O que é live commerce e como usar a estratégia para vender?

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Pontos principais do artigo:
  • Live commerce é uma forma de vender produtos online utilizando transmissões ao vivo nas redes sociais;
  • O live shop humaniza as vendas online, oferecendo interatividade, demonstrações práticas dos produtos e humanização da marca;
  • Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode fazer lives para vender produtos por meio dos aplicativos Mimo Live Sales e StreamShop.

As compras online já ganharam a simpatia de grande parte dos brasileiros. A praticidade e a variedade de opções são alguns dos pontos positivos que impulsionam esse mercado.

Mas ainda há quem tenha receio de comprar um produto sem poder testar ou experimentar antes. Nesse sentido, o live commerce (também conhecido como liveshop), é uma ótima opção para as lojas virtuais conquistarem seus clientes.

Essa modalidade de vendas ganhou força no Brasil em 2020, em meio ao isolamento social, como uma forma de aproximar as marcas de seus consumidores, criando uma experiência mais sensorial e mediada por influenciadores digitais. Mas, de lá para cá, ela tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia a dia.

Por isso, preparamos este artigo para explicar o que é o live commerce e como ele promete ser uma tendência promissora para o comércio digital. Vamos lá?

O que é live commerce?

O live commerce — também conhecido como shopstreaming ou live shop — é uma forma de vender produtos online utilizando transmissões ao vivo nas redes sociais, como o Facebook ou o Instagram.

Diferente do que já existia na televisão, em canais como o Shoptime, essa nova modalidade integra tudo em uma só plataforma. Ou seja, o consumidor que está assistindo à live tem a possibilidade de comprar a mercadoria em poucos cliques, sem a necessidade de ser redirecionado para o site da empresa.

O grande diferencial, que vem sendo visto com bons olhos pelo consumidor, é que o live shop humaniza as vendas online. Isso poque, por meio dessa vitrine virtual, é possível ter uma visão 360° do produto, mostrando com mais detalhes as suas vantagens e aplicações.

Quando unido ao marketing de influência — outra estratégia que vem dominando o mercado e as plataformas digitais —, o live commerce se torna uma mistura de entretenimento com apresentação dos produtos, o que pode aumentar (e muito) o engajamento e as conversões do seu negócio.

Por que fazer live commerce?

Além dos benefícios citados ao longo do texto, o live commerce oferece outras vantagens para o seu negócio. Confira as principais:

  • Gera interatividade com o cliente;
  • Demonstra o produto de forma prática;
  • Aumenta a captação de leads.

Por isso, você que tem um comércio digital precisa ficar de olho! No decorrer deste artigo conheceremos algumas plataformas que podem te ajudar com isso.

Mas, se você quer vender com mais praticidade, lembre-se de que é importante ter uma loja virtual própria para direcionar os seguidores durante a sua live. Assim, você não precisará responder dezenas de mensagens para conseguir fechar as vendas, já que todo o processo acontecerá de forma automatizada na plataforma de e-commerce.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e contar com ferramentas de pagamento e envio já integradas ao seu site. Assim, você pode se dedicar a divulgar o produto na live, enquanto o cliente finaliza a compra sozinho (e de forma segura) na sua loja.

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O live shop no e-commerce mundial

Trazendo um pouco mais de contexto, o live commerce já é muito comum em países como a China, onde a prática se popularizou nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da AlixPartner, a indústria de vendas ao vivo é estimada em US$ 66 bilhões, cerca de 10% de todo o varejo do país.

Em 2022, de acordo com estudo da Statista, essa estratégia gerou uma receita bruta de cerca de 3,5 trilhões de yuans (o equivalente a cerca de R$ 2,5 trilhões). Em janeiro de 2021, 18,6% das mulheres chinesas haviam assistido transmissões ao vivo de e-commerces, ante 15,3% no mesmo mês de 2020.

A mesma pesquisa também apontam o crescimento da tendência nos Estados Unidos. Em 2022, estimou-se que o live shop somasse U$17 bilhões em vendas, valor que será triplicado nos próximos quatro anos.

Já no Brasil, onde a estratégia também ganhou mais força nesse período, empresas como Farm, Chilli Beans, Magalu e Lojas Americanas apostaram muito nas transmissões ao vivo com foco em vendas. Esta última, por exemplo, investiu pesado na parceria com grandes influenciadores, como Felipe Neto, Rafa Kalimann e Camila Coutinho.

