Como marcar produtos no Instagram? Veja o passo a passo

Empreendedor aprende como marcar produtos no Instagram para promover seu negócio no celular.

Para marcar produtos no Instagram, selecione “Marcar produto” nas opções de marcação da publicação do feed ou utilize o adesivo “Compras” no Story. Para habilitar esse recurso, você precisa ativar o Instagram Shopping e carregar um catálogo de produtos no Gerenciador de Comércio da Meta.


Se você quer divulgar seus produtos na rede social com mais engajamento no Brasil, precisa aprender como marcar produtos no Instagram. Com esse recurso, você pode adicionar a famosa “sacolinha” às publicações e direcionar seu público diretamente para a sua loja virtual.

Para isso, será necessário seguir alguns passos e configurações para ativar o recurso de Compras no Instagram, carregar seu catálogo e integrar suas contas da Meta — a empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Então, prepare-se para seguir nosso tutorial e entender como marcar produtos no Instagram. Vai valer muito a pena para o seu negócio!

E se você ainda não tem uma loja virtual para integrar com o Instagram, crie a sua de graça agora mesmo:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Então, vamos lá?

O que significa marcar produtos no Instagram?

Marcar produtos no Instagram significa adicionar uma etiqueta de compras a uma publicação. É a famosa “sacolinha” do Instagram, que aparece nas publicações para indicar que se trata de um item à venda na loja do Instagram Shopping.

Quando o usuário clica em uma foto ou Story com a etiqueta de compra, ele é direcionado para a loja do Instagram, onde pode ver a descrição e os detalhes do produto. Então, ele tem a opção de clicar no botão “Ver no site” para concluir a compra.

Dessa forma, embora o cliente não possa fazer o pagamento dentro do Instagram, ele tem acesso ao link direto para a compra na loja virtual da empresa. Portanto, o Instagram Shopping funciona como uma vitrine virtual para exibir os produtos do e-commerce e aumentar as vendas.

Veja um exemplo de produto marcado no Instagram da loja de lingerie Duhellen:

Captura de tela da loja Duhellen mostra como marcar produtos no Instagram.

Quando você clica no produto, vai para a loja do Instagram Shopping, onde é possível escolher o tamanho do top, ler a descrição, salvar o item e ir direto para a loja virtual para fazer a compra.

Detalhes da captura de tela de uma lingerie no Instagram da Duhellen.

Clicando em “Ver no site”, você pode fazer a compra no site da marca.

Site da marca de lingerie Duhellen.

💡 Saiba mais: O que é Instagram Shopping e como ativá-lo para vender mais?

📹 Veja também: Instagram Shopping: por que você deve usar essa ferramenta?

Por que marcar produtos no Instagram?

Marcar produtos no Instagram é uma forma eficiente de divulgar seus itens à venda em uma das maiores redes sociais do mundo, que hoje tem mais de 2 bilhões de usuários. Se você quer atrair mais clientes para a sua loja virtual, precisa aproveitar essa oportunidade.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários do Instagram seguem alguma empresa ou marca. Além disso, 64% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social, enquanto 46% compraram diretamente de um anúncio.

Logo, você consegue ter resultados marcando seus produtos em imagens e Stories, seja com anúncios pagos do Instagram Ads ou apenas conteúdo orgânico. Mesmo que o consumidor não consiga finalizar a transação dentro da rede social, a sacolinha tem apelo maior para influenciar a decisão de compra e levá-lo diretamente para o seu produto na sua loja virtual.

💡 Saiba mais:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como ativar o Instagram Shopping para marcar produtos?

Antes de marcar produtos no Instagram, você precisa ativar o recurso de Compras e carregar um catálogo. Acompanhe o passo a passo:

1. Vincule sua conta do Instagram ao Gerenciador da Meta

Para marcar produtos no Instagram, você precisa, primeiramente, ativar o Instagram Shopping ou Compras no Instagram. Para isso, crie uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Depois, vincule sua página no Facebook e sua conta de anúncios ao Gerenciador de Negócios seguindo os passos abaixo:

  • Clique na opção “Configurações” > “Mais configurações do negócio” para acessar o painel de Configurações do Negócio;
  • Então, vá até “Contas” > “Contas do Instagram” e escolha “Adicionar” e em “Conectar sua conta do Instagram”;
  • Siga as instruções e clique em “Concluir” para finalizar o vínculo entre Instagram e Facebook.

