Influenciador digital: o que é e dicas profissionais

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Influenciadores digitais são pessoas que, por meio da produção de conteúdos em canais online, como redes sociais e blogs, atraem uma quantidade massiva de seguidores. Assim, suas postagens viralizam com facilidade e, muitas vezes, atingem diferentes esferas midiáticas. Como o próprio nome já sugere, eles podem influenciar o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores.


Comprar um produto, depois de alguém em que confiamos ter nos aconselhado sobre ele, traz uma sensação de paz e a certeza de que vamos gostar do que foi adquirido, não é mesmo? Esse é o poder da indicação e dos influenciadores digitais!

Quantas vezes já não pedimos a opinião da família e dos amigos, seja para comprar um sapato, uma roupa de festa ou, até mesmo, um apartamento e um carro? Estar em contato com o outro — e, por consequência, sob a sua influência — é uma condição humana. Mas o que isso tem a ver com o seu negócio?

Dentre as diferentes facetas do marketing e devido ao advento das redes sociais, o marketing de influência tem se destacado no mercado online e pode agregar muito valor às estratégias da sua empresa.

Pensando nisso, neste artigo, mostraremos o que são e quais os principais tipos de influenciadores digitais, além de listar algumas dicas de como usá-los para vender mais segundo a fundadora da Saint Germain Brand, cliente e sócia da Nuvemshop, Uana Amorim. Vamos começar?

O que são influenciadores digitais?

Influenciadores digitais, também chamados de digital influencers, são pessoas que, por meio da produção de conteúdos em canais online, como redes sociais e blogs, atraem uma quantidade massiva de seguidores. Assim, suas postagens viralizam com facilidade e, muitas vezes, atingem diferentes esferas midiáticas. Como o próprio nome já sugere, eles podem influenciar o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores.

Por conta dessa popularização, essas personalidades também se tornaram formadores de opinião, seja em relação a estilos de vida, questões políticas, econômicas, religiosas ou sociais e, pensando em um negócio online, tendências e padrões de consumo.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 67% dos usuários do Instagram seguem, ao menos, um influencer nessa rede social. E mais: 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algum produto que um influenciador digital estava indicando ou usando no seu perfil.

Dessa maneira, os influenciadores digitais já são considerados como a segunda maior fonte de informações para tomadas de decisão no que diz respeito a compras — perdendo o primeiro lugar apenas para a categoria “família e amigos”. Logo, tê-los em sua estratégia de marketing pode fazer toda a diferença nos KPIs (indicadores-chave) do negócio.

Sobre esse assunto, a Uana Amorim, lojista da Nuvemshop e fundadora da Saint Germain Brand, traz um ponto de vista importante:

"Chega um momento em que o tráfego para a loja estagna. Nessa hora, o marketing de influência deixa de ser uma escolha e passa a ser uma obrigação para que o e-commerce continue crescendo."

Uana Amorim
Uana Amorim
Fundadora da Saint Germain Brand, cliente e sócia da Nuvemshop

💡 Saiba mais: O que são negócios digitais? Veja 14 ideias para lucrar na internet

Quais são os tipos de influenciadores digitais?

Com tantos perfis de celebridades e subcelebridades espalhados pelas redes sociais, fica um pouco difícil compreender quais podem fazer mais sentido para a sua marca. Por isso, a seguir, confira a categorização dos influenciadores digitais de acordo com o alcance e objetivo de cada um:

Top celeb

Este primeiro tipo de influenciador tem um número grande de seguidores e altas taxas de engajamento, porém é um criador de conteúdos mais genéricos, sem um foco específico. É ideal para gerar consciência e reconhecimento de marca, mas não necessariamente para aumentar as vendas.

Dois exemplos são as influencers Maísa e Rafa Kalimann.

Perfil no Instagram da influenciadora digital Maísa. Perfil no Instagram da influenciadora digital Rafa Kalimann.

Fit celeb

Já o fit celeb, que também tem um grande número de seguidores, é focado em um segmento. Ou seja, as pessoas que acompanham o seu trabalho, gostam de saber sobre temas e assuntos específicos. Assim, se for do seu nicho, este tipo de influenciador pode ajudar tanto no tráfego, quanto nas vendas da sua loja virtual.

Um exemplo bem interessante é o perfil da influenciadora Camila Coelho, voltado para os segmentos de moda e beleza. Outro, um pouco menor, é o do Pedro Pacífico, também conhecido como @book.ster.

Perfil no Instagram da influenciadora digital Camila Coelho.

Perfil no Instagram do influenciador digital Pedro Pacífico.

Autoridade

Sabe aquela pessoa que é referência em um assunto? Alguém “soberano” nos temas de determinado segmento? Esse é o chamado influenciador autoridade, ideal para gerar consciência.

Um exemplo conhecido, quando o tema é saúde, é o Dr. Drauzio Varella.

Perfil no Instagram do Dr. Dráuzio Varella.

Trendsetter

Adequado para negócios que tenham uma causa social e/ou ambiental, este tipo de criador de conteúdo gera grande credibilidade através dos seus valores.

Um exemplo no Brasil é a ativista Luisa Mell, defensora dos animais.

Perfil no Instagram da influenciadora digital Luisa Mell.

Microinfluenciador

Também conhecido como intrainfluenciador, optar pelo trabalho deste tipo de criador de conteúdo humaniza a marca e a coloca mais próxima do seu público, uma vez que tem um número de seguidores mais restrito, mas muito engajado. Geralmente, tem um custo menor para a estratégia de marketing.

Um exemplo no ramo de viagens é a microinfluenciadora Luisa Moraleida.

Perfil no Instagram da influenciadora digital Luisa Moraleida.

O que é marketing de influência?

Com o intuito de despertar sentimentos e desejos similares àqueles que vivenciamos após a indicação de uma pessoa próxima a nós, o marketing de influência é um método que gera valor a um produto, serviço e/ou marca a partir do discurso de produtores de conteúdo — os influenciadores digitais.

Por meio de gatilhos mentais (estímulos externos que influenciam as tomadas de decisão) de autoridade e prova social, esse tipo de colaboração entre marca e influencer possibilita a aquisição de novos visitantes e a retenção de mais consumidores.

Contudo, diferentemente de anúncios automatizados e pagos, essa estratégia flui de uma forma mais humanizada e direta, podendo otimizar ainda mais a sua taxa de conversão.

É importante apenas ter atenção à mensagem que você quer passar por meio do influenciador e o estilo de cada profissional, para que o retorno sob o investimento seja significativo. É o que a Uana Amorim indica.

"Às vezes, um único escopo ou briefing não vai servir para todos os influenciadores. O influencer que mais converte é o que mais passa verdade no momento da publicidade. E, para passar verdade, ele precisa ser ele mesmo."

Uana Amorim
Uana Amorim
Fundadora da Saint Germain Brand, cliente e sócia da Nuvemshop

Por onde começar com o marketing de influência na sua empresa?

Agora que você sabe o que são influenciadores digitais e como se categorizam, é fundamental entender qual é o próximo passo a ser dado, se o seu objetivo é apostar nessa estratégia.

Para isso, considere o público-alvo da sua marca: será que ele está realmente presente nas redes sociais? Quais são as personalidades que seus potenciais clientes seguem nas mídias? Esses influenciadores se relacionam com a missão e os valores do seu negócio?

Observe também os perfis dos influencers inicialmente cotados, considerando o chamado tripé da influência (vamos nos aprofundar nisso mais a frente). Ou seja, como a audiência interage com eles? Quais são os comentários mais frequentes? Isso deve ser analisado porque, nem sempre, o volume de seguidores é sinônimo de relevância.

Não é atoa que estudos do YouPix, GfK e Airstrip apontam que os microinfluenciadores alcançam 6% a mais de engajamento se comparados aos top celebs. Surpreendente, não?

O que é o tripé da influência?

Constituído por três variáveis, o tripé da influência analisa aspectos que são utilizados pelas empresas para medir o grau de influência de uma pessoa. Por isso, se você deseja apostar nessa estratégia, é preciso entender como ele funciona para ter mais segurança no momento de contratar o trabalho de um influenciador digital.

Veja quais são os pontos observados pelo tripé da influência:

  • Alcance: qual é o número de pessoas que podem ser atingidas pelo conteúdo produzido?
  • Relevância: qual é o grau de engajamento e importância nas decisões de compra que esse influenciador tem com esse público?
  • Ressonância: existe potencial para que esses seguidores repassem e compartilhem a mensagem do influenciador?

Após balancear esses três aspectos, você já deve ter alguns nomes de influenciadores digitais em mente, certo?

Busque saber como e quanto eles recebem — por publicação, por porcentagem de vendas ou se aceitam produtos em troca da divulgação, mais conhecido como permuta (o que está um pouco fora de moda) — e elabore uma proposta consistente, apresentando sua marca e os objetivos da parceria.

Onde encontrar influenciadores digitais?

O poder do marketing de influência tem sido tão grande nos últimos tempos que, para facilitar o processo de encontrar os influenciadores certos para a sua empresa, existem ferramentas especializadas nisso. Neste tópico, confira as principais do mercado:

1. Influency.me

Conhecida como uma das maiores plataformas de marketing de influência, a Influency.me possui uma grande base de influenciadores e atende grandes empresas, como Rappi, Centauro e Nuvemshop.

Além de todo o trabalho de localização, mensuração e gestão dos influencers, a ferramenta também oferece suporte para as empresas que não contam com um time especializado no gerenciamento desse tipo de campanha.

2. Squid

Fundada em 2014, a Squid foi a primeira empresa brasileira especializada em marketing de influenciadores. Desde então, a plataforma opera como uma ponte para conectar criadores de conteúdo e empresas dos mais diversos segmentos.

Além do recrutamento desses influencers, a Squid também dá suporte na criação de projetos, na automatização de processos e na gestão de resultados dos influenciadores digitais.

3. Digital Influencers

A plataforma Digital Influencers possui uma base de influenciadores digitais espalhados por todos os estados do país. É ideal para ações mais específicas com alguém relevante na sua cidade, por exemplo, uma vez que foca em influencers que possuem um número de seguidores entre 3.000 e 200.000 usuários.

4. Airfluencers

Com um banco de influenciadores digitais maior e mais abrangente, a Airfluencers é mais uma opção para quem quer usar o marketing de influência na sua estratégia.

Além de realizar o cálculo de métricas como curtidas, interações e comentários, a ferramenta ainda acompanha o desempenho de outros influenciadores do mesmo nicho. Isso possibilita uma escolha mais assertiva para a sua empresa.

5. Kuak

A Kuak é mais uma ferramenta para encontrar influenciadores digitais. Nela, sua empresa tem acesso a informações importantes sobre o público-alvo do influencer, como gênero, idade e dados demográficos. Também é possível fazer o acompanhamento do impacto da estratégia para o seu negócio.

6. Ovni

O Ovni é um aplicativo para lojistas da Nuvemshop que conecta lojas virtuais a influenciadores digitais. Por meio dele, o influencer contratado grava criativos e faz a publicidade dos seus produtos para a audiência dele e, em troca, recebe um pagamento que pode ser feito em dinheiro, produtos da loja ou afiliação.

O app permite um teste de 3 dias grátis e tem planos a partir de R$ 49 por mês.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo OVNI – Contrate Influenciadores?

