7 passos descomplicados para descobrir o seu nicho de mercado lucrativo

Escolher nicho de mercado

Você pode se interessar por vários temas, como exercícios físicos, aviação e moda, mas concorda que escrever sobre todos esses assuntos tão distintos entre si pode causar uma confusão na mente da sua audiência? Claro que este foi apenas um exemplo bastante drástico, porém alguns blogs caem na armadilha de querer escrever sobre tudo e não se posicionar sobre nada.

O leitor que chegar ao seu site por causa de algum conteúdo sobre um dos assuntos  pode ficar confuso e nunca mais voltar. E eu sei que você realmente não quer ver isso acontecendo. Resumindo: você precisa ter um propósito bastante claro e decidir em que nicho de mercado deseja atuar.

E não me refiro somente a escolher um grande mercado de massa, como Finanças ou Relacionamentos. A concorrência desses tópicos não é fácil para quem está começando e as chances de você conseguir conquistar um lugar de destaque são bastante pequenas.

Você precisa escolher um nicho ou pedaço desse mercado, se quiser ser bem sucedido. Um nicho de mercado é uma fatia de um grande mercado, em que as pessoas que o compõem apresentam um mesmo problema ou problemas em comum.

Automaticamente, com menos blogs ou sites suprindo a necessidade de conteúdo de um nicho, as chances de você se tornar conhecido por seu trabalho são muito maiores. Antes de investir tempo, energia e até mesmo dinheiro em um negócio, site ou blog, tenha certeza de que você gosta do mercado que deseja atuar e se ele é lucrativo.

Você precisa gostar do seu nicho por um motivo bastante simples: precisará de muito esforço antes que qualquer resultado apareça. E certamente não acontecerá da noite para o dia. É a paixão que o manterá motivado(a) sempre.

Além da paixão, você pode optar por escrever sobre seus maiores medos e como fez para superá-los, para que seus leitores também consigam, ou oferecer soluções para os maiores problemas do seu público-alvo. Mas escolha algo que você conheça um pouco mais que a maioria das outras pessoas.

O outro fator importante é descobrir se seu mercado é lucrativo ou não. E para isso preparei uma lista simples para que você consiga saber antes de investir seu tempo e até mesmo dinheiro.

Vamos conhecer os passos para que você consiga definir seu nicho de mercado ainda hoje?

  1. Tire a atenção do que você considera importante para ouvir do que as pessoas necessitam: não se esqueça de que você está produzindo conteúdo gratuito ou pago não para si mesmo, mas sim para sua audiência. Então preste menos atenção no que você pensa ou quer e foque nas outras pessoas.
  2. Descubra assuntos relacionados ao mercado que deseja explorar: faça uma pesquisa simples no Google. Vá até o final da primeira página de resultados e perceba que você encontrará outras sugestões de pesquisas relacionadas ao termo pesquisado.
  3. Faça pesquisas por termos relacionados ao nicho de mercado: vamos usar o Google Keyword Planner para descobrir mais palavras-chave relacionadas ao tema que estamos estudando. Selecione os resultados mais atrativos, com maior pesquisa mensal e menor concorrência.
  4. Analise a procura pelo termo ao longo do tempo: no Google Trends você irá encontrar gráficos para os termos pesquisados que mostram a frequência de pesquisa através do tempo, globalmente. Procure conhecer a flutuação dos termos mais relevantes encontrados.
  5. Busque problemas sem soluções: o fórum de Perguntas e Respostas do Yahoo é o lugar perfeito para encontrar as maiores frustrações da sua audiência. Muitas vezes esses usuários não tiveram suas dúvidas respondidas por buscas online e recorrem a fóruns como um “último recurso”.
  6. Review de produtos: se o nicho de mercado escolhido for lucrativo, você certamente irá encontrar produtos e serviços sendo vendidos, físicos ou digitais. Portanto, faça uma busca em sites como Buscapé, Amazon, Lojas Americanas ou quaisquer outros grandes varejistas online. Realize uma pré-seleção dos produtos com alto número de reviews (no mínimo 50) e preste atenção no sentimento das pessoas em relação ao que adquiriram. Repita a busca por produtos, mas dessa vez para os digitais, no Hotmart.
  7. Leia comentários em blogs e sites: faça uma busca por páginas que já possuem posição de destaque em seu nicho de mercado. O que seus leitores estão dizendo? Sentem falta de algo? Sendo esses seus maiores concorrentes, não se limite apenas ao site: vá explorar as redes sociais.

Essa sugestão de pesquisa já dará uma boa noção se você deve ou não levar sua ideia adiante. Resumindo, o sucesso de um blog ou site em um nicho de mercado está ligado a alguns fatores:

  • A sua paixão pelo assunto relacionado ao nicho de mercado;
  • Seu nível de comprometimento e dedicação;
  • Sua paciência e persistência;
  • O quanto você gera de valor para sua audiência;
  • Se você soube escolher bem o seu nicho de mercado;
  • O tamanho do nicho (muito grande, muita concorrência, muito pequeno, pouco público);
  • Sua habilidade em virar uma autoridade em seu nicho.

Se você deseja saber mais sobre como encontrar o seu nicho de mercado e também virar uma autoridade, leia o artigo completo 6 passos incrivelmente fáceis para descobrir seu nicho de mercado e construir uma autoridade incontestável na internet.

Nele, além de outras dicas para criar autoridade, você vai aprender mais sobre:

  • As grandes empresas que começaram em mercados de nicho
  • As maiores dificuldades em encontrar o seu nicho de mercado
  • A importância de fazer a segmentação do seu mercado.

Espero que tenham gostado. Forte abraço.


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Henrique Carvalho

Fundador do site Viver de Blog. Minha missão é mostrar o universo de blogs como um negócio digital, transformando milhares de pessoas através de dicas práticas com infográficos, e-books e guias completos.

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