O que é Facebook Shops e como usar a ferramenta?

Pontos principais do artigo:
- Facebook Shops é uma plataforma que permite que empresas criem lojas online personalizadas e integrem-nas às redes sociais, facilitando a venda de produtos diretamente no Facebook e Instagram;
- As vantagens do Facebook Shops incluem a facilidade de criação de lojas online, a integração com redes sociais, a possibilidade de alcançar um público amplo e a experiência de compra simplificada para os clientes;
- Para usar o Facebook Shops, acesse o Gerenciador de Comércio, crie sua loja, adicione os produtos, personalize o layout, vincule a loja às redes sociais e compartilhe os itens com seus seguidores.
Com o crescimento acelerado do e-commerce em todo o mundo, o surgimento de novas ferramentas tem sido recorrente. Nesse contexto, em 2020, o Facebook lançou a ferramenta Facebook Shops.
Esse é um um recurso da rede social que oferece aos usuários a possibilidade de criar lojas virtuais por meio de suas próprias contas — pessoais e comerciais.
De modo geral, a ideia da aplicação é facilitar todo o processo de criação de negócios online. Assim, os produtos poderão ser exibidos em vitrines virtuais personalizadas, e o melhor, completamente gratuitas.
Além disso, as lojas serão integradas com outros aplicativos do grupo, como o Instagram, o WhatsApp e o Messenger. Incrível, não é? 😉
Então, se você já se animou com a novidade, separe o bloco de notas e vem com a gente conhecer essa nova função do Facebook para vender pela internet. 📝
O que é o Facebook Shops?
Facebook Shops é uma ferramenta gratuita do próprio Facebook que permite às páginas criarem uma loja na rede social.
Segundo a própria empresa, abrir uma loja no Facebook Shops é muito simples. Depois que ela for criada, os seguidores da página podem fazer compras no próprio aplicativo.
Além de vincular as páginas no Instagram e no Facebook, as lojas também podem ser integradas ao Messenger de uma conta do Facebook Business ou a uma conta do WhatsApp Business. Sendo assim, um público ainda maior pode realizar as compras.
Como funciona o Facebook Shops?
Os produtos podem ser publicados em seções personalizadas com todas as informações importantes para o comprador, como tamanho, preço, cor etc.
Além disso, com a integração do WhatsApp e do Messenger, o fluxo de atendimento e rastreio das entregas também é automatizado entre os aplicativos, permitindo uma comunicação mais efetiva com os clientes.
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O processo de pagamento também pode ser integrado, o que oferece uma experiência de compra mais ágil e positiva.
Por que o Facebook Shops é uma ferramenta importante para o seu negócio?
O objetivo do Facebook Shops é facilitar o processo de migração dos negócios do offline para o online.
Devido à crise sanitária que atingiu o mundo todo no começo do ano de 2020, muitas empresas tiveram suas operações paralisadas ou prejudicadas de alguma forma. Assim, o e-commerce tornou-se a principal alternativa para manter o mercado funcionando.
O projeto estava em andamento há mais de um ano, e devido à pandemia, a empresa resolveu acelerar o seu lançamento. Os testes iniciaram nos EUA em maio e, até o final deste ano, espera-se que todo o país tenha acesso à funcionalidade.
O Facebook Shops oferece a oportunidade de levar qualquer marca, de qualquer porte ou orçamento, para o ambiente virtual. Dessa forma, a iniciativa irá conectar estes negócios a seus clientes em um fluxo superprático.
Além disso, as lojas criadas estarão integradas tanto no Facebook quanto no Instagram — com o nome Instagram Shops —, aumentando a visibilidade dos negócios no ambiente virtual.
Para saber mais sobre os números que embasaram o lançamento, confira o Relatório sobre a Situação das Pequenas Empresas, que considera a situação dos negócios norte americanos.
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Como usar o Facebook Shops?
Agora que você já sabe o que é o Facebook Shops e como essa ferramenta funciona, confira as dicas abaixo para saber utilizar o recurso:
1. Certifique-se de que atendeu todos os requisitos para usar a ferramenta
Embora a criação de uma loja no Facebook seja gratuita para todas as empresas, existem requisitos para você criar uma. Então, antes de tudo, para configurar o Facebook Shops para a sua marca, você deve ter uma página comercial no Facebook ou no Instagram.
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2. Adicione suas informações comerciais
Em primeiro lugar, você deve abrir o Gerenciador de Comércio e clicar em “Começar” para dar início a criação da sua loja no Facebook Shops. A partir daí, você terá que responder algumas perguntas, como “Escolha como deseja que os clientes façam compras” e outras informações relacionadas.
Por fim, nesta etapa você irá responder algumas perguntas sobre o seu negócio, como a categoria da empresa, localização e suas informações de contato. Além disso, você também poderá incluir uma descrição geral da empresa.
3. Crie seus produtos e adicione informações de envio
Agora, será solicitado que você adicione produtos um a um por meio de um formulário intuitivo e simples. Além disso, também é nessa etapa que você poderá adicionar ou atualizar descrições, imagens ou outras informações importantes dos produtos, como também informações de envio.
4. Não deixe de adicionar informações bancárias e fiscais
Agora, será solicitado que você forneça informações sobre a conta bancária para onde irão os valores das compras realizadas. Além disso, também terá que fornecer as informações fiscais da sua empresa e concordar com as políticas de e-commerce da plataforma antes de começar a vender.
5. Personalize e lance sua loja
Depois que todas as informações logísticas forem preenchidas, você pode dar o próximo passo e começar a projetar o visual da sua loja no Facebook Shops.
Por fim, quando você sentir que sua loja está pronta para funcionar, coloque-a no ar. Ao fazer isso, certifique-se de compartilhar no Facebook, Instagram ou outras redes sociais para garantir que você aumente suas vendas.
E, se você quer integrar sua loja virtual com o Facebook, saiba que é um processo muito simples. Basta você configurar o Pixel da sua rede social e começar a vender mais na internet.
Tudo certo sobre Facebook Shops?
Usar o Facebook Shops pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Isso inclui a expansão do seu mercado de atuação, mais seguidores para a sua página e o aumento das vendas. Esperamos que você tenha aprendido mais sobre o tema no nosso artigo.
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