O que é um catálogo online e como ele funciona?

Por: Kawan Lopes
O que é um catálogo online e como ele funciona?

Aqui você encontra:

Você sabe o que é um catálogo online?

Provavelmente você já acessou o site de alguma marca e se deparou com uma página exclusiva de produtos, certo? Pois saiba que isso é o que chamamos de catálogo online.

No e-commerce, ele tem se tornado cada vez mais importante e, neste artigo, iremos aprender como funciona este método de exibição de produtos e serviços no ambiente virtual. Vamos lá? 😊

O que é catálogo online?

O catálogo online é, basicamente, a adaptação de um catálogo convencional para o ambiente virtual. Disponível para desktop e dispositivos móveis, ele tem o papel de exibir seus produtos ou serviços de forma prática e acessível.

Diferente dos catálogos impressos que costumamos receber em casa ou encontrar em lojas físicas, a versão virtual foi pensada para facilitar a visualização dos produtos. Com o material disponível online, seus clientes podem acessá-lo de qualquer lugar, basta estarem conectados à internet.

Este modelo pode ser utilizado para ilustrar os seus produtos com as informações necessárias para a decisão de compra, como: tamanho, cor, preço etc. Mas, muitas vezes, pode ser uma estratégia para divulgar um novo item, o lançamento de uma coleção, um novo serviço etc.

Exemplos de catálogo online

Dentre os formatos mais utilizados, está a adaptação do catálogo tradicional para a versão online. Na animação abaixo, podemos ver como o Boticário fez essa adequação sem mudar a estrutura do material:

Imagem mostrando o catálogo online da marca o Boticário.

Percebeu que, mesmo que esteja em uma plataforma diferente, o formato e as informações são as mesmas? Essa é uma estratégia que ajuda na divulgação da marca e dos produtos no ambiente virtual, mantendo a identidade da empresa.

Outro método bastante comum é a criação de landing pages. Este formato consiste em páginas exclusivas para a exibição de produtos, serviços, ações da empresa etc.

Normalmente, os catálogos são criados com o intuito de oferecer uma experiência visual mais aprofundada do produto, como podemos ver no exemplo abaixo:

Imagem mostrando a Landing Page da marca Apple para o lançamento do Iphone SE2

Nesta página criada pela Apple para apresentar o lançamento do Iphone SE2, percebemos que a marca se comprometeu em oferecer uma visualização mais imersiva, mostrando em detalhes o aparelho.

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9 dicas para criar um catálogo online

Criar um catálogo online envolve um certo trabalho e exige bastante atenção. Portanto, para te ajudar a começar o seu projeto, separei algumas dicas de ouro.

Abra seu bloco de notas e venha comigo! 📝

1. Tire boas fotos de seus produtos

Essa dica é primordial para criar um catálogo, seja ele virtual ou impresso. Para garantir que o cliente tenha a melhor visualização possível dos produtos, é preciso utilizar as melhores imagens.

Para garantir uma boa experiência visual, utilize fotos com boa qualidade e resolução que sejam fiéis às dimensões e cores do item. Aposte também em diferentes ângulos, assim, o consumidor consegue ter uma visão mais ampla do produto.

Abaixo você encontra um guia com informações completas sobre como fotografar produtos, confira:

2. Capriche na descrição dos itens

Para evitar que o cliente tenha dúvidas, é importante fornecer todas as informações que ele precisa para a decisão de compra. Portanto, capriche na descrição dos produtos.

Dados como: tamanho, material, recomendações de uso, medidas exatas etc são de extrema importância e evitam que o cliente precise procurar os canais de atendimento da sua loja, diminuindo sua taxa de contato.

3. Ofereça um layout responsivo

Para garantir que a navegação pelo seu catálogo seja positiva tanto via desktop, quanto em dispositivos móveis, você precisa garantir que ele possua um layout responsivo.

Este modelo de layout é automaticamente adaptado de acordo com o dispositivo pelo qual o material está sendo acessado. Por exemplo, ao visualizar o catálogo através de um celular ou de um notebook, a qualidade das imagens, textos e demais elementos gráficos deve ser igual em ambos aparelhos.

Páginas que apresentam erros básicos, como imagens quebradas e componentes desalinhados, podem gerar desconforto e insegurança nos visitantes. Portanto, investir no layout responsivo deve ser uma prioridade.

Logo abaixo você encontra um artigo com mais informações sobre este assunto:

4. Crie categorias separadamente

Se o objetivo do seu catálogo é mostrar seus produtos, separá-los em categorias é uma ótima dica para facilitar a localização dos itens. Desta forma, fica mais simples para que seus clientes encontrem o que estão buscando.

Se você possui um e-commerce, o ideal é criar menus de acordo com as categorias de produtos. Mas, caso pretenda criar um arquivo em PDF ou uma página exclusiva para exibir os itens, organizá-los em um sumário também torna a visualização mais prática.

5. Use a identidade da sua marca

Para construir um catálogo bonito e atrativo, use os elementos que já estão presentes na identidade da sua loja. Isso inclui cores, fontes, elementos gráficos, logotipo etc.

