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Loja virtual: a melhor forma de vender pela internet

Uma loja virtual aumenta as suas vendas e faz o seu empreendimento crescer. Aprenda tudo sobre e-commerce.

Uma loja virtual te permite aumentar suas vendas e fazer seu negócio evoluir. Você pode alcançar públicos mais distantes, atender seus clientes durante as 24 horas dos 7 dias da semana e contar com um empreendimento completo sem precisar de grandes investimentos iniciais. Aprenda tudo o que precisa saber sobre e-commerce.

O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual é uma página da web ou site que contém uma estrutura pensada especialmente para mostrar produtos e permitir sua compra. Ou seja, deve contar com a funcionalidade de "carrinho de compras". Permite que o visitante dessa loja virtual selecione produtos, adicione-os a um carrinho e depois pague pelo seu pedido.

Muita gente também se refere às lojas virtuais como "lojas online" ou "sites de e-commerce". O próprio termo "e-commerce” é usado também com esse significado. Outras expressões que você pode escutar são "carrinho de compras" ou "site web com carrinho de compras".

O que é uma loja virtual?

Benefícios de ter uma loja virtual

  1. Uma loja virtual significa um novo canal de vendas para você e uma imagem mais profissional para o seu negócio. Sugerimos que o layout reflita a imagem da sua marca e que os canais de contato estejam visíveis para dar ainda mais segurança e credibilidade aos compradores. O ideal é que eles possam realizar o pagamento e selecionar o meio de entrega enquanto concluem a compra, sem sair do site.
  2. Através de uma loja virtual, você poderá vender produtos ou serviços como quiser - inclusive utilizando-a como o site institucional da sua marca.
  3. Ao criar uma loja virtual para o seu negócio, você encontrará novos desafios e aprendizados relacionados não apenas ao mundo da internet mas também à jornada de empreender. Por isso, queremos oferecer alguns recursos que poderão ser úteis futuramente.

Gestão de empresa

Esta é a primeira vez que você empreende na internet? Fazer uma pesquisa de mercado é fundamental, ela te ajudará a ter uma ideia mais ampla das questões a serem consideradas para dar vida à sua empresa.

Por outro lado, também é importante saber quão rentável é o seu negócio. Para isso, sugerimos que você leia sobre como calcular a rentabilidade da sua loja virtual.

É muito comum começar um empreendimento no tempo livre e se profissionalizar aos poucos. Se você está na fase de formalização e quer conhecer as regulamentações que podem afetá-lo, confira estes requisitos legais para ter um e-commerce de sucesso.

Loja virtual: a melhor forma de vender pela internet - Mobile

Gerando visitas

Já possui uma loja virtual? Perfeito, então é hora de mostrá-la para o mundo. Quanto mais pessoas visitarem seu site, mais chances você terá de vender. Por isso, é muito importante trabalhar para aumentar o tráfego da sua página.

  1. Se você conta com um orçamento dedicado para a publicidade, uma boa forma de investi-lo é em estratégias online para atrair clientes. Além de serem mais fáceis de mensurar do que publicidade tradicional em meios gráficos ou impressos, elas te permitem alcançar uma audiência maior e, principalmente, são exibidas onde seu negócio está: na internet.

    Caso ainda não possua recursos suficientes para pagar por visitas, indicamos algumas ferramentas gratuitas de marketing online.
  2. Uma opção extra e muito popular é a de manter um blog. Você pode utilizá-lo para fazer marketing de conteúdo, fidelizar seus clientes e ganhar leitores que podem se transformar em compradores de um dia para o outro. Confira como ter um blog de sucesso e aumente a audiência da sua loja virtual.
  3. Você também precisará trabalhar em seu próprio site para melhorar a experiência dos clientes em potencial. Por isso, sugerimos que entenda também como aumentar a conversão da sua loja virtual e tome as medidas necessárias.
  4. Depois de construir uma base de contatos, aproveite ferramentas para se comunicar com ela. Uma das mais recomendadas por sua eficiência e seu baixo custo é o e-mail marketing. Convidamos você a descobrir o potencial do e-mail marketing para e-commerce.

Atendimento ao cliente

Quando falamos de atendimento ao cliente, é importante entender que uma loja virtual é um negócio como qualquer outro e, como tal, as pessoas interessadas em seus produtos e serviços terão dúvidas que desejarão resolver antes de concluir o pedido - ou pode ser que precisem de ajuda durante o próprio processo de compra.

Em qualquer um dos casos, as opções de suporte são variadas e precisam aumentar à proporção do seu público. Aos canais tradicionais de atendimento, como telefone e e-mail, foram se juntando outros canais alternativos como, por exemplo, chat online, WhatsApp e redes sociais.

O que não se mede, não se melhora

Esses conselhos ajudarão você em sua jornada de investir em uma loja virtual. Depois de gerar visitas e vendas, é só repetir o que deu certo para conseguir melhores resultados.

Mas como identificar as ações mais eficientes? Medindo! Não, não há outra alternativa. Você precisa acompanhar tudo, por isso é muito importante saber o que são conversões e funis em uma loja virtual e, depois, configurar uma ferramenta que monitore toda a movimentação. Caso não utilize nenhuma, conheça o Google Analytics e veja como criar uma conta.

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