Instagram Shopping: o que é e como ativar as Compras no Instagram?

Mulher usando o Instagram Shopping
Pontos principais do artigo:
  • Instagram Shopping (ou Compras no Instagram) é um recurso que permite marcar produtos nos posts e fazer vendas na rede social;
  • Para ativar, é preciso ter uma conta comercial, uma página da sua marca no Facebook e criar uma conta no Gerenciador de Anúncios;
  • Se você quer vender na internet, pode criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e importar os produtos em massa para o Instagram Shopping.

Criado em 2010, o Instagram segue inovando a cada ano e se tornando uma das plataformas mais queridas dos lojistas. E, uma das mais recentes (e importantes) novidades para quem quer vender pela rede social é a funcionalidade Instagram Shopping, que também é conhecida como Compras no Instagram.

Isso porque a ferramenta tem como principal objetivo facilitar as compras pelo Instagram, que hoje conta com 2 bilhões de usuários ativos e mais de 25 milhões de contas empresariais. Com esses números, parece ser um bom público para divulgar o seu negócio, não é mesmo?

Então, se você quer sabe como colocar a sua loja no Instagram, continue a leitura! Neste artigo, vamos aprender como criar uma loja no Instagram Shopping/Compras no Instagram e aumentar as vendas pelo aplicativo. Vamos lá?

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O que é Instagram Shopping ou Compras no Instagram?

Instagram Shopping, também conhecido como Compras no Instagram, é uma funcionalidade de compras da rede social que permite a inclusão de etiquetas com os nomes e preços de produtos em publicações, tanto no feed quanto nos Stories.

Com o recurso, é possível marcar até cinco produtos por foto ou 20 em carrossel. Além disso, também é exibido automaticamente, dentro do seu próprio perfil, uma espécie de catálogo no Instagram com todos os itens catalogados na sua conta, assim como na imagem abaixo:

Captura de tela do Instagram Shopping da marca Triton Eyewear

A partir de nove publicações com etiquetas, o perfil ganha um botão “Ver loja” (acima de “Mensagem” e “Contato”), exclusiva para esse tipo de post.

As mercadorias são exibidas como os posts do feed, mas, toda vez que o usuário clicar em uma dessas imagens, um botão direcionando-o para o e-commerce aparecerá.

Dessa forma, as compras no Instagram se tornam muito mais fáceis. Isso porque essa é mais uma possibilidade de inserção de link nessa rede social, além da bio e dos Stories.

📹 Veja também: Instagram Shopping: por que você deve usar essa ferramenta?

Quais são os requisitos para abrir uma loja no Instagram?

Para ativar o Instagram Shopping, é preciso seguir alguns requisitos:

Com essas duas ferramentas habilitadas, você poderá incluir produtos na sua loja do Instagram por meio do Marktplace do Facebook, já que ambos pertencem ao Grupo Meta, do empresário Mark Zuckerberg.

💡 Saiba mais: Como criar uma loja virtual?

📹 Veja também: Instagram Shopping e Nuvemshop: como unir os canais e vender muito?

Como funciona o Instagram Shopping?

Se você decidiu vender pelo Instagram, é importante saber que existem diferentes formas de visualizações de produtos, além do modo como os seguidores podem comprar as mercadorias.

Descubra, a seguir, como funciona a loja do Instagram e veja qual é o melhor formato para o seu negócio:

Vendas no feed do Instagram

As fotos das mercadorias são postadas normalmente, com a possibilidade de adicionar etiquetas de produtos nas publicações. Para esse formato, siga as instruções a seguir:

  1. Toque em “Adicionar foto”;
  2. Adicione uma legenda;
  3. Toque em “Marcar produtos”;
  4. Toque na foto;
  5. Pesquise o produto;
  6. Selecione o produto;
  7. Toque em “Concluir”;
  8. Toque em “Compartilhar”.

Ao clicar nas tags com nome e preço do item, o seguidor é direcionado para um ambiente dentro da própria rede social, com mais informações e fotos do produto.

💡 Saiba mais: Como marcar produtos no Instagram? Veja o passo a passo

Se você tem um site de vendas, nessa página, também pode ser adicionado um botão de destaque. Quando o cliente clica nesse botão, é encaminhado para o seu e-commerce, para que, então, possa concluir a compra. Caso você não venda pela internet, te explicaremos mais adiante como abrir sua loja do Instagram nessa situação.

