7 KPIs que todo e-commerce deve acompanhar [2024]

Por: Marcela Couto

Mesa de trabalho superorganizada, representa o que são kpis

Um acompanhamento rigoroso e detalhado das principais métricas de vendas de uma loja virtual é o princípio básico para qualquer marca alcançar o sucesso. Crescer de forma sustentável requer a definição de objetivos a médio e longo prazos e o monitoramento de cada um deles. Para facilitar esse trabalho, existem os KPIs de e-commerce.

Mas você sabe o que é KPI e qual a relevância de recada um deles? Se não ou se ainda surgem dúvidas sobre o assunto, fique tranquilo! Neste artigo, vamos listar os principais.

Então, siga a leitura e anote todos os pontos! 📝

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que são KPIs de e-commerce?

KPIs é uma sigla para Key Performance Indicators que, quando traduzida para o português, significa Indicadores-chave de performance. Logo, com base em determinadas métricas, indicam o desempenho de diversas esferas de um negócio, como vendas, finanças, atendimento ao cliente e marketing.

Tais parâmetros são essenciais para o desenvolvimento de uma marca, já que a partir deles é possível avaliar o cenário da empresa com mais clareza, considerando o que já está funcionando e trazendo bons resultados, e o que ainda pode ser aprimorado. Em outras palavras, os KPIs são o ponto de partida para a criação de estratégias eficazes.

Agora que você sabe o que é KPI, precisa entender como eles funcionam no universo do e-commerce. Essas métricas trazem importantes respostas sobre a saúde e o desempenho de uma loja virtual. Por isso, no próximo tópico, selecionamos os principais KPIs de e-commerce e suas respectivas aplicações.

Como definir os KPIs do seu e-commerce?

Para estabelecer os KPIs de um e-commerce, é necessário considerar a fase na qual o negócio se encontra e quais métricas são relevantes para acompanhar as metas pré-estipuladas.

Por exemplo: se a sua empresa ainda está no período inicial, em busca de crescimento, foque em KPIs relacionados aos leads (como taxa de rejeição). Agora, se o seu negócio está um pouco mais consolidado, prefira dados que se associem à retenção (como carrinhos abandonados).

Aproveite também para realizar benchmarking e compreender quais são os processos priorizados pelos concorrentes – essa iniciativa com certeza será importante na decisão de qual caminho seguir.

Por fim, vale ter em mente que os KPIs de um negócio devem ser:

  • Mensuráveis: que resultem em números, valores ou taxas;
  • Verificáveis: que já tenham um histórico de dados para a apuração;
  • Periódicos: que possam ser acompanhados semanal, mensal, trimestral e/ou anualmente.

Se você ainda não tem uma loja virtual para mensurar KPIs, crie a sua de graça agora mesmo:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Os 7 KPIs mais importantes para e-commerce

Antes de conferir os KPIs de um negócio online, é fundamental destacar uma ferramenta que poderá ser utilizada em praticamente todas as mensurações: o Google Analytics.

Trata-se de uma plataforma gratuita que disponibiliza inúmeras estatísticas sobre as páginas do seu e-commerce e te ajuda a entender o comportamento dos visitantes.

Com isso esclarecido, acompanhe a seguir os sete KPIs mais importantes de um e-commerce.

1. Taxa de conversão (CVR)

Conversão é sinônimo de venda (e lucro) – o objetivo final de todo negócio. É o foco na conquista do cliente, que deve passar por todas as etapas do processo de compra. Logo, o KPI de taxa de conversão afere a proporção das vendas e, consequentemente, a saúde do seu e-commerce.

Como medir

O cálculo da taxa de conversão demanda o número de visitas e a quantidade de vendas da sua loja virtual referentes a um mesmo período de tempo (semanal, mensal, trimestral ou anual).

Para conseguir o total de visitas, basta acessar Comportamento > Conteúdo do site > Páginas de destino na sua conta do Google Analytics. E para o número de vendas, encontre-o no próprio gerenciador do seu e-commerce.

Com os dados em mãos, divida o total de vendas pelo número de visitas e multiplique o resultado por 100:

Total de vendas / quantidade de visitas * 100 = taxa de conversão (%)

Simples, não?

Se você deseja saber como aumentar a taxa de conversão, aprenda mais no nosso conteúdo completo sobre este KPI:

💡 Saiba mais: Como criar um funil de conversão do Google Analytics?

