Plataforma de e-commerce: manual definitivo para escolher a sua em 2020

Índice

Sabemos que, com o crescimento do comércio eletrônico, vender pela internet demanda mais do que ofertar produtos apenas pelas redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Para diferenciar-se da concorrência e apresentar uma marca sólida, é essencial atrelar tais canais de venda secundários a um principal: um site personalizado a partir de uma plataforma de e-commerce.

Se “plataforma de e-commerce” é um termo confuso ou, até mesmo, novo para você, não se preocupe! Criamos este manual definitivo para esclarecer todos os pontos importantes relacionados a essa ferramenta fundamental para quem deseja ter um negócio de sucesso. Aprenda já:

  • O que é plataforma de e-commerce;
  • Quais são as diferenças entre SaaS e Open Source;
  • Quais são as vantagens de utilizar uma plataforma de e-commerce;
  • Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para a sua empresa;
  • Qual é a melhor plataforma de e-commerce do mercado.

Vamos lá? 😉

O que é plataforma de e-commerce?

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    Antes de explicarmos o que é plataforma de e-commerce, é preciso esclarecer o que é SaaS.

    O que é SaaS?

    SaaS (ou Software as a Service) é um modelo de distribuição e comercialização de um software. Nos tempos atuais, dois arquétipos clássicos de empresas SaaS são a Netflix e o Spotify. Por meio de uma mensalidade pré-paga e de uma conexão virtual, ambas disponibilizam infraestrutura e tecnologia ao usuário em seus respectivos nichos.

    Através de sistemas prontos — que não exigem nenhum tipo de conhecimento técnico em programação —, um SaaS permite que o cliente customize, gerencie e, muitas vezes, integre seu perfil a outros sistemas, como quando o Spotify facilita a criação e edição de playlists e o compartilhamento de uma música nos Stories do Instagram, por exemplo.

    Além disso, segurança e manutenção são outros dois distintivos de um SaaS, se comparado a um software comum. No primeiro caso, por conta do acesso ser pela internet, todos os dados são armazenados em nuvem. Logo, não há necessidade de instalá-lo em uma máquina e correr o risco de perder informações.

    No que diz respeito à manutenção, a atualização do software fica por conta e responsabilidade da empresa SaaS que viabiliza upgrades automaticamente. Dessa forma, o usuário não precisa se preocupar com eventuais melhorias do sistema.

    Agora voltemos à plataforma de e-commerce…

    Assim sendo, plataforma de e-commerce nada mais é que um SaaS: uma solução completa para criar uma loja virtual. Por não exigir experiência, nem formação técnica ao empreendedor — como configurar o código-fonte do site e sua hospedagem —, ela é considerada um software simples e de fácil utilização.

    A partir de um cadastro rápido para assinatura periódica — que geralmente leva no máximo 10 minutos —, a plataforma de e-commerce fica disponível para ser usada como um ambiente administrativo para operações de comércio digital.

    Dentre as possibilidades de configuração mais comuns, destacam-se: customização do layout, inclusão de produtos (fotos e descrições), gerenciamento de frete e formas de pagamento, integração com ferramentas de marketing e composição avançada de SEO.

    Caso queira conhecer mais mecanismos que uma plataforma de e-commerce pode proporcionar, conheça os recursos da Nuvemshop. Aproveite o teste de 15 dias gratuitos e monte sua loja virtual hoje mesmo!


    Saiba mais...

    Quais são as vantagens de SaaS vs. Open Source?

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      Agora que você já sabe o que são SaaS e plataforma de e-commerce, chega o momento de entender o que é uma plataforma Open Source e compará-la ao Software as a Service.

      O que é Open Source?

      Open Source, por sua vez, é um software de código aberto. Em outras palavras, é um software também disponibilizado por diversas empresas mediante o pagamento de uma assinatura, entretanto, seu acesso é feito por download — e não em nuvem como em um SaaS.

      Após o download de uma plataforma Open Source, o software é cedido com configurações básicas. A personalização do site, a integração com outros aplicativos e a manutenção da plataforma ficam por conta do empreendedor (caso ele tenha conhecimento em TI) ou de um profissional contratado — o que gera custos extras.

      Por que uma plataforma de e-commerce SaaS é a melhor opção

      Com o tópico anterior esclarecido, vamos entender por que uma plataforma de e-commerce SaaS é bem mais eficiente que uma Open Source.

      Agilidade da plataforma de e-commerce

      Tempo é dinheiro! Ter o seu negócio online funcionando o mais rápido possível é essencial para desenvolvê-lo com eficiência e alcançar suas primeiras visitas antes do esperado. Uma plataforma de e-commerce SaaS, como visto, não exige conhecimentos técnicos do empreendedor, o que permite a ativação da loja virtual em poucos minutos:

      Custo-benefício

      Caso você não saiba programar, uma plataforma de e-commerce SaaS com certeza será mais acessível ao seu bolso. Por ter um valor único e periódico, como na Nuvemshop, fica simples prever os custos no planejamento financeiro.

      Além disso, se com o passar do tempo você notar que o seu negócio está alcançando um novo patamar, plataformas de e-commerce SaaS geralmente facilitam diferentes upgrades para pacotes avançados e com mais funcionalidades — o que, em nenhum momento, impedirá sua escalabilidade.

      Customização e manutenção da plataforma de e-commerce

      Ter um layout único e que se relaciona aos preceitos da sua marca é primordial para posicionar a loja virtual diante da concorrência e dos olhos do público-alvo.

      Como um dos objetivos das plataformas de e-commerce SaaS é o de proporcionar variedade de opções ao empreendedor, customização e responsividade não serão um problema — na Nuvemshop, por exemplo, oferecemos +40 layouts personalizáveis que se adequam a todos os tipos de telas (e o melhor: sem nenhum custo adicional!).

      Ademais, plataformas de e-commerce SaaS estão sempre em busca de aprimorar seus serviços. Logo, a manutenção do ambiente virtual é frequentemente feita através de atualizações gratuitas e automáticas — a responsabilidade do lojista segue sendo apenas a de administrar a empresa.

      Adaptabilidade

      Com uma plataforma de e-commerce SaaS, a facilidade de integrar outros canais a uma loja virtual e de conseguir taxas e preços melhores é maior. Afinal, parcerias estratégicas são recorrentes nesse meio, como com os intermediadores de pagamento, por exemplo. Já em uma Open Source, o processo de integrações deve ser feito manualmente — o que leva tempo (e dinheiro também, considerando que será mais difícil negociar condições).

      Na Nuvemshop, temos uma Loja de Aplicativos exclusiva, na qual, com poucos cliques, é possível selecionar sistemas para integrar ao seu negócio — desde ERPs a softwares de atendimento ao cliente.

      Suporte profissional da plataforma de e-commerce

      E se algo inesperado acontecer à sua loja virtual? Em uma plataforma de e-commerce SaaS, você conta com um suporte profissional em horário comercial e, dependendo do período do ano, 24/7, como acontece nas Black Fridays aqui na Nuvemshop.

      Em uma plataforma de e-commerce Open Source, você também pode recorrer a um suporte especializado. Entretanto, por se tratar de um código aberto, algumas adversidades estarão fora da alçada da empresa. Assim, sendo uma programação única, você provavelmente terá que contratar um profissional terceirizado.

      Segurança

      Por fim, mas não menos importante, uma plataforma de e-commerce SaaS é mais segura que uma Open Source. Por quê? Além de utilizar servidores confiáveis, como Amazon — o que protege seu site de acessos indevidos e fraudulentos —, esse tipo de software geralmente oferece certificado de segurança (SSL) grátis.

      O certificado SSL é uma tecnologia de criptografia que garante a segurança das informações trocadas dentro da sua plataforma de e-commerce, como os dados pessoais e de pagamento dos seus clientes. Ele é visualmente identificado por um cadeado verde ao lado da URL do seu site e pelo prefixo https://.