Captura de tela mostrando joias sendo vendidas no Feed do Instagram Shopping

💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram? 13 dicas

Vendas nos Stories

Assim como imagens postadas no feed do Instagram, quem tem a loja da rede social habilitada, pode marcar etiquetas de produtos nos Stories. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

  1. Toque em “Adicionar foto”;
  2. Toque na etiqueta “Marcar produtos”;
  3. Toque na foto;
  4. Pesquise o produto;
  5. Selecione o produto;
  6. Toque em “Concluir”;
  7. Toque em “Compartilhar”.

Ao clicar sobre eles, o cliente é direcionado para a página do produto, da mesma forma que acontece com o uso do feed.

👉 Confira: Como marcar os produtos da Nuvemshop no Instagram Shopping?

Vendas por filtros de realidade aumentada

Também é possível aproveitar a função de compras no Instagram por meio de realidade aumentada. Esse recurso é exclusivo para os Stories e permite que os usuários usem filtros para testar determinado produto.

Caso você tenha uma loja de óculos, por exemplo, as pessoas podem aplicar os filtros com os modelos disponíveis para venda. Essa é uma espécie de provador virtual, que possibilita testar diversos produtos, como chapéu, itens de decoração para ambientes, calçados e até maquiagem, conforme o exemplo:

Captura de tela mostrando ferramenta de realidade aumentada ajudando clientes a experimentar maquiagem no Instagram Shopping

O filtro é uma forma lúdica de simular o uso dos produtos e convencer o usuário a finalizar a compra. Para isso, o recurso precisa ter a tag que leva à página do produto. Dessa forma, a taxa de conversão tende a aumentar, já que as pessoas poderão interagir virtualmente com o item antes de adquiri-lo.

Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode utilizar o aplicativo AppAR para adicionar a tecnologia de realidade aumentada aos seus produtos. Com ele, seus clientes conseguem visualizar produtos virtuais em seu próprio espaço, como em casa ou no escritório.

Venda sem ter um site

Caso você não tenha uma loja virtual para fazer a integração ao Instagram Shopping, é preciso estar ciente que o Instagram não possui ferramentas nativas de pagamento.

Ou seja, para fechar vendas pelo aplicativo será necessário que você esteja disponível no direct para enviar ao consumidor o seu Pix ou um link de pagamento.

No entanto, além de não transmitir muita segurança e profissionalismo para o seu cliente, essa prática pode demandar mais tempo e limitar a sua capacidade de venda, já que o consumidor só poderá fechar a compra quando você estiver disponível para realizar a transação.

Por isso, para automatizar o processo e conseguir fechar vendas mesmo quando você não estiver online no aplicativo, é importante ter um site para direcionar o cliente ao carrinho de compras, onde ele terá acesso às opções de meios de pagamento e de envio para finalizar a compra. O ideal, portanto, é que esse site seja uma loja virtual.

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Por que criar uma loja no Instagram?

Já sabemos que o Instagram é uma mídia essencial para empreendedores que desejam expor sua marca e interagir com potenciais clientes, certo?

Contudo, com esta nova função de criar uma loja no Instagram, as chances de vender pela internet se tornaram ainda maiores. Isso porque ter seus produtos no Instagram Shopping permite, por exemplo, que influenciadores digitais, que trabalhem em parceria com sua loja, marquem os produtos que estiverem divulgando em seus posts.

Com o novo recurso, segundo depoimentos no próprio site do Instagram, muitas marcas conseguiram aumentar o tráfego em 44% e a receita em mais de 8%. Incrível, não? Esse é um ótimo motivo para ativar sua loja no Instagram!

💡 Saiba mais: O que é e como fazer tráfego pago no Instagram?

🎥 Veja também: Instagram Shopping: por que você deve usar essa ferramenta

Como criar uma loja no Instagram?

Para ativar o Instagram Shopping ou Compras no Instagram, o processo não é tão simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Então, vamos ao passo a passo de como criar uma loja no Instagram:

1. Vincule sua página e conta de anúncios ao Gerenciador de Negócios

Após garantir o cumprimento dos pré-requisitos para criar a loja no Instagram, é necessário criar uma conta no  Gerenciador de Negócios do Instagram e Facebook. Isso acontece porque o Facebook é dono do Instagram e seus sistemas estão integrados.

