Guia sobre como fazer cupom de desconto [+ ferramentas]

Por: Luiz Piovesana

mulher usando gerador de cupom de desconto no computador

Saber como fazer cupom de desconto é uma das estratégias mais eficazes para atrair e fidelizar clientes — afinal, quem não gosta de uma boa promoção? Seja em porcentagem, valor fixo ou frete grátis, toda dedução é bem-vinda.

Elaborar cupons de desconto atrativos pode ser uma ótima abordagem para os meios online e offline — no primeiro caso, você pode compartilhá-los em newsletters e redes sociais; já na segunda situação, é possível imprimir e usá-los como brindes no showroom.

Pensando nisso, montamos o passo a passo de como fazer cupons de desconto e ainda uma lista com geradores de voucher online automáticos e ferramentas para criar cupons personalizados. Ficou interessado? Então, é só seguir a leitura!

💡 Saiba mais: Como oferecer cupom de desconto?

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Como fazer cupons de desconto atraentes?

Para montar a sua estratégia de cupons de desconto e conseguir fidelizar e atrair clientes, é necessário seguir alguns passos. Separamos os essenciais abaixo. Confira:

1. Escolha o tipo de cupom

Existem diversos tipos de cupons que podem ser oferecidos aos clientes. Veja alguns:

Recuperar carrinhos abandonados

Esse tipo de cupom é enviado no e-mail das pessoas que demonstraram interesse no seu produto, mas não finalizaram a compra. Então, o desconto entra para incentivar a conclusão da compra.

Primeira compra

Muito utilizado para conquistar novos consumidores, o cupom de primeira compra pode ser encontrado ao acessar uma loja por meio de um banner. Normalmente oferece 10% de desconto na primeira compra.

Datas comemorativas

O cupom de datas comemorativas também é utilizado na estratégia de diversas lojas. Isso porque é uma oportunidade para alavancar as vendas em datas especiais, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Personalizado para o cliente

Uma forma de mostrar que a sua loja se preocupa em personalizar a experiência do cliente é criar um cupom de desconto único para o dia do seu aniversário. Dessa forma, sua marca se mostra atenciosa e tem a possibilidade de gerar mais vendas.

2. Use a criatividade

Depois, é necessário deixar o cupom de desconto atrativo para o seu cliente a fim de levá-lo a finalização da compra. Então, busque usar:

  • Ícones e ilustrações para chamar a atenção e organizar informações;
  • Identidade visual da sua marca por meio da paleta de cores e do logo;
  • Fontes que destacam as informações de maneira clara, com o uso de negritos e itálicos no momento certo.

💡 Saiba mais: O que é e como definir a identidade visual da sua marca?

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3. Insira informações relevantes

Além de tudo, é fundamental colocar informações relevantes, como a data de expiração do cupom e para que ele serve.

Por exemplo, para um cupom de frete grátis, lembre-se de incluir o valor mínimo de compra necessário para ativá-lo e as regiões do país onde é válido.

Já para um desconto baseado em porcentagem, não esqueça de deixar claro se é válido para apenas alguns itens, categorias específicas ou para todos os produtos.

4. Escolha um gerador de cupom de desconto

Por fim, escolha uma ferramenta para fazer seus cupons. Caso tenha uma loja virtual na Nuvemshop, é possível configurar os cupons de desconto no próprio painel de administração.

👉 Confira: Como criar cupons de desconto?

Além disso, você pode gerar cupons de desconto de modo automático em plataformas de ofertas e também de maneira personalizada, em ferramentas de design. Vamos mostrar, a seguir, as melhores plataformas para ambos os casos. Confira:

Cupons de desconto personalizados

Se gerar cupons de desconto de modo automático não é suficiente para as suas estratégias de marketing, sem problemas. Para isso, separamos duas ferramentas de design que possibilitam a criação de cupons personalizados:

Canva

Por meio do Canva, ferramenta gratuita de edição, você tem a chance de criar cupons de desconto personalizados para a sua empresa.

Na ferramenta, você encontra diversos templates desenvolvidos por designers. Mas não para por aí: depois de escolher o seu preferido, você tem total liberdade para customizá-lo com o logo da sua marca e editar as imagens, fontes e/ou cores.

Adobe Express

No Adobe, você também pode criar cupons de desconto personalizados. É possível escolher entre diversos modelos com design e topografia diferentes. Tudo isso gratuitamente.

A partir da base escolhida, você pode personalizar inserindo a identidade visual da sua marca e fazer ajustes de todos os tipos, como modificar a fonte, inserir imagens e elementos.

Cupons de desconto automáticos

Vale ressaltar que, os automáticos, além de serem criadores de cupom, são plataformas de oferta, ou seja, seus vales ficam expostos junto a outras marcas (similar aos marketplaces). Além disso, não é possível personalizar a aparência.

Cuponeria

Considerada a maior empresa de cupons do Brasil, a Cuponeria oferece serviços tanto para o varejo físico, quanto para o online — desde geradores de vale-presente a clube de vantagens com benefícios exclusivos.

Além disso, esta companhia é parceira de PMEs e de grandes empresas, como Cinemark, Marisa, KFC e Carrefour, e atende diversos nichos: farmácias, mercados, vestuários, acessórios, restaurantes, salões de beleza etc.

Para conhecer os planos disponíveis e gerar vouchers de desconto na plataforma da Cuponeria, é preciso inicialmente fazer um cadastro para que a equipe da empresa entre em contato com você e faça uma análise mais detalhada sobre a segmentação do seu negócio.

Cuponomia

Fundada em 2012, a Cuponomia, além de ser um site gerador de cupons de desconto gratuito, é uma empresa que oferece a opção de cashback (método que devolve parte do dinheiro da compra ao consumidor final).

Para criar cupons de desconto e se tornar parceiro da plataforma, como a Polishop, o Submarino, o Extra e a Adidas, é necessário fazer um cadastro neste formulário ou entrar em contato pelo e-mail faleconosco@cuponomia.com.br.

1001cupomdedescontos

O 1001cupomdedescontos garante ajudar lojistas a aumentar as vendas do próprio negócio. Ao se cadastrar e criar vouchers promocionais, a equipe da plataforma os compartilha no Facebook, no Twitter e em sua newsletter semanal.

Com uma comunidade engajada, o 1001 atende diferentes segmentos: reservas online, artesanatos, móveis, celulares, eletrodomésticos, esportes, fitness, livros, acessórios, perfumaria, jogos e muitos outros.

Para fazer o seu registro e descobrir os próximos passos da parceria, envie um e-mail para contato@1001cupomdedescontos.com.br.

E aí, aprendeu como fazer cupom de desconto?

Esperamos que você tenha aprendido como fazer cupom de desconto para o seu negócio. Lembre-se de seguir o passo a passo corretamente, escolher a melhor plataforma e focar na fidelização dos clientes.

Ah, e se você está pensando em criar uma loja virtual, aproveite e teste a Nuvemshop por 30 dias gratuitos! É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como fazer cupom de desconto

  1. Escolha o tipo de cupom;
  2. Use a criatividade;
  3. Insira informações relevantes;
  4. Escolha um gerador de cupom de desconto.

Se gerar cupons de desconto de modo automático já não é suficiente para as suas estratégias de marketing, por meio do Canva, ferramenta gratuita de edição, você tem a chance de criar vales-presente visualmente personalizados.

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