14/02/2019

Instagram comercial: como utilizar a rede social a favor da sua marca

marketing no instagram celular e caneta preta em cima de uma caderno quadriculado

As mídias sociais têm extrema relevância para os empreendedores que buscam construir um relacionamento mais íntimo e informal com os seus clientes. Entre os canais que possibilitam tal contato, temos o Instagram – para empresas, o Instagram comercial.

Hoje essa plataforma conta com mais de um bilhão de usuários ativos e 80% deles seguem perfis de diferentes marcas. Se comparada ao Facebook, seu índice de engajamento é 23% maior. Além disso, o botão Curtir é clicado quatro bilhões de vezes diariamente. Incrível, não?

Mas… por onde começar?

Como criar um perfil comercial

O primeiro passo é criar o seu Instagram comercial. Se você ainda não tem uma conta, baixe o aplicativo para Android ou iOS e cadastre-se (usuário, e-mail/telefone e senha). Na sequência, acompanhe as dicas e aprenda a configurar o seu perfil empresarial:

  1. Depois de logar, acesse as Configurações da sua conta;
  2. Selecione a opção Mudar para o perfil comercial;
  3. Vincule-o à sua página do Facebook;
  4. Escolha a categoria do seu negócio (há sugestões pré-definidas, mas você poderá pesquisar a sua, caso a mesma não se enquadre);
  5. E, por fim, confirme o seu e-mail e selecione Avançar e OK.

Pronto, sua conta agora é comercial! Se ficou alguma dúvida, confira novamente o passo a passo e algumas orientações extras neste vídeo:

Vantagens do Instagram comercial

A essa altura, você deve estar questionando quais são os reais benefícios de uma conta comercial, certo?

Como introduzido no vídeo acima, além das possibilidades de configuração do perfil da sua loja virtual, do Instagram Shopping e das CTAs – que são essenciais para uma abordagem omnichannel -, há ainda duas grandes vantagens que farão a diferença:

1. Campanhas

Como no Facebook, a conta para empresas no Instagram também permite a criação de anúncios por meio de impulsionamentos e/ou campanhas.

No primeiro caso, basta clicar no botão Promover de uma publicação já feita e preencher os dados solicitados: público-alvo, duração, orçamento total e forma de pagamento. Trata-se de uma alternativa ideal para quem deseja ter um alcance mais rápido.

Já em campanhas, o propósito está na necessidade de criar um anúncio com mais opções de segmentação, para que o target seja melhor definido. Neste caso, é preciso que a conta do Instagram esteja vinculada à do Facebook e ao seu Gerenciador de Negócios. Para mais informações, você pode conferir este tutorial.

Ambas as possibilidades são excelentes meios de conquistar novos seguidores, contudo, tenha sempre em mente que se trata de uma rede social que prioriza um contato mais humano. Portanto, nada de exagerar nos anúncios, ok?

2. Instagram Insights

Outro grande benefício comercial é o Instagram Insights, onde é possível descobrir diferentes métricas da sua conta. Para acessá-lo, basta abrir a seção de Informações do seu perfil, que contém três abas: Atividade, Conteúdo e Público.

Na primeira divisão, você encontrará dados sobre alcance, impressões e interações semanais, como quantas pessoas acessaram sua conta, como te acharam, quantas curtidas e comentários foram recebidos.

Já nas abas de Conteúdo e Público, conforme comentado no vídeo, você poderá respectivamente rastrear informações sobre suas publicações, Stories e impulsionamentos; e mais detalhes sobre o seu target, como idade média, principais localizações e horários com os maiores picos de acesso.

Assim, tendo acesso a todos esses dados, você poderá tomar decisões mais certeiras sobre quais formatos e conteúdos agradam o seu público-alvo e criar novas estratégias para conquistá-lo.

Tudo certo?

Assista ao depoimento da Natália Pereira, criadora da Maya Lingerie Materna, que nos contou como utiliza o Instagram no dia a dia do seu negócio:

Com essas dicas, você com certeza conseguirá melhorar o desempenho do seu Instagram comercial e direcionar tráfego à sua loja virtual. Inspire-se, continue empreendendo e investindo no seu negócio!

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Data da última atualização: 08/04/2019


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Raquel Lisboa

Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvem Shop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).