O que é um catálogo online e como criar um para o seu negócio?

Você sabe o que é um catálogo online?
Provavelmente você já acessou o site de alguma marca e se deparou com uma página exclusiva de produtos, certo? Pois saiba que isso é o que chamamos de catálogo online (ou catálogo virtual).
No e-commerce, ele tem se tornado cada vez mais importante e, neste artigo, iremos aprender como funciona este método de exibição de produtos e serviços no ambiente virtual. Vamos lá? 😊
O que é catálogo online?
O catálogo online é, basicamente, a adaptação de um catálogo convencional para o ambiente virtual. Disponível para desktop e dispositivos móveis, ele tem o papel de exibir seus produtos ou serviços de forma prática e acessível. Ele também pode ser conhecido como “catálogo virtual” ou “catálogo digital”.
Diferente dos catálogos impressos que costumamos receber em casa ou encontrar em lojas físicas, a versão virtual foi pensada para facilitar a visualização dos produtos. Com o material disponível online, seus clientes podem acessá-lo de qualquer lugar, basta estarem conectados à internet.
Este modelo pode ser utilizado para ilustrar os seus produtos com as informações necessárias para a decisão de compra, como: tamanho, cor, preço etc. Mas, muitas vezes, pode ser uma estratégia para divulgar um novo item, o lançamento de uma coleção, um novo serviço etc.
Como criar um catálogo online?
Criar um catálogo online envolve um certo trabalho e exige bastante atenção. Portanto, para te ajudar a começar o seu projeto, separei algumas dicas de ouro.
Abra seu bloco de notas e venha comigo! 📝
1. Tire boas fotos de seus produtos
Essa dica é primordial para criar um catálogo, seja ele virtual ou impresso. Para garantir que o cliente tenha a melhor visualização possível dos produtos, é preciso utilizar as melhores imagens.
Para garantir uma boa experiência visual, utilize fotos com boa qualidade e resolução que sejam fiéis às dimensões e cores do item. Aposte também em diferentes ângulos, assim, o consumidor consegue ter uma visão mais ampla do produto.
2. Capriche na descrição dos itens no seu catálogo virtual
Para evitar que o cliente tenha dúvidas, é importante fornecer todas as informações que ele precisa para a decisão de compra. Portanto, capriche na descrição dos produtos.
Dados como: tamanho, material, recomendações de uso, medidas exatas etc são de extrema importância e evitam que o cliente precise procurar os canais de atendimento da sua loja, diminuindo sua taxa de contato.
3. Ofereça um layout responsivo
Para garantir que a navegação pelo seu catálogo seja positiva tanto via desktop, quanto em dispositivos móveis, você precisa garantir que ele possua um layout responsivo.
Este modelo de layout é automaticamente adaptado de acordo com o dispositivo pelo qual o material está sendo acessado. Por exemplo, ao visualizar o catálogo através de um celular ou de um notebook, a qualidade das imagens, textos e demais elementos gráficos deve ser igual em ambos aparelhos.
Páginas que apresentam erros básicos, como imagens quebradas e componentes desalinhados, podem gerar desconforto e insegurança nos visitantes. Portanto, investir no layout responsivo deve ser uma prioridade.
Logo abaixo você encontra um artigo com mais informações sobre este assunto:
💡 Saiba mais: A importância do layout responsivo
4. Crie categorias separadamente
Se o objetivo do seu catálogo é mostrar seus produtos, separá-los em categorias é uma ótima dica para facilitar a localização dos itens. Desta forma, fica mais simples para que seus clientes encontrem o que estão buscando.
Se você possui um e-commerce, o ideal é criar menus de acordo com as categorias de produtos. Mas, caso pretenda criar um arquivo em PDF ou uma página exclusiva para exibir os itens, organizá-los em um sumário também torna a visualização mais prática.
💡 Saiba mais: Categorias de produtos: a importância da otimização do e-commerce
5. Use a identidade da sua marca no catálogo digital
Para construir um catálogo digital bonito e atrativo, use os elementos que já estão presentes na identidade da sua loja. Isso inclui cores, fontes, elementos gráficos, logotipo etc.
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Se você ainda não deu aquele toque pessoal na sua marca, essa é uma oportunidade para fazer isso. Abaixo, você pode conferir um artigo completo com dicas para criar uma identidade para a sua empresa:
💡Saiba mais: Como criar uma identidade visual para a sua marca?
6. Insira links
Essa dica pode trazer grandes benefícios para você. Incluir links que direcionam o cliente para sua loja virtual ou para a página de compra pode impactar positivamente em sua taxa de conversão.
Com esta prática, você diminui o número de cliques de que o cliente precisa para concluir uma compra. 😉
7. Ofereça uma experiência de navegação positiva
Navegar por um catálogo online, seja ele em PDF ou hospedado em um site, precisa ser prático e agradável. Por isso, é importante garantir alguns elementos que irão facilitar a navegação dos usuários.
Para isso, quando for criar o projeto do seu catálogo online, certifique-se de que ele possua os seguintes itens:
- Sistema de pesquisa: assim, o visitante pode localizar os itens que mais lhe interessam com facilidade;
- Índice interativo: permite que o usuário clique no tópico que deseja, levando-o até a página que ele procura;
- Zoom e opção full screen: pontos importantíssimos para oferecer uma visualização mais aprofundada das imagens do catálogo;
- Links internos e externos: assim, caso o cliente decida comprar o produto, você pode direcioná-lo para sua loja, seu e-mail, WhatsApp etc.
8. Otimize seu catálogo virtual para os mecanismos de busca
O Google indexa vários tipos de conteúdo: blogs, sites, imagens, PDF, etc. Portanto, para garantir que seu material esteja bem posicionado nos resultados de busca, é importante investir em SEO.
Para fazer isso, procure entender o que o seu público-alvo procura no Google e como faz essa pesquisa. Assim, é possível definir palavras-chave e trabalhar no seu catálogo virtual com base nelas.
Fazendo isso, o seu catálogo terá mais chance de aparecer nos primeiros resultados do Google e, assim, gerar mais visibilidade para sua marca.
No artigo abaixo, você encontra mais informações e dicas sobre como utilizar o SEO a seu favor. Confira:
💡 Saiba mais: Dicas de SEO para e-commerce
9. Procure por ferramentas adequadas
Criar um catálogo, seja ele em PDF ou em uma landing page, exige certo trabalho. Caso você não seja expert em web design, é possível contar com a ajuda de um profissional ou procurar por ferramentas práticas e didáticas.
No mercado, existe uma série de plataformas que podem te ajudar a criar um catálogo bonito, profissional e com a cara da sua marca. Separei aqui algumas dicas:
Exemplos de catálogo virtual
Dentre os formatos mais utilizados, está a adaptação do catálogo tradicional para a versão online. Na animação abaixo, podemos ver como o Boticário fez essa adequação sem mudar a estrutura do material:
Percebeu que, mesmo que esteja em uma plataforma diferente, o formato e as informações são as mesmas? Essa é uma estratégia que ajuda na divulgação da marca e dos produtos no ambiente virtual, mantendo a identidade da empresa.
Outro método bastante comum é a criação de landing pages. Este formato consiste em páginas exclusivas para a exibição de produtos, serviços, ações da empresa etc.
Normalmente, os catálogos são criados com o intuito de oferecer uma experiência visual mais aprofundada do produto, como podemos ver no exemplo abaixo:
Nesta página criada pela Apple para apresentar o lançamento do Iphone SE2, percebemos que a marca se comprometeu em oferecer uma visualização mais imersiva, mostrando em detalhes o aparelho.
Quais são as vantagens de um catálogo online?
Agora que entendemos o conceito do catálogo online, é importante compreender quais são suas vantagens, não é mesmo? Então vamos lá!
1. Amplia a visibilidade dos seus produtos
Com seu catálogo disponível na internet, o alcance dos seus produtos será maior. Isso porque a distribuição e o compartilhamento do material se tornam mais práticos. Desta forma, seus itens poderão ser visualizados por um número bem maior de pessoas.
Além disso, conforme vimos anteriormente, é possível aprimorar o seu catálogo com técnicas de SEO, assim, seus produtos poderão ser localizados a partir de pesquisas orgânicas feitas nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
2. Facilita a divulgação da marca
Levar os seus produtos para o ambiente virtual também irá contribuir para o aumento da popularidade da sua marca. Com boas estratégias de divulgação em redes sociais, por exemplo, cada vez mais sua loja ganhará notoriedade. Isso irá, consequentemente, aumentar seu ticket médio e sua receita.
3. Elimina gastos com impressão
Quando falamos em corte de gastos, os olhos chegam a brilhar, não é? Saiba que, ao optar pelo catálogo online, você elimina as despesas com a impressão do material físico.
Como a versão digital é hospedada em um ambiente completamente virtual, seu investimento será voltado somente para a criação e hospedagem do material. Com isso, já dá para riscar alguns valores da sua lista de custos.
4. Contribui com o meio ambiente
Economizar já é bom, agora, imagina poder cortar gastos e ainda contribuir com o meio ambiente. Melhor ainda, certo?
Uma vez que você troca o catálogo impresso pelo virtual, você não só elimina os custos com a impressão, como também contribui com o meio ambiente, ajudando na preservação de árvores, diminuição de poluentes e na economia de água.
Para criar um catálogo virtual é preciso ter um e-commerce?
Caso você não pretenda ingressar no mercado digital agora, o catálogo online pode te ajudar a levar seus produtos para o ambiente virtual, sejam eles vendidos em lojas físicas, em casa, sob encomenda etc.
Portanto, você não precisa ter um e-commerce para criar o seu catálogo online. É possível utilizar este recurso a fim de divulgar o seu trabalho de forma mais ampla, prática, econômica e ecológica.
Contudo, para negócios do e-commerce, o catálogo online pode ser uma grande estratégia para alavancar a divulgação da marca. Com o material disponível em uma loja virtual, o cliente além de visualizar os produtos, pode também comprá-los no mesmo site.
Um dos principais benefícios de uma loja virtual é centralizar as informações em um só ambiente, diminuindo o número de cliques e aumentando as chances de conversão. Isso, sem dúvidas, pode ser mais vantajoso para o seu negócio.
Confira no artigo abaixo, 10 pontos positivos em criar o seu próprio e-commerce:
💡 Saiba mais: 10 motivos para criar uma loja virtual
Tudo pronto para criar seu catálogo online?
Espero que, com essas dicas, você possa elaborar um belo catálogo online para sua loja e amplificar o alcance dos seus produtos.
E, caso você ainda não venda na internet e está procurando por uma plataforma completa e segura, o que acha de criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop ? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