O que é Facebook Shops e como criar uma loja no Facebook?

Imagem mostrando um Smartphone conectado ao Facebook.
Pontos principais do artigo:
  • Facebook Shops é uma ferramenta que permite criar uma loja integrada às redes sociais, facilitando a venda de produtos diretamente no Facebook e Instagram;
  • As vantagens do Facebook Shops incluem a integração com redes sociais, a possibilidade de alcançar um público amplo e a experiência de compra simplificada para os clientes;
  • Além disso, você também pode integrar o Facebook Shops à sua loja virtual gratuita na Nuvemshop para automatizar os processos de pagamento e envio.

Com o crescimento acelerado do e-commerce em todo o mundo, o surgimento de novas ferramentas para facilitar as vendas online é um cenário comum. E o Facebook, como uma das maiores redes sociais do mundo, acompanhou essa tendência com o Facebook Shops.

A ideia é que a ferramenta ofereça aos usuários a possibilidade de criar lojas virtuais na plataforma por meio de suas próprias contas — pessoais e comerciais. Assim, os produtos poderão ser exibidos em vitrines virtuais personalizadas, e o melhor, completamente gratuitas.

Além disso, ao criar uma loja no Facebook é possível também fazer a integração com outros aplicativos do grupo Meta, como o Instagram, o WhatsApp e o Messenger. Incrível, não é? 😉

Então, se você já se animou com a novidade, separe o bloco de notas e vem com a gente conhecer essa nova função do Facebook para vender pela internet. 📝

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é o Facebook Shops?

Facebook Shops é uma ferramenta gratuita do Facebook que permite às pessoas criarem uma loja na rede social para divulgar os seus produtos.

Além disso, ao vincular as páginas no Instagram e no Facebook, as lojas também podem ser integradas ao Messenger de uma conta do Facebook Business ou a uma conta do WhatsApp Business. Sendo assim, um público ainda maior pode realizar as compras.

No entanto, vale lembrar que, assim como acontece com o Instagram Shopping, o Facebook ainda não oferece meios de pagamento dentro do aplicativo. Por isso, as vendas devem ser realizadas de forma individual com o suporte do lojista via chat através do Pix ou link de pagamento, por exemplo.

Outra alternativa — mais viável para negócios com maior volume de vendas — é direcionar o usuário para um e-commerce próprio. Dessa forma, todo o processo de pagamento e envio podem ser automatizados, permitindo que o consumidor finalize a compra a qualquer momento, mesmo quando você não estiver online na plataforma.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e garantir isenção da tarifa por venda usando o Nuvem Pago e fretes até 50% mais baratos que os Correios com o Nuvem Envio — tudo isso com integração direta com o seu catálogo do Facebook Shops.

Além disso, ao usar o Nuvem Pago, a solução de pagamento própria da Nuvemshop, você pode compartilhar links de pagamento com seus clientes, sem cobrança de tarifa por venda, e ainda contar com um sistema antifraude integrado.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
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Como funciona o Facebook Shops?

Os produtos podem ser publicados em seções personalizadas com todas as informações importantes para o comprador, como tamanho, preço, cor etc.

Além disso, com a integração do WhatsApp e do Messenger, o fluxo de atendimento e rastreio das entregas também é automatizado entre os aplicativos, permitindo uma comunicação mais efetiva com os clientes.

O processo de pagamento também pode ser integrado, o que oferece uma experiência de compra mais ágil e positiva.

Mockup ilustrando o atendimento via WhatsApp e o pagamento no facebook Shops.

💡 Saiba mais: Passo a passo para criar uma call to action (CTA) no Facebook

Por que o Facebook Shops é uma ferramenta importante para o seu negócio?

O objetivo do Facebook Shops é facilitar o processo de migração dos negócios do offline para o online.

Devido à crise sanitária que atingiu o mundo todo no começo do ano de 2020, muitas empresas tiveram suas operações paralisadas ou prejudicadas de alguma forma. Assim, o e-commerce tornou-se a principal alternativa para manter o mercado funcionando.

