Como vender pela internet? 10 dicas para começar e ter sucesso

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Pontos principais do artigo:
  • Para começar a vender pela internet é preciso definir o seu nicho de atuação, escolher o melhor canal de venda, definir meios de pagamento e entrega e fazer uma boa divulgação;
  • A vantagem das vendas online é que você pode ter horários mais flexíveis, além de exigir um baixo investimento inicial e permitir que você alcance um grande número de pessoas;
  • Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e começar a vender pela internet de forma rápida, sem precisar de conhecimentos técnicos para colocar o seu negócio no ar.

Aprender como vender pela internet se tornou uma necessidade para negócios que buscam expansão. A indústria brasileira de comércio eletrônico se fortalece ano após ano e essa tendência também é observada na América Latina e no mundo.

Expor sua marca online não apenas proporciona maior reconhecimento entre seus potenciais clientes, mas também:

  • Seu negócio fica aberto 24 horas — isso significa que você pode vender produtos online todos os dias do ano;
  • Você pode segmentar seu público-alvo em diferentes cidades e estados, já que não há limites geográficos que impeçam suas vendas;
  • Comparado a um local físico ou showroom, os custos fixos de vender pela internet são menores, uma vez que a atividade não exige espaço para expor as mercadorias.

Então, se você deseja entender o que são vendas online e como vender mais pela internet continue lendo este conteúdo exclusivo. Vamos lá?

Se você ainda não tem uma loja online para ganhar dinheiro pela internet, que tal criar a sua grátis na Nuvemshop e integrá-la com diferentes meios de pagamento e envio? Comece agora mesmo:

O que são vendas online?

Vendas online são operações comerciais feitas pela internet, isto é, produtos e serviços vendidos e distribuídos sem nenhum contato físico entre o vendedor e o cliente final.

Nesse tipo de modalidade, o consumidor acessa a loja virtual de uma empresa por meio de um navegador ou por um aplicativo. Feito isso, ele escolhe o produto que deseja comprar, faz o pagamento online e recebe a mercadoria em casa.

10 dicas de como vender pela internet

Se você se interessou pelas vendas online e não sabe por onde começar, não precisa se preocupar. Preparamos 10 dicas com os passos iniciais para que saiba como vender pela internet. Confira como vender online a seguir:

1. Defina o que vender pela internet

Antes de saber como vender online, você precisa definir o que vender na internet.

Aqui, é importante ser específico. Portanto, em vez de decidir apenas que vai vender roupas online, por exemplo, planeje qual será o estilo das peças e o nicho de mercado do seu negócio. Quanto mais específico, melhor.

Isso porque, para garantir que você encontrará espaço em um mercado de vendas online com tantas opções, é necessário saber que problema ou necessidade do público suas mercadorias vão resolver. Desse modo, fica mais simples escolher com assertividade.

Além disso, uma boa ideia é escolher segmentos pelos quais você tenha interesse. Dessa maneira, vai ser mais fácil saber onde encontrar fornecedores e identificar as melhores opções para sua marca.

💡 Saiba mais: Guia completa de venda online para iniciantes 

2. Escolha seu público

Além de descobrir o que vender pela internet, é fundamental definir quem será o público-alvo do seu e-commerce na fase inicial do planejamento. Assim, você será capaz de criar uma estratégia muito mais efetiva ao fazer as escolhas ao longo do processo que melhor atendam às necessidades dos seus potenciais consumidores.

Por exemplo, se você já decidiu que seu público será de mulheres entre 50 e 65 anos de idade, será que faz sentido vender pelo Instagram e utilizá-lo como um canal de atendimento?

Com essa informação em mãos, você será capaz de fazer uma pesquisa para entender quais são as melhores opções para seu negócio — em relação a canais de vendas, meios de pagamento, estratégias de anúncios e muito mais.

💡 Saiba mais: Como definir o público-alvo?

3. Determine seus canais de vendas

O próximo passo é escolher seus canais de vendas — ou seja, por onde você vai vender seus artigos na internet. O universo do e-commerce permite que as vendas sejam feitas por lojas virtuais, marketplaces e, até mesmo, pelas redes sociais.

Você pode escolher quantos quiser e combiná-los entre si, mas lembre-se de identificar quais são os mais relevantes para seu público e também para a sua operação. Mais adiante, ainda neste guia de como vender mais pela internet, você conhece os prós e contras de cada um.

Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, por exemplo, você tem a possibilidade de integrá-la facilmente com diversos canais de venda, potencializando o alcance dos seus produtos. A plataforma permite conectar o seu negócio a marketplaces, como Mercado Livre e Amazon, redes sociais, como Instagram e Facebook, além de ferramentas como WhatsApp para vendas diretas.

Essa integração centralizada facilita a gestão do estoque, dos pedidos e das interações com os clientes em diferentes canais, tudo em um único lugar. Isso não apenas amplia sua presença online, mas também aumenta as chances de conversão ao oferecer aos clientes várias opções para adquirir seus produtos. Comece agora mesmo:

4. Escolha o nome da sua marca

Agora que você já tem um esboço de como será seu negócio, já pode escolher o nome da sua loja. Tenha em mente que ele precisa ser marcante e de fácil pronúncia/grafia.

Para começar, faça uma lista com nomes relacionados ao nicho que você escolheu, mas também a referências da sua própria vida (como nomes de pets ou assuntos do seu interesse).

A partir dessas ideias, você pode selecionar os que mais te agradam e conferir se eles estão disponíveis para registro. Para tanto, acesse os sites do Registro.br e do Internic e faça essa checagem. Ela será importante para criar um site com o nome da sua loja no endereço (domínio).

Em seguida, verifique se o nome escolhido está disponível para registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Desse modo, você evita problemas legais logo no início.

Se você precisa de uma auxílio para escolher o nome da sua marca, use esta ferramenta gratuita:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes

5. Analise a concorrência

Outro passo fundamental para começar a vender na internet é identificar quem são os seus concorrentes e o que eles estão fazendo. O que vendem pela internet? Quais são seus canais de vendas? Que preços eles oferecem? Eles se posicionam por meio da qualidade premium ou de boas ofertas? Conhecer todos esses aspectos por meio de uma análise da concorrência será importante para cumprir com os requisitos do guia de como vender online.

6. Precifique seus produtos para começar as suas vendas online

Quando você decide o que vai vender pela internet, certamente tem por objetivo ganhar dinheiro. Para tanto, definir corretamente os preços dos produtos é fundamental.

Muitos empreendedores acabam se guiando apenas pelo o que os concorrentes estão fazendo e esquecem-se de considerar os custos de suas próprias operações. Portanto, avalie todos os gastos que você tem e a margem de lucro que gostaria de ter ao fazer a precificação de produtos.

Precisa de uma ferramenta para ajustar os preços dos seus produtos? Basta adaptar a planilha de precificação de produtos com as informações do seu negócio e veja sua operação ganhar agilidade. Use grátis:

📈Baixe planilha grátis: Precificação de produtos

7. Escolha os meios de pagamento

Os meios de pagamentos online são fundamentais para qualquer tipo de vendas pela internet. Afinal, é por meio deles que o dinheiro vai entrar.

Por esse motivo, é fundamental escolher aqueles que ofereçam as melhores opções para seu público, mas também para você. Então, analise as formas de pagamento preferidas dos seus clientes e as taxas oferecidas por cada opção. Ainda neste artigo, você vai conhecer as principais do mercado de vendas online.

8. Organize a parte logística

Quando pensamos na estratégia para começar com as vendas online, parte essencial do negócio é fazer com que os produtos cheguem ao consumidor sem avarias, o mais rápido possível e pelo menor custo. Por esse motivo, a parte logística do seu negócio precisa estar em ordem.

Nesta etapa, você deve levar em consideração:

  • A organização do seu estoque para agilizar a separação dos pedidos;
  • Quais meios de envio trarão o melhor custo-benefício para você e seus clientes — ainda neste conteúdo você conhecerá algumas opções;
  • Uma política de troca e devolução, além de um processo de logística reversa para quando algum consumidor precisar retornar uma compra.

Ao já ter tudo isso planejado, você garante mais eficiência e, portanto, maior satisfação por parte da clientela.

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, também pode usar os aplicativos Aftersale e Troquecommerce para automatizar seu processo de troca e devolução de forma simples e prática. Com essas soluções, não é preciso acionar o SAC da empresa ou se preocupar com envios: tudo acontece de forma automática, inclusive a geração da logística reversa, rastreamento de pedidos e estorno do valor pago pelo cliente.