Depois de criada sua conta, você deve vincular sua página no Facebook e sua conta de anúncios ao Gerenciador de Negócios. Caso não tenha nenhuma das duas ainda, será possível criá-las na hora.

💡 Saiba mais: Como conectar o Instagram no Facebook: passo a passo

2. Suba os produtos em massa no Facebook

Agora que sua conta no Gerenciador de Negócios já está atualizada, a próxima etapa de como criar loja no Instagram Shopping é subir seu catálogo de produtos no Facebook. E pode manter a calma, já que não é necessário carregar os artigos um por um.

Realizar esta etapa em massa, em geral, vai exigir que você tenha o catálogo do seu e-commerce em um arquivo .xml. Todavia, esse passo vai variar de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar em seu site.

Se sua loja for Nuvemshop

  • Vá ao seu painel de administração e clique em “Canais de venda > Facebook Shop”;
  • Clique no botão “Gerar catálogo” para criar um arquivo automaticamente com todas as informações dos produtos;
  • Pronto! Você já tem o link do catálogo em .xml para inserir no Gerenciador de Negócios do Instagram.
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3. Cadastre o catálogo para liberar as Compras no Instagram

Após a criação do catálogo de produtos do Facebook, você deve ativar as “Compras no Instagram” dentro do seu Gerenciador de Anúncios para conseguir criar a loja no Instagram assertivamente.

Para tanto, no Gerenciador de Anúncios do Facebook:

  • Clique nos pontinhos que aparecem do lado superior esquerdo e selecione a última opção, denominada “Gerenciador de Comércio”;
  • Em “Catálogos”, clique em “Adicionar Catálogo”, selecione a opção de “Comércio Eletrônico” e avance a tela;
  • Em seguida, clique em “Carregar informações de produto” e confirme em “Criar”. Na sequência, clique em “Ver catálogo”;
  • A tela seguinte vai sugerir a opção “Adicione itens em massa”. Clique em “Adicionar itens”, selecione a opção “Usar o carregamento em massa” (caso não deseje subir item por item), avance e selecione “Feed programado”;
  • Avance novamente e, no campo vazio, insira a URL de catálogo de produtos que você copiou do sistema da sua loja virtual — conforme ensina o tutorial indicado no tópico anterior;
  • Ao clicar em “Avançar”, selecione a frequência com que você deseja que o catálogo seja atualizado. Recomendamos que você configure para atualizar diariamente;
  • Clique em “Avançar” novamente e escolha um nome que ajudará você a encontrar este catálogo mais tarde;
  • Não se esqueça também de mudar a moeda para “BRL – Real Brasileiro”;
  • Selecione “Enviar” e pronto. Catálogo cadastrado!

Depois de feito todo esse processo, ainda pode levar um tempo para que o Facebook processe essas configurações e você possa criar uma loja no Instagram. Se você já anuncia nessas redes sociais, provavelmente, o Instagram Shopping será ativado para sua conta mais rapidamente.

Se sua loja for Nuvemshop

Caso você tenha uma loja na Nuvemshop, selecione a opção de subir manualmente os produtos, para depois inserir o link mais tarde. Então, siga o passo a passo abaixo:

1. Vá até “Catálogo > Fonte de dados”;

2. Clique em “Data feed” para criar o catálogo da sua página e depois em “Avançar”;

Página do Gerenciador de Comércio da Meta.

3. Clique em “Sim” para criar um novo feed de dados;

Página do Gerenciador de Comércio da Meta.

4. Escolha a opção “Usar uma URL” e cole o link do catálogo que você gerou na Nuvemshop. Então, clique em “Avançar”;

Página do Gerenciador de Comércio da Meta.

5. Na aba “Definir programação”, selecione a opção “A cada hora”. Certifique-se que o botão “Adicione atualizações automáticas” esteja ativado e clique em “Avançar”;

6. Escolha um nome para sua fonte de dados, como “Meus produtos Nuvemshop”, selecione a moeda padrão Real Brasileiro e clique em “Carregar” para finalizar.