Tela de conexão entre Instagram e Facebook, necessária para entender como marcar produtos no Instagram.

Caso não tenha nenhuma das duas contas ainda, será possível criá-las na hora.

💡 Saiba mais: 16 estratégias para vender pelo Instagram e faturar em 2023

2. Crie seu catálogo de produtos

Com a sua conta no Gerenciador de Negócios pronta, o próximo passo de como marcar produtos no Instagram é criar seu catálogo online. Dessa forma, você poderá subir os itens em massa rapidamente.

Para carregar os produtos automaticamente, você precisa ter o catálogo em um arquivo .xml. Todavia, esse passo vai variar de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar em seu site.

Se sua loja for Nuvemshop

Se você tem uma loja Nuvemshop, siga o passo a passo abaixo para subir seu catálogo de produtos:

  • Vá ao seu painel de administração e clique em “Canais de venda > Facebook Shop”;
  • Clique no botão “Gerar catálogo” para criar um arquivo automaticamente com todas as informações dos produtos;
  • Pronto! Você já tem o link do catálogo em .xml para inserir no Gerenciador de Negócios.

No tópico seguinte, você aprenderá onde inserir esse link.

👉 Confira: Como copiar o catálogo de produtos para o Instagram Shopping?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

3. Insira o catálogo no Gerenciador de Comércio

Agora que você já tem o link do seu catálogo, é hora de inseri-lo no Gerenciador de Comércio. Se você nunca acessou essa plataforma, é só escolher a opção “Começar” e criar um novo catálogo.

Então, você terá a opção de conectar diretamente seu Gerenciador de Comércio a uma das plataformas de e-commerce para inserir seu catálogo.

Se sua loja for Nuvemshop

Se você tem uma loja na Nuvemshop, selecione a opção de subir manualmente os produtos, para depois inserir o link mais tarde. Então, siga o passo a passo abaixo:

1. Vá até “Catálogo > Fonte de dados”;

2. Clique em “Data feed” para criar o catálogo da sua página e depois em “Avançar”;

Página do Gerenciador de Comércio da Meta.

3. Clique em “Sim” para criar um novo feed de dados;

Página do Gerenciador de Comércio da Meta.

4. Escolha a opção “Usar uma URL” e cole o link do catálogo que você gerou na Nuvemshop. Então, clique em “Avançar”;

Página do Gerenciador de Comércio da Meta.

5. Na aba “Definir programação”, selecione a opção “A cada hora”. Certifique-se que o botão “Adicione atualizações automáticas” esteja ativado e clique em “Avançar”;

6. Escolha um nome para sua fonte de dados, como “Meus produtos Nuvemshop”, selecione a moeda padrão Real Brasileiro e clique em “Carregar” para finalizar.

Depois de feito todo esse processo, ainda pode levar um tempo para que o Facebook — que detém o Instagram — processe essas configurações e você possa criar uma loja no Instagram. Se você já anuncia nessas redes sociais, provavelmente, o Instagram Shopping será ativado para sua conta mais rapidamente.

💡 Saiba mais: O que é o Teclado Nuvem e como usar para enviar links de produtos?

4. Ative o Instagram Shopping

Agora que você já conectou sua conta do Facebook e carregou seu catálogo, é o momento de ativar seu Instagram Shopping. Mais uma vez, esse passo é diferente de acordo com a plataforma de e-commerce.

Resumidamente, você terá que ativar o recurso de Compras do Instagram no seu painel administrativo e verificar o domínio da sua loja virtual. Então, será preciso esperar até que o Instagram habilite a função de Shopping para marcar seus produtos.

Se sua loja for Nuvemshop

Siga os passos abaixo para ativar o Instagram Shopping na sua loja Nuvemshop:

  • Acesse seu painel da Nuvemshop;
  • Escolha a opção “Canais de venda> Instagram Shopping”;
  • Ative o recurso de Compras no Instagram;
  • Faça a verificação de domínio, colando a metatag obtida no Gerenciador de Negócios (vamos explicar melhor logo abaixo);
  • Aguarde a habilitação do recurso de Compras do Instagram para começar a marcar seus produtos.