      E aí, tudo tranquilo até aqui? Então sigamos para o próximo capítulo! 💪

      Por que usar uma plataforma de e-commerce?

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        No primeiro semestre de 2019, segundo a 40ª edição do relatório Webshoppers da Ebit, o comércio digital brasileiro alcançou R$ 26,4 bilhões em vendas e 65,2 milhões em volume de pedidos — respectivamente 12% e 20% a mais que o período anterior.

        A nível global, a expectativa para 2020 é de um faturamento de mais de US$ 4 trilhões e, na América Latina, de US$ 75 milhões — um cenário extremamente animador. Agora imagina o seu negócio contribuindo para esse share! Incrível, não?

        Contudo, conforme citado na introdução deste guia, vender pela internet demanda mais do que ofertar produtos pelas redes sociais ou, até mesmo, pelos marketplaces, como o Mercado Livre. Esses canais são, sim, importantes para ações de marketing, mas não devem ser seus meios principais.

        Para consolidar uma marca e apresentá-la de uma maneira exclusiva e profissional ao público-alvo, é imprescindível dedicar-se a uma plataforma de e-commerce para montar e administrar sua loja virtual — e isso também vale para o empreendedor que já possui uma empresa física, mas que deseja modernizá-la.

        Considerando esses aspectos, além das vantagens de SaaS citadas no capítulo anterior, descubra abaixo outros pormenores que vão te convencer a usar uma plataforma de e-commerce.

        Automação de estoque da plataforma de e-commerce

        Adeus, baixas manuais! Um dos grandes benefícios que uma plataforma de e-commerce oferece é a facilidade ao gerenciar o estoque da empresa. As saídas são contabilizadas automaticamente e, com poucos cliques, os produtos podem ser ajustados em categorias e subcategorias do menu.

        Ademais, muitas plataformas de e-commerce disponibilizam as opções de carregar fotos e descrições de produtos em massa e de duplicar itens similares, alterando apenas as imagens, cores e/ou tamanhos diferentes.

        Comunicação com o público

        Se você iniciou o seu negócio vendendo somente pelo Instagram (ou pelo Facebook), sabe quão cansativo e demorado é o processo de responder direct por direct, enviando fotos dos produtos, preços e descrições interessantes que te ajudem a converter.

        Já com uma plataforma de e-commerce, sua desenvoltura será outra: a cada contato com um potencial cliente, bastará a você copiar os links dos seus produtos e enviar a ele. Lá estarão todas as informações necessárias para solucionar as dúvidas que surgirem.

        Extra: na Nuvemshop, temos ainda uma solução exclusiva para lojistas: o teclado Nuvem. Para simplificar a comunicação em dispositivos móveis, essa funcionalidade permite que você compartilhe os links dos seus produtos sem sair do ambiente do WhatsApp, Instagram Direct ou Messenger. É incrível! ✨


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        Conteúdo institucional da plataforma de e-commerce

        Qual é a história da sua marca? Quais são os valores e a visão da sua empresa? E principalmente: como o seu público pode ter acesso a esse tipo de informação?

        Apresentar-se corretamente (e de maneira completa!) é essencial para dar uma cara mais humana ao seu negócio. Entretanto, as biografias das redes sociais e os descritivos dos marketplaces não são os melhores locais para expor em detalhes a construção da sua marca.

        Por isso, dedicar-se a uma plataforma de e-commerce, em especial à página Sobre Nós da sua loja virtual, revelará a composição da sua equipe e a missão da sua empresa. Esse tipo de informação, quando bem evidenciado, tem o poder de despertar sentimentos de confiança e afinidade no cliente — o que faz toda diferença para a conversão.

        Controle financeiro e fiscal

        Nada mais burocrático do que cuidar do controle financeiro e fiscal manualmente, não é mesmo? E isso se torna mais complicado se você tem tanto uma loja física, quanto uma virtual.