📘 Confira o e-book: Tendências do Instagram para e-commerce [+ estatísticas]

Dicas para vender mais no Instagram Shopping

Além de saber como criar uma loja no Instagram Shopping, é importante se ater a alguns cuidados que podem fazer a diferença ao divulgar seus produtos na sua conta comercial. A seguir, destacamos os oito principais:

1. Atente-se às descrições dos produtos

O primeiro ponto é garantir que os títulos e as descrições dos produtos em sua loja virtual não contenham termos relacionados a conteúdo adulto ou pornográfico. Isso se deve ao fato de que seu catálogo, quando exportado (conforme ensinamos anteriormente), vem com esses textos sobre as mercadorias.

As políticas do Instagram são pouco permissivas em relação a esses assuntos. Se você tem um produto chamado “calcinha sexy”, por exemplo, é possível que, ao ser exportado para o Instagram Shopping, ele seja reprovado ou apareça em seu gerenciador com o status “Em análise”.

Portanto, vale a pena avaliar como está o uso de termos dessa natureza em seu e-commerce.

💡 Saiba mais: Como fazer uma boa descrição de produtos no e-commerce?

2. Humanize sua marca

Antes de colocar a sua loja no Instagram, também é essencial conhecer as características do seu público-alvo, como: idade, gênero, aspirações, hobbies, hábitos de consumo etc. Ao delimitar esses aspectos, será muito mais simples desenvolver um plano de marketing para a rede social.

Se você vai vender tênis para mulheres de 20 a 30 anos, por exemplo, é provável que elas se interessem por dicas de como compor looks com esse tipo de sapato. Assim, você poderá aproveitar a deixa e publicar conteúdos relacionados a isso. E o melhor: com os seus próprios produtos marcados no Instagram Shopping.

Além disso, lembre-se de humanizar o seu perfil postando fotos com pessoas reais. Ou seja, com modelos que retratem o seu público-alvo para que, dessa maneira, gere rápida identificação entre ele e a sua marca.

📘 Confira o e-book: Cronograma de postagens para o Instagram

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3. Cuide da estética das publicações

Não se esqueça da identidade visual do seu perfil no Instagram. Afinal, esta rede social tem como principal foco as imagens e os vídeos, por isso, a estética é muito importante para fazer um bom marketing no Instagram.

Utilize as cores e os enquadramentos de fotos que você já usa na sua loja virtual. Desse modo, quando o usuário for redirecionado do Instagram Shopping para o seu site, não haverá nenhum tipo de choque ou estranhamento durante a mudança do ambiente, o que deixará o consumidor mais seguro para concluir a compra.

💡 Saiba mais: O que é paleta de cores e como criar a da sua marca? [+ lista de sites gratuitos]

4. Marque o máximo de produtos nas imagens

Com uma loja no Instagram, é possível marcar até cinco produtos em cada post. Sendo assim, utilizar esse recurso facilita na hora do seu público navegar e conhecer um pouco mais do seu negócio.

Se você tem uma marca de artigos esportivos, por exemplo, pode postar um conteúdo sobre a prática de exercícios físicos e marcar várias peças em uma única imagem. Mas lembre-se de indicar apenas os que realmente aparecem na foto, ok?

💡 Saiba mais: 11 dicas para aproveitar o Instagram para e-commerce

5. Explore o recurso de Stories

O Instagram Stories é uma excelente ferramenta para mostrar ao seu público um novo produto que chegou na sua loja ou comunicar promoções especiais.

Uma prática para aumentar a venda com o recurso, que costuma trazer muitos resultados, é o unboxing. Esse tipo de conteúdo se resume a desembalar produtos em um vídeo ao vivo, de modo que o seu cliente possa ter essa experiência de forma virtual.

No YouTube, o Unbox Therapy, um canal de tecnologia, serve como modelo do poder desse tipo de vídeo.

💡 Saiba mais: O que é unboxing experience e como adotar a estratégia em seu e-commerce?

Além disso, é possível criar uma lista de Melhores Amigos (ou Close Friends), e fazer uma comunicação exclusiva a partir do Stories do Instagram com os seus clientes mais fiéis.

Por fim, lembre-se de que, ao utilizar o Stories, você também pode marcar os produtos da sua loja do Instagram quando fizer postagens.

🎥 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?