⚙️ Baixe os aplicativos:

9. Determine os canais de divulgação dos produtos

Até aqui, a sua estratégia para vender pela internet está sendo estruturada de forma organizada. Todavia, para que as pessoas comecem a comprar, é necessário divulgar sua marca e seus produtos.

A internet oferece inúmeras opções para que você desenvolva a sua estratégia de marketing digital e é importante escolher aquelas em que o seu público está. Mas uma coisa é certa: para atrair visitantes, você precisará trabalhar com estratégias orgânicas (seja no seu site ou nas redes sociais) e de anúncios pagos.

O campo do marketing digital é bastante amplo, então deixamos aqui um guia completo para que você possa dar os primeiros passos:

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital

10. Dedique-se ao atendimento ao cliente

Por fim, o último aspecto imprescindível sobre como vender online é o atendimento ao cliente. Isso porque, como o consumidor não pode ver os produtos pessoalmente, nem conversar ao vivo com um vendedor, sua empresa precisa estar preparada para auxiliá-lo em caso de necessidade.

Então, não espere um cliente ter uma dúvida ou problema para definir como será o seu suporte. Já defina horários e canais de atendimento desde o primeiro dia do seu negócio.

Além disso, é importante ter canais de atendimento unificados. Se você já vende pelo WhatsApp e conta com uma equipe de atendimento ou vendas, por exemplo, pode ter uma caixa de entrada única para todos os seus vendedores.

Este passo a passo é apenas um guia inicial de como vender na internet. Porém, para que você possa criar uma estratégia arrasadora para seu e-commerce, separamos um material gratuito para você se aprofundar:

📘 Confira o e-book: Passo a passo de como vender pela internet: guia completo grátis

Quais são as vantagens das vendas online?

Se vender online parece um tanto desafiador para você — e até mesmo arriscado —, vamos te convencer do contrário! Há muitas outras vantagens de investir nesse formato comercial. A seguir, separamos alguns dos privilégios de se tornar um empreendedor digital.

Autonomia

Vender pela internet te abre um leque enorme de possibilidades, acredite. São inúmeros nichos e diferentes produtos que você pode oferecer. Desde os mais convencionais (e que nunca saem de moda), como sapatos e acessórios, até os mais diferenciados, como produtos para pets e maquiagens orgânicas.

Sendo assim, você terá autonomia para planejar uma marca ideal para o seu público-alvo, mas que também tenha relação com suas habilidades e interesses. Outro ponto incrível de trabalhar pela internet é a liberdade de se vestir confortavelmente, sem a necessidade de seguir qualquer dress code — seu negócio, suas regras!

Horários flexíveis ao fazer vendas online

Quer voltar a estudar, trabalhar no seu negócio em casa, ter a possibilidade de levar o seu filho ao médico no meio da tarde ou sair um pouco mais cedo para curtir a sexta-feira com os amigos? Isso tudo é possível se você decidir vender pela internet!

Mas sejamos coerentes também: ao vender online, você provavelmente vai trabalhar o mesmo tanto que em um negócio físico. A grande diferença é que será possível administrar sua marca a partir dos melhores horários para a sua rotina.

💡 Saiba mais: Como montar um escritório em casa?

 Projetos pessoais

Conforme citado anteriormente, você pode desenvolver seus planos pessoais a partir de uma flexibilidade maior de horários — seja para estudar, passar mais tempo com a família ou ter férias mais longas. Trabalhar pela internet te permite cuidar do seu negócio de qualquer lugar que tenha conexão.

Entretanto, aqui vale ressaltar que tudo isso é viável apenas com uma boa dose de organização e planejamento. Quer tirar um recesso maior? Para isso, por exemplo, é necessário programar a sua loja virtual (em relação ao tempo de envio dos produtos) e contar com uma ajuda extra na sua ausência para cuidar do atendimento ao cliente.

Benefícios do MEI ao vender pela internet

Se você está pensando que vender pela internet não te permite ter acesso a benefícios trabalhistas, engano seu! Abrindo um MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, e pagando sua guia de impostos unificada — que gira em torno de R$ 70 mensais —, você tem acesso a direitos da Previdência Social, como auxílio-doença, licença-maternidade e aposentadoria.

