10 dicas de como vender pelo WhatsApp

Por: Ana Lucia Vieira
10 dicas de como vender pelo WhatsApp

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Você já deve imaginar que o WhatsApp está entre os aplicativos preferidos dos brasileiros, né? Segundo a pesquisa Global Customer Survey Brasil, 80% da população brasileira usa o app pelo menos uma vez a cada hora do dia. Mas você já pensou em usar isso a seu favor com técnicas de como vender pelo WhatsApp?

Para te ajudar a potencializar seu negócio, vamos dar 10 dicas especiais para você dar os primeiros passos ou melhorar ainda mais suas vendas pelo WhatsApp. Confira a seguir! 🤳

Apesar de a grande maioria das pessoas utilizar o app de mensagens no dia a dia, as vendas no WhatsApp exigem alguns cuidados especiais para darem resultado. Então, você conhecer 10 dicas essenciais para seu negócio:

1. Tenha um número separado

Para começar, é importante pensar no número que você vai usar. Uma boa ideia é separar o WhatsApp da sua empresa do seu por dois motivos principais: primeiro, por segurança, já que esse número de WhatsApp deve estar disponível no seu site e nas redes sociais da sua marca — ou seja, muita gente que você ainda não conhece vai ter acesso ao telefone.

Além disso, separando os números, você evita misturar assuntos de trabalho e pessoais. Também fica mais fácil dividir melhor seu tempo durante o dia e não cair na tentação de responder aos clientes a todo momento. Assim, você evita trabalhar mais do que deve.


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2. Use o WhatsApp Business

Usar o aplicativo do WhatsApp para negócios, o WhatsApp Business, pode ser uma boa solução para quem tem muitos clientes e está com dificuldades para organizar os fluxos de atendimento no mensageiro. Isso porque o aplicativo tem algumas funcionalidades diferentes do app normal, como as etiquetas para categorizar os atendimentos.

Além disso, é possível criar respostas rápidas padronizadas, que são ideais para quando você está fora do horário de atendimento ou quando está muito corrido e vai demorar um pouco para responder.

Outra funcionalidade do WhatsApp Business que vale a pena destacar é a criação de um catálogo de produtos. Você pode incluir os itens separadamente, adicionar o preço, fotos e vídeos e disparar para os seus clientes sempre que quiserem ver as opções de produtos e serviços que você oferece. Essa funcionalidade evita que você precise ficar enviando fotos ou links dos itens um a um quando um consumidor se interessar.

3. Trabalhe através do WhatsApp Web

Para não ficar o dia inteiro atendendo seus clientes pelo celular, você pode otimizar seu tempo usando o WhatsApp Web e fazendo isso pelo computador.

Para usar o WhatsApp no computador, você só precisa acessar o site do WhatsApp Web e seguir o passo a passo para escanear o QR Code com a câmera do seu celular.

Assim, além de ficar mais confortável para passar bastante tempo respondendo às mensagens, fica mais fácil fazer outras coisas ao mesmo tempo, como gerir suas redes sociais, responder e-mails, conferir planilhas de estoque e finanças e outras tarefas que fazem parte da rotina do seu negócio.


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4. Peça autorização para mandar mensagens

É essencial que você peça autorização dos seus clientes antes de mandar qualquer mensagem! Para fazer isso, você pode colocar um checkbox no seu site no momento em que o cliente cadastra o telefone, em que ele precisa aceitar receber mensagens via WhatsApp.

Se você for divulgar seu WhatsApp nas redes sociais, use o link da API do WhatsApp para que os clientes tenham um passo de aceite para conversar com você, como na imagem abaixo. Para criar esse link, você deve seguir os passos a seguir:

  • Copie e cole o link: https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text=sua%20mensagem
  • Substitua o trecho em que aparece “seunumerodetelefone” pelo número do WhatsApp do seu negócio. O formato aqui é de AABB000000000, em que AA é o DDI (55, se for o Brasil), BB é o código de área (11 para São Paulo, 31 para Belo Horizonte, por exemplo) e o resto é seu número de telefone;
  • Em seguida, coloque uma mensagem para aparecer na página aberta pelo link em “sua%20mensagem”. O “%20” representa espaços. Então, por exemplo, se você quer escrever “Seja bem-vindo!”, deve colocar “Seja%20bem-vindo!”

Seguindo esses passos, você já poderá compartilhar seu link para conversa no WhatsApp com sua marca onde quiser.

Além disso, deixe sempre claro que se seus clientes não quiserem mais receber mensagens da sua empresa, eles podem se descadastrar da sua lista de contatos. E é importante realmente remover as pessoas que fizeram essa solicitação, ok?

