O que é estratégia multicanal e como aplicá-la em seu negócio?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando um smartphone conectado a diversos canais.

Aqui você encontra:

Multicanal é a estratégia que busca levar uma marca para diferentes canais. A ideia é identificar em quais redes o público-alvo está e garantir que seus produtos e/ou serviços tenham visibilidade nesses ambientes.


Acompanhar o ritmo dos nossos clientes está cada vez mais desafiador, não é? Com tantos meios de comunicação, é preciso garantir que nossas estratégias de venda tenham o alcance necessário, e é neste ponto que a estratégia multicanal se faz essencial.

Portanto, vamos conhecer, neste artigo, tudo sobre o marketing multicanal e como aplicar esta estratégia em sua empresa. Vamos lá? 😊

O que é estratégia multicanal?

A estratégia de marketing multicanal consiste em uma série de práticas que visam a levar sua marca para diferentes canais. A ideia central é identificar em quais redes o seu público-alvo possui presença marcada e, a partir daí, garantir que seus produtos e/ou serviços tenham visibilidade nesses ambientes.

Se pensarmos de forma ampla, são diversos os meios e formas de captar clientes e vender. Entre os principais canais, destacam-se:

No entanto, o foco não está necessariamente em atingir todos os canais, até porque isso iria lhe custar muito dinheiro. O ponto-chave desta estratégia é entender em quais meios você irá impactar um número maior de leads.

Dessa forma, você pode investir diretamente nos canais que poderão trazer resultados positivos para o seu negócio. Faz sentido?

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Qual a diferença entre marketing multicanal e omnichannel?

O marketing multicanal pressupõe a presença em diversos meios de divulgação, preferencialmente de forma coesa. Já o omnichannel vai além: a ideia é que haja uma integração entre todos os canais da empresa (de venda, de atendimento ao cliente e os meios por onde um negócio trabalha suas campanhas de marketing).

💡 Saiba mais: Guia rápido sobre marketing omnichannel

Como criar uma estratégia de marketing multicanal?

Investir no marketing multicanal irá demandar certo trabalho. Portanto, atente-se às etapas deste processo para garantir que seu plano traga bons resultados.

Para te ajudar com o planejamento, separei seis etapas fundamentais para criar uma estratégia multicanal. Confira a seguir:

1. Conheça o seu público-alvo

Quando o assunto é marketing, antes de qualquer tomada de decisão, é fundamental ter amplo conhecimento sobre o seu público-alvo. Pois, somente com essas informações em mente, será possível criar estratégias assertivas.

Por exemplo: se a faixa etária da sua audiência é de 16 a 25 anos, investir em campanhas no rádio ou na TV pode não ser tão eficaz, visto que estes perfis possuem maior engajamento em canais digitais, como as redes sociais.

Portanto, dedique um tempo para entender quem é o seu público-alvo e onde você pode encontrá-lo. Dessa forma, você saberá exatamente em quais canais eles estão concentrados e ficará mais fácil criar campanhas assertivas.

💡 Saiba mais: Definindo o alcance do seu negócio: qual é o seu público-alvo?

2. Integre diferentes canais

Suas campanhas precisam ser funcionais em todas as redes em que você pretende atuar. Imagine só precisar criar uma estratégia diferente para cada canal? Um tanto quanto inviável, não é?

Portanto, depois que você já mapeou os canais nos quais o seu público-alvo possui presença, pense em formas de integrá-los.

Uma maneira de fazer isso é criando conteúdos que guiem sua audiência de um canal para o outro. Por exemplo, se você possui um blog sobre moda, um bom caminho seria:

  • Fazer uma postagem completa sobre um lançamento da sua marca;
  • Enviar um e-mail marketing divulgando a coleção e linkando o conteúdo completo;
  • Fazer postagens nas redes sociais convidando os usuários a acessarem sua página.

Desta forma, você trabalha a mesma campanha em diversos meios, porém, direcionando os leads para o seu conteúdo central. Essa estratégia permite que você amplifique a visibilidade da sua marca sem precisar desenvolver uma ação para cada canal.

