Passo a passo para fazer um catálogo online para o seu negócio
- Catálogo online ou “catálogo digital” é uma adaptação de um catálogo convencional para o ambiente virtual;
- Algumas das melhores ferramentas para criar um catálogo online são o Canva, o Desygner, o Pixlr Editor e o Shutterstock Editor;
- Para expandir as suas vendas, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e integre seu negócio com o Instagram e outros canais. Assim, você pode enviar seu catálogo online de forma automatizada.
Você sabe o que é um catálogo online? Provavelmente já acessou o site de alguma marca e se deparou com uma página exclusiva de produtos, certo? Pois saiba que isso é o que chamamos de catálogo online (ou catálogo virtual).
No e-commerce, ele tem se tornado cada vez mais importante. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como funciona esse método de exibição de produtos e serviços no ambiente virtual. Além disso, vamos ensinar como criar um catalogo de produtos online. Vamos lá? 😊
O que é catálogo online?
Catálogo online é, basicamente, a adaptação de um catálogo convencional para o ambiente virtual. Disponível para desktop e dispositivos móveis, ele tem o papel de exibir seus produtos ou serviços de forma prática e acessível. Ele também pode ser conhecido como “catálogo virtual” ou “catálogo digital”.
Diferente dos catálogos impressos que costumamos receber em casa ou encontrar em lojas físicas, a versão virtual foi pensada para facilitar a visualização dos produtos. Com o material disponível online, seus clientes podem acessá-lo de qualquer lugar, basta estarem conectados à internet.
Esse modelo pode ser utilizado para ilustrar os seus produtos com as informações necessárias para a decisão de compra, como: tamanho, cor, preço etc. Mas, muitas vezes, pode ser uma estratégia para divulgar um novo item, o lançamento de um produto, um novo serviço etc.
💡 Saiba mais: Como criar um catálogo no Instagram para vender produtos?
Como criar um catálogo online?
Criar um catálogo online envolve um certo trabalho e exige bastante atenção. Portanto, separamos algumas dicas para te ajudar a começar o seu projeto. Confira abaixo:
1. Tire boas fotos de seus produtos
Essa primeira dica é a chave de como fazer um catálogo virtual ou impresso. Para garantir que o cliente tenha a melhor visualização possível dos produtos, é preciso utilizar boas fotos para o e-commerce.
Para garantir uma boa experiência visual, utilize fotos com boa qualidade e resolução que sejam fiéis às dimensões e cores do item. Aposte também em diferentes ângulos, assim, o consumidor consegue ter uma visão mais ampla do produto.
2. Capriche na descrição dos itens no seu catálogo virtual
Para evitar que o cliente tenha dúvidas, é importante fornecer todas as informações que ele precisa para a decisão de compra. Portanto, capriche na descrição dos produtos.
Dados como: tamanho, material, recomendações de uso e medidas exatas são de extrema importância e evitam que o cliente precise procurar os canais de atendimento da sua loja, diminuindo sua taxa de contato.
👉 Ferramenta grátis: Gerador de descrição de produto
3. Ofereça um layout responsivo
Para garantir que a navegação pelo seu catálogo seja positiva tanto via desktop, quanto em dispositivos móveis, você precisa garantir que ele possua um layout responsivo.
Este modelo de layout é automaticamente adaptado de acordo com o dispositivo pelo qual o material está sendo acessado. Por exemplo, ao visualizar o catálogo através de um celular ou de um notebook, a qualidade das imagens, textos e demais elementos gráficos deve ser igual em ambos aparelhos.
Páginas que apresentam erros básicos, como imagens quebradas e componentes desalinhados, podem gerar desconforto e insegurança nos visitantes. Portanto, investir no layout responsivo deve ser uma prioridade.
Logo abaixo você encontra um artigo com mais informações sobre este assunto:
💡 Saiba mais:
- O que é e qual a importância de um layout responsivo?
- Como criar capa para loja virtual em um aplicativo gratuito?
4. Crie categorias separadamente
Se o objetivo do seu catálogo é mostrar seus produtos, separá-los em categorias é uma ótima dica para facilitar a localização dos itens. Desta forma, fica mais simples para que seus clientes encontrem o que estão buscando.
Se você possui um e-commerce, o ideal é criar menus de acordo com as categorias de produtos. Mas, caso pretenda criar um arquivo em PDF ou uma página exclusiva para exibir os itens, organizá-los em um sumário também torna a visualização mais prática.
💡 Saiba mais: Como criar uma categorias de produtos para sua loja virtual?
5. Use a identidade da sua marca no catálogo digital
Seguindo as dicas de como montar um catálogo digital bonito e atrativo, use os elementos que já estão presentes na identidade da sua loja. Isso inclui cores, fontes, elementos gráficos, logotipo etc.
E, se você ainda não deu aquele toque pessoal na sua marca, essa é uma oportunidade para fazer isso. Abaixo, você pode conferir um artigo completo com dicas para criar uma identidade visual para a sua empresa e uma ferramenta gratuita para criar um logo para sua marca em poucos minutos:
💡 Saiba mais: Como criar uma identidade visual para a sua marca?
👉 Ferramenta grátis: Criador de logo
6. Insira links para a página de vendas
Essa dica pode trazer grandes benefícios para você. Incluir links que direcionam o cliente para sua loja virtual ou para a página de vendas pode impactar positivamente em sua taxa de conversão.
Com esta prática, você diminui o número de cliques de que o cliente precisa para concluir uma compra. 😉
7. Ofereça uma experiência de navegação positiva
Navegar por um catálogo online, seja ele em PDF ou hospedado em um site, precisa ser prático e agradável. Por isso, é importante garantir alguns elementos que irão facilitar a navegação dos usuários.