        Assim, para facilitar a sua vida, uma plataforma de e-commerce te auxilia em todas essas tarefas. Além de fornecer dados básicos sobre a evolução do seu negócio — como número de pedidos por período e ticket médio, por exemplo — geralmente os SaaS possibilitam integrações com ERPs.

        A partir de ERPs, como o Tiny, o Bling e a ContaAzul, você pode ter acesso a um sistema automatizado que engloba processos de fluxo de caixa, formação de preços, emissão de notas fiscais (de produtos ou serviços) e muito mais — tudo para fazer da sua marca um negócio sustentável.


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        Recuperação de carrinhos abandonados

        Em uma loja física, quando um cliente está saindo de mãos vazias, você tem a chance de, com poucos passos e um bom discurso, tentar convertê-lo, certo? Mas e em uma plataforma de e-commerce, como reconquistar o visitante que montou um carrinho de compras e desistiu?

        Para isso, existem integrações como com o Recuperador de Carrinhos da Enviou. Através da personalização de e-mails (sem a necessidade de conhecimentos técnicos em HTML), você ativa disparos automáticos para lembrar o consumidor dos produtos pelos quais ele se interessou. A abertura das mensagens, segundo o aplicativo, pode recuperar até 65% do público inicial da plataforma de e-commerce!

        Aqui também vale destacar que criar estratégias para combater o abandono de carrinho em um plataforma de e-commerce, como ajustes de frete e de opções de meios de pagamento, é de extrema importância. Para saber mais sobre o tema, confira o artigo a seguir.


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        Associação de canais de venda com a plataforma de e-commerce

        Destacamos anteriormente algumas integrações administrativas com uma plataforma de e-commerce. Mas agora falemos sobre canais de venda secundários, que são primordiais para aplicar ações de marketing e, consequentemente, alcançar mais conversões.

        Atualmente uma plataforma de e-commerce completa oferece associações tanto com ferramentas de redes sociais (Instagram Shopping e Loja do Facebook) e WhatsApp, quanto com marketplaces. Por meio deles, é possível aumentar a visibilidade em meio ao público (afinal, você conseguirá atingi-lo em diferentes canais) e o tráfego de visitas da loja virtual.

        Caso queira conhecer outros benefícios sobre integrações com canais de venda — estratégia também conhecida como omnichannel — e como aplicá-la no seu negócio, confira o nosso curso e, na sequência, um artigo sobre o assunto:


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        Tudo certo neste capítulo? Maravilha! Sigamos para o próximo tópico. 🎯

        Como escolher uma plataforma de e-commerce?

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          A essa altura, depois de ter aprendido as vantagens de um SaaS e por que utilizar uma plataforma de e-commerce, você deve estar se perguntando como escolher a ideal para o seu negócio.

          Pensando nisso, preparamos uma checklist com as características que são fundamentais para uma plataforma de e-commerce — você vai notar que algumas delas já foram comentadas anteriormente, entretanto, retomamos esses atributos para que você não se esqueça de nenhum, ok?

          ✓ Planos e preços da plataforma de e-commerce

          A primeira questão a se atentar é em relação à mensalidade da plataforma de e-commerce. Analise se ela cabe no seu orçamento e se o plano em si supre todas as necessidades do seu negócio — desde recursos e atendimento a integrações e segurança do servidor.

          Se você está iniciando o seu negócio agora, confira se a plataforma de e-commerce escolhida oferece escalabilidade entre os pacotes — se sim, você poderá começar pelo plano mais acessível e trocá-lo conforme o crescimento e faturamento da empresa.

          ✓ Pageviews ilimitadas da plataforma de e-commerce

          Muitas plataformas de e-commerce cobram por pageviews. Pageviews nada mais são do que visitas que a sua loja virtual recebe. Por isso, atente-se a essa modalidade de assinatura para não desestabilizar o planejamento financeiro de um mês para o outro.

          Por exemplo: imagine se, a partir de uma campanha de marketing no Instagram, você recebe muitos acessos no seu site, mas pouquíssimas conversões? Seria prejuízo na certa!