Maior número de potenciais clientes

Uma das premissas do mundo digital é encurtar distâncias, e isso acontece também quando o assunto são as vendas online. Nesse contexto, as barreiras geográficas não são mais um empecilho para adquirir um produto ou serviço.

Você pode vender para outras cidades, outros estados e até mesmo outros países. Consequentemente, o número de prospects (potenciais consumidores) e clientes que o seu negócio pode alcançar também é bem maior.

💡 Saiba mais: Como atrair clientes para a sua loja virtual

Custo mais baixo

Outra vantagem, quando falamos de ter uma loja virtual, é o baixo investimento, uma vez que, nas vendas online, espaço físico e uma grande equipe de vendedores não se fazem necessários. Dependendo do tamanho do seu negócio, uma pessoa para gerenciar as vendas online, separar e enviar os pedidos já é suficiente.

Com isso, todo esse custo pode ser revertido para outras ações, como melhoria dos produtos ou campanhas de marketing.

Carrinhos de compra mais cheios

Aqui, existem alguns fatores que podem contribuir para que o cliente compre mais na sua loja online do que presencialmente. O primeiro deles — e, talvez, mais relevante — é a existência de frete. Dessa maneira, as pessoas tendem a comprar mais produtos de uma vez só, para “compensar” o valor que estão pagando na entrega.

Mas, mesmo em casos em que a loja oferece frete grátis, essa tendência se mantém. Isso porque é comum que o cliente navegue por toda a loja, encontre tudo o que está precisando no momento e realize uma única compra. Isso garante a ele uma economia de tempo e dinheiro.

Por fim, um terceiro elemento que pode influenciar um carrinho de compras mais cheio é, justamente, o valor dos produtos. Por terem um investimento mais baixo com infraestrutura, os lojistas da internet tendem a cobrar um preço mais barato em comparação às lojas físicas.

Disponibilidade 24/7 para o cliente

Nas vendas online, não existe “horário comercial” e a sua loja não fecha em um determinado momento do dia. Com isso, seu cliente tem a possibilidade de comprar quando quiser: bem cedinho antes de começar a trabalhar, de noite enquanto tem um tempo livre ou durante a madrugada.

Essa flexibilidade é muito positiva para os dois lados da moeda. Seu cliente não se limita ao horário em que a loja está aberta, e você tem chances de vender ainda mais.

Já quer aproveitar todas as vantagens de vender pela internet por uma loja virtual? Crie seu e-commerce gratuito na Nuvemshop e comece a vender pela internet ainda hoje. Para isso, é só se cadastrar abaixo:

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Como começar a vender online?

Nesta seção, vamos nos concentrar em um desses intermediários para vender pela internet — a loja virtual — e te contar por que essa é a melhor opção para o sucesso do seu negócio. Confira, a seguir, como começar a vender online:

1. Escolha uma plataforma de e-commerce

Ter sua própria loja virtual, ao fazer vendas online, significa ter um canal profissional que te permite:

  • Criar uma identidade de marca sólida, com um espaço único e exclusivo para você na web (domínio próprio);
  • Apresentar-se com mais profissionalismo diante dos seus potenciais clientes;
  • Decidir qual conteúdo aparece na loja e como ela se estrutura, fortalecendo assim a imagem da sua marca e destacando os produtos mais estratégicos para o seu negócio;
  • Oferecer diversas alternativas aos seus consumidores, como escolher um produto, pagá-lo da maneira que ele preferir e definir como recebê-lo – tudo em um mesmo lugar!

Existem diferentes maneiras de vender pela internet, algumas são mais tradicionais do que outras. Aqui compartilhamos três opções que podem te ajudar:

Plataforma SaaS (Software as a Service) para vendas online

Uma plataforma SaaS, como a Nuvemshop, possibilita iniciar sua loja virtual em poucos passos e ainda cuida de toda a parte técnica por você (operação da plataforma, hospedagem etc), sendo sua responsabilidade apenas o gerenciamento do negócio (carregamento das mercadorias, criação de descrições dos produtos etc.).

Assim como você pode ter um perfil do Instagram ou uma conta de e-mail em questão de minutos, o mesmo acontece nesse tipo de plataforma — a criação é super rápida.