E não é à toa que o live shop continuará sendo uma forte tendência para os próximos anos: sua taxa de conversão é de seis a dez vezes maior do que a das vendas tradicionais por e-commerce.

💡 Saiba mais: 7 passos obrigatórios para quem sonha em viver de e-commerce

Como fazer live commerce?

Agora que você já sabe o que é live commerce e está convencido de que vender produtos ao vivo pode ajudar a alavancar seu negócio, vamos conferir seis passos para colocar essa estratégia em prática. Vamos lá?

1. Conheça o seu público

Esse é um ponto fundamental para qualquer ação de marketing e vendas que você esteja pensando em fazer. Por isso, colocamos logo como o primeiro passo.

Mas, quando falamos de live commerce, conhecer o seu público vai além de saber se ele tem o hábito de comprar online ou não. É preciso entender seus padrões de consumo de conteúdo, horários em que costuma comprar, com quais tipos de influenciadores ele mais se identifica, entre outros fatores.

Ou seja, estude a fundo a persona do seu negócio antes de planejar uma transmissão ao vivo. Isso será essencial para que a sua live shop atraia seguidores e, principalmente, se transforme em vendas efetivas para sua loja.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Busque por influenciadores

Naturalmente, as lives shops acabaram se tornando uma forma de entretenimento. Assim, conteúdo relevante e uma dose de carisma são elementos essenciais para que a transmissão atinja bons níveis de engajamento. E procurar por influenciadores que topem essa parceria faz toda a diferença.

Mas calma! Quando usamos a palavra influencer, não estamos nos referindo exclusivamente àquela pessoa com milhões de seguidores.

Levando em consideração o seu público e o seu segmento, um micro (de 10 mil a 100 mil seguidores) ou até um nanoinfluenciador (menos de 10 mil seguidores) já podem fazer bastante sentido para a estratégia.

O importante, nesses casos, é escolher um tipo de influenciador que tenha conexão com os hábitos e valores da sua buyer persona. Ou seja, alguém que possa divulgar a sua marca não só para mais pessoas, mas para pessoas que podem se tornar clientes.

💡 Saiba mais: Guia de como fazer parcerias no Instagram para divulgar a sua marca

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar sua loja virtual a aplicativos específicos para a contratação e gestão de influenciadores digitais, como o Ovni – Contrate Influenciadores e o Viral – Marketing de Influenciadores. Esses apps permitem que você procure pelos influencers ideais para a sua marca, crie cupons de desconto, gerencie suas campanhas e pague comissões de diversas formas.

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3. Planeje promoções e condições especiais

Para atrair mais pessoas, aproveite a transmissão para oferecer descontos, promoções e condições especiais para quem estiver assistindo ao vivo e fizer a compra por ali mesmo.

O uso de gatilhos mentais, como urgência e escassez, já é uma técnica de venda muito conhecida e importante para o varejo. No caso do live commerce, eles podem fazer ainda mais sentido e impactar positivamente em sua taxa de conversão.

Se você é do segmento de cosméticos, por exemplo, uma boa sacada é oferecer uma necessaire de brinde para todos os clientes que fizerem suas compras durante a transmissão. Ou, quem sabe, disponibilizar 15% de desconto nos produtos apresentados durante a live.

Para facilitar o acesso do usuário, você pode disponibilizar um QR Code durante todo o tempo da live direcionando o usuário para a página do produto na sua loja virtual. Assim, ele poderá concluir a compra em poucos cliques.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de QR Code

4. Monte um roteiro assertivo

Como diz um dos principais apresentadores da televisão brasileira, “quem sabe faz ao vivo”. Mesmo assim, sabemos que se preparar antes e ter um roteiro pronto não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Por isso, um passo importante antes de fazer um live commerce é estruturar um roteiro assertivo, listando:

  • Os produtos que devem ser mostrados;
  • Suas principais características;
  • Quais serão os momentos de interação com o público etc.

Essa etapa vai te dar mais organização e tranquilidade caso algum imprevisto aconteça. Além disso, se você tem dificuldade em falar em público, ter esse material também facilita para não ficar sem ideias durante a live.

5. Pense na estrutura na frente e por trás das câmeras

Cenário, filmagem, iluminação, som e internet são itens básicos para garantir a qualidade da sua live. O ideal é ter uma pessoa ou até uma equipe responsável por essa parte estrutural. Faça um checklist e teste cada um desses pontos alguns dias antes de a transmissão ao vivo acontecer.

Outro fator que merece atenção é a capacidade do seu site de receber uma grande quantidade de acessos e transações ao mesmo tempo. Caso contrário, essa quebra de expectativa pode causar frustração no consumidor.

A plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, proporciona uma das melhores velocidades de carregamento do mercado, além de um uptime (tempo de atividade) de 99,9%, garantindo mais estabilidade para a sua loja virtual. Assim, os picos de acesso e conversão podem acontecer sem prejudicar a experiência do seu usuário.

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6. Humanize para se aproximar do consumidor

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que o principal objetivo do live commerce é humanizar e aproximar a sua loja virtual do cliente que está do outro lado da tela. Por isso, explore ao máximo todos os recursos visuais para mostrar detalhes do produto e suas aplicações.

Aqui, a pessoa que está apresentando a live shop se transforma em um rosto para a marca. Então, aproveite essa oportunidade para contar histórias sobre o produto ou sobre a sua experiência com ele, pois isso vai ajudar a criar uma conexão emocional com o público.

Lembre-se de que a ideia, neste último passo, é encantar o consumidor, fazendo com que ele se sinta no lugar do apresentador e tenha a certeza de que aquela compra que está prestes a fazer realmente vale a pena.

Plataformas para fazer live commerce

O liveshop é uma estratégia que chegou ao Brasil há pouco tempo, mas que veio para ficar. Grandes lojas do varejo já investiram nesse modelo e até construíram seus próprios canais de venda para dar cadência às transmissões ao vivo.

Por aqui, também já existem algumas plataformas especializadas em live commerce que podem ajudar o seu negócio a dar o pontapé nessa estratégia. Conheça algumas delas:

1. Stream Shop

Com o objetivo de humanizar as vendas pela internet e aproximar as marcas de consumidores, a Stream Shop surgiu no início de 2020 e inaugurou o live commerce no Brasil com o case de sucesso da chocolateria Dengo. Dentre os diferenciais da ferramenta, estão a customização total da live, o número ilimitado de SKUs e as multifontes de transmissão.

Por ser uma plataforma 100% adaptável às necessidades de cada e-commerce, os projetos — e, consequentemente, os valores — são personalizados para cada cliente, dependendo da complexidade de integração de cada plataforma.

E o melhor: quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode instalar o aplicativo StreamShop e usar uma ferramenta exclusiva e totalmente gratuita para facilitar na hora de criar os SKUs que serão divulgados na live. Experimente:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de SKU

2. Alive.haus

Alive.haus é uma plataforma de live commerce, desenvolvida pela Huia, que promete vendas ao vivo com apenas um clique e sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo. Além disso, dentro do seu próprio ecossistema, a empresa oferece ajuda na estratégia e produção das transmissões, de acordo com seus objetivos e público-alvo.

Quanto aos planos e valores da ferramenta, estes também são calculados individualmente.

3. Mimo

Posicionada como a primeira plataforma de shopstreaming da América Latina, a Mimo conecta vendedores, influenciadores e consumidores em uma só ferramenta.

Basta completar o perfil de acordo com o seu objetivo — vender, apresentar ou comprar — e, a partir daí, o aplicativo vai te conectar com um parceiro. Por exemplo, se você é uma marca de alimentos saudáveis, pode encontrar um influenciador desse nicho para fazer a sua live.

A Mimo não informa o preço dos seus serviços no site. Assim, o lojista que tiver interesse, deve entrar em contato para explicar sua necessidade e criar uma solução customizada.

Se você vende pela Nuvemshop, também é possível fazer a integração da sua loja com o app da Mimo Live Sales.

Tudo certo sobre live commerce?

Como vimos, o live commerce começou como uma tendência, mas já se tornou parte fundamental da estratégia de venda de muitos nomes do varejo. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

E, se você já está saindo planejando a sua próxima live shop, aproveite para criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop! É rápido, fácil e você conta com o suporte da maior plataforma de e-commerce da América Latina para ganhar dinheiro na internet. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre live commerce

Live commerce é entendido como a junção entre as transmissões ao vivo e a venda dos produtos de uma loja virtual. Essa estratégia vem sendo vista como uma grande tendência no Brasil e no mundo, pois pode gerar uma taxa de conversão de seis a dez vezes maior do que as vendas tradicionais por e-commerce.

Strem Shop, Alive e Mimo são algumas das principais opções para quem está começando e deseja fazer uma live commerce.

Conheça o seu público, busque por influenciadores, planeje promoções e condições especiais, monte um roteiro assertivo, pense na estrutura na frente e por trás das câmeras e humanize para se aproximar do consumidor.

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