          Além disso, observe se a plataforma de e-commerce cobra por produtos cadastrados. Caso você tenha uma grande variedade de artigos, provavelmente essa não será uma boa opção para o seu negócio.

          ✓ Velocidade e usabilidade da plataforma de e-commerce

          Quando pensamos em alta performance, é primordial considerar a velocidade de um site e se ele possui uma interface intuitiva. De acordo com testes realizados pela equipe de Inteligência e Dados da Nuvemshop, cada segundo a mais que uma loja virtual leva para carregar impacta diretamente em 0,1% na taxa de conversão do negócio! 😱

          No que diz respeito à usabilidade, é importante notar se a plataforma de e-commerce permite a personalização do menu, dos botões e CTAs, e se ela se adapta com facilidade às diferentes telas — desde desktops a dispositivos móveis. Segundo dados da Statista, mais de 95,5 milhões de pessoas se tornaram usuárias de mobile no Brasil em 2018 (e esse número só tende a aumentar).

          ✓ SEO da plataforma de e-commerce

          Gerar tráfego orgânico para a sua plataforma de e-commerce deve ser um dos principais objetivos do negócio online — afinal, nós, internautas, sabemos bem que, quando desejamos pesquisar algo, recorremos quase sempre ao Google (ação que provavelmente não é muito distinta da do seu público-alvo).

          Assim, para que, a longo prazo, você alcance as primeiras posições em resultados relacionados ao seu nicho, é essencial que a sua plataforma de e-commerce esteja otimizada para os mecanismos de busca (SEO).

          Para tal, perceba se a plataforma de e-commerce oferece opções para modificar títulos, descrições e URLs e torná-las mais amigáveis, com palavras-chave relacionadas ao seu segmento.


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          ✓ Recursos básicos da plataforma de e-commerce

          Ao escolher uma plataforma de e-commerce para o seu negócio, é crucial notar se ela oferta recursos básicos para que uma loja virtual funcione bem. Logo, reflita sobre:

          • Layouts: além da personalização de layouts, você conseguirá adicionar banners rotativos com produtos em destaque?
          • Gateways de pagamento: a plataforma de e-commerce tem integração com os maiores do mercado, como PagSeguro, Wirecard e Mercado Pago?
          • Meios de envio: há mais de uma opção de convênio (Correios e transportadoras, como JadLog e Loggi)? E o frete personalizado, como a retirada em loja física, é possível configurá-lo na plataforma de e-commerce?
          • Promoções: a criação de cupons de desconto é fácil? Afinal, esta é uma das principais iniciativas para atrair e fidelizar clientes.
          • Páginas de conteúdo: você poderá desenvolver uma página Sobre Nós (de conteúdo institucional) e uma FAQ (para apresentar e resolver as perguntas frequentes dos seus consumidores)?

          ✓ Integrações da plataforma de e-commerce

          Provavelmente, ao evoluir como um negócio rentável, sua loja virtual precisará de ferramentas extras além da plataforma de e-commerce. Assim, é primordial compreender se ela possui integrações de simples acesso.

          Dentre as associações mais utilizadas, destacam-se:

          • Google Analytics: ideal para analisar a audiência do seu site (idade, gênero, localização e intenção de compra, por exemplo) e criar estratégias mais eficazes;
          • ERPs: sistemas de gestão para te auxiliar no recebimento de pedidos, separação e etiquetas, emissão de notas fiscais etc;
          • Chats online: indicados para equipes se comunicarem com visitantes do site e tirarem dúvidas on-time  — o que contribui para a taxa de conversão da empresa;
          • Canais de venda: como marketplaces e redes sociais, já explicados anteriormente.

          ✓ Servidor estável da plataforma de e-commerce

          Ter uma loja virtual que cai com frequência influenciará diretamente na credibilidade do seu negócio. Logo, busque se informar sobre o servidor da plataforma de e-commerce e quão estável ele é (o da Amazon é considerado o melhor do mercado).