2. Taxa de rejeição

Taxa de rejeição, ou bounce rate, é o percentual de visitantes que acessam o seu site, mas saem dele sem clicar em nada. Se este KPI apresenta um resultado alto, significa que os componentes da sua loja virtual estão dispostos de uma maneira pouco atrativa e engajadora.

Como medir

Nenhum cálculo é preciso: apenas entre na sua conta do Google Analytics e siga para as seções Público > Visão geral. Pronto, você encontrará o resultado da taxa de rejeição, entre outros detalhes sobre as visitas do seu e-commerce. No varejo, segundo uma pesquisa do Quick Sprout, o ideal é que a taxa de rejeição não ultrapasse 40%.

Entretanto, caso esse KPI não seja suficiente e você queira descobrir quais seções da sua loja virtual são pouco acessadas ou até mesmo ignoradas, busque por ferramentas como Crazy Egg e Mouseflow (ambas pagas), que apresentam mapas de calor do seu site. Assim, será mais fácil identificar quais banners e categorias não estão surtindo o efeito desejado.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

3. Carrinhos abandonados

Como o próprio nome indica, este é o KPI que mostra o percentual de carrinhos abandonados no seu e-commerce.

A partir desta métrica, é possível examinar com assertividade o que faz os usuários abandonarem a compra na hora do checkout. Os motivos mais comuns são: frete alto, poucas formas de pagamento, formulários de cadastro longos e insegurança por parte do consumidor.

Vale destacar que os carrinhos abandonados impactam diretamente o KPI de conversão.

4. Ticket médio

Ticket médio é o valor mediano das compras realizadas no seu e-commerce. Em outras palavras, através dele é possível saber quanto você fatura por consumidor. Aqui na Nuvemshop, as lojas virtuais alcançaram a quantia de R$ 259 em 2018.

Dependendo dos objetivos do seu negócio, este KPI pode servir como ponto de partida para insights de marketing.

Como medir

Para calcular o ticket médio, é preciso ter o valor total de vendas da sua loja virtual e a quantidade de conversões – lembrando que ambos os dados devem ser referentes a um mesmo período.

Você pode ter acesso a essas informações tanto no gerenciador do seu e-commerce, quanto em Conversões > E-commerce > Performance de vendas no Google Analytics.

Com os números em mãos, a conta do KPI é bem fácil – divida o valor total de vendas pela quantidade de conversões:

Valor total de vendas / quantidade de vendas = ticket médio (R$ )

Se o resultado for abaixo do esperado, é um forte indicativo para revisar suas técnicas de vendas. Abordagens simples, como Cross-selling e Upselling, podem ajudá-lo na tarefa de aumentar o KPI de ticket médio.

5. Custo de aquisição de cliente (CAC)

Conforme a denominação aponta, CAC nada mais é que o KPI que afere o montante médio investido na obtenção de um novo cliente (e seu mantimento) por um determinado período de tempo. Através dele, é possível compreender se as estratégias de vendas têm surtido o efeito almejado.

Como medir

Para mensurar o CAC, é simples: basta somar o capital aplicado na área de marketing e dividir o valor pelo total de consumidores obtidos – seja semanal, mensal, trimestral ou anualmente.

Total dos custos de marketing e vendas / número de clientes adquiridos = CAC (R$ )

Vale ressaltar alguns exemplos de investimentos relacionados a este KPI:

  • Compra de anúncios (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads etc);
  • Eventos e outras ações de Relações Públicas;
  • Mensalidade de ferramentas (como as de e-mail marketing, por exemplo);
  • Telefonia e viagens como foco em obtenção de consumidores.

6. Valor do ciclo de vida (LTV)

Também conhecido como Life Time Value, LTV é um indicador de quanto o seu cliente compra durante todo o período em que ele se relaciona com a sua marca.

Muitos confundem este KPI com o anterior, entretanto, para um negócio se tornar saudável, eles devem ser inversamente proporcionais: baixo gasto na aquisição (CAC) e alto lucro no ciclo de vida do consumidor (LVT).

Como medir

O LTV é um KPI fácil de calcular. É essencial saber o ticket médio e o período de permanência do cliente:

Ticket médio * tempo de retenção do consumidor = LTV (R$ )

Por exemplo: imaginemos o caso de plataformas de streaming, como a Netflix. A assinatura mensal é de R$ 32,90 e, geralmente, o cliente permanece por 24 meses:

R$ 32,90 * 24 = R$ 789,60

Agora ficou entendível, não? Sigamos, então, para o último KPI!