Para isso, quando for criar o projeto do seu catálogo online, certifique-se de que ele possua os seguintes itens:
- Sistema de pesquisa: assim, o visitante pode localizar os itens que mais lhe interessam com facilidade;
- Índice interativo: permite que o usuário clique no tópico que deseja, levando-o até a página que ele procura;
- Zoom e opção full screen: para oferecer uma visualização mais aprofundada das imagens do catálogo;
- Links internos e externos: assim, caso o cliente decida comprar o produto, você pode direcioná-lo para sua loja, seu e-mail, WhatsApp etc.
8. Otimize seu catálogo virtual para os mecanismos de busca
O Google indexa vários tipos de conteúdo: blogs, sites, imagens, PDF, etc. Portanto, para garantir que seu material esteja bem posicionado nos resultados de busca, é importante investir em SEO.
Para fazer isso, procure entender o que o seu público-alvo procura no Google e como faz essa pesquisa. Assim, é possível definir palavras-chave e trabalhar no seu catálogo virtual com base nelas.
Fazendo isso, o seu catálogo terá mais chance de aparecer nos primeiros resultados do Google e, assim, gerar mais visibilidade para sua marca.
💡 Saiba mais: Dicas de SEO para e-commerce
9. Procure por ferramentas adequadas
Criar um catálogo, seja ele em PDF ou em uma landing page, exige certo trabalho. Caso você não seja expert em web design, é possível contar com a ajuda de um profissional ou procurar por ferramentas práticas e didáticas.
No mercado, existe uma série de plataformas que podem te ajudar a criar um catálogo bonito, profissional e com a cara da sua marca. Abaixo, separamos algumas opções:
Exemplos de catálogo virtual
Dentre os formatos mais utilizados, está a adaptação do catálogo tradicional para a versão online. Na animação abaixo, podemos ver como o Boticário fez essa adequação sem mudar a estrutura do material:
Percebeu que, mesmo que esteja em uma plataforma diferente, o formato e as informações são as mesmas? Essa é uma estratégia que ajuda na divulgação da marca e dos produtos no ambiente virtual, mantendo a identidade da empresa.
Outro método bastante comum é a criação de landing pages. Esse formato consiste em páginas exclusivas para a exibição de produtos, serviços, ações da empresa etc.
Normalmente, os catálogos são criados com o intuito de oferecer uma experiência visual mais aprofundada do produto, como podemos ver no exemplo abaixo:
Nesta página criada pela Apple para apresentar o lançamento do Iphone SE2, percebemos que a marca se comprometeu em oferecer uma visualização mais imersiva, mostrando em detalhes o aparelho.
Quais são as vantagens de um catálogo online?
Agora que entendemos o conceito do catálogo online, é importante compreender quais são suas vantagens, não é mesmo? Então vamos lá!
Amplia a visibilidade dos seus produtos
Com seu catálogo disponível na internet, o alcance dos seus produtos será maior. Isso porque a distribuição e o compartilhamento do material se tornam mais práticos. Desta forma, seus itens poderão ser visualizados por mais pessoas.
Além disso, conforme vimos anteriormente, é possível aprimorar o seu catálogo com técnicas de SEO, assim, seus produtos poderão ser localizados a partir de pesquisas orgânicas feitas nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
💡 Saiba mais: 7 dicas para fazer a divulgação de produtos
Facilita a divulgação da marca
Levar os seus produtos para o ambiente virtual também irá contribuir para o aumento da popularidade da sua marca. Com boas estratégias de divulgação em redes sociais, por exemplo, cada vez mais sua loja ganhará notoriedade. Isso irá, consequentemente, aumentar seu ticket médio e sua receita.
Elimina gastos com impressão
Quando falamos em corte de gastos, os olhos chegam a brilhar, não é? Saiba que, ao optar pelo catálogo online, você elimina as despesas com a impressão do material físico.
Como a versão digital é hospedada em um ambiente completamente virtual, seu investimento será voltado somente para a criação e hospedagem do material. Com isso, já dá para riscar alguns valores da sua lista de custos.
Contribui com o meio ambiente
Economizar já é bom, agora, imagina poder cortar gastos e ainda contribuir com o meio ambiente. Melhor ainda, certo?
Uma vez que você troca o catálogo impresso pelo virtual, você não só elimina os custos com a impressão, como também contribui com o meio ambiente, ajudando na preservação de árvores, diminuição de poluentes e na economia de água.
💡 Saiba mais: O que é moda sustentável e quais são os benefícios par ao planeta?
Para criar um catálogo virtual é preciso ter um e-commerce?
Caso você não pretenda ingressar no mercado de lojas virtuais agora, o catálogo online pode ser uma alternativa para levar seus produtos para o ambiente virtual, sejam eles vendidos em lojas físicas, em casa, sob encomenda etc.
Portanto, você não precisa ter um e-commerce para criar o seu catálogo online. É possível utilizar este recurso a fim de divulgar o seu trabalho de forma mais ampla, prática, econômica e ecológica.
Contudo, para negócios do e-commerce, o catálogo online pode ser uma grande estratégia para alavancar a divulgação da marca. Com o material disponível em uma loja virtual, o cliente além de visualizar os produtos, pode também comprá-los no mesmo site.
Além disso, um dos principais benefícios de uma loja virtual é centralizar as informações em um só ambiente, diminuindo o número de cliques e aumentando as chances de conversão. Isso, sem dúvidas, pode ser mais vantajoso para o seu negócio.
💡 Saiba mais: 10 motivos para criar uma loja virtual
Tudo pronto para criar seu catálogo online?
Espero que, com essas dicas, você possa elaborar um belo catálogo online para sua loja e ampliar o alcance dos seus produtos.
E, caso você ainda não venda na internet e está procurando por uma plataforma completa e segura, o que acha de criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop ? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