6. Faça lives

Além de utilizar o Instagram Stories para dar visibilidade aos lançamentos dos seus produtos na sua loja no Instagram, você pode aproveitar o recurso para fazer lives de sucesso na rede social.

A função também chamada de streaming (transmissão ao vivo) ou live shop, pode ser utilizada para entrevistar um influencer do seu nicho para uma promoção relâmpago ou para expor melhor os seus produtos, por exemplo, oferecendo a oportunidade dos consumidores comprarem aquele item enquanto a live acontece.

💡 Saiba mais: O que é live commerce e como usar a estratégia para vender?

7. Utilize hashtags

Outra dica importante é utilizar hashtags em suas publicações. Essa estratégia é fundamental para que o seu cliente encontre sua loja no Instagram.

Para isso, você precisa usar termos certos para cada publicação de produtos, que ajude os consumidores a encontrarem exatamente aquilo que atendem às suas necessidades. Por exemplo, se você estiver promovendo uma camisa azul, utilize a hashtag #camisazul em conjunto com um termo mais abrangente, como #modamasculina.

Tenha em mente que o Instagram permite até 30 hashtags por publicação, mas esse número pode poluir sua legenda. Portanto, procure usar 5 ou 6 hashtags em cada post.

💡 Saiba mais: Quais principais hashtags para usar no Instagram?

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8. Aposte no Mapa do Instagram

Essa dica é bastante útil para quem tem uma loja virtual integrada com a loja física. O Instagram permite que os usuários vejam os Stories de outros perfis e acessem os locais marcados. Então, é aberto um mapa que mostra não apenas o lugar marcado, mas outras opções interessantes nas redondezas.

O recurso é bem-vindo para quem tem comércio físico, já que facilita a localização do negócio e desperta o interesse daqueles que ainda não visitaram o estabelecimento.

Captura de tela mostrando como usar o Mapa do Instagram

📹 Veja também:  Como criar coleção no Instagram?

9. Utilize o Teclado Nuvem

Por fim, se você já tem uma loja virtal Nuvemshop, uma dica que pode ajudar a otimizar o tempo e facilitar as vendas no Direct do Instagram é usar o Teclado Nuvem.

Com ele, é possível adicionar o link dos produtos da sua loja virtual ao teclado do seu smartphone. Assim, se um consumidor pede informações sobre determinado produto, por exemplo, você pode pesquisar o item diretamente no seu teclado e enviar o link sem precisar sair da conversa.

Além de garantir um retorno mais rápido para o cliente, o Teclado Nuvem agiliza o processo de atendimento, garantindo que você invista menos tempo em tarefas manuais e mais tempo pensando em estratégias para aumentar as suas vendas.

💡 Saiba mais: Teclado Nuvem da Nuvemshop: o que é e como configurar?

Pronto para ativar sua loja no Instagram?

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você tirar suas dúvidas sobre como ativar o Instagram Shopping, ou Compras no Instagram, em sua conta e colocar a sua lojinha no ar.

E se você ainda não tem uma loja virtual, mas deseja começar a vender pela internet, aproveite e crie sua loja grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Instagram Shopping ou Compras no Instagram

Instagram Shopping é uma ferramenta que possibilita a inserção de links e preços dos produtos publicados no Instagram — seja em fotos do feed ou nos Stories. Com ele habilitado, o seu perfil ganha uma aba exclusiva com todos os itens já catalogados.

Para ativar o Instagram Shopping, você precisa: ter um perfil comercial no Instagram, ter e vincular uma página do Facebook e uma conta de anúncios, ter uma loja virtual para linkar aos produtos, vender produtos (e não serviços) e seguir as políticas do Instagram.

Para criar uma loja no Instagram, é necessário: conferir os pré-requisitos, vincular sua página e conta de anúncios ao Gerenciador do Facebook, fazer o upload dos produtos no Facebook (com um arquivo .xml) e cadastrar o catálogo para liberar as “Compras no Instagram”.

Ao gerar o arquivo .xml, por meio do Pixel do Facebook, as informações dos seus produtos já serão carregadas no catálogo do Instagram Shopping, inclusive os preços — o que torna o processo mais simples e rápido. No entanto, caso queira, a rede social também te permite cadastrar dados manualmente, como nomes, descrições e preços.

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