7. Retorno sobre investimento (ROI)

ROI é uma dos KPIs mais importantes de um negócio. Como o seu próprio título sugere, indica qual é o retorno (resultados e lucros obtidos) sobre o investimento feito (mensalidade da plataforma da loja virtual, campanhas pagas de marketing, fornecedores etc).

Como medir

Você pode mensurar este KPI a partir de diferentes focos: considerando os gastos de absolutamente todas as áreas do seu e-commerce ou focando em apenas uma esfera, como no marketing, por exemplo.

Independentemente da sua escolha, o cálculo é o mesmo – subtraia a receita (total do valor arrecadado) dos custos. Depois divida o resultado pelos custos e multiplique por 100.

Receita – custos / custos * 100 = ROI (%)

Se ainda não ficou claro, acompanhe o exemplo: suponhamos que a loja virtual ABC investiu R$ 5.000 em campanhas de marketing no mês de abril. E, no mesmo período, as vendas oriundas desses anúncios resultaram no total de R$ 15.000.

R$ 15.000 – R$ 5000 / R$ 5000 * 100 = 200%

Assim, 200% de ROI significa que a cada R$ 1 investido, a marca ABC recebeu R$ 2 em retorno.

O objetivo final deste KPI é ter um resultado positivo e cada vez maior. Entretanto, se algo não ocorrer conforme esperado, leve em consideração aspectos externos que podem influenciar a sua estratégia, como ofertas da concorrência e sazonalidade.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer um relatório de vendas?

Como medir KPIs em uma loja virtual?

Se você tem uma loja virtual, precisa utilizar ferramentas de análise de dados para mensurar e acompanhar os KPIs que acabamos de conhecer. Em uma boa plataforma de e-commerce, você pode acompanhar métricas de vendas no próprio painel administrativo.

Na Nuvemshop, por exemplo, você tem um painel completo para acompanhar todos os pedidos da sua loja virtual, fazer a gestão de vendas e calcular seu faturamento. Mas, muito além disso, tem uma Loja de Aplicativos com diversas opções de apps de análise de dados para monitorar seus KPIs.

Uma das opções é o Prax Analytics, um aplicativo que oferece controle total sobre dados de vendas, marketing, financeiro e comportamento dos clientes. Com ele, você pode acompanhar o ROI da sua loja, monitorar métricas como LTV, CAC e recompra, e ainda mensurar sua lucratividade em qualquer período desejado.

Outro app interessante é o Insight, da SVM Consultorias e Sistemas, que traz uma plataforma completa e intuitiva que permite a visualização dos dados da sua loja de maneira simples e eficiente.  Com ele, você consegue visualizar o faturamento, cadastro de novos clientes, ticket médio, produtos mais vendidos, horários em que os clientes mais compram e muito mais.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Entendeu o que é KPI e como usar?

Comece o quanto antes a medir os KPIs do seu e-commerce. Vale frisar novamente que cada empresa tem a sua especificidade e que as métricas que se aplicam a algumas podem não fazer diferença para outras. Para quem está começando, é recomendável estabelecer de dois a três objetivos e um tempo palpável para o cumprimento deles, afinal, acompanhar muitos KPIs em uma tacada só é algo que demandará muito tempo e trabalho.

Não se esqueça de utilizar o Google Analytics para facilitar essa tarefa. E, caso você não se adapte à interface dessa ferramenta, não se preocupe. Hoje há muitas plataformas que cumprem os mesmos objetivos, como o Mixpanel e o Kissmetrics — contudo, na maioria das vezes, elas são pagas, ok?

E, se você deseja ser dono do seu próprio negócio e usufruir de todos os benefícios de um e-commerce, crie uma loja grátis na Nuvemshop! É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre KPIs do e-commerce

KPIs é uma sigla para Key Performance Indicators que, quando traduzida para o português, significa Indicadores-chave de performance. Quando adaptados ao universo do e-commerce, eles podem nos trazer importantes respostas sobre a saúde e o desempenho de uma loja virtual.

Para definir KPIs, você deve se certificar de que eles sejam mensuráveis, verificáveis e periódicos. O importante é criar parâmetros que possam ser acompanhados de perto conforme evoluem.

Os KPIs mais importantes para o e-commerce são: Taxa de conversão (CVR), Taxa de rejeição, Carrinhos abandonados, Ticket médio, Custo de aquisição de cliente (CAC), Valor do ciclo de vida (LTV) e Retorno sobre investimento (ROI).

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies