Logística de distribuição: o que é, como funciona e quais as etapas?

Homens andam por armazém, representando a logística de distribuição

Logística de distribuição é o processo de gerenciar o fluxo eficiente de produtos do ponto de produção ao consumidor final, envolvendo armazenamento, transporte e entrega para atender às demandas de mercado de forma rápida e econômica.


A logística de distribuição é um processo essencial para as empresas, pois ela representa um conjunto de ações durante o processo de fabricação do produto até a entrega ao destinatário. Para quem tem um e-commerce, essa é uma solução que garante que os prazos sejam cumpridos e todos os passos realizados com eficiência.

Com os procedimentos realizados de forma otimizada, você tem a chance de aumentar as vendas e de fidelizar clientes. Por isso, o trabalho com esse tipo de logística exige atenção extrema, uma vez que qualquer erro pode prejudicar a percepção do público sobre a experiência com a sua marca.

Sabendo da importância dessa área, vamos te explicar todos os pontos necessários para incluir essa estratégia em sua empresa. Então, vamos começar?

💡 Saiba mais: Como planejar a logística do seu negócio?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é logística de distribuição?

Podemos definir a logística de distribuição como tudo que está implicado na gestão de mercadorias de uma empresa, desde a expedição até a entrega ao cliente final. Esse processo, portanto, envolve:

  • Expedição;
  • Saída do almoxarifado ou centro de distribuição logística;
  • Transporte dos produtos;
  • Chegada aos clientes intermediários em casos de empresas B2B (Business to Business, ou seja, que vendem para outros negócios);
  • E a entrega ao destinatário final em caso de B2C (Business to Consumer, isto é, aquelas que têm pessoas físicas como clientes).

💡 Saiba mais: O que é multi CD e como ter múltiplos centros de distribuição?

A estratégia da logística de distribuição é necessária porque todo o caminho percorrido da fábrica ao cliente pode ter problemas relacionados à estocagem, acidentes no meio do caminho e até mesmo na prestação de contas. Por isso, fazer a gestão correta nesses casos faz toda a diferença.

💡 Saiba mais: Logística empresarial: quais são os benefícios e como implementar?

Como funciona a logística de distribuição?

De modo direto, a logística de distribuição funciona de modo a fazer com que os produtos cheguem da forma mais eficiente possível ao consumidor. Para isso, a logística e gerenciamento da cadeia de distribuição passa por alguns passos principais. Vamos conhecê-los:

  • Recebimento dos pedidos;
  • Separação dos produtos (picking);
  • Conferência de todas as cargas que saem do estoque;
  • Embalagem (packing);
  • Verificação do roteiro de entregas (se o motorista passar por mais de uma região);
  • Checagem dos meios de transporte e controle dos detalhes dos valores dos fretes;
  • Análise de indicadores para melhoria de tempo ou consumo médio de combustível;
  • Verificação da chegada nos pontos de venda.

Por exemplo, pense em uma loja virtual que vende móveis. O consumidor acessa o site, escolhe o produto desejado, paga o pedido e aguarda a entrega. Está de acordo que, até que a compra seja entregue, várias coisas podem acontecer? Por isso, o cuidado com a logística de distribuição é fundamental.

Além disso, vários departamentos diferentes participam do processo, pois desde o momento em que o produto é escolhido, existe um trabalho de quem faz a gestão do estoque para repassar as informações, separar e embalar os produtos, além do trabalho da transportadora que faz a entrega. Ou seja, a logística de distribuição não atua sozinha, é preciso que haja uma integração entre os setores.

💡 Saiba mais: Como funciona a logística para e-commerce?

Qual a importância da logística de distribuição?

Como a logística de distribuição permite mais controle das saídas, você consegue ter as entregas feitas de modo muito mais rápido. Também é possível evitar que faltem itens no estoque, o que melhora o processo de gestão.

Os recursos também são gerenciados da melhor forma, pois, com os custos de frete mais baratos, você otimiza o tempo, diminui os gastos com combustível e realiza trajetos mais rápidos. Isso tudo permite que você transporte os produtos com melhor eficiência.

Dessa forma, a vantagem é dupla: para a empresa, que tem uma economia nos recursos e gastos, e para o cliente final, que sempre terá acesso aos produtos com mais rapidez. Já no caso de fábricas ou fornecedores, é possível saber tudo que foi produzido ou se houve algum excedente.

Esses processos tornam o fluxo de mercadoria mais dinâmico e evitam os depósitos lotados com entregas atrasadas. Além disso, ao fazer esse acompanhamento mais próximo, você vai saber onde estão os gargalos na operação que podem ser otimizados, como quando algum automóvel da frota está gastando mais do que o necessário, por exemplo.

Quais são as etapas da logística de distribuição?

Existem algumas etapas para manter a logística de distribuição em pleno funcionamento. Para que você possa organizar sua operação, listamos todas elas a seguir. Confira:

Gestão de transporte

Com o trabalho de gestão de transporte, você deve definir qual será o tipo utilizado para as suas mercadorias, considerando qual será a opção mais vantajosa para tornar o processo mais dinâmico e rápido. Nessa fase, você também escolhe qual será a frota utilizada, se própria ou terceirizada.

💡 Saiba mais: Saiba quais são as melhores transportadoras para e-commerce

Checagem e expedição de mercadorias

Nessa etapa, você faz a conferência das mercadorias e evita entregas erradas ou em quantidade insuficiente. Esse é um momento crucial, pois sabemos que, quando o cliente recebe o produto, ele quer receber exatamente o que comprou. Por isso, esse é um passo importante para garantir a satisfação do consumidor e se prevenir de reclamações.

Administração de frete

Com essa fase da logística de distribuição, podemos identificar como o valor do transporte pode influenciar na decisão de compra. Por isso, o cálculo de frete deve ser feito com precisão.

Por isso, preste atenção no preço para não ter prejuízos, pois valores muito altos podem afastar os clientes, mas taxas baixas são ruins para a saúde do negócio.

Outro ponto de atenção é oferecer um código de rastreio ao cliente. Dessa forma, ele terá muito mais confiança na sua empresa e vai conseguir saber onde a entrega está.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Análise e acompanhamento de indicadores

Fazer a análise de dados é imprescindível para um negócio que deseja crescer e identificar seus pontos fortes e fracos. Por isso, acompanhe todos os KPIs, também conhecidos como indicadores-chave de desempenho. Use-os para criar relatórios e analise os dados para trabalhar de forma estratégica.

Faça a mensuração desses indicadores mês a mês para que, se algum erro aparecer durante o período, você consiga identificar as falhas e realizar todos os ajustes. Assim, será possível aumentar a agilidade dos colaboradores e fazer com que o serviço oferecido seja excepcional.

Roteirização

Por fim, com a roteirização, você tem todos os pedidos de acordo com o prazo estimado e garante com que as rotas sejam as melhores possíveis e seguidas corretamente. Assim, é possível traçar roteiros baseados na localização, nos horários das entregas e nas datas estipuladas.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como otimizar a logística de distribuição?

Fazer a otimização dos processos de logística e distribuição faz com que a companhia consiga reduzir os custos, diminua os prazos de entrega, melhore o desempenho dos funcionários, aumente os lucros e até mesmo tenha uma vantagem competitiva perante aos concorrentes.

Por isso, confira dicas de como otimizar esse processo:

Estude a situação atual da empresa

Ao mapear o funcionamento da empresa, você consegue identificar todos os problemas da logística de distribuição. Isso vai te auxiliar na definição de metas futuras. Esse é um método que pode ser usado tanto mês a mês, quanto nos planejamentos anuais do negócio.

Busque a integração de todas as equipes

Quando você promove a integração entre as equipes, consegue proporcionar mais vantagens aos funcionários como o aumento da produtividade e o equilíbrio entre a oferta e demanda dos pedidos. Dessa forma, você tem uma visão 360º da empresa e garante que todas as áreas estejam conectadas.

Crie um mapa de distribuição

Outra forma de garantir a excelência é incentivar a adoção de um mapa de distribuição. Com ele, você anota todas as localizações dos pedidos realizados, insere dados pessoais do consumidor, valor da compra e data de entrega e tem um controle individual de cada compra. Desse modo, fica mais fácil otimizar o processo de entrega, diminuindo prazos e custos.

Tenha uma previsão de demanda

Para finalizar os tópicos, ao estabelecer a previsão de demanda, você antecipa as situações que podem acontecer e evita que a imagem da empresa fique manchada, seja por falta de produtos no estoque ou pelo atraso nas entregas, por exemplo.

No entanto, fique ligado, pois essa projeção não possui 100% de assertividade. Por isso, fique atento e refaça o planejamento sempre que necessário.

Tudo certo sobre a logística de distribuição?

A logística de distribuição pode te ajudar a melhorar os prazos de entrega e encontrar os principais problemas que existem durante as rotas. Assim, é possível garantir clientes satisfeitos e que sempre voltem para realizar uma próxima compra.

Gostou de saber o que é logística de distribuição e aprender como o processo funciona? Para ter uma gestão ainda mais otimizada, crie uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop e descubra todo o potencial que nossa plataforma tem para fazer a sua empresa crescer!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre logística de distribuição

A logística de distribuição é uma atividade que pode ser entendida como um fluxo de tarefas desenvolvido para auxiliar no processo de entrega dos produtos comprados pelos clientes para que eles sejam entregues no prazo e com os menores custos.

As principais etapas da logística de distribuição são gestão de transporte, checagem e expedição de mercadorias, administração de frete, análise e acompanhamento de indicadores, e roteirização.

Estude a situação atual da empresa, busque a integração de todas as equipes, crie um mapa de distribuição e providencie uma previsão de demanda.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies