Cases do omnichannel: conheça as empresas que integraram seus canais com sucesso

Por: Victoria Salemi

Milhares de peças de quebra-cabeça, representando o omnichannel e cases de sucesso

Aqui você encontra:

Se você se interessa pela estratégia de integração de canais, nada melhor do que se inspirar em exemplos do omnichannel: cases de sucesso de empresas que investiram nessa estratégia e tiveram ótimos resultados.

O termo omnichannel significa todos os canais. Desse modo, negócios que operam nesse modelo não apenas têm muitos canais de venda e de atendimento, mas trabalham com todos eles integrados. Além disso, trabalham com o marketing omnichannel, ou seja, suas ações também conversam entre si.

Antes de conhecermos os exemplos, caso queira se aprofundar na estratégia omnichannel, confira nosso guia completo acerca do assunto:


Saiba mais...

Exemplos de omnichannel no Brasil

Vamos começar conhecendo alguns cases do omnichannel nacional:

Magazine Luiza

Com o início de suas operações no longínquo ano de 1957, a Magazine Luiza começou em um tempo em que as pessoas nem imaginavam que a internet praticamente regeria nossas vidas. 58 anos depois de sua fundação, em 2015, a Magalu criou um projeto de transformação digital.

De lá para cá, lançou um marketplace — onde a própria marca e outros lojistas vendem seus produtos — e um aplicativo. Com esses canais, a Magazine Luiza permite a compra online com opção de retirada em loja física.

Além disso, nos estabelecimentos, os vendedores usam o Mobile Venda, um aplicativo integrado ao e-commerce da marca em que registram as vendas presenciais. Desse modo, as informações ficam todas centralizadas.

Por fim, como forma de comunicar a integração com o virtual ao público, a empresa criou uma personagem: a Lu. Ela está em todas as comunicações da Magazine Luiza. No vídeo a seguir, ela conta como foi sua evolução de 2007 a 2017:

Petz

A rede de pet shops Petz também vem trabalhando o omnichannel com excelência. Além de permitir a retirada em loja, os clientes também têm à disposição entregas super-rápidas, até no mesmo dia da compra.

Isso é possível porque seu e-commerce está conectado às principais lojas da rede. Desse modo, em vez de as mercadorias saírem de um centro de distribuição, elas são enviadas a partir do estabelecimento mais próximo do cliente.

Além disso, outra tecnologia desenvolvida pela empresa permite que donos de cãezinhos tenham uma experiência de loja física online. Com o Pet-commerce, sons e imagens são exibidas para os cachorros enquanto a câmera do dono capta as reações do animal. Depois de uma sequência, o e-commerce apresenta os produtos dos quais o cachorro mais gostou. Observe no vídeo como a tecnologia funciona:

O Boticário

A experiência omnichannel de algumas das empresas do Grupo Boticário, como O Boticário e quem disse, berenice?, integra os anúncios online e a visita às lojas físicas.

Ao oferecer amostras de seus produtos, a empresa pede um cadastro dos clientes e a indicação de um amigo — de modo a gerar leads. Depois, a pessoa deve ir a uma loja física para retirar seu brinde.

Ao estimular que as pessoas visitem seus estabelecimentos, as chances de que comprem algo aumentam. Lá, a equipe de vendas já está treinada para oferecer outros artigos que tenham a ver com o perfil do visitante.

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AMARO

A AMARO é uma marca brasileira de fast-fashion que nasceu online e aderiu ao omnichannel por meio de guide shops.

Esse formato de loja física funciona como um apoio à loja virtual. Nela, os clientes podem experimentar as peças, retirar produtos comprados online e fazer compras para receber em casa. Desse modo, eles se sentem mais seguros ao comprar da forma como preferirem.

O modelo das guide shops já existia no exterior — como veremos no tópico a seguir —, mas a AMARO inovou ao trazê-lo para o Brasil.

Omnichannel: cases do exterior

Além de exemplos brasileiros, é interessante também olharmos para o que tem sido feito fora do país. Vamos lá:

Starbucks

A rede de cafeterias Starbucks criou um modelo de integração entre seu aplicativo e a experiência nas lojas.

Os consumidores podem usar o programa de fidelidade My Starbucks Reward para ganhar uma bebida grátis quando forem a algum Starbucks. O aplicativo também serve como carteira digital. Na mesma hora, o cliente consegue colocar crédito online e usá-lo nas lojas.

Como o sistema é integrado, é possível ter todas essas informações em tempo real, tanto no caixa quanto no app.

Bonobos

A Bonobos, marca de roupas masculinas que nasceu online, tem um case muito interessante para ser estudado. Em vez de se limitar ao e-commerce tradicional, eles optaram por criar também uma guide shop. Podemos dizer que esse foi um modelo precursor do da Amaro, que conhecemos anteriormente.

Mais do que uma simples loja física, é um espaço onde o cliente pode visitar, experimentar as peças e assim realizar a compra online e recebê-la em casa. Dessa forma, seus dados e medidas já ficam cadastrados na plataforma para futuras compras online. Agindo assim, a marca faz com que o consumidor não sinta diferença entre o mundo físico e online, que é a principal premissa da omniera.

Confira o vídeo oficial da ação:

Tudo certo?

Esperamos que estes omnichannel cases tenham te inspirado a ter ideias para seu negócio. Como vimos, existem diversas formas para adotar a estratégia omnichannel em seu negócio. Portanto, pesquise e chegue ao modelo ideal para o momento que sua empresa vive!

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