          Se, mesmo depois de conferir as informações do contrato de serviço, você não estiver se sentindo 100% seguro, pesquise empresas que utilizam a plataforma de e-commerce desejada e entre em contato com elas, questionando todos os fatores que poderão te ajudar a decidir.

          Podemos seguir para o último capítulo? Vamos lá!

          Qual é a melhor plataforma de e-commerce?

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            Que rufem os tambores 🥁 — chegou o tópico mais esperado deste guia!

            Ao nosso ver (e sem rodeios), a melhor plataforma de e-commerce do mercado é a Nuvemshop. Entretanto, como somos a favor da liberdade de escolha e da comunicação justa, a seguir explanaremos — com vantagens e desvantagens — a Nuvemshop e outros dois SaaS, a Wix e o Squarespace. Acompanhe!

            Plataforma de e-commerce Nuvemshop

            Líder na América Latina com +30.000 lojas ativas e eleita a melhor plataforma de e-commerce pela ABComm em 2017 e 2019, a Nuvemshop é ideal para marcas — em qualquer estágio! — que buscam aumentar suas receitas através do posicionamento online e da diversificação dos seus canais de venda.

            Com escritórios no Brasil, no México e na Argentina, e uma equipe de +200 especialistas, apresentamos uma plataforma de e-commerce robusta e flexível, que permite fácil integração com as principais soluções do ecossistema.

            plataforma de ecommerce nuvemshop

            Vantagens

            Dentre os muitos benefícios da plataforma de e-commerce Nuvemshop, destacam-se: preços acessíveis, +40 layouts intuitivos e customizáveis, servidor Amazon, vendas e visitas ilimitadas, administração de estoque simplificada e convênio com os grandes players do mercado — tanto com gateways de pagamento (PagSeguro, Wirecard, Mercado Pago etc), quanto com meios de envio (Correios, JadLog, Loggi, Melhor Envio, Frenet etc).

            Oferecemos diversas integrações, como com Google Analytics, Mercado Livre, Instagram Shopping, Loja do Facebook e os maiores ERPs do segmento (Tiny, Bling e ContaAzul), além de um atendimento especializado para resolver todas as suas dúvidas (80% dos e-mails são respondidos no mesmo dia).

            Nossa plataforma de e-commerce concede um aplicativo gratuito (Android e iOS) para que você possa administrar o seu negócio de qualquer lugar. Disponibilizamos artigos, cursos, e-books, vídeos e podcasts — sem custo algum também! — sobre empreendedorismo e marketing na nossa Universidade do E-commerce.

            Com a Nuvemshop, todos os seus canais de venda, desde marketplaces e redes sociais à sua loja física, estarão reunidos em um só ambiente digital. Se você deseja ter flexibilidade e autonomia para gerir o seu negócio, comunicar a identidade da sua marca com alta qualidade e contar com auxílio e atenção durante toda a sua trajetória de crescimento (inclusive com planos diferenciados, como o Empresarial), aqui é o seu lugar!

            Confira mais vantagens da plataforma de e-commerce Nuvemshop no vídeo abaixo:

            Desvantagens

            Para planos de entrada, a plataforma de e-commerce Nuvemshop oferece suporte ao cliente apenas por e-mail — atendimento em horário comercial via WhatsApp está disponível a partir do plano Escala. Essa divisão entre recursos por pacote também se dá em relação ao Teclado Nuvem (comentado anteriormente) e aos múltiplos idiomas e moedas para vendas internacionais.

            Bônus: o que considerar na hora de migrar de uma plataforma de e-commerce?

            Se você já possui o seu negócio e está pensando que as vantagens da Nuvemshop são ótimas, mas que migrar de uma plataforma de e-commerce para cá pode ser uma dor de cabeça, engano seu! Nossa equipe promove todo o suporte necessário para tal. No vídeo a seguir, você pode descobrir todos os detalhes em relação a isso:

            Plataforma de e-commerce Wix

            Idealizada e criada por Avishai Abrahami, Nadav Abrahami e Giora Kaplan, a Wix alcançou rápido o sucesso: três anos após sua fundação, em 2009, a empresa chegou à marca de 1 milhão de usuários — especialmente como um espaço virtual de produção de conteúdos.

