Instagram Ads: guia completo para criar anúncios efetivos

Por: Luane Silvestre
Instagram Ads: guia completo para criar anúncios efetivos

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Você sabe o que é Instagram Ads e como utilizá-lo a favor da sua marca? Neste post, confira as respostas para tais perguntas! 😉

Com mais de um bilhão de contas ativas, o Instagram se tornou um excelente canal de comunicação – pessoal, mas especialmente profissional. Segundo o Hootsuite, atualmente mais de 30% dos usuários afirmam comprar/contratar produtos e serviços a partir de divulgações feitas nessa rede social.

Conteúdos publicados no Instagram alcançam 30% mais engajamento, se comparados aos do Facebook. Além disso, mais de 200 milhões de instagrammers visitam, no mínimo, uma conta comercial por dia.

Logo, para administradores de lojas virtuais, esta é uma oportunidade única para exibir produtos e momentos alternativos da produção, reforçar a proposta do negócio, estreitar o relacionamento com os clientes, alcançar visibilidade e, consequentemente, vender pela internet.

O que é Instagram Ads?

Além da clássica divulgação orgânica, é possível investir em estratégias pagas por meio do Instagram Ads. Tal ferramenta pode ser utilizada para veicular campanhas tanto no Stories, quanto no feed do Instagram.

Para configurar anúncios no Instagram Ads, é necessário definir: objetivo, nome, público-alvo (dados demográficos e comportamentais), posicionamento, orçamento, programação e formatos de cada campanha. Sobre esse último tópico, acompanhe mais detalhes a seguir.

Recursos do Instagram Ads

Como dito, o Instagram Ads oferece diferentes formatos de anúncios. Atualmente existem cinco opções:

  1. Imagem: com foco em reconhecimento da marca, alcance e visitas;
  2. Vídeo: com o propósito de aumentar a conversão, possibilita selecionar produções em .mp4, .mov ou .gif de até 60 segundos. De acordo com o Search Engine People, este formato pode crescer o tráfego em até 157%!;
  3. Multimídia: permite combinar vídeo, imagem, texto e som (uma espécie de apresentação em slides), e é mais utilizado com o objetivo de contar histórias;
  4. Carrossel: com até 10 imagens ou vídeos, tem o foco em reconhecimento da marca, conversão e alcance. Possibilita utilizar emojis e hashtags;
  5. Coleção: apresentação em tela cheia nos dispositivos móveis. Permite a associação de vídeo, apresentação multimídia e foto, voltado para tráfego, conversão e visitas.
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O que é preciso para usar o Instagram Ads?

Para divulgar sua marca através do Instagram Ads, é indicado ter uma conta comercial nessa rede social. Além de permitir a criação de anúncios, através desse tipo de perfil, você pode ter acesso ao Instagram Insights.

Essa plataforma tem como propósito reunir e apresentar as principais métricas do seu negócio – desde curtidas e comentários a informações do seu público (idade, principais localizações, principais horários de acesso etc).

Ademais, é obrigatório possuir um perfil empresarial no Facebook para a criação de campanhas por meio da ferramenta Gerenciador de Anúncios.

Como criar anúncios no Instagram Ads?

Agora que você já sabe o que é Instagram Ads e sua importância, deve estar se perguntando como criar anúncios nessa rede social, certo?

Pensando nisso, desenvolvemos um tutorial completo com todas as dicas sobre como elaborar campanhas no Instagram Ads. Confira-o a seguir:

Passos para anunciar no Instagram Ads

Caso você queira recapitular os passos citados ao longo do vídeo, basta acompanhar as próximas linhas sobre como criar anúncios no Instagram Ads:

  1. Abra o Gerenciador de Anúncios e clique em Audience Insights;
  2. Selecione quais idades e gêneros deseja atingir. Não se esqueça de selecionar os interesses pessoais do seu target também;
  3. Com isso feito, salve o seu público-alvo;
  4. No menu principal, acesse Gerenciador de Anúncios > Criar;
  5. Configure nome, objetivo e público da campanha (aquele foi criado anteriormente);
  6. No campo Posicionamento, selecione onde o seu anúncio deverá aparecer – neste caso, apenas no Feed e Stories do Instagram;
  7. Em seguida, você deverá criar a campanha em si, selecionando o formato que deseja anunciar (imagem, vídeo, carrossel etc), texto e link com uma UTM;
  8. E pronto! O anúncio entrará em análise e, geralmente depois de uma hora, estará ativo.

Lembre-se de que a peça gráfica da campanha deve estar em alta resolução. Se você não tiver familiaridade com o Photoshop, indicamos uma ferramenta bastante simples e online para edição de fotos, o Canva.

Tudo certo para anunciar no Instagram Ads?

O procedimento é mais simples do que parece. Executando as etapas acima, você poderá criar seus próprios anúncios no Instagram Ads e aumentar a audiência do seu negócio. Foco na conversão e mãos à obra!

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