7. Viral – Marketing Influenciadores

O aplicativo Viral – Marketing Influenciadores conecta sua loja Nuvemshop à plataforma Viral.com.br para automatizar a criação de cupons de desconto e rastreamento das vendas geradas por influenciadores de forma fácil e eficiente. Entre as funcionalidades do app, estão:

  • Busca de influenciadores por nicho de mercado, concorrência e palavras-chave;
  • Criação de campanhas de marketing de influência;
  • Geração automática de cupons de desconto;
  • Gestão do calendário de campanhas;
  • Acesso a estatísticas de postagens de cada influenciador.

Os planos do Viral -Marketing de Influenciadores vão de R$ 297 ao mês, para até três listas de influenciadores, até R$ 2.997 ao mês, para listas ilimitadas.

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Como usar os influenciadores digitais para divulgar o seu negócio?

As possibilidades são inúmeras! Desde posts patrocinados e eventos até vídeos, anúncios + cupons de desconto e “recebidos”. Após encaminhar a proposta, esteja disposto a ouvir o influenciador digital. Ele, com certeza, poderá contribuir com diferentes ideias e indicar qual conteúdo tem mais relação com o público-alvo e com os objetivos da sua marca.

Contudo, vale ressaltar que um dos formatos que mais gera engajamento é o vídeo. De acordo com o estudo Inside Video, o Brasil bateu recorde no consumo de vídeos em 2020. Enquanto a média global fica nos 65%, entre os brasileiros esse número sobe para 80%. Mais especificamente dentro das redes sociais, o Brasil também sai na frente: 72% contra 57% dos estrangeiros.

Além disso, outra maneira de contar com o trabalho de um influenciador digital é fazendo live commerce. A modalidade, que une as transmissões ao vivo às vendas de uma loja virtual, ganha ainda mais força quando se apoia no marketing de influência.

Portanto, se o influenciador estiver disposto e esses formatos que citamos aqui couberem no seu bolso, vale a pena investir!

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Como mensurar os resultados?

Esse ainda é um dos grandes desafios para marcas que investem em parcerias com influenciadores digitais, já que muitas das estratégias se resumem a apenas publicações em redes sociais, sem nenhum tipo de parâmetro para acompanhar — a não ser as curtidas, os comentários e os compartilhamentos.

Mas, como citamos anteriormente, uma das soluções é a de criar cupons de desconto para que o influenciador digital divulgue na mídia. Assim, toda vez que uma compra for finalizada utilizando esse vale, você saberá que foi a partir da ação do marketing de influência.

Outra possibilidade é a do influencer veicular o link da sua loja virtual com uma URL parametrizada. Desta maneira, você poderá acompanhá-la por meio do Google Analytics, compreender quanto em tráfego e vendas a estratégia gerou e se o faturamento foi suficiente para cobrir os custos e obter o lucro estimado.

Pronto para sua estratégia com digital influencers?

Esperamos que, com essas dicas, você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre marketing de influência e influenciadores digitais. Como citado ao longo do texto, vá com calma e analise se essa abordagem é a ideal para o seu negócio. Se sim, desejamos que o seu público-alvo goste e que o seu negócio alcance muitas vendas!

E se você já tem uma loja virtual e quer expandir, conheça o Nuvemshop Next e descubra como nossa plataforma pode ajudar seu e-commerce a decolar! Profissionalize sua abordagem de vendas, eleve sua marca a um próximo nível com uma loja virtual personalizada e ofereça uma experiência de compra excepcional. Esperamos por você! 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre influenciadores digitais

Influenciadores digitais são pessoas que, por meio da produção de conteúdos relevantes nas redes sociais, atraem uma quantidade massiva de seguidores, criando um poder de influência sobre eles.  

Top celeb, Fit celeb, Autoridade, Trendsetter e Microinfluenciador.  

O marketing de influência é um método que gera valor a um produto, serviço e/ou marca a partir do discurso de produtores de conteúdo (influenciadores digitais).

Posts patrocinados, eventos, cupons de desconto, recebidos, vídeos, live commerce.

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