            Atualmente está presente em +190 países e possui escritórios nos Estados Unidos e em Israel (país onde foi lançada). Oferece uma plataforma para criação de sites — em HTML5 e mobile — sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

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            Vantagens

            A Wix, desde o primeiro contato, impacta pelo seu visual atraente. Seu plano de entrada é gratuito e disponibiliza 500MB de armazenamento em nuvem. Os recursos iniciais são simples, mas o construtor de sites é intuitivo com o seu formato “arraste-e-solte”.

            A plataforma de e-commerce Wix dispõe de +500 temas, contudo, grande parte é pago. Outra ferramenta que se destaca é a Web App Market, um espaço digital que permite a compra de +200 aplicativos, como recuperador de carrinhos, por exemplo.

            Desvantagens

            Mesmo com as vantagens apresentadas anteriormente, a Wix não é uma plataforma especializada em e-commerce e, sim, em criação de sites em geral.

            Em sua versão gratuita, muitos anúncios externos são exibidos nas margens laterais, o que pode obstruir o design da sua loja virtual. Por não ser uma empresa brasileira, não apresenta integrações com softwares locais.

            O plano focado em ferramentas avançadas de comércio eletrônico é pago e, uma vez que o layout é escolhido, não é permitido alterá-lo. Os mecanismos de SEO da plataforma de e-commerce Wix também não são flexíveis.

            Outro aspecto bastante negativo é a lentidão e a instabilidade do serviço. Por conta do seu crescimento frenético, a qualidade e a manutenção da plataforma de e-commerce se tornaram falhas.

            Plataforma de e-commerce Squarespace

            Fundado em 2003 por Anthony Casalena, o Squarespace conta com escritórios em Nova York, Portland e Dublin e +1.000 profissionais. Seu foco inicial foi o de se tornar um ambiente de gerenciamento de conteúdo apenas. Só após alguns anos, o negócio agregou a versão de plataforma de e-commerce.

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            Vantagens

            A plataforma de e-commerce Squarespace é responsiva em todas as telas, desde desktops a dispositivos móveis. Permite integrações com redes sociais, como Twitter, Instagram e WhatsApp. Disponibiliza domínios gratuitos e segurança SSL.

            Não limita adição de produtos (nem imagens, cores e tamanhos diferentes). Ademais, esta plataforma de e-commerce possibilita a criação de páginas de conteúdo, como Sobre nós e FAQ.

            Desvantagens

            Se comparado às plataformas de e-commerce citadas acima, o Squarespace possui um módulo de design fraco e pouco intuitivo. Como a Wix, não é especialista em comércio digital. Por isso, nem sempre o suporte técnico será completo.

            A plataforma de e-commerce Squarespace é vista no mercado para pequenas e médias empresas somente. Logo, se você deseja criar um negócio sustentável e escalável, provavelmente esta não é a melhor opção.

            Por fim, outros dois aspectos desfavoráveis são as poucas opções de gateways de pagamento locais (o único destaque é dado ao Paypal) e a falta de uma loja de aplicativos para serem integrados à plataforma de e-commerce.

            E aí, plataforma de e-commerce escolhida?

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              Esperamos que este manual sobre plataformas de e-commerce tenha resolvido todas as suas dúvidas sobre o assunto. Empreender hoje é ser digital. Portanto, não estar presente nos canais de venda online, especialmente com uma loja virtual, é sinônimo de perder inúmeras visitas e oportunidades de conversão.

              Ah, e se a sua escolha for a Nuvemshop — esse é o nosso maior desejo! — temos uma feliz surpresa: conheça a plataforma de e-commerce a partir do teste de 15 dias gratuitos. Assim, você terá a chance de navegar e experimentar todos os benefícios do Administrador Nuvem. Temos certeza de que não irá se arrepender. Vem, estamos te aguardando 💙

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