Na época, o projeto estava em andamento há mais de um ano, e devido à pandemia, a plataforma resolveu acelerar o seu lançamento para facilitar as vendas no Facebook.

Assim, o Facebook Shops oferece a oportunidade de levar qualquer marca, de qualquer porte ou orçamento, para o ambiente virtual. Dessa forma, qualquer lojista poderá conectar seu negócio a seus clientes em um fluxo superprático.

Mockup ilustrando a loja virtual no Facebook Shops.

Além disso, as lojas criadas estarão integradas tanto no Facebook quanto no Instagram — com o nome Instagram Shopping —, aumentando a visibilidade dos negócios no ambiente virtual.

Mockup ilustrando a loja virtual no Instagram Shops.

💡 Saiba mais: Como ativar o botão comprar agora no Facebook?

Como usar o Facebook Shops?

Agora que você já sabe o que é o Facebook Shops e como essa ferramenta funciona, confira o passo a passo para criar uma loja no Facebook:

1. Confira os requisitos para usar a ferramenta

A ferramenta para ativar uma loja no Facebook é gratuita para todas as empresas, mas existem requisitos para você criar uma. Antes de tudo, por exemplo, você deve ter uma página comercial no Facebook ou no Instagram.

2. Adicione suas informações comerciais

Em seguida, você deve abrir o Gerenciador de Comércio e clicar em “Começar” para dar início a criação da sua loja no Facebook Shops. A partir daí, você terá que responder algumas perguntas, como “Escolha como deseja que os clientes façam compras” e outras informações relacionadas.

Por fim, nesta etapa você irá responder algumas perguntas sobre o seu negócio, como a categoria da empresa, localização e suas informações de contato. Além disso, você também poderá incluir uma descrição geral da empresa.

3. Crie seus produtos e adicione informações de envio

Esse é o momento de adicionar os produtos por meio de um formulário intuitivo e simples. Além disso, também é nessa etapa que você poderá adicionar ou atualizar descrições, imagens ou outras informações importantes dos produtos, como também informações de envio.

💡 Saiba mais: O que é o e-commerce do Facebook e como integrar com sua loja virtual?

4. Não deixe de adicionar informações fiscais

Agora, você deve confirmar as informações fiscais da sua empresa e concordar com as políticas de e-commerce da plataforma antes de começar a vender.

5. Personalize e lance sua loja

Depois que todas as informações logísticas forem preenchidas, você pode dar o próximo passo e começar a projetar o visual da sua loja no Facebook Shops.

Por fim, quando você sentir que sua loja está pronta para funcionar, coloque-a no ar. Ao fazer isso, certifique-se de compartilhar no Facebook, Instagram ou outras redes sociais para garantir que você aumente suas vendas.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona o Facebook Developers?

E, se você quer integrar sua loja virtual com o Facebook, saiba que é um processo muito simples. Basta você configurar o Pixel da sua rede social e começar a vender mais na internet.

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Tudo certo sobre Facebook Shops?

Usar o Facebook Shops pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Isso inclui a expansão do seu mercado de atuação, mais seguidores para a sua página e o aumento das vendas. Então, esperamos que você tenha aprendido mais sobre o tema no nosso artigo.

E, se você quer começar a vender pela internet, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e comece já a vender! É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para montar um e-commerce totalmente personalizado para o seu negócio. Estamos esperando por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Facebook Shops

Facebook Shops é uma ferramenta gratuita do próprio Facebook que permite às páginas criarem uma loja na rede social para vender os seus produtos.

No Facebook Shops, você pode publicar os produtos em seções personalizadas com todas as informações importantes para o comprador, como tamanho, preço, cor etc. Isso facilita para que o usuário realize uma compra e você possa aumentar as vendas.

Certifique-se de que a sua página atende todos os requisitos para usar a ferramenta, adicione suas informações comerciais, adicione os seus produtos e informações de envio, coloque suas informações fiscais, personalize o layout e coloque sua loja no Facebook no ar.

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