Além da agilidade, as grandes vantagens desta solução para vender pela internet são:

  • Mensalidade acessível pelo uso da plataforma (geralmente diferentes tipos de planos são oferecidos de acordo com o tamanho do negócio);
  • Base robusta, que não requer investimento prévio ou espera para o seu desenvolvimento, e utilizada por muitos outros empreendedores;
  • Uso fácil, já que seu objetivo é oferecer uma solução simples, mas profissional, para pessoas que não têm conhecimento técnico;
  • Integrações com outras ferramentas, o que amplia a funcionalidade disponível na loja.

Por outro lado, esse recurso tem alguns aspectos a ter em conta. Por exemplo: ao vender online por uma plataforma SaaS, existem funções que não podem ser modificadas e, se você quiser alterar alguma, será necessário contratar um programador.

💡 Saiba mais: Manual definitivo para escolher a sua plataforma de ecommerce

Plataforma de código aberto (Open Source) para vender pela internet

As plataformas de código aberto permitem que você baixe, no seu computador, todo o código da loja online e faça o upload para o servidor de hospedagem que você deseja.

Dessa forma, você terá um espaço virtual sem custos de adesão ou transação (você só terá que pagar o custo de hospedagem) para vender pela internet.

Para avançar com esta solução, é necessário ter conhecimento técnico ou contratar os serviços de uma agência independente ou de um profissional que possa te ajudar na implementação — o que pode tornar o projeto caro.

Desenvolvimento personalizado para vender pela internet

Desenvolvimento personalizado é uma solução muito comum para vendas online. Consiste em contratar um designer, desenvolvedor ou uma agência para construir sua loja virtual.

Tenha em mente que, neste caso, o processo de produção da loja online é longo (dura de 2 a 6 meses) e geralmente é uma solução cara. Em geral, são necessárias muitas reuniões apenas para elaborar o projeto, fora o tempo de execução.

Por que escolher a Nuvemshop para vender na internet 🚀

A Nuvemshop é uma plataforma de comércio eletrônico voltada para marcas que buscam criar um canal profissional de vendas online. Ela se ajusta a todos os estágios de um negócio (início, crescimento e expansão) e tem diferentes planos de pagamento de acordo com cada necessidade.

Tem uma interface simples e uma ampla variedade de layouts adaptáveis e responsivos. Oferece também integrações com os meios de pagamento e de envio mais utilizados no mercado de vendas online para, assim, operar com eficiência.

Suas principais características são:

  • Estrutura robusta que possibilita a criação da sua loja virtual a partir do zero e sem a necessidade de conhecimentos técnicos para vender pela internet;
  • Aplicativo mobile;
  • Atualizações constantes em sua plataforma com o objetivo de oferecer produtos e serviços cada vez melhores;
  • 99,9% de uptime (tempo com a plataforma no ar);
  • Excelente atendimento ao cliente que, além de fornecer suporte técnico, compartilha ideias e dicas para que as empresas possam aumentar as conversões.

💡 Saiba mais: Aplicativos Nuvemshop: 10 apps para facilitar sua rotina de gestão

Para começar a usar a Nuvemshop, é só se registrar. A partir daí, você poderá escolher o design da sua loja, colocar seus produtos à venda e até mesmo integrar sua empresa gratuitamente à loja do Facebook e ao Instagram Shopping.

Aproveite comece a vender pela internet de forma gratuita imediatamente:

2. Aprenda como cobrar pelas suas vendas

É possível cobrar ao vender pela internet com:

  • Gateways;
  • Meios de pagamento personalizados.

Os gateways de pagamento são plataformas que permitem uma transação monetária entre duas partes pela internet.

Para operar com eles, você só precisa de um e-mail de registro e uma conta bancária onde possa sacar o dinheiro. O dinheiro é creditado na conta virtual do referido gateway e, em seguida, você poderá solicitar uma transferência para sua conta corrente ou poupança.

Atualmente, a Nuvemshop tem integrações com:

Recomendamos que você verifique a comissão de cada uma dessas alternativas para escolher aquela que melhor se adapta ao seu negócio.

Além disso, você pode oferecer meios de pagamento personalizados, como: transferência bancária, Pix, depósito ou dinheiro (quando o checkout é feito na loja física, no showroom ou em uma pop-up store, por exemplo).

