Guia sobre como anunciar no Instagram Ads

Por: Raquel Lisboa
Tela de notebook com o Facebook Ads aberto, a plataforma por onde se faz anúncios do Instagram Ads

Aqui você encontra:

Instagram Ads é uma ferramenta que permite a criação de anúncios pagos no Instagram. Estes anúncios podem ser veiculados por meio de imagens e vídeos (no feed e nos Stories), e configurados a partir de diferentes objetivos, como reconhecimento de marca, consideração ou conversão.


Com mais de um bilhão de contas ativas, o Instagram se tornou um excelente canal de comunicação – pessoal, mas especialmente profissional. Segundo o Hootsuite, atualmente mais de 30% dos usuários afirmam comprar produtos a partir de anúncios feitos nessa rede social.

Conteúdos publicados no Instagram alcançam 30% mais engajamento, se comparados aos do Facebook. Além disso, mais de 200 milhões de instagrammers visitam, no mínimo, uma conta comercial por dia.

Assim, para administradores de lojas virtuais, esta é uma oportunidade única para exibir produtos, reforçar a proposta do negócio, alcançar visibilidade, estreitar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, vender pelo Instagram.

Portanto, neste guia, vamos desvendar as principais particularidades sobre o Instagram Ads e como usar tal ferramenta a favor da sua marca. Continue com a gente! 😉

O que é Instagram Ads?

Instagram Ads é uma ferramenta que possibilita a criação de anúncios pagos no Instagram. De modo geral, a veiculação destes anúncios pode variar de acordo com os formatos (imagens e/ou vídeos), os posicionamentos (no feed e/ou nos Stories) e os objetivos (reconhecimento de marca, consideração ou conversão) deles.

Tipos de objetivo dos anúncios do Instagram

No que diz respeito aos tipos de objetivo, confira as características de cada um a seguir:

  • Reconhecimento de marca: focado em aumentar o alcance do negócio. Ou seja, atingir mais pessoas que compõem o público-alvo;
  • Consideração: concentrado em conquistar clientes que estejam interessados pelo segmento em questão (moda, saúde, alimentação etc);
  • Conversão: usado para ampliar as vendas. Isto é, levar tráfego para o site — de preferência, para uma loja virtual que permita um checkout descomplicado.

💡 Saiba mais: Como escolher o objetivo ideal para um anúncio?

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Recursos do Instagram Ads

Além das diferentes metas citadas acima, o Instagram Ads possibilita a elaboração de uma segmentação detalhada do público que o anunciante deseja atingir. Dentre os filtros disponíveis, destacam-se:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Idioma;
  • Estado civil;
  • Comportamento;
  • Localização geográfica;
  • Dispositivos utilizados para acessar o Instagram;
  • Interesses gerais (moda, tecnologia, música etc).

💡 Saiba mais: Como alcançar um novo público?

Especificações dos anúncios para Instagram

As especificações do Instagram Ads se referem tanto aos formatos dos anúncios, quanto aos requisitos de design deles. Abaixo, conheça todos os detalhes:

Formatos do Instagram Ads

Os anúncios para Instagram podem ser feitos em:

  • Imagem (quadrada, paisagem ou vertical);
  • Vídeo (quadrado ou paisagem — este exceto nos Stories);
  • Carrossel (quadrado ou vertical — de duas a 10 imagens e/ou vídeos por anúncio).

💡 Saiba mais: Sobre os formatos de anúncios no Instagram

Requisitos de design para anúncios

Já os requisitos de design dizem respeito aos tamanhos para imagem e vídeo do Instagram Ads, que devem obedecer às seguintes resoluções:

Tamanhos de imagem (máximo: 30 MB)

Quadrada
  • Resolução mínima: 600 x 600 pixels
  • Resolução máxima: 1.936 x 1.936 pixels
Paisagem
  • Resolução mínima: 600 x 315 pixels
  • Resolução máxima: 1.936 x 1.016 pixels
Vertical
  • Resolução mínima: 600 x 750 pixels
  • Resolução máxima: 1.936 x 2.420 pixels
  • Para Stories: 1.080 x 1.920 pixels

Tamanhos de vídeo (máximo 4 GB)

  • Tempo máximo: 120 segundos

Tipos de arquivo

  • Vídeo: .mp4 ou .mov
  • Imagem: .jpg ou .png

Proporções de anúncio

  • Quadrado: 1:1
  • Paisagem: 1,91:1
  • Vertical: 4:5
  • Para Stories: 9:16

💡 Saiba mais: Sobre os requisitos de design para anúncios do Instagram

Condições para usar o Instagram Ads

Agora que você já sabe o que é Instagram Ads e quais são seus recursos e suas especificações, está na hora de descobrir as exigências a serem efetuadas antes de criar, de fato, anúncios no Instagram. Assim, os pré-requisitos são:

Caso você não saiba como executar as condições acima, basta acessar o tutorial 👉 Como vincular uma conta do Instagram ao Gerenciador de Negócios do próprio Facebook.

Por fim, antes de avançarmos para o passo a passo do Instagram Ads, é importante ressaltar que existem duas principais maneiras de criar anúncios nessa rede social, que são: (1) pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook (vinculado ao Gerenciador de Negócios citado anteriormente) ou (2) pelo próprio aplicativo do Instagram.

Por serem caminhos diferentes, os formatos e as configurações variam de um para o outro. Por isso, a seguir, vamos te ensinar as duas formas para que você escolha aquela que faz mais sentido para o seu negócio.

💡 Saiba mais: Sobre os anúncios do Instagram

Como criar anúncios no Instagram pelo Gerenciador de Anúncios?

Para anunciar no Instagram Ads pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, é só acompanhar estes passos:

  1. Faça o login no Gerenciador de Anúncios e clique em “Audience Insights”;
  2. Configure o público que quer atingir de acordo com os recursos disponíveis;
  3. Com isso feito, salve o seu público-alvo;
  4. Acesse a home do Gerenciador de Anúncios novamente e clique em “+ Criar”;
  5. Preencha o objetivo, o nome e o público (selecione aquele que já foi salvo);
  6. Defina o orçamento da campanha (quanto deseja gastar por dia e no total);
  7. Em “Posicionamento”, selecione onde o seu anúncio deverá aparecer — neste caso, “Feed” e/ou “Stories”;
  8. Escolha o formato (imagem, vídeo ou carrossel) e o arquivo. Então, crie um título, uma descrição e uma CTA;
  9. Em “Rastreamento”, insira a URL do conteúdo que você quer difundir (por exemplo: se estiver divulgando um produto, o link dele);
  10. Clique em “Publicar” e pronto! O anúncio entrará em análise e, se estiver cumprindo as Políticas de Publicidade do Facebook, estará ativo após cerca de uma hora.

Caso queira recapitular os passos anteriores e descobrir dicas extras, confira o tutorial 👉 Como criar anúncios do Instagram no Gerenciador de Anúncios do próprio Facebook ou assista a este vídeo que preparamos para você:

Como criar anúncios dentro do aplicativo do Instagram?

Para anunciar no Instagram Ads através do próprio aplicativo, basta seguir estas orientações:

  1. Acesse o seu perfil comercial;
  2. Clique em “Promoções” e “Criar promoções”;
  3. Escolha a publicação que deseja divulgar;
  4. Toque em “Avançar” no canto superior direito;
  5. Vincule sua página do Facebook ao Instagram, caso ainda não o tenha feito;
  6. Preencha “Destino” com uma URL (a do seu próprio perfil, da home da sua loja virtual ou da caixa de mensagens diretas, por exemplo);
  7. Configure o público de acordo com os recursos disponíveis;
  8. Defina o orçamento da promoção (quanto deseja gastar por dia e por quanto tempo) e a distribuição;
  9. Clique em “Avançar”;
  10. Depois, toque em “Criar promoção” e pronto! Como no Gerenciador do Facebook, a campanha entrará em análise e, se estiver tudo certo, logo estará disponível.

Criar anúncios pelo aplicativo do Instagram é uma alternativa mais prática. No entanto, vale destacar que ela oferece menos possibilidades de segmentação e personalização, quando comparada ao Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Se quiser rever alguma das etapas anteriores, você pode acessar o tutorial 👉 Como criar promoções do próprio Instagram.

Quanto custa anunciar no Instagram?

Você controla o quanto quer gastar. Ou seja, o custo de um anúncio no Instagram Ads vai depender do orçamento e do tempo previsto que você escolher. De modo geral, os gastos com uma campanha podem ser pagos via cartões de crédito, de débito ou PayPal.

Cada um dos caminhos — (1) pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook ou (2) pelo próprio Instagram — oferece diferentes alternativas de configuração. Logo, o mais importante é ter em mente até quanto você pode gastar, respeitando a estrutura de custos do seu negócio e evitando, assim, qualquer tipo de prejuízo financeiro.

💡 Saiba mais: Sobre a cobrança de anúncios do Instagram

3 dicas para fazer bons anúncios no Instagram

Ter conhecimento do passo a passo para anunciar no Instagram Ads é um ótimo começo. No entanto, também é essencial se atentar a outros detalhes que podem fazer a diferença na hora de conquistar a atenção do público e aferir a assertividade de uma campanha.

