Facebook Shops: conheça a nova ferramenta do Facebook

Aqui você encontra:
Com o crescimento acelerado do e-commerce em todo o mundo, o surgimento de novas ferramentas tem sido recorrente. E agora, foi a vez de Mark Zuckerberg nos surpreender com o lançamento do Facebook Shops.
Se você já se animou com a novidade, separe o bloco de notas e vem comigo conhecer essa nova função do Facebook para vender pela internet. 📝
O que é o Facebook Shops?
O Facebook Shops é o novo recurso do Facebook que oferece aos usuários a possibilidade de criar lojas virtuais através de suas próprias contas — pessoais e comerciais.
A ideia da aplicação é facilitar todo o processo de criação de negócios online. Os produtos poderão ser exibidos em vitrines virtuais personalizadas, e o melhor, completamente gratuitas.
Ademais, as lojas serão integradas com outros aplicativos do grupo, como o Instagram, o WhatsApp e o Messenger. Incrível, não é? 😉
Como funciona o Facebook Shops?
Por ora, o Facebook Shops está disponível somente nos Estados Unidos. O objetivo é liberar a ferramenta de forma gradativa, porém ainda não há previsão para o lançamento no Brasil.
Contudo, em um vídeo publicado pelo próprio Facebook, é possível ter uma ideia de como irão funcionar as lojas criadas na plataforma. Os produtos poderão ser publicados em seções personalizadas com todas as informações importantes para o comprador, como tamanho, preço, cor etc.
Com a integração do WhatsApp e do Messenger, o fluxo de atendimento e rastreio das entregas também será automatizado entre os aplicativos, permitindo uma comunicação mais efetiva com os clientes.
Além disso, o processo de pagamento será integrado, oferecendo uma experiência de compra mais ágil e positiva.
Veja abaixo o vídeo do Facebook com mais detalhes sobre a novidade:
O objetivo, segundo o CEO do Facebook, é facilitar o processo de migração dos negócios do offline para o online.
Devido à crise sanitária que atingiu o mundo todo no começo de 2020, muitas empresas tiveram suas operações paralisadas ou prejudicadas de alguma forma. Assim, o e-commerce tornou-se a principal alternativa para manter o mercado funcionando.
O projeto estava em andamento há mais de um ano, e devido à pandemia, a empresa resolveu acelerar o seu lançamento. Os testes iniciaram nos EUA em maio e, até o final deste ano, espera-se que todo o país tenha acesso à funcionalidade.
O Facebook Shops oferece a oportunidade de levar qualquer marca, de qualquer porte ou orçamento, para o ambiente virtual. Dessa forma, a iniciativa irá conectar estes negócios a seus clientes em um fluxo superprático.
Além disso, as lojas criadas estarão integradas tanto no Facebook quanto no Instagram — com o nome Instagram Shops — aumentando a visibilidade dos negócios no ambiente virtual.
Entendido?
E aí, o que achou da novidade? Embora o Facebook Shops ainda não esteja disponível por aqui, é legal estar por dentro das novidades do e-commerce. Assim, quando a função for liberada, você vai poder usá-la com mais facilidade.
Caso queira conhecer serviços que já funcionam no Brasil, recomendo que estique a leitura e acesse nosso conteúdo sobre o Instagram Shopping.
Ferramentas como o Facebook Shops podem ser grandes aliadas do seu e-commerce. Estratégias que envolvem redes sociais têm se mostrado cada vez mais efetivas, sendo assim, comece a pensar em canais de venda que complementem o seu negócio.
Para potencializar sua marca, no entanto, o ideal é trabalhar com a sua própria loja virtual. Com um e-commerce, você pode posicionar o seu negócio de forma mais assertiva no mercado. Aproveite e confira o nosso e-book com as principais dicas para criar uma loja online:
E se você ainda não vende pela internet, faça um teste grátis com a Nuvemshop por 30 dias. Estamos aqui esperando por você. 💙