais uma vez, esse passo é diferente de acordo com a plataforma de e-commerce.
Resumidamente, você terá que ativar o recurso de Compras do Instagram no seu painel administrativo e verificar o domínio da sua loja virtual. Então, será preciso esperar até que o Instagram habilite a função de Shopping para marcar seus produtos.
Se sua loja for Nuvemshop
Siga os passos abaixo para ativar o Instagram Shopping na sua loja Nuvemshop:
- Acesse seu painel da Nuvemshop;
- Escolha a opção “Canais de venda> Instagram Shopping”;
- Ative o recurso de Compras no Instagram;
- Faça a verificação de domínio, colando a metatag obtida no Gerenciador de Negócios (vamos explicar melhor logo abaixo);
- Aguarde a habilitação do recurso de Compras do Instagram para começar a marcar seus produtos.
Se você não sabe como verificar o domínio para o Instagram Shopping, é só seguir o tutorial abaixo:
👉 Confira: Como verificar o domínio para o Instagram Shopping?
Veja também o tutorial completo com todos os passos do Instagram Shopping para tirar suas dúvidas:
👉 Confira: Como ativar o Instagram Shopping na Nuvemshop?
Como marcar produtos no Instagram passo a passo
Agora sim, você já pode seguir o passo a passo de como marcar produtos no Instagram. É possível marcar até 5 produtos por foto ou vídeo e até 20 produtos para publicações no formato “Carrossel”. Veja como fazer isso para cada tipo de publicação:
Como marcar produtos em uma nova publicação
1. No aplicativo do Instagram, toque em “+” para criar uma nova publicação e selecione “Publicar”;
2. Selecione a foto do produto desejado e clique em “Avançar”;
3. Nas opções de marcação, escolha “Marcar produtos”;
4. Toque no lugar da foto onde você quer que apareça a marcação;
5. Escreva o nome do seu produto e selecione quando ele aparecer na lista do catálogo;
6. Repita a operação para todos os produtos que quiser, respeitando o limite de até 5 produtos por foto ou vídeo e até 20 produtos para publicações no formato “Carrossel”;
7. Por último, toque em “Compartilhar” para publicar a foto no seu feed.
👉 Confira: Como marcar os produtos da Nuvemshop no Instagram Shopping?
Como marcar produtos em uma publicação existente
Se você quer marcar produtos em uma publicação que já está no ar, siga os passos abaixo:
1. Abra a publicação do feed onde você quer marcar os produtos e toque em “Editar” no menu dos três pontinhos;
2. Nas opções de edição, escolha “Marcar produtos”;
3. Agora é só seguir os mesmos passos do tópico anterior, selecionando produtos no seu catálogo para marcar na foto.
4. Por fim, toque em “Concluir” para salvar as alterações.
💡 Saiba mais: Como colocar o botão comprar agora no Instagram?
Como marcar produtos em Stories
Agora vamos aprender como marcar produtos no Instagram utilizando os Stories. Veja como é fácil:
1. Toque em “+” e escolha “Story” para criar uma nova história no Instagram;
2. Selecione a mídia desejada e depois toque no botão de adesivos ou stickers. Então, escolha o adesivo de “Compras”;
3. Escreva o nome do produto para buscá-lo no seu catálogo, da mesma forma que você fez nas publicações do feed;
4. Então, é só mover a marcação para o local desejado no seu Story. Você ainda pode tocar na etiqueta para editar o texto e o formato do nome do produto;
5. Por fim, publique o Story com o produto marcado e aproveite os resultados.
Por que integrar o Instagram a uma loja virtual?
Integrar uma loja virtual ao seu e-commerce traz uma série de benefícios significativos. O processo de compra, pagamento e envio de produtos se torna mais simples, reduzindo o tempo necessário para o atendimento ao cliente e permitindo que você foque no crescimento do seu negócio enquanto a plataforma cuida das operações.
Além disso, profissionalizar sua abordagem de vendas e melhorar a experiência de compra eleva a sua marca, proporcionando aos clientes uma experiência mais completa e satisfatória.
Com layouts adaptáveis e intuitivos, desenvolver sua loja virtual fica mais fácil, permitindo que o estilo da sua marca seja refletido sem a necessidade de contratar um desenvolvedor.
Utilizando os recursos da maior plataforma de e-commerce da América Latina, a Nuvemshop, você pode construir sua loja com mais segurança e conhecimento. Além disso, proporciona benefícios exclusivos para quem já conhece sua marca pelas redes sociais e expondo seus produtos nas principais vitrines virtuais, você amplia seu alcance e atrai novos públicos de forma eficaz.
Viu como a Nuvemshop pode ajudar em todas as etapas, ao oferecer uma plataforma robusta e garantir que sua loja virtual seja um sucesso?
Aprendeu como marcar produtos no Instagram?
Depois deste passo a passo completo, você já pode marcar seus produtos no Instagram e aumentar as vendas da sua loja virtual com a exposição na rede social! Então, comece a usar as marcações o quanto antes e acompanhe os resultados com o Instagram Insights.
Ainda não tem um negócio online? Então, chegou a hora de criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop! Aproveite a integração com o Instagram e a solução própria de pagamento, o Nuvem Pago, para criar links de pagamento sem cobrança de tarifa por venda e vender muito mais nas redes sociais. 😉💙