5. Prepare ofertas especiais para os clientes do WhatsApp

Uma boa forma de atrair clientes para o seu WhatsApp — e ainda fidelizá-los 😁 — é oferecer benefícios exclusivos para quem compra por esse canal. Entre algumas ideias de vantagens que você pode dar aos seus clientes especiais do WhatsApp estão descontos, frete grátis e até a oportunidade de saber antes dos lançamentos da sua loja.

Quando os clientes se sentem especiais e sabem que são priorizados eles tendem a retribuir a atenção e lembrar primeiro da sua loja sempre que precisam comprar algum produto que você oferece.

6. Não faça grupos com os clientes!

Se as pessoas reclamam de ter que participar do grupo da família, imagine o grupo de uma loja, empresa ou marca com vários outros clientes que ele não conhece. Não parece bom né?

Por isso, evite criar grupos para mandar as ofertas e lançamento para os seus clientes. Além de encher a caixa de entrada deles de mensagens, seu atendimento pode soar muito impessoal.

7. Use listas de transmissão

Para fugir dos grupos, você pode usar a lista de transmissão. Com essas listas, você pode mandar mensagens para vários contatos de uma só vez.

O melhor é que você pode criar várias listas e segmentar por perfis de clientes, separando os consumidores que estão interessados, mas ainda não compraram dos clientes que estão com pedidos em andamento e daqueles que já compraram com você, mas estão um pouco sumidos. Assim, você pode ter conteúdos e mensagens estratégicas para cada momento tornar seu atendimento ainda mais personalizado.

Não esqueça de sempre dar aos seus clientes a opção de sair de alguma lista de transmissão e parar de receber ofertas. Se você deixar seus clientes confortáveis em receber seus conteúdos sabendo que podem parar as mensagens quando quiserem, você evita que eles se cansem e tomem medidas mais extremas como bloquear seu contato, por exemplo.

8. Tenha um calendário de conteúdos

Outra estratégia para manter seus clientes engajados com suas ofertas é não encher eles de mensagens. Por isso, ter um calendário de disparo de mensagens para organizar os tipos de conteúdos e a frequência com que você se comunica com cada lista de clientes é fundamental.

O calendário de conteúdos também é um ótimo aliado para controlar o que já foi enviado e não repetir mensagens, garantindo, assim, que seus clientes sempre vão receber mensagens novas e relevantes para eles.

9. Utilize diferentes formatos de mídia

Outra dica especial é explorar os formatos disponíveis no WhatsApp: mande fotos e vídeos mostrando e dando sugestões de como usar seus produtos. Atente-se apenas à frequência de envio desse tipo de mensagem, pois esses arquivos gastam dados para serem baixados e ocupam espaço de armazenamento no dispositivo dos clientes. Portanto, guarde-os para ocasiões especiais.

Aproveite também os áudios para tirar dúvidas dos clientes de forma mais prática — mas não esqueça de perguntar se eles gostam desse formato e de limitar a duração do áudio. Afinal, são raras as pessoas que gostam de receber mensagens de vários minutos. Se precisar mandar explicações mais longas, vale a pena perguntar para o cliente se ele consegue marcar uma hora para você ligar e explicar melhor a questão.

10. Cuide da linguagem e mantenha a qualidade do seu atendimento

É importante sempre lembrar que, mesmo que esteja usando o WhatsApp para se comunicar com seus clientes assim como faz com seus amigos e família, você não tem a mesma intimidade com essas pessoas. Por isso, você não sabe se elas vão entender ou aceitar bem alguma gíria ou piada, por exemplo.

Claro que você não precisa ser muito formal, mas tente usar linguagem mais neutra e leve para se adequar a todos os clientes. Fique atento também a erros ortográficos e seja sempre educado.

Além disso, mantenha sempre a qualidade do seu atendimento. Seja transparente, objetivo e ágil, estando sempre a disposição para tirar todas as dúvidas e deixar os clientes tranquilos e confortáveis. Se você estipular um horário de atendimento, deixe-o claro no seu status do WhatsApp para que os clientes não fiquem ansiosos esperando pela sua resposta.

Tudo certo com as vendas pelo WhatsApp?

Com todas essas dicas de como vender pelo WhatsApp, não tem mais desculpa para não abusar do app queridinho dos brasileiros para impulsionar as vendas da sua empresa, né? Então aproveite para colocar tudo em prática e aumentar ainda mais o sucesso do seu negócio!

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