Guia completo sobre Instagram comercial

Por: Raquel Lisboa

tela com o instagram insights do instagram comercial

O Instagram comercial, ou Instagram business, é a versão do aplicativo voltada para empreendedores. A ferramenta conta com algumas funções extras para que o uso do serviço seja melhor aproveitado do ponto de vista comercial. Para usá-la, basta seguir os seguintes passos:

  1. Com o app baixado, cadastre-se informando usuário, e-mail, telefone e senha
  2. Depois de logar, acesse Configurações
  3. Clique em Conta
  4. Selecione a opção Mudar para conta profissional
  5. Escolha uma categoria para seu negócio
  6. Clique em Empresa e, em seguida, em Avançar
  7. Preencha as informações de contato solicitadas e clique em Avançar
  8. Vincule o perfil à página da sua loja no Facebook
  9. Por fim, selecione Avançar

Quer saber mais sobre a ferramenta? Confira o artigo completo!


As mídias sociais têm extrema relevância para os lojistas que buscam construir um relacionamento mais íntimo e informal com os seus clientes. Entre os canais que possibilitam tal contato, temos o Instagram comercial.

Hoje o Instagram conta com mais de um bilhão de usuários ativos e 90% deles seguem perfis do Instagram comercial. Se comparado ao Facebook, seu índice de engajamento é 23% maior. Além disso, o botão Curtir é clicado quatro bilhões de vezes diariamente!

Assim, se você deseja aprender mais sobre o Instagram comercial e como usá-lo a favor do seu negócio, siga com a gente. 😉

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram

Quer se aprofundar no assunto e conferir mais dicas exclusivas? Siga a leitura!

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O que é Instagram comercial?

O Instagram comercial — ou Instagram business — é uma versão da plataforma que foi criada, em 2016, para melhor atender às necessidades dos empreendedores.

Com um layout bastante similar ao de uma conta pessoal, o perfil profissional apresenta recursos extras às marcas cadastradas, como acesso a métricas de engajamento e campanhas pagas — o que é ideal para quem deseja atingir seu público-alvo com mais assertividade.

Como criar uma conta comercial no Instagram?

Se você ainda não tem uma conta pessoal na rede social, faça o download do aplicativo para Android ou iOS. Na sequência, confira o passo a passo para criar seu Instagram profissional:

  1. Com o app baixado, cadastre-se informando usuário, e-mail, telefone e senha;
  2. Depois de logar, acesse Configurações;
  3. Clique em Conta;
  4. Selecione a opção Mudar para conta profissional;Captura de tela das configurações do Instagram.
  5. Escolha uma categoria para seu negócio;Captura de tela das configurações do Instagram.
  6. Clique em Empresa e, em seguida, em Avançar;Captura de tela das configurações do Instagram.
  7. Preencha as informações de contato solicitadas e clique em Avançar;
  8. Vincule o perfil à página da sua loja no Facebook;
  9. Por fim, selecione Avançar.

Pronto, sua conta agora é comercial!

 Como mudar da conta pessoal para o Instagram comercial?

Caso você já tenha um perfil pessoal, é possível modificá-lo para a conta comercial. Para isso, você deve:

  1. Acessar Configurações;
  2. Clicar em Conta;
  3. Selecionar a opção Mudar para conta profissional;
  4. Escolher uma categoria para seu negócio;
  5. Clicar em Empresa e, em seguida, em Avançar;
  6. Preencha as informações de contato solicitadas e clique em Avançar;
  7. Vincule o perfil à página da sua loja no Facebook;
  8. Por fim, selecione Avançar.

Caso queira, você pode conferir as imagens do tópico anterior, pois os passos são os mesmos.

Como criar anúncios com o Instagram Ads?

Como no Facebook, o Instagram comercial também permite a criação de anúncios pagos por meio de impulsionamentos e/ou campanhas.

No primeiro caso, basta clicar no botão Promover de uma publicação já feita e preencher os dados solicitados: público-alvo, duração, orçamento total e forma de pagamento. Trata-se de uma alternativa ideal para quem deseja ter um alcance mais rápido.

Já em campanhas, o propósito está na necessidade de criar um anúncio com mais opções de segmentação, para que o target seja melhor definido. Neste caso, é preciso que a conta do Instagram comercial esteja vinculada à do Facebook e ao seu Gerenciador de Negócios.

Ambas as possibilidades são excelentes meios de conquistar novos seguidores. Contudo, tenha sempre em mente que se trata de uma rede social que prioriza um contato mais humano. Portanto, nada de exagerar nos anúncios, ok?

💡 Saiba mais: Instagram Ads: guia completo para criar anúncios efetivos

Como vincular sua loja virtual com o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é uma funcionalidade que permite atrelar o catálogo de produtos ao seu perfil comercial.

Por meio dele, você tem a chance de “etiquetar” seus artigos em fotos do feed. Essas tags, além de exibirem preços, são clicáveis — ou seja, ao acessá-las, os seguidores são automaticamente redirecionados às páginas dos respectivos produtos.

Em uma mesma imagem, você pode taggear até cinco itens ou até 20 em carrossel. Depois de nove posts com etiquetas, sua conta comercial ganha uma aba com o título de Loja, separando as publicações do Instagram Shopping das comuns.

💡 Saiba mais: Instagram Shopping: como ativar a funcionalidade passo a passo

Como acompanhar as métricas do seu Instagram comercial?

Uma ferramenta que pode ser uma grande aliada dos empreendedores é o Instagram Insights. Com ele, é possível descobrir diferentes métricas do seu Instagram comercial. Para acessá-lo, basta abrir a seção de Informações do seu perfil, que contém três abas: Atividade, Conteúdo e Público.

Para entender melhor como fazer um bom uso dessa plataforma, veremos, na sequência, quais informações você pode explorar em cada opção.

Atividade

Na aba Atividade, você vai encontrar uma visão ampla das interações semanais da sua página. Através de gráficos bastante visuais, você consegue entender como foi o engajamento do seu perfil em cada dia da semana.

Além disso, é possível filtrar dados e ter uma visualização mais profunda de quantas visitas seu perfil recebeu, quantas pessoas clicaram no link em sua biografia, quantos usuários novos chegaram até seu perfil e quantas impressões totais sua conta teve.

Conteúdo

Já na aba Conteúdo, você pode ver qual foi o seu post de maior destaque na semana com o número total de exibições. Ademais, é possível filtrar conteúdos e datas específicas para entender como sua audiência reagiu a cada publicação.

Nesta seção, você consegue ter a visualização de quantas pessoas interagiram com seus Stories, quantos usuários responderam a alguma enquete etc.

Público

Por fim, na aba Público, você confere seu total de seguidores e quantas pessoas começaram a seguir seu perfil na última semana. Além do mais, é possível descobrir mais sobre as características do seu público, como: as cidades e os países de onde as pessoas mais acessam o seu perfil, faixa etária e gênero.

Assim, com todos esses dados à mão, você poderá tomar decisões mais certeiras sobre quais formatos e conteúdos agradam o seu público-alvo e criar novas estratégias para conquistá-lo.

💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insights?

Quais são as vantagens do Instagram business?

A essa altura, você deve estar se perguntando quais são os reais benefícios do Instagram comercial, certo?

Além das possibilidades de configuração do perfil da sua loja virtual, como CTAs de e-mail e/ou telefone, há ainda três grandes vantagens do Instagram comercial que fazem a diferença. Vamos conhecê-las:

1. Maior visibilidade dos resultados

Conforme vimos anteriormente, usando a conta comercial do Instagram, você terá acesso a métricas importantíssimas para o seu negócio. Com isso, fica mais fácil medir a assertividade das suas ações na rede social.

Utilizando o Instagram Insights, por exemplo, você entenderá qual foi o alcance das publicações feitas em seu perfil. Dessa forma, os resultados de cada post vão ficar mais transparentes e, com esses dados, você poderá aprimorar cada vez mais o seu plano de ação.

2. Impulsionamento do alcance da sua marca

Com um bom calendário de postagens e um planejamento de anúncios, você pode aumentar o alcance da sua marca dentro da rede social. Com isso, não só o seu perfil, mas também sua empresa ganhará novos seguidores.

Com o uso do Instagram Ads, por exemplo, você tem a oportunidade de criar campanhas para divulgar sua loja, uma nova coleção, um evento etc.

💡 Saiba mais: Como aumentar o alcance no Instagram?

3. Aumento da taxa de conversão

Ter seguidores chegando até seu Instagram comercial significa ter novas pessoas ganhando conhecimento sobre sua marca, certo? Desse modo, você pode trabalhar em planos de conversão para transformar seguidores em clientes.

Utilizando o Instagram Shopping, por exemplo, seus seguidores poderão ter uma visão mais detalhada de seus produtos. Além do mais, eles vão estar a poucos cliques da sua loja virtual, o que pode ser positivo para a decisão de compra.

Como vender mais no Instagram?

Para finalizarmos com chave de ouro, assista ao vídeo abaixo com dicas para vender mais no Instagram da sua loja:

 

Resumo

Com essas dicas, você com certeza conseguirá melhorar o desempenho do seu Instagram comercial e direcionar tráfego à sua loja virtual. Inspire-se, continue empreendendo e investindo na sua marca!

Antes de ir embora, confira um breve resumo sobre o que vimos por aqui:

O que é Instagram comercial?

O Instagram comercial — ou Instagram business — é uma versão da plataforma que foi criada, em 2016, para melhor atender às necessidades dos empreendedores.

Como criar uma conta comercial no Instagram?

  1. Com o app baixado, cadastre-se informando usuário, e-mail, telefone e senha
  2. Depois de logar, acesse Configurações
  3. Clique em Conta
  4. Selecione a opção Mudar para conta profissional
  5. Escolha uma categoria para seu negócio
  6. Clique em Empresa e, em seguida, em Avançar
  7. Preencha as informações de contato solicitadas e clique em Avançar
  8. Vincule o perfil à página da sua loja no Facebook
  9. Por fim, selecione Avançar

Como mudar da conta pessoal para o Instagram comercial?

  1. Acessar Configurações
  2. Clicar em Conta
  3. Selecionar a opção Mudar para conta profissional
  4. Escolher uma categoria para seu negócio
  5. Clicar em Empresa e, em seguida, em Avançar
  6. Preencha as informações de contato solicitadas e clique em Avançar
  7. Vincule o perfil à página da sua loja no Facebook
  8. Por fim, selecione Avançar

Quais são as vantagens do Instagram business?

  • Maior visibilidade dos resultados
  • Impulsionamento do alcance da sua marca
  • Aumento da taxa de conversão

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