O que é Google Shopping e como usar na minha loja virtual?

vitrine de uma loja de shopping

Pontos principais do artigo:

  • O Google Shopping permite que usuários comparem os preços de produtos de diferentes lojas virtuais direto na página de busca;
  • Para aparecer na plataforma, você só precisa ter uma loja virtual com seus produtos listados e criar uma conta no Google Merchant Center;
  • Algumas plataformas de e-commerce oferecem integrações que facilitam a divulgação de itens, como é o caso da Nuvemshop. Além disso, criar uma loja virtual na plataforma é totalmente gratuito.

Devido à facilidade que oferecem em verificar preços, fretes e marcas, as ferramentas de comparação online têm ganhado cada vez mais espaço no comércio eletrônico — em especial, como canais de venda complementares à loja virtual. Nessa esfera, além do Buscapé, Bondfaro e Zoom, destaca-se o Google Shopping.

Segundo o relatório NuvemCommerce, apenas 14% das lojas virtuais utilizaram o Google Shopping em 2022. Isso mostra que há muita oportunidade para se diferenciar com este canal de tráfego!

Assim, no artigo de hoje, conheceremos detalhes sobre tal plataforma, suas vantagens e como colocar produtos no Google Shopping. Sem mais delongas, vamos lá? 😉

🎥 Veja também: TUTORIAL Google Shopping: O que é? Como vender? Consigo integrar à minha loja virtual?

O que é Google Shopping?

Google Shopping é a vitrine virtual do Google. Nele, são exibidos produtos relevantes em relação à pesquisa do usuário, independentemente do segmento ou nicho. Além de mostrar os itens na página principal, ele possui uma aba exclusiva, a “Shopping”, logo ao lado das categorias “Imagens”, “Vídeos”, “Notícias” e “Maps”.

Até março de 2020, o Google Shopping — integrado ao Google Ads — era apenas uma ferramenta para anúncios pagos. No entanto, o Google divulgou uma nova modalidade: a listagem gratuita (inclusão de produtos sem cobranças).

Em se tratando da maior ferramenta de buscas do mundo, nem precisamos dizer que essa é uma excelente oportunidade para potencializar vendas, certo? Sem contar que algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, oferecem integração com o Google Shopping, tornando o processo de sincronizar e divulgar produtos muito mais fácil.

Se você ainda não tem uma loja virtual para integrar ao shopping do Google, crie a sua agora mesmo de graça:

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Como funciona o Google Shopping?

O Google Shopping funciona da seguinte maneira:

  1. O usuário realiza uma pesquisa no Google;
  2. Sem demora, os produtos (com imagens, preços e nomes das lojas virtuais) são exibidos no topo da página principal;
  3. Caso o usuário clique na aba “Shopping”, na parte superior do buscador, mais resultados são mostrados;
  4. E, ao acessar uma das opções, o potencial cliente é redirecionado à página oficial do produto (para realizar a compra, se assim desejar).

Abaixo, confira exemplos de resultados do Shopping, imaginando que o usuário tenha pesquisado por “ring light” (anel de luz para celular):

Página principal do Google Shopping com a busca por ring light.

 

Entretanto, vale ressaltar que, mesmo após o lançamento da listagem gratuita, a exibição dos produtos patrocinados continua em destaque: na página principal do Google, somente os anúncios pagos são exibidos. Já na aba “Shopping”, há duas seções: no topo, as publicidades; e depois, os artigos classificados organicamente (os não-pagos).

A seguir, observe tal divisão sinalizada ao lado direito desta imagem:

seções patrocinados e gratuitos do google shopping

Os não-pagos do Google Shopping são elencados de acordo com a relevância e o histórico de busca do usuário. Os patrocinados, além desses parâmetros, classificam-se segundo os lances feitos pelas empresas anunciantes.

Como fazer integração ao Google Shopping?

Para se cadastrar no Google Shopping, são necessárias três etapas: criar uma conta no Google Merchant Center, verificar o domínio da sua loja virtual e configurar o feed de produtos. Abaixo, acompanhe os tutoriais:

1. Crie uma conta no Google Merchant Center

  1. Acesse o Merchant Center e clique no botão “Primeiros passos”;
  2. Faça o login com a sua conta do Google (se o seu negócio já tiver um cadastro no Ads, utilize o mesmo e-mail);
  3. Complete o formulário com as informações da sua loja virtual;
  4. Marque a opção “No meu website” para permitir que os usuários finalizem a compra no seu e-commerce;
  5. Por fim, aceite os termos do Google e clique em “Criar conta”.

2. Verifique o domínio da sua loja virtual

  1. Após criar a sua conta, clique no botão “Continuar”;
  2. Em “Website”, acesse a opção “Fornecer a URL do seu site” (informar dados de impostos e envios é opcional);
  3. Copie e cole a URL da sua loja virtual com o “https://” e clique em “Salvar”;
  4. Para verificar o domínio, selecione a opção “Tenho acesso ao meu servidor” (o modo mais simples!);
  5. Em “Escolher método”, clique em “Adicionar uma tag HTML à minha home”;
  6. Copie o código e mantenha essa aba do Google Merchant aberta;
  7. Em outra aba, logue no painel administrador da sua loja virtual e cole tal código no campo correto;
  8. Retorne à aba do Merchant Center e clique em “Verificar URL”;
  9. Por último, acesse “Reivindicar URL” para autorizar a conexão entre o seu site e o Google Shopping.

3. Configure o feed de produtos

O feed é um arquivo com a sua lista de produtos. Ele deve cumprir alguns atributos do Google Shopping, como códigos, títulos, disponibilidades, preços e condições. Para conhecer todos os detalhes e aprender como configurá-los, acesse o Guia de feed do Google.

Com esses pormenores validados e o arquivo da lista exportado, descubra a seguir como gerar o seu feed de produtos no Google Shopping:

  1. Na sua conta Merchant Center, acesse “Produtos” no menu principal;
  2. Selecione a opção “Criar feed de produtos”;
  3. Configure informações básicas, como país (Brasil) e idioma (Português);
  4. Marque “Surfaces do Google” para que os seus artigos sejam exibidos em todas as plataformas do buscador;
  5. Clique em “Continuar”;
  6. Depois, preencha o formulário com dados, como fuso horário, frequência de busca e o arquivo do catálogo de produtos;
  7. Por fim, clique em “Criar feed”.

No Google Shopping, a importação dos produtos pode levar até 48 horas. Se ocorrer algum erro, você será notificado no painel do Merchant Center.

Como fazer integração ao Google Shopping?

Se você é lojista da Nuvemshop, pode integrar sua loja virtual ao Google Shopping de forma rápida e prática. É só seguir os passos abaixo:

  1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Canais de Venda > Google Shopping;
  2. Procure a opção do Google Shopping na lista e clique no botão “Conectar com o Google”;
  3. Em seguida, faça login na sua conta Google e aceite todas as permissões;
  4. Pronto! O Google Shopping já está ativo na sua loja virtual Nuvemshop.

Veja no vídeo como o processo é simples:

Após a conexão com o Google Shopping, você deverá fazer algumas configurações importantes para gerar o catálogo de produtos corretamente e sincronizá-lo com a plataforma. Será necessário preencher seus dados de contato, configurar uma página de devolução, configurar as categorias do Google, entre outros passos. Veja tudo o que você precisa fazer no tutorial abaixo:

👉 Confira: Como vincular a sua Nuvemshop com o Google Shopping?

Agora, se você ainda não é lojista Nuvemshop e sente que está pronto para dar o próximo passo para o seu negócio, crie sua loja grátis e conte com as melhores soluções. Caso precise de uma solução mais robusta de um gerente de contas dedicado, conheça a Nuvemshop Next:

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Quais são as vantagens do Google Shopping?

Como visto, com o Google Shopping, é possível dar mais visibilidade aos seus produtos. No entanto, este é apenas um dos seus benefícios. Dentre eles, destacam-se outros cinco:

  1. Contato com um público mais qualificado (que está realmente à procura de produtos do seu nicho);
  2. Ampliação do tráfego da loja virtual;
  3. Aumento da taxa de conversão;
  4. Com a opção de listagem gratuita, menos gastos com mídia;
  5. Auxílio para negócios que estão migrando para o universo online.

Como anunciar no Google Shopping?

Com todo o processo de cadastro feito, agora sigamos para a próxima fase: aparecer, de fato, no Google Shopping. Conforme introduzido, isso é possível pela listagem gratuita e pela integração do Google Shopping com o Ads. A seguir, descubra as duas formas:

1. Pela listagem gratuita

  1. Logue na sua conta Merchant Center e acesse “Growth” > “Gerenciar programas”;
  2. Em “Listar seus produtos online gratuitamente”, clique em “Continuar”;
  3. Como você verificou o seu domínio e gerou seu feed de produtos anteriormente, basta aceitar os termos de Google e “Ativar”;
  4. Pronto, você poderá aparecer no Google Shopping gratuito exibindo seus produtos de forma orgânica!

2. Pela integração do Google Shopping com o Ads

Se você ainda não tem uma conta para anúncios pagos, confira o passo a passo Como se inscrever no Google Ads?. Depois disso, vincule-a à sua do Google Shopping assim:

  1. Acesse novamente “Gerenciar programas”;
  2. Em “Anuncie seus produtos”, clique em “Começar”;
  3. Como você verificou o seu domínio e gerou seu feed de produtos anteriormente, as opções “Website” e “Produtos” já estarão preenchidas;
  4. Ao lado de “Conta do Google Ads”, acesse “Vincular sua conta”;
  5. E clique em “Link”.

Para finalizar a integração, no seu administrador do Google Ads:

  1. Acesse a notificação da vinculação de contas, clicando em “Ver”;
  2. E depois, acesse “Ver detalhes” e “Aprovar”.

Por fim, retornando ao Google Merchant Center:

  1. Acesse “Anúncios” na aba Google Shopping;
  2. E clique em “Ativar”.

Pronto! Agora você já pode impulsionar seus produtos no Google Shopping pelo Ads. Para isso, acesse este guia da ferramenta: Como criar uma campanha do Shopping?. Nele, você encontra todos os passos sobre como configurar o orçamento diário e as prioridades do seu anúncio.

🎥 Veja também: Campanha Google Shopping: como criar?

Diferença entre Google Shopping e Google Ads

Mesmo que o Google Ads ofereça a opção de campanhas inteligentes para o Google Shopping, é importante destacar que eles não funcionam da mesma maneira.

O Google Shopping é baseado nos atributos dos produtos. A partir deles, a plataforma realiza um cruzamento de dados para entender em quais pesquisas exibir os artigos da loja virtual. Por outro lado, as publicidades do Google Ads (exceto a do tipo “Shopping”) tem como princípio a escolha de palavras-chave feita pelo próprio anunciante.

3 dicas para usar o Google Shopping

Antes deste conteúdo chegar ao fim, não poderíamos deixar de dividir três dicas simples e efetivas para que a sua marca e os seus produtos tenham um bom desempenho no Google Shopping. Acompanhe-as abaixo:

1. Aprenda estratégias de SEO

Preencher os atributos exigidos pelo Google, conforme comentamos anteriormente, é o primeiro passo em direção ao sucesso — quanto mais informações para o anúncio de produtos, melhor.

No entanto, apenas completar os campos sem nenhum parâmetro não é uma boa ideia. O indicado é atrelar isso a estratégias de SEO, a fim de que suas campanhas ofereçam as principais informações dos artigos e estejam alinhadas com as buscas que seu público faz.

Por exemplo: você sabia que os títulos do Google Shopping podem ter até 150 caracteres, mas que, na verdade, são exibidos apenas 70? E que em telas de dispositivos móveis, somente 55? Pois bem, é esse tipo de cuidado que as táticas de SEO podem somar ao seu negócio. Portanto, dedique-se a aprendê-las, combinado?

A dica é fazer nosso curso de SEO gratuito e dominar essas estratégias:

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2. Publique imagens de qualidade

No Google Shopping, apenas uma fotografia do produto é exibida na página principal e na aba do comparador. Em vista disso, capriche na qualidade das imagens.

Para tal, não é necessário ter um câmera profissional: um smartphone com resolução acima de 13MP já é suficiente. Atente-se também à iluminação do local para que o produto seja retratado com fidelidade (em relação a cores, texturas etc).

No que diz respeito à edição, você pode fazer uma única montagem, mostrando o produto de diferentes ângulos. Só cuidado para não pesar nessa diversidade, pois aí causará um efeito contrário com a poluição visual.

👉 Confira: Como vincular a sua Nuvemshop com o Google Shopping?

3. Fique de olho na concorrência

Seus produtos serão comparados com muitos outros. Por isso, observe seus concorrentes. Faça análises de ofertas e veja se há a possibilidade de criar promoções ou oferecer frete grátis para se destacar. Acredite: o Google Shopping é o meio ideal para refletir sobre o que está indo bem e o que pode ser aprimorado.

Além disso, frases de impacto — como “X% de desconto” ou “Confira as promoções da Black Friday!”, por exemplo — são uma das chaves do negócio nesse meio. Por meio delas, com certeza será mais fácil chamar a atenção do seu público e incentivá-lo a clicar e comprar.

💡 Saiba mais: Google para PMEs: o que é e como usar a ferramenta?

Pronto para anunciar no Google Shopping?

Esperamos que este guia sobre o Google Shopping tenha te ajudado a entender como esse comparador funciona e por que ele pode fazer toda a diferença nas suas estratégias de canais de venda e de marketing.

Aproveitando que está aqui, que tal criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Nossa plataforma é totalmente profissional e simples de usar. Em poucos minutos, sua loja estará no ar e pronta para alcançar milhares de clientes online. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Google Shopping

Google Shopping é a vitrine virtual do Google. Nele, são exibidos produtos relevantes em relação à pesquisa do usuário, independentemente do segmento ou nicho. Além de mostrar os itens na página principal, ele possui uma aba exclusiva, a “Shopping”, logo ao lado das categorias “Imagens”, “Vídeos”, “Notícias” e “Maps”.

Tudo começa com o usuário fazendo uma pesquisa no Google. Então, sem demora, os produtos (com imagens, preços e nomes das lojas virtuais) são exibidos no topo da página principal. Caso o usuário clique na aba “Shopping”, na parte superior do buscador, mais resultados são mostrados. E, ao acessar uma das opções, o potencial cliente é redirecionado à página oficial do produto (para realizar a compra, se assim desejar).

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