Como fazer um e-mail marketing inteligente

Por: Andressa Gonçalves de Almeida
Como fazer um e-mail marketing inteligente

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O envio de e-mail marketing é uma técnica consolidada dentro do marketing digital e com o passar do tempo vem ficando mais avançada, dando a possibilidade de explorar muitas outras funcionalidades e obter resultados muito melhores. Veja abaixo como construir um e-mail marketing inteligente e ter mais sucesso em seus negócios neste ano.

Construindo um e-mail marketing inteligente em 2020

Um e-mail marketing precisa ser mais que bonito. Ter cores e um design coerente é o básico, quando se pode ir muito além. Confira estratégias que deixarão seus e-mails muito mais inteligentes:

Colete dados e os utilize a seu favor

Toda ação é importante dentro do mundo digital e pode fornecer informações ricas sobre o seu público. Um clique pode dizer muito, por isso, nunca esqueça de monitorar os links dos seus CTAs (call to action, ou chamada para ação), ou seja, colocar códigos na URL que identifiquem o botão que foi clicado. Por exemplo:

Essa loja fez um e-mail marketing com um box informando sobre uma coleção feita especificamente para o signo do destinatário, com o clique no CTA do banner se entende que o tema horóscopo é importante para o seu público:

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Observando a quantidade de cliques nesse CTA, pode-se confirmar se de fato o tema é relevante para o cliente e se vale ou não fazer esse tipo de campanha para uma próxima vez, ou até mesmo uma campanha relacionada.

Através da análise dos cliques, descobre-se o que importa mais para o destinatário e assim fica muito mais fácil de construir um e-mail com um potencial de conversão muito mais alto.

Clusterize seus usuários

Assim como cada pessoa é diferente, os usuários da sua base também são. Por isso entenda os seus comportamentos e distintos perfis e faça envios mais personalizados.

Divida a sua base por características em comum e faça disparos mais bem direcionados. Isso faz com o destinatário se sinta mais especial e não somente uma pessoa que irá receber uma promoção entre muitas outras.

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Essa personalização de e-mail, feita através de cada disparo encaminhado para os clusters, resulta em comunicações mais eficazes.

Automatize seus envios de e-mail marketing para diferentes cenários

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Ao pensar sobre o tema de marketing direto, algumas pessoas e empresas imaginam que é difícil fazer a gestão esse tipo de estratégia por tomar muito tempo e ser extremamente manual, porém o que alguns não sabem é que existe uma maneira de gerenciar clientes e realizar disparos de e-mail marketing e mensagens de texto de forma automatizada.

Ao utilizar a ferramenta ideal de envio de e-mail marketing, você terá sugestões de diferentes cenários em que a automatização pode ser utilizada, como por exemplo:

  • Boas-Vindas: quando um usuário se cadastra em seu site, através de seu campo de captação de leads, o envio de um e-mail de boa vindas é essencial. Assim, ele sente que o fato de ter demonstrado interesse na marca resulte em uma comunicação direta com a empresa que lhe traga benefícios futuros, como promoções ou até mesmo cupons personalizados.
  • Datas Especiais: aniversários, promoções ou datas sazonais, entre outras. Você pode criar envios automáticos programados para diversas datas. Elas são muito importantes para que seja mantida uma constância de comunicação direta com o cliente.
  • Atualizações: teve uma atualização na sua lista de contatos e agora precisa fazer um novo envio para cada um deles? Não precisa se preocupar em fazer isso manualmente. Dependendo da ferramenta, isso é integrado de maneira totalmente automática. E assim não é necessário se preocupar em perder tempo cuidando de contato por contato para realizar novos disparos de e-mail.
  • Carrinho abandonado:  seu cliente visitou seu site, deixou produtos no carrinho e não finalizou o processo de compras? Não o  considere como um caso perdido. Usar o e-mail marketing pode resolver esse tipo de problema e é uma das melhores soluções para isso.
  • Página vista: um lead visitou sua página de produto por várias vezes, você já detectou seu interesse pelo produto, porém ele não realizou nenhuma ação. Você pode enviar uma mensagem para ele automaticamente falando sobre sua marca ou sobre a página em que ele manifestou interesse.

Faça envio de e-mails de carrinho abandonado

Como já foi citado, o envio de e-mails de lembrete de carrinho abandonado é uma estratégia que pode alavancar as vendas que já pareciam perdidas.

Esse tipo de e-mail é automatizado e recorda ao seu futuro cliente do produto que ele estava comprando e acabou deixando no carrinho. A configuração desse tipo de campanha é supersimples, dependendo da ferramenta de e-mail marketing utilizada.

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A taxa de clientes convertidos chega a aumentar cerca de 5% com a utilização dessa técnica e, com ela, é possível mandar mais do que somente uma mensagem para recuperar esse usuário. Mas lembre-se que, para isso, é importante configurar um bom intervalo de envio desse tipo de mensagem.

Dicas para uma estratégia de carrinho abandonado de sucesso

  • Não demore para enviar sua primeira mensagem de lembrete: Envie sua primeira mensagem de carrinho abandonado ao cliente entre 15 minutos e 24 horas depois dele deixar o seu site. Se demorar mais que isso, provavelmente ele não irá se recordar da sua página e muito menos do produto que estava buscando.
  • Envie mensagens na medida certa: O número médio de envio de mensagens de carrinho abandonado é de 3 disparos, porém podem ser feitos mais contatos com os clientes utilizando esta técnica. Apesar disso é necessário ter algo em mente: ser exagerado na frequência deste tipo de envio pode acabar afastando os seus potenciais clientes. Por isso, é recomendável fazer o envio com o número médio e realizar todo o fluxo de lembrete de carrinho abandonado no máximo até o fim das primeiras 72 horas após o abandono do carrinho
  • Dê atenção ao design: O design é um elemento importante para qualquer tipo de comunicação, e isso não foge da regra para os e-mails de carrinho abandonado. Deixe sua mensagem simples e direta e use um layout com cores que identifiquem a sua marca.

Explore a inteligência artificial do eye-tracking preditivo

A inteligência artificial mudou a maneira como os produtos são desenvolvidos e os resultados analisados. E isso não deixa de fora o mundo do e-mail marketing. Hoje existem ferramentas que já exploram o AI com a utilização do eye-tracking preditivo, que é uma técnica que realiza análises do layout de uma newsletter antes do seu envio.

Esses relatórios mostram se a newsletter será eficaz ou não, de acordo com os pontos que mais chamarão a atenção do usuário visualmente, a partir de uma análise de zonas de calor, movimentos oculares, relatórios de opacidade e análise estética. Vamos conhecer cada um desses aspectos a seguir.

Zonas de calor

Com essa primeira análise, podem ser observadas quais são as áreas da sua newsletter que provavelmente atrairão atenção do usuário. Os gradientes coloridos representam as áreas de maior e menor atenção do seu e-mail. Quando são vermelhas, significa que o nível de atenção é mais alto. Se aparecerem gradientes nas cores verde e amarela, eles representam níveis baixos e médios de atenção, respectivamente.

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Movimentos do olhar

Essa análise mostra o caminho que provavelmente o usuário irá fazer ao olhar sua newsletter. Serão inseridos círculos que indicarão a ordem em que cada elemento será observado.  Quanto maior é o número dentro desse círculo, maior será o tempo de paragem e fixação em cada ponto em específico.

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Relatório de opacidade

Essa análise mostra, de acordo com a opacidade, quais áreas são mais atrativas para o usuário e quais são menos. Quanto mais escura estiver a área significa que esse ponto não chamará tanta atenção. Já quando estiver mais claro, são identificadas as partes que mais se destacam na newsletter.

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Análise estética

Este é um relatório dividido nas categorias cor, equilíbrio e clareza, que serão  avaliadas de 0 a 100.

A pontuação de cor é relacionada ao nível de utilização de cores usadas na newsletter e se as mesmas exploram curiosidade e atração. Já sobre clareza, esse aspecto é dedicado ao fato de o design ser simples e claro de entender. O equilíbrio é relacionado à proporcionalidade do uso dos elementos utilizados no layout.

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Conclusão

Apesar de o e-mail marketing ser uma técnica mais estabelecida e tradicional dentro do mundo do marketing digital, muitas tecnologias surgiram e os fizeram ser mais inteligentes. Ele são mensuráveis, automatizados, identificadores de comportamentos, clusterizados e podem ser preditivos.

Com tantas funções adicionadas a essa técnica, pode-se notar que existe um mundo que vai muito além de um simples disparo de uma newsletter. Por isso, em 2020, utilizar um e-mail marketing é algo muito mais estratégico. Se utilizado da maneira correta, com todas essas novidades que mudaram o seu panorama do mercado, o e-mail marketing pode levar a uma maior taxa de conversão e a resultados inacreditáveis.

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