O2O: o que é e como usar para atrair clientes?

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Mulher em frente a notebook, como se estivesse explorando os diferentes canais de uma empresa com modelo O2O
Pontos principais do artigo:
  • O2O significa Online-to-Offline, é uma estratégia que integra o mundo digital ao físico, conectando negócios online e consumidores offline;
  • Para adotar o modelo O2O, as empresas devem criar presença online, oferecer informações detalhadas, permitir reservas ou compras online e promover a interação digital com os clientes;
  • Se você vende online e deseja expandir a sua operação para o ambiente físico, é importante ter uma política de troca e devoluções clara e eficiente. Para isso, utilize a ferramenta gratuita da Nuvemshop, o Gerador de política de troca e devolução.

Além da rápida escalada nos últimos anos, o e-commerce mostrou ser um meio em constante transformação, com novas estratégias e abordagens surgindo em grande velocidade. É disso que se trata o modelo de vendas O2O, que visa encantar clientes ao oferecer uma experiência de compra omnichannel, integrando canais virtuais e lojas físicas.

O O2O é só mais uma das novas tendências desse mercado capazes de representar o diferencial competitivo que você precisa para se destacar da concorrência e aumentar o seu faturamento.

Neste artigo, vamos te contar tudo sobre O2O: significado, como esse modelo de vendas funciona e como adotá-lo no seu negócio.

Mas antes, que tal uma dica? Com o modelo de Plano de Marketing da Nuvemshop, você consegue estruturar da melhor forma a divulgação do seu novo canal de vendas. Confira:

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Agora, vamos direto ao assunto. Pegue caneta, papel e siga com a leitura! 🤓

O que é O2O?

O2O é uma estratégia que tem como objetivo integrar os canais virtuais e as lojas físicas de uma empresa, oferecendo vantagens que estimulem o cliente a ir de um ao outro, conhecendo e explorando as possibilidades de cada um. A sigla O2O significa online to offline, ou online para offline, em português.

A maioria das pessoas se habituou a buscar produtos na internet. Logo, a necessidade da digitalização de negócios físicos já não é mais uma novidade. Ainda assim, há como realizar essa integração de forma mais inteligente e assertiva. É aí que entra o modelo O2O.

Daniela Cardoso, Diretora de Tecnologia da Americanas, destaca a importância da estratégia O2O como uma parte central para garantir experiência fluida para os clientes:

"A experiência do cliente não tem mais uma fronteira demarcada entre esses dois mundos – físico e digital. Por exemplo, o consumidor hoje realiza uma compra on-line para receber em poucos minutos, assim como, de dentro da loja, faz consultas e aquisições pela internet."

Daniela Cardoso
Daniela Cardoso
Diretora de tecnologia da Americanas

Como funciona o modelo O2O?

Algumas características são típicas desse modelo de negócio, como é o caso da retirada de pedidos feitos pela internet em lojas físicas — prática muito comum entre marketplaces, como a loja de construção Leroy Merlin. Apesar disso, o modelo O2O engloba outras frentes que não devem ser negligenciadas.

A ideia é que a loja física e a virtual funcionem como uma só e em perfeita sincronia. Isso significa ter informações atualizadas sobre preços e estoque, além de oferecer um atendimento ao cliente padronizado em ambos os canais.

O O2O surgiu como resposta às mudanças no comportamento do consumidor. Ao oferecer uma experiência de compra mais fluida e multicanal, é possível causar sensações de maior familiaridade e confiança na sua audiência.

💡Saiba mais: Quem é o consumidor multicanal e como conquistá-lo?

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Qual a diferença entre O2O e omnichannel?

Os conceitos de O2O e omnichannel são relacionados a integração de canais físicos e virtuais, mas tem objetivos e abordagens com algumas diferenças.

Como vimos, o O2O é uma estratégia que tem como principal função levar o consumidor do ambiente digital para o físico, como no caso de uma compra online com retirada em loja. Seu foco está na conversão gerada por essa transição entre os canais.

Já o omnichannel é uma estratégia de comércio unificado que vai além, já que busca integrar todos os pontos de contato (físicos e digitais) para oferecer uma experiência fluida para os clientes.

💡Saiba mais: Cases de sucesso omnichannel para você se inspirar

Mercado de O2O no Brasil

Atualmente, o O2O é uma necessidade para marcas que desejam crescer, se destacar da concorrência e se manter conectadas com o novo perfil do consumidor. Com isso, o mercado de O2O no Brasil está em expansão, impulsionado pelas novas expectativas dos consumidores e pelos avanços tecnológicos.

Dessa forma, os brasileiros buscam experiências multicanal e personalizadas na hora de fazer uma compra e as empresas que investem nessa estratégia saem na frente. Uma pesquisa apresentada pelo E-commerce Brasil aponta que 77% dos consumidores brasileiros compraram tanto online quanto em lojas físicas nos últimos 12 meses.

Além disso, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box em conjunto com a Bornlogic, 90% esperam um atendimento omnichannel integrado, enquanto 87% consideram a experiência de compra um fator decisivo. Outro destaque é a hiperpersonalização, que, aliada à inteligência artificial, já influencia as decisões de compra de 60% dos consumidores no país.

O especialista Emerson Duarte, embaixador da Escola Ecommerce na Prática e fundador da Consultoria Expert E-commerce explica sobre o futuro do varejo e a fusao entre lojas físicas e digitais:

"O e-commerce será fortemente impactado por duas grandes tendências que já estão transformando o mercado: a inteligência artificial e a omnicanalidade com foco na personalização da experiência do cliente. São movimentos que, embora já sejam conhecidos no setor, ainda possuem um enorme potencial de crescimento e aplicação prática para lojistas que querem se destacar."

Emerson Duarte
Emerson Duarte
Embaixador da Escola Ecommerce na Prática

Quais as vantagens da estratégia Online-to-Offline (O2O)?

Entre as principais vantagens do O2O, podemos destacar as seguintes:

Redução de custos

A principal vantagem do O2O é a redução dos custos com logística e distribuição. Isso porque, quando o consumidor escolhe retirar um produto na loja física após a compra online, a empresa economiza no frete. Além disso, empresas que adotam O2O conseguem reduzir o número de trocas e devoluções de forma significativa, o que também impacta os custos do negócio.

Se você ainda não tem essas diretrizes, use o Gerador de política de troca e devolução gratuito da Nuvemshop para criar um documento completo para o seu negócio:

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Maiores chances de fidelização de clientes

Com a integração dos canais, a estratégia de O2O cria uma experiência de compra mais fluida, o que contribui para aumentar a fidelização dos clientes. Isso acontece porque o consumidor se sente mais satisfeito ao poder ter mais liberdade para escolher como e onde comprar.

Murilo Borrelli, CEO da ROI Mine, fala sobre os benefícios da convergência entre canais online e offline:

"A convergência entre os ambientes digital e físico, proposta do O2O, dinamiza o processo de compra e é uma resposta às tendências de consumo dos compradores. A relação se torna mais próxima, rápida e eficiente."

Murilo Borrelli
Murilo Borrelli
CEO da ROI Mine

Aumenta a eficiência do estoque

Por fim, com o uso do O2O sua empresa garante uma gestão de estoque mais inteligente, já que em vez de separar estoques para cada canal, seu negócio consegue centralizar o controle de mercadorias e redirecionar os produtos conforme a demanda, seja para entrega, loja física ou ponto de retirada.

Diversificação dos canais de venda

Outra vantagem é a possibilidade de diversificar os canais de venda e alcançar mais consumidores independente de onde eles estejam. Com o O2O, você conecta lojas físicas, e-commerce, redes sociais, marketplaces e muito mais em uma única jornada de compra.

Para integrar os canais de forma inteligente, sua empresa deve contar com uma plataforma de e-commerce robusta e altamente personalizável, como a Nuvemsnop. Com ela, você consegue integrar loja física e virtual, vender no TikTok, Instagram e ainda se conectar a marketplaces, como Mercado Livre e Shopee.

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Como implementar a estratégia O2O?

Agora que você já sabe o que é O2O e as vantagens deste modelo de negócio, vamos te ensinar passo a passo como aplicá-lo na sua empresa. Confira:

1. Capriche na sua presença online

Para que sua estratégia funcione, é preciso garantir uma presença online marcante e consistente. Portanto, invista em um site responsivo e uma identidade visual memorável, de forma que seus clientes reconheçam facilmente a sua empresa.

Com a plataforma da Nuvemshop, por exemplo, é possível criar uma loja virtual gratuita e profissional em poucos minutos. Além disso, você conta com integração com as redes sociais na nossa Loja de aplicativos Nuvem.

E, se quiser ajuda com sua identidade visual, temos duas ferramentas úteis e grátis para te oferecer:

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2. Integre seus canais online e offline

Com sua presença online estabelecida, é hora de integrar seus canais virtuais e loja física. Para isso, é essencial que as informações fornecidas sobre preços, produtos e estoque estejam em sincronia em ambos os espaços, sempre oferecidas com o mesmo padrão de comunicação e tratamento.