💡 Saiba mais: TED demora quanto tempo para cair?

3. Descubra como enviar seus produtos ao vender pela internet

Como meios de entrega, você pode escolher entre dois métodos de logística: Correios ou transportadora.

Na Nuvemshop, oferecemos integração com os Correios. Isso significa que, nos resultados de consulta da sua loja virtual, você obtém as mesmas informações — em relação aos preços e prazos — disponíveis no site da companhia.

Vale lembrar que os Correios têm algumas limitações: eles transportam produtos de até 30 quilos e embalagens com dimensões de no máximo 200 centímetros.

Portanto, se você precisar de mais flexibilidade para suas remessas ao vender pela internet, recomendamos que você configure um método de entrega personalizado. Assim, seus clientes terão mais opções de logística.

4. Personalize seu site para vendas online

Agora que já entendemos mais sobre o mercado de vendas online, já temos nossa plataforma de e-commerce escolhida e os meios de pagamento e de envio definidos, é chegada a hora de deixar sua loja virtual com a cara da sua marca. Para isso, você deve desenvolver a identidade visual dela, criando seu próprio layout e logotipo.

Ao vender pela internet, você também pode aproveitar a página principal do seu site para comunicar promoções ou notícias. Uma maneira muito eficaz de fazer isso é com banners interativos.

Para criá-los, você pode utilizar ferramentas online gratuitas. Por meio delas, você consegue facilmente produzir artes para chamar a atenção do seu público para novas coleções e ofertas.

Por exemplo: se você deseja vender pela internet calçados femininos, suas categorias podem ser sandálias, botas, sapatilhas etc.

Dessa forma, você ajudará seus visitantes a encontrarem o que procuram e, certamente, os converterá mais rápido!

5. Carregue seus produtos na loja virtual

O próximo passo fundamental para vendas onlines é o de cadastrar seus produtos para que eles sejam exibidos aos visitantes do site.

Nesta etapa do guia de como vender online, você deverá incluir boas fotos das mercadorias. Elas precisam transmitir a essência dos itens com fidelidade, afinal os clientes só poderão ver os produtos por essas imagens antes da compra. Então, certifique-se de que as cores e dimensões estão condizentes com a realidade.

Além disso, é interessante incluir fotos em still — aquelas que mostram apenas a mercadoria com um fundo branco — e também com os itens sendo usados, para dar uma ideia das dimensões.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce

Neste passo, você também vai precisar escrever as descrições dos produtos. Juntamente com as imagens, elas servirão para apresentar a mercadoria aos potenciais compradores. Portanto, apresente o máximo de informações que conseguir: fale sobre os materiais dos produtos, as texturas e as possibilidades de uso.

Aqui, é fundamental escrever um texto original (ao invés de apenas copiar as especificações do fabricante), que contenha entre 100 e 300 palavras para cada item. Isso vai colaborar com o SEO da sua loja virtual — assunto que comentamos anteriormente.

Para o caso de uma loja virtual de roupas, lembre-se de incluir uma tabela de medidas. Dessa forma, os clientes podem selecionar os tamanhos corretos, o que diminui a incidência de trocas.

O processo de cadastro de todos os produtos pode levar algum tempo e demandar trabalho. Todavia, ele não deve ser negligenciado, já que é um passo fundamental para tornar seu e-commerce confiável aos olhos do consumidor e também para atrair visitantes de forma orgânica.

6. Faça uma compra-teste

Agora que sua loja virtual está preparada, é hora de testar e identificar se não há nenhum ajuste a ser feito antes de começar a divulgá-la.

Para isso, realize uma compra-teste em seu e-commerce e certifique-se de que o processo todo pode ser feito sem nenhuma intercorrência. Além disso, é indicado pedir a parentes e amigos que naveguem pelo site e simulem uma compra. Assim, eles podem indicar eventuais melhorias e evitar que futuros clientes desistam de comprar em sua loja virtual.

Quais são os passos para ter um negócio online de sucesso?

Neste capítulo, compartilhamos duas dicas extras para que você saiba como vender mais online e, assim, alcançar o sucesso no seu negócio.

Além das estratégias de atração, conversão e retenção de clientes que mencionamos anteriormente, há outros fatores que podem te ajudar a aumentar as vendas, mas sua eficácia dependerá 100% do foco que você coloca em cada um deles. Vamos lá?