Se você ainda não deu aquele toque pessoal na sua marca, essa é uma oportunidade para fazer isso. Abaixo, você pode conferir um artigo completo com dicas para criar uma identidade para a sua empresa:

Essa dica pode trazer grandes benefícios para você. Incluir links que direcionam o cliente para sua loja virtual ou para a página de compra pode impactar positivamente em sua taxa de conversão.

Com esta prática, você diminui o número de cliques de que o cliente precisa para concluir uma compra. 😉

7. Ofereça uma experiência de navegação positiva

Navegar por um catálogo online, seja ele em PDF ou hospedado em um site, precisa ser prático e agradável. Por isso, é importante garantir alguns elementos que irão facilitar a navegação dos usuários.

Para isso, quando for criar o projeto do seu catálogo online, certifique-se de que ele possua os seguintes itens:

  • Sistema de pesquisa: assim, o visitante pode localizar os itens que mais lhe interessam com facilidade;
  • Índice interativo: permite que o usuário clique no tópico que deseja, levando-o até a página que ele procura;
  • Zoom e opção full screen: pontos importantíssimos para oferecer uma visualização mais aprofundada das imagens do catálogo;
  • Links internos e externos: assim, caso o cliente decida comprar o produto, você pode direcioná-lo para sua loja, seu e-mail, WhatsApp etc.

8. Otimize seu catálogo para os mecanismos de busca

O Google indexa vários tipos de conteúdo: blogs, sites, imagens, PDF, etc. Portanto, para garantir que seu material esteja bem posicionado nos resultados de busca, é importante investir em SEO.

Para fazer isso, procure entender o que o seu público-alvo procura no Google e como faz essa pesquisa. Assim, é possível definir palavras-chave e trabalhar no seu catálogo com base nelas.

Fazendo isso, o seu catálogo terá mais chance de aparecer nos primeiros resultados do Google e, assim, gerar mais visibilidade para sua marca.

No artigo abaixo, você encontra mais informações e dicas sobre como utilizar o SEO a seu favor. Confira:

9. Procure por ferramentas adequadas

Criar um catálogo, seja ele em PDF ou em uma landing page, exige certo trabalho. Caso você não seja expert em web design, é possível contar com a ajuda de um profissional ou procurar por ferramentas práticas e didáticas.

No mercado, existe uma série de plataformas que podem te ajudar a criar um catálogo bonito, profissional e com a cara da sua marca. Separei aqui algumas dicas:

4 vantagens em criar um catálogo online

Agora que entendemos o conceito do catálogo online, é importante compreender quais são suas vantagens, não é mesmo? Então vamos lá!

1. Amplia a visibilidade dos seus produtos

Com seu catálogo disponível na internet, o alcance dos seus produtos será maior. Isso porque a distribuição e o compartilhamento do material se tornam mais práticos. Desta forma, seus itens poderão ser visualizados por um número bem maior de pessoas.

Além disso, conforme vimos anteriormente, é possível aprimorar o seu catálogo com técnicas de SEO, assim, seus produtos poderão ser localizados a partir de pesquisas orgânicas feitas nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

2. Facilita a divulgação da marca

Levar os seus produtos para o ambiente virtual também irá contribuir para o aumento da popularidade da sua marca. Com boas estratégias de divulgação em redes sociais, por exemplo, cada vez mais sua loja ganhará notoriedade. Isso irá, consequentemente, aumentar seu ticket médio e sua receita.

3. Elimina gastos com impressão

Quando falamos em corte de gastos, os olhos chegam a brilhar, não é? Saiba que, ao optar pelo catálogo online, você elimina as despesas com a impressão do material físico.

Como a versão digital é hospedada em um ambiente completamente virtual, seu investimento será voltado somente para a criação e hospedagem do material. Com isso, já dá para riscar alguns valores da sua lista de custos.

4. Contribui com o meio ambiente

Economizar já é bom, agora, imagina poder cortar gastos e ainda contribuir com o meio ambiente. Melhor ainda, certo?

Uma vez que você troca o catálogo impresso pelo virtual, você não só elimina os custos com a impressão, como também contribui com o meio ambiente, ajudando na preservação de árvores, diminuição de poluentes e na economia de água.

Para criar um catálogo online é preciso ter um e-commerce?

Caso você não pretenda ingressar no mercado digital agora, o catálogo online pode te ajudar a levar seus produtos para o ambiente virtual, sejam eles vendidos em lojas físicas, em casa, sob encomenda etc.

Portanto, você não precisa ter um e-commerce para criar o seu catálogo online. É possível utilizar este recurso a fim de divulgar o seu trabalho de forma mais ampla, prática, econômica e ecológica.

Contudo, para negócios do e-commerce, o catálogo online pode ser uma grande estratégia para alavancar a divulgação da marca. Com o material disponível em uma loja virtual, o cliente além de visualizar os produtos, pode também comprá-los no mesmo site.

Um dos principais benefícios de uma loja virtual é centralizar as informações em um só ambiente, diminuindo o número de cliques e aumentando as chances de conversão. Isso, sem dúvidas, pode ser mais vantajoso para o seu negócio.

Confira no artigo abaixo, 10 pontos positivos em criar o seu próprio e-commerce:


Saiba mais...

Entendido?

Espero que, com essas dicas, você possa elaborar um belo catálogo online para sua loja e amplificar o alcance dos seus produtos.

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