Assim, seu cliente vai sentir maior familiaridade e confiança para usar seus diferentes canais de venda, sabendo que não existe o risco de se deparar com informações desencontradas.

💡Saiba mais: Como ter uma loja virtual integrada com a física?

3. Ofereça a opção de retirada em loja

Uma das principais características do O2O é a opção de retirada em loja. Isso porque, ao permitir que seus clientes retirem pessoalmente produtos comprados na internet, você o estimula a conhecer também o seu espaço físico.

Para não ter nenhum problema com essa prática, é importante ter as informações do seu estoque sempre atualizadas e sincronizadas com seus canais virtuais. Dessa forma, você não corre o risco de que seu cliente vá à loja e não encontre o produto desejado.

💡Saiba mais: O que é PUDO e como adotar os pontos de retirada?

4. Crie descontos que conectem os dois universos

Outra opção capaz de potencializar sua estratégia é oferecer descontos que transcendam de um espaço para o outro.

Exemplo: ao finalizar uma compra no site da Netshoes, o cliente recebe um cupom de desconto para uma nova compra na loja física. O mesmo acontece no sentido inverso: ao comprar presencialmente, o consumidor é brindado com um desconto para comprar na loja virtual.

Com o desconto, você cria um sentimento de urgência em clientes mais acostumados com um dos canais, estimulando-o a explorar melhor as possibilidades do outro.

5. Invista em boas estratégias de marketing digital

Por fim, de nada adianta oferecer uma experiência diferenciada se ela não chega na sua audiência, não é mesmo? Para não cometer esse erro, é importante investir em boas estratégias de marketing digital que deixem seus clientes informados sobre as vantagens oferecidas em cada canal.

Crie campanhas com foco nas integrações e facilidades do seu modelo de negócio O2O. Afinal, muitas das características do Online-to-Offline são bastante populares entre os consumidores, como é o caso da retirada em loja.

Exemplos de empresas que usam O2O

Sephora

A gigante de cosméticos Sephora é referência mundial em estratégias O2O. A empresa conta com um app que permite aos clientes comprar online e retirar produtos na loja física, a Sephora conecta o melhor dos dois mundos.

Além disso, a marca investe em tecnologia de realidade aumentada dentro do app, para que os consumidores experimentem virtualmente maquiagens antes de comprar, aumentando o engajamento online o que reflete em visitas e compras nas lojas físicas.

Muskinha

Fundada em 2016 por Amanda Chatah e José Neto, a Muskinha se tornou uma das principais referências em mobiliário infantil no Brasil. Com design inspirado no método Montessori, a marca foca na autonomia e segurança das crianças.

Hoje, com produção própria e um portfólio completo, a Muskinha já impactou mais de 20 mil famílias. Sua estratégia de vendas combina o melhor dos mundos online e offline: o e-commerce, desenvolvido na plataforma Nuvemshop Next, impulsiona o crescimento e a profissionalização da marca, enquanto o showroom físico em São Paulo permite que os clientes vivenciem a experiência dos produtos de perto.

🚀Conheça o case de sucesso: Muskinha: do showroom à Casa Cor, inovação no design de móveis

Já sabe tudo sobre O2O?

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre o modelo O2O. Integrar os seus canais virtuais e lojas físicas é uma escolha com grande potencial competitivo, visto que as vantagens oferecidas pelo O2O tendem a ser bastante atrativas para a maioria dos clientes.

E, já que está aqui, que tal começar hoje mesmo e dar o próximo grande passo da sua empresa? Crie uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop e descubra como podemos ajudar o seu negócio a decolar. É rápido, simples e você não precisa de nenhum conhecimento técnico. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre O2O

O2O significa “online to offline”, em português, online para offline. Trata-se de um modelo de vendas que tem como foco a integração entre os canais digitais e a loja física de uma empresa, oferecendo facilidades como a retirada em loja e descontos cross channel.

Para aplicar o modelo O2O, primeiro você precisa ter canais virtuais consistentes e bem estruturados. Então, é necessário oferecer uma experiência igualmente excelente na loja física, com um estoque preparado para a opção de retirada em loja.

O O2O é especialmente eficaz para varejistas, franquias, marcas D2C e negócios que operam tanto online quanto em lojas físicas. Porém, até negócios exclusivamente online podem se beneficiar ao usar pop-ups, feiras e eventos para criar pontos de contato físicos.

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