💡 Saiba mais: Canais de venda: o que são e como usá-los a favor da sua marca

3. Mantenha a identidade visual

Esta etapa é mais um ponto de atenção, pois, manter a identidade visual do seu negócio é fundamental. Pense que sua audiência memoriza imagens, cores e demais elementos visuais, portanto, parte da sua presença de marca está na estética da sua empresa.

Por isso, quando for criar materiais para os diferentes canais da sua empresa, mantenha um padrão na linguagem, logotipo, fotos, paletas, fontes etc. Isso faz com que o consumidor tenha uma sensação de identificação maior com a marca, além de transmitir mais confiança e profissionalismo.

💡 Saiba mais: O que é e como definir a identidade visual da sua marca?

4. Ofereça conteúdos relevantes

Para garantir que sua taxa de cliques seja alta, é preciso atrair a atenção dos usuários. Por isso, ofereça conteúdos de qualidade e informações que sejam, de fato, relevantes para o seu público-alvo.

Por exemplo, se sua loja vende roupas, certamente, seu público estará interessado em saber mais sobre tendências, coleções novas, descontos etc. Portanto, entenda o que eles mais buscam na internet e ofereça as melhores respostas.

Algumas práticas de marketing de conteúdo te ajudarão a identificar os temas mais pertinentes e a produzir materiais de qualidade para a sua audiência.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo em seu negócio?

5. Mapeie os custos

Uma estratégia de marketing multicanal, certamente, irá demandar determinado investimento em valores. Mesmo que você opte por tocar o seu projeto por conta própria, em algum momento, será necessário colocar a mão no bolso, seja para encomendar um blogpost — caso você não tenha familiaridade com produção de conteúdo — ou financiar uma campanha paga, por exemplo.

Portanto, mapeie todas as ações que possam gerar custos e organize um orçamento apenas para elas. Assim, fica mais fácil garantir que os investimentos sejam feitos apenas em iniciativas que poderão lhe trazer resultados.

💡 Saiba mais: O que é e como planejar a estrutura de custos do seu e-commerce?

6. Mensure os resultados

Por fim, não se esqueça de mensurar os resultados da sua estratégia. Com o acompanhamento de algumas métricas, você consegue entender o nível da sua taxa de conversão e quais iniciativas geram mais resultados.

Este tipo de análise é importante não só para saber como o seu negócio está caminhando, mas também para entender em quais canais você precisa colocar mais esforços. Assim, você garante uma estratégia de marketing multicanal consistente e saudável para sua empresa.

Algumas métricas podem te ajudar a acompanhar os resultados do seu negócio de forma mais assertiva, como por exemplo, os KPIS. Estes indicadores apontam o desempenho de diversas frentes de uma empresa como vendas, atendimento ao cliente, marketing etc.

💡 Saiba mais: KPIs: 7 métricas que todo e-commerce deve acompanhar e como medi-las

Quais são as vantagens da comunicação multicanal?

Embora o marketing e a comunicação multicanal demandem bastante trabalho, os benefícios, definitivamente, fazem valer a pena o esforço. Por isso, separei seis vantagens desta estratégia que irão te inspirar.

1. Aumento da credibilidade da empresa

Com sua empresa fornecendo conteúdos e informações em diversos canais, tanto a credibilidade do seu negócio quanto o seu mercado de atuação aumentam. Isso porque, os clientes passam a criar uma relação de confiança com a marca, já que frequentemente estão consumindo seus materiais.

A presença em diversos canais também passa mais profissionalismo, já que seus consumidores sabem que podem contatá-lo de várias formas.

2. Maior presença da marca

Já ouviu aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem, no e-commerce, ele faz total sentido. Para garantir que sua marca se destaque em relação à sua concorrência, é preciso investir em ampliar sua visibilidade.

A estratégia multicanal age exatamente neste ponto. Com sua empresa marcando presença em diversos canais, o número de pessoas que serão impactadas por suas campanhas será maior.

3. Aumento da taxa de conversão

Com sua marca atingindo usuários em diversos canais, consequentemente, cresce sua taxa de conversão. Se falarmos de redes sociais, por exemplo, onde há uma grande corrente de compartilhamento de informações, as chances de conquistar cada vez mais novos clientes são enormes.

O marketing multicanal também garante que os consumidores possam fazer compras em sua loja por diferentes meios. Pense que nem todo mundo passa horas em frente a um computador e, com tantos dispositivos avançados, as formas e meios de comprar online mudaram.

Com sua marca presente em diferentes canais, seus clientes podem visualizar, conferir e comprar os seus produtos em poucos cliques, estejam eles acessando via desktop, tablet ou celular. Além disso, esta estratégia permite que ele consulte as informações do produto no ambiente online e faça a compra em uma loja física e vice-versa.

💡 Saiba mais: Taxa de conversão: como aumentar as vendas da sua loja virtual

4. Facilidade para obter feedbacks

Quando pensamos no futuro do negócio, precisamos garantir que nossos produtos e serviços se mantenham atrativos para aqueles que já são clientes. Para preservar a satisfação e a fidelidade destes consumidores, nada melhor do que receber feedbacks.

Estes insumos são muito ricos para qualquer empresa, pois é através deles que podemos entender como melhorar e se estamos no caminho certo. A estratégia multicanal irá permitir que você se conecte com um número maior de clientes, logo, será mais fácil ter este tipo de contato que será superpositivo para sua marca.

💡 Saiba mais: Qual a importância do feedback e como aproveitá-lo

5. Maior conhecimento sobre seus clientes

Acompanhar o comportamento do consumidor é essencial para o crescimento do negócio. Pois, se algo muda na forma de consumo, rapidamente, precisamos modificar a produção também.

O marketing multicanal coloca seus olhos em diversos meios, assim, é possível acompanhar, conhecer e entender melhor os hábitos de consumo do seu público-alvo. Isso irá te ajudar a ser mais assertivo em suas estratégias de venda e na criação ou otimização de produtos, por exemplo.

💡 Saiba mais: Entenda quem é o consumidor omnichannel e como conquistá-lo

6. Maiores chances de fidelização

E para fechar, nada mais saudável para um negócio do que fidelizar clientes, não é? Pois saiba que, com sua marca presente em diversos canais, fica mais fácil criar relações duradouras com o seu público-alvo.

Com suas campanhas visíveis em diversas redes, fica mais fácil atingir o seu consumidor. Pensemos em um cupom de desconto, por exemplo, com a promoção sendo divulgada nas redes sociais, no site da sua marca e sendo enviada via e-mail marketing, vai ser difícil o cliente não visualizá-la, certo?

Esta estratégia irá permitir que você esteja constantemente se informando e interagindo com sua audiência. Isso consequentemente irá aproximá-la da sua marca, o que é ótimo para o aumento do seu ticket médio.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

Resumo sobre multicanal

Agora que você já sabe o que é uma estratégia de marketing multicanal e quais são seus benefícios, está pronto para pôr a mão na massa?

Lembre-se de estudar com cuidado os canais que podem ser interessantes para o seu modelo de negócio e seu público-alvo. Feito isso, vá em frente e coloque a criatividade para trabalhar. Sem dúvidas, os resultados obtidos por essas iniciativas serão bastante positivos.

Antes de terminar, confira um resumo sobre o conteúdo:

O que é estratégia multicanal?

A estratégia de marketing multicanal consiste em uma série de práticas que visam a levar sua marca para diferentes canais. A ideia central é identificar em quais redes o seu público-alvo possui presença marcada e, a partir daí, garantir que seus produtos e/ou serviços tenham visibilidade nesses ambientes.

Qual a diferença entre multicanal e omnichannel?

A comunicação multicanal diz respeito a uma estratégia presente em diversos meio para atingir o maior número de pessoas possível entre seu público-alvo. Já o omnichannel pode ser considerado um passo além, quando, além de estar presente em diversos canais, o negócio opera com esses meios todos integrados.

Como criar uma estratégia multicanal?

  1. Conheça o seu público-alvo
  2. Integre diferentes canais
  3. Mantenha a identidade visual
  4. Ofereça conteúdos relevantes
  5. Mapeie os custos
  6. Mensure os resultados

Quais são as vantagens da estratégia multicanal?

  1. Aumento da credibilidade da empresa
  2. Maior presença da marca
  3. Aumento da taxa de conversão
  4. Facilidade para obter feedbacks
  5. Maior conhecimento sobre seus clientes
  6. Maiores chances de fidelização

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