Guia completo sobre Instagram comercial

Por: Raquel Lisboa
Guia completo sobre Instagram comercial

Aqui você encontra:

As mídias sociais têm extrema relevância para os lojistas que buscam construir um relacionamento mais íntimo e informal com os seus clientes. Entre os canais que possibilitam tal contato, temos o Instagram comercial.

Hoje o Instagram conta com mais de um bilhão de usuários ativos e 90% deles seguem perfis do Instagram comercial. Se comparado ao Facebook, seu índice de engajamento é 23% maior. Além disso, o botão Curtir é clicado quatro bilhões de vezes diariamente!

Assim, se você deseja aprender mais sobre o Instagram comercial e como usá-lo a favor do seu negócio, siga com a gente. 😉

O que é Instagram comercial?

Conforme introduzido, o Instagram comercial — ou Instagram business — é uma versão da plataforma que foi criada, em 2016, para melhor atender às necessidades dos empreendedores.

Com um layout bastante similar ao de uma conta pessoal, o perfil profissional apresenta recursos extras às marcas cadastradas, como acesso a métricas de engajamento e campanhas pagas — o que é ideal para quem deseja atingir o público-alvo com mais assertividade.

Como criar uma conta comercial no Instagram?

Se você ainda não tem uma conta pessoal na rede social, faça o download do aplicativo para Android ou iOS. Na sequência, confira o passo a passo para criar seu Instagram profissional:

  1. Com o app baixado, cadastre-se informando usuário, e-mail, telefone e senha;
  2. Depois de logar, acesse Configurações da sua conta;
  3. Selecione a opção Mudar para o perfil comercial;
  4. Vincule-o à sua página do Facebook;
  5. Escolha a categoria do seu negócio;
  6. Por fim, confirme o seu e-mail e selecione Avançar e OK.

Pronto, sua conta agora é empresarial!

Como mudar da conta pessoal para o Instagram comercial?

Caso você já tenha um perfil pessoal, basta seguir os passos de 2 a 6 do tópico anterior para realizar a migração. E se ficou alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo. Nele, você encontra o tutorial visual de como criar uma conta e dicas sobre o Instagram comercial:

Quais são as vantagens do Instagram business?

A essa altura, você deve estar questionando quais são os reais benefícios do Instagram comercial, certo?

Como comentado no vídeo acima, além das possibilidades de configuração do perfil da sua loja virtual, como CTAs de e-mail e/ou telefone, há ainda três grandes vantagens do Instagram comercial que fazem a diferença:

1. Instagram Ads

Como no Facebook, o Instagram comercial também permite a criação de anúncios pagos por meio de impulsionamentos e/ou campanhas.

No primeiro caso, basta clicar no botão Promover de uma publicação já feita e preencher os dados solicitados: público-alvo, duração, orçamento total e forma de pagamento. Trata-se de uma alternativa ideal para quem deseja ter um alcance mais rápido.

Já em campanhas, o propósito está na necessidade de criar um anúncio com mais opções de segmentação, para que o target seja melhor definido. Neste caso, é preciso que a conta do Instagram comercial esteja vinculada à do Facebook e ao seu Gerenciador de Negócios.

Ambas as possibilidades são excelentes meios de conquistar novos seguidores, contudo, tenha sempre em mente que se trata de uma rede social que prioriza um contato mais humano. Portanto, nada de exagerar nos anúncios, ok?


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2. Instagram Shopping

O Instagram Shopping, por sua vez, é uma funcionalidade que permite atrelar o catálogo de produtos ao seu perfil comercial.

Por meio dele, você tem a chance de “etiquetar” seus artigos em fotos do feed. Essas tags, além de exibirem preços, são clicáveis — ou seja, ao acessá-las, os seguidores são automaticamente redirecionados às páginas dos respectivos produtos.

Em uma mesma imagem, você pode taggear até cinco itens ou até 20 em carrossel. Depois de nove posts com etiquetas, sua conta comercial ganha uma aba com o título de Loja, separando as publicações do Instagram Shopping das comuns.


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3. Instagram Insights

Outro grande benefício comercial é o Instagram Insights, onde é possível descobrir diferentes métricas do seu Instagram comercial. Para acessá-lo, basta abrir a seção de Informações do seu perfil, que contém três abas: Atividade, Conteúdo e Público.

Na primeira divisão, você encontra dados sobre alcance, impressões e interações semanais, como quantas pessoas acessaram seu Instagram comercial, como te acharam, quantas curtidas e comentários foram recebidos.

Já nas abas de Conteúdo e Público, conforme comentado no vídeo, você rastreia informações sobre suas publicações, Stories e impulsionamentos; e mais detalhes sobre o seu target, como idade média, principais localizações e horários com os maiores picos de acesso.

Assim, com todos esses dados à mão, você poderá tomar decisões mais certeiras sobre quais formatos e conteúdos agradam o seu público-alvo e criar novas estratégias para conquistá-lo.


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Entendido?

Assista ao depoimento da Natália Pereira, criadora da Maya Lingerie Materna, sobre como ela utiliza o Instagram comercial no dia a dia do seu negócio:

Com essas dicas, você com certeza conseguirá melhorar o desempenho do seu Instagram comercial e direcionar tráfego à sua loja virtual. Inspire-se, continue empreendendo e investindo na sua marca!

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