1. Dedique-se às datas importantes do comércio eletrônico brasileiro

Em diferentes épocas do ano, vemos todas as lojas físicas decoradas com um tema específico, seja para o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados ou outras ocasiões que servem para impulsionar as vendas.

Você consegue imaginar um shopping em pleno dezembro sem decorações e promoções de Natal? Seria um pouco estranho, não? Bem, o mesmo vale para o mundo online.

Datas comemorativas são uma ótima oportunidade para gerar vendas online, por isso, é essencial se preparar. O seu potencial cliente está à espera!

Assim, a primeira coisa que você precisa fazer é saber quais são essas datas que aumentarão suas vendas.

Além das clássicas mencionadas acima, existe mais uma data-chave na indústria do comércio eletrônico que vem ganhando espaço a cada ano: a Black Friday.

💡 Saiba mais: Como fazer uma campanha de vendas de sucesso?

2. Tenha um plano de marketing para vender pela internet

Ao longo deste guia sobre como vender produtos na internet, você encontrou diversas dicas sobre atrair, converter e reter clientes — e, muitas delas, por meio de estratégias de marketing.

Entretanto, para que não fiquem dúvidas sobre a importância de planejar todos os seus passos ao montar o seu negócio online, destacamos abaixo outros dois princípios essenciais para você sempre ter em mente.

Ambiente

Ao fazer vendas online, é primordial observar o ambiente em que o seu negócio está inserido, tanto na esfera micro, quanto na macro.

Além de se atentar aos seus concorrentes, acompanhe fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos do país. Todos eles poderão influenciar no sucesso da sua marca, como as questões de inflação e de oscilação de juros, por exemplo.

A partir desse estudo, você conseguirá identificar melhor as oportunidades e ameaças nas condições externas e as forças e fraquezas do ambiente interno ao vender pela internet.

Definição da marca

Para conquistar seu público-alvo (definido no início deste conteúdo), é necessário apresentar uma marca robusta e sólida. Para tal, é imprescindível que a estética da sua loja virtual, bem como o logotipo e as campanhas de marketing digital sejam uníssonas.

Ao vender online, as cores e os tons utilizados devem ser sempre os mesmos, para que, assim, seus clientes e potenciais consumidores identifiquem seus conteúdos rapidamente. Além disso, a voz e o tom precisam seguir um padrão único.

Por exemplo: se você vende produtos para adolescentes, é mais apropriado desenvolver textos, imagens e vídeos mais despojados e divertidos.

O que vender pela internet?

No mundo das vendas online, falamos o tempo todo em conceitos como nicho de atuação e encontrar a persona certa para o seu negócio. Pensando em te ajudar a ter ideias e a saber o que costuma funcionar bem, neste tópico, listamos os melhores tipos de produto para vender online! Veja a seguir o que vender pela internet:

1. Moda e vestuário

O segmento da moda é um dos carros-chefe quando falamos em e-commerce. Dentro da plataforma da Nuvemshop, por exemplo, 42% dos clientes são deste segmento — segundo informações do NuvemCommerce, relatório anual com dados do comércio online.

Roupas, sapatos, moda praia ou acessórios. Para crianças, idosos, homens ou mulheres. Sabemos que, na internet, a concorrência é grande. Mas as possibilidades e combinações, também. Por isso, o ideal é começar atuando de maneira bem focada em uma dessas categorias.

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2. Saúde, beleza e cosméticos

Com a crise sanitária causada pela pandemia do covid-19, esse foi um setor que cresceu em 2020, fechando o ano com alta de 5,8%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Mas, além dos itens de higiene necessários para as medidas de segurança da atual crise sanitária — como álcool gel e sabonete líquido —, o nicho dos produtos voltados para autocuidado e beleza também merece destaque para responder a pergunta sobre o que vender pela internet: o crescimento foi de 21,9% em comparação a 2019.

3. Alimentação

A venda de alimentos e o delivery de comidas prontas também é uma tendência interessante para quem quer trabalhar com vendas online. Além da preocupação com a saúde, a falta de tempo e a rotina do home office fazem com que as pessoas busquem por alternativas mais práticas.

Um exemplo disso são as “quitandas online”, que levam alimentos frescos, retirados direto da horta, até a casa dos consumidores. Nesse caso, a praticidade de não precisar ir ao mercado e a qualidade dos produtos são fatores que ganham o coração da clientela.

4. Artesanato

Já pensou em transformar um hobby ou trabalho artístico em negócio? E em vender artesanato pela internet? Pois isso está cada vez mais comum nas redes sociais e lojas online.

Os trabalhos manuais e personalizados — como bordados, pinturas, macramês, entre outras coisas — são uma fonte de renda para muitas pessoas. Por serem, muitas vezes, peças únicas e feitas sob encomenda, essa é uma ótima maneira de mirar em um nicho de atuação mais específico.

💡 Saiba mais: Como calcular o preço do meu artesanato?

5. Mercado pet

O Brasil tem o 2° maior mercado pet de todo o mundo, e isso pode trazer muitas oportunidades para o seu negócio online. Os animais de estimação são como filhos e, durante a pandemia, se tornaram as principais companhias para muitos donos.

No mercado de vendas online, as opções vão desde acessórios, roupas e caminhas, até comidas balanceadas e feitas especialmente para as características de cada cachorro.

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6. Papelaria

Principalmente com a adoção do home office por muitas empresas, os artigos de papelaria e escritório também passaram a ser mais procurados. A principal necessidade é montar um espaço confortável de trabalho, com recursos parecidos com os que eram disponibilizados pelas empresas.

Móveis, luminárias, planners e até post-its são itens cada vez mais valorizados para a rotina do trabalho em casa.

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7. Produtos digitais

Trabalhar com vendas online permite, ainda, que você ofereça produtos digitais aos seus clientes. Ou seja, e-books, cursos, webinars e outros tipos de experiências, que não necessariamente precisam ter a sua versão offline.

As pessoas estão buscando cada vez mais aprendizado. Use a sua expertise para encontrar o nicho de conteúdo que deseja produzir, crie os seus materiais e comece a vender!

📹Veja também: Como vender pela internet para ter liberdade financeira

8. Serviços

Sabia que você também pode vender serviços pela internet? Qualquer empresa prestadora de serviços pode utilizar uma loja virtual para promover suas soluções e alcançar mais clientes, como um negócio de manutenção, uma lavanderia ou um serviço de banho e tosa.

Outro ramo promissor na internet é a venda de sites online, já que muitas pessoas buscam profissionais como web designers e programadores. Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual de serviços ou mesmo participar do nosso Programa de Especialistas Nuvemshop como um freelancer parceiro. Saiba mais:

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Tudo certo sobre como fazer vendas online?

Ao longo deste artigo, vimos o que são vendas online e mostramos um passo a passo completo de como vender mais pela internet. Lembre-se de que a gestão financeira e controle de estoque são dois pontos críticos para ser bem-sucedido nas vendas online.

📹 Veja também: Vender online: por que ter uma loja virtual?

E, se você se animou com a ideia de vender online, te convidamos a criar sua loja grátis na plataforma da Nuvemshop. Temos certeza de que você terá ótimos resultados! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre vendas pela internet

A melhor forma de começar a vender pela internet é escolher uma plataforma de e-commerce que ofereça a opção de criar uma loja virtual gratuita. Em seguida, é importante que você tenha um plano de negócio, escolha um produto ou serviço com demanda no mercado e conheça seu público-alvo.

Algumas das categorias de produtos mais vendidos na internet são:

  • Moda e acessórios;
  • Beleza e cosméticos;
  • Alimentação e bebidas;
  • Artesanato;
  • Itens para pets;
  • Papelaria;
  • Produtos digitais;
  • Casa e decoração.

Os principais canais para começar a vender produtos online são lojas virtuais (a partir de plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop), marketplaces (como Mercado Livre e Shopee) e redes sociais.

Para vender na internet gratuitamente basta escolher uma plataforma de e-commerce que ofereça um plano inicial gratuito. Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja totalmente grátis por tempo ilimitado e vender seus produtos para todo o Brasil.

A melhor maneira de vender pela internet sem estoque é por meio do dropshipping. Nesse caso, o lojista faz toda a intermediação entre o cliente final e fornecedor da mercadoria, mas é o parceiro quem se torna responsável por armazenar e enviar o produto para o consuimidor.

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