Por isso, abaixo, confira três dicas que separamos para você:

1. Cuide da identidade visual dos seus anúncios

Criar a identidade visual de uma marca é uma das primeiras etapas a serem desenvolvidas ao montar um negócio. E tal cuidado deve ser estendido ao feed, aos Stories e aos anúncios do seu perfil no Instagram.

Portanto, para que os usuários dessa rede social não sintam nenhum tipo de impacto negativo ao clicarem na sua campanha e serem direcionados para o link da sua loja virtual, por exemplo, é fundamental manter as mesmas diretrizes de tipografia e cores em ambos os ambientes online, ok?

💡 Saiba mais: Identidade visual: 4 dicas para bombar as redes sociais da sua loja virtual

2. Invista em tópicos que realmente importam

Antes de programar um anúncio, estude o público que deseja atingir e o que ele quer, de fato, consumir. Se você almeja conquistar seguidores semelhantes aos que já acompanham o seu perfil, aí está uma grande oportunidade de pesquisa. Você pode lançar enquetes rápidas nos Stories sobre algum tema ou formato específico de conteúdo.

Caso, por exemplo, a maior parte do seu público seja formado por homens de 20 a 30 anos, descubra se eles preferem conhecer uma marca por meio de anúncios de produtos ou de posts engajadores (relacionados a um tópico de interesse, como esportes, seriados etc).

De acordo com as respostas, você poderá encontrar um ponto de partida para a criação de anúncios no Instagram.

💡 Saiba mais: Como conhecer as necessidades do seu público-alvo?

3. Utilize UTMs

Um dos detalhes a serem configurados em um anúncio, como vimos, é a CTA (chamada para a ação). Via de regra, ela é composta por um verbo no infinitivo ou no imperativo, como “Baixar já” ou “Baixe já”, por exemplo.

Mas, além do texto da CTA, é importante adicionar uma UTM (parâmetro de rastreamento) ao link dela, especialmente se a sua loja virtual já estiver vinculada ao Google Analytics para o acompanhamento de resultados. A seguir, confira um exemplo de UTM:

https://www.loja.com/?utm_source=instagram&utm_medium=stories&utm_campaign=blusa-azul

Com uma UTM ativa, sempre que usuários do Instagram clicarem na CTA do seu anúncio e forem direcionados ao seu site, o Google Analytics irá contabilizar as visitas e conversões a partir da origem (source), da mídia (medium) e do nome da campanha (campaign).

Ter este tipo de controle, vai te ajudar a compreender se o anúncio está atingindo o objetivo esperado.

💡 Saiba mais: Como medir campanhas no Google Analytics usando UTMs?

Caso queira conferir mais algumas dicas sobre marketing digital no Instagram, confira o vídeo abaixo com as dicas do Felipe Beraldo,  CEO da Ciclo Agência Digital:

Resumo

Esperamos que este guia tenha tirado suas principais dúvidas sobre Instagram Ads. Mas, antes de finalizarmos, que tal uma revisão rápida com os principais pontos sobre o assunto? A seguir, confira nosso resumo no formato de perguntas e respostas:

1. O que é Instagram Ads?

Instagram Ads é a ferramenta de anúncios pagos do Instagram. Nela, os anúncios podem ser divulgados através de imagens e vídeos (no feed e nos Stories), e configurados a partir de diferentes objetivos, como reconhecimento de marca, consideração ou conversão.

2. Quais são os filtros de segmentação do Instagram?

O público que o anunciante deseja atingir pode ser segmentado segundo estes recursos:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Idioma;
  • Estado civil;
  • Comportamento;
  • Localização geográfica;
  • Dispositivos utilizados para acessar o Instagram;
  • Interesses gerais (moda, tecnologia, música etc).

3. Quais são os formatos de anúncio disponíveis?

Atualmente, o Instagram Ads disponibiliza três formatos, que são:

  • Imagem;
  • Vídeo;
  • Carrossel.

4. Como anunciar no Instagram?

Para poder criar anúncios no Instagram, é necessário:

  • Ter uma conta comercial no Instagram;
  • Criar um perfil no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Vincular sua conta do Instagram ao seu Gerenciador de Negócios;
  • Cumprir as Políticas de Publicidade do Facebook.

Depois de executar estes pré-requisitos, será possível anunciar no Instagram Ads tanto pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, quanto pelo próprio aplicativo do Instagram (no formato “Promoção”).

Entendido? O passo a passo para criar seus próprios anúncios no Instagram Ads é mais simples do que parece. Com as dicas acima, temos certeza de que em breve você conseguirá aumentar a audiência do seu negócio.

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