Se você não sabe como verificar o domínio para o Instagram Shopping, é só seguir o tutorial abaixo:

👉 Confira: Como verificar o domínio para o Instagram Shopping?

Veja também o tutorial completo com todos os passos do Instagram Shopping para tirar suas dúvidas:

👉 Confira: Como ativar o Instagram Shopping na Nuvemshop?

Como marcar produtos no Instagram passo a passo

Agora sim, você já pode seguir o passo a passo de como marcar produtos no Instagram. É possível marcar até 5 produtos por foto ou vídeo e até 20 produtos para publicações no formato “Carrossel”. Veja como fazer isso para cada tipo de publicação:

Como marcar produtos em uma nova publicação

1. No aplicativo do Instagram, toque em “+” para criar uma nova publicação e selecione “Publicar”;

2. Selecione a foto do produto desejado e clique em “Avançar”;

3. Nas opções de marcação, escolha “Marcar produtos”;

Opção de como marcar produtos no Instagram.

4. Toque no lugar da foto onde você quer que apareça a marcação;

Tela de edição de marcações de produtos no Instagram.

5. Escreva o nome do seu produto e selecione quando ele aparecer na lista do catálogo;

Catálogo onde você deve escolher seu produto.

6. Repita a operação para todos os produtos que quiser, respeitando o limite de até 5 produtos por foto ou vídeo e até 20 produtos para publicações no formato “Carrossel”;

7. Por último, toque em “Compartilhar” para publicar a foto no seu feed.

👉 Confira: Como marcar os produtos da Nuvemshop no Instagram Shopping?

Como marcar produtos em uma publicação existente

Se você quer marcar produtos em uma publicação que já está no ar, siga os passos abaixo:

1. Abra a publicação do feed onde você quer marcar os produtos e toque em “Editar” no menu dos três pontinhos;

2. Nas opções de edição, escolha “Marcar produtos”;

Opção de edição em como marcar produtos no Instagram.

3. Agora é só seguir os mesmos passos do tópico anterior, selecionando produtos no seu catálogo para marcar na foto.

4. Por fim, toque em “Concluir” para salvar as alterações.

Como marcar produtos em Stories

Agora vamos aprender como marcar produtos no Instagram utilizando os Stories. Veja como é fácil:

1. Toque em “+” e escolha “Story” para criar uma nova história no Instagram;

2. Selecione a mídia desejada e depois toque no botão de adesivos ou stickers. Então, escolha o adesivo de “Compras”;

Seleção do sticker de Compras dentro do Story do Instagram.

3. Escreva o nome do produto para buscá-lo no seu catálogo, da mesma forma que você fez nas publicações do feed;

4. Então, é só mover a marcação para o local desejado no seu Story. Você ainda pode tocar na etiqueta para editar o texto e o formato do nome do produto;

5. Por fim, publique o Story com o produto marcado e aproveite os resultados.

Aprendeu como marcar produtos no Instagram?

Depois deste passo a passo completo, você já pode marcar seus produtos no Instagram e aumentar as vendas da sua loja virtual com a exposição na rede social! Então, comece a usar as marcações o quanto antes e acompanhe os resultados com o Instagram Insights.

Ainda não tem um negócio online? Então, chegou a hora de criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop! Aproveite a integração com o Instagram para vender muito nas redes sociais. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como marcar produtos no Instagram

Para marcar produtos no Story do Instagram, escolha o adesivo (sticker) de “Compras” e selecione o item que deseja divulgar no seu catálogo. Você pode editar o texto e o formato da etiqueta como quiser.

Existem várias formas de divulgar seus produtos no Instagram. Você pode marcar produtos nas publicações do feed e do Story, criar Reels sobre seus produtos, inserir itens nos destaques dos Stories e muito mais.

Para colocar um produto à venda no Instagram, você precisa, primeiro, criar um catálogo de produtos no Gerenciador de Comércio da Meta e ativar o recurso de Compras no Instagram. Então, é só carregar seu catálogo para criar uma loja na plataforma e começar a marcar seus produtos.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies