Como integrar a sua loja virtual ao Facebook para vender mais?

Foto de mãos mexendo em smartphone no Facebook, com um notebook aberto ao fundo, representando como integrar loja virtual com o Facebook

Integrar a sua loja com o Facebook é uma ótima maneira para lucrar mais. Com o recurso, você pode expor os seus produtos para um público mais abrangente, garantindo, dessa forma, a estratégia de omnichannel por meio ligação entre seu e-commerce e o Facebook.

Mas como habilitar essa ferramenta? Ao longo deste artigo, você encontra um tutorial completo integrar a sua loja virtual com o Facebook e as principais vantagens de ter uma loja na rede social. Então, vamos lá?

Se você já tem uma loja virtual e quer dar o próximo passo para integrá-la às redes sociais, experimente o Nuvemshop Next, nossa solução para negócios digitais em crescimento:

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Quais são as vantagens de integrar a sua loja virtual no Facebook?

A loja no Facebook permite que você crie com facilidade uma vitrine virtual personalizada. Com o recurso, os seus clientes podem acessar o seu catálogo de produtos pelo aplicativo da rede social— ou do Instagram, já que ambos pertencem à mesma empresa — em dispositivos Android ou iOS.

De maneira simples, quando você adiciona um novo produto ao inventário da sua loja na rede social, as pessoas podem vê-lo em seu feed de notícias, na guia Loja do Facebook ou por meio de uma notificação para incentivá-las a visitar a sua página.

Além disso, ao integrar a sua loja com o Facebook, é possível aumentar o alcance do seu e-commerce. Isso porque você consegue atrair clientes que seguem a sua página na rede social e outros que ainda não conhecem o seu negócio, mas procuram produtos semelhantes aos seus.

Além disso, a ferramenta conta com outros benefícios. Confira:

1. Maior taxa de conversão

Uma das maiores vantagens de integrar a sua loja virtual ao Facebook é que o seu cliente não é direcionado para outro site para comprar um produto: todas as etapas da venda são realizadas na rede social. Desse modo, a sua taxa de conversão tende a aumentar.

Isso porque, com a ferramenta, é possível encontrar informações sobre a loja, produtos e meios de pagamento, o que facilita a decisão de compra. Além disso, você garante mais segurança na hora de comprar pela internet e diminui a resistência dos clientes.

💡 Saiba mais: Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?

2. Integração gratuita

Essa é uma excelente notícia para quem está começando: para integrar a sua loja virtual ao Facebook, não existe nenhum custo para o lojista.

Sendo assim, o recurso é uma ótima oportunidade para aumentar as suas vendas. Isso porque ele dispensa a estrutura de uma loja física e não precisa de investimento.

💡 Saiba mais: O que é integração do e-commerce e quais os benefícios para o negócio?

Se você ainda não tem uma loja virtual com integração grátis, crie uma agora com a Nuvemshop:

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3. Atendimento ao cliente

Você pode usar o Facebook como um canal de atendimento ao cliente diretamente pela loja na rede social. Com um sistema de troca de mensagens integrado à plataforma, é possível solucionar dúvidas sobre produtos, compras, formas de pagamento etc.

Esse é um grande diferencial, já que clientes bem atendidos, com o passar do tempo, tendem a voltar a comprar com as mesmas empresas.

Sendo assim, quando essa etapa do funil de vendas é alcançada, normalmente, os consumidores começam a confiar mais na marca é estabelecida uma relação de fidelidade.

💡 Saiba mais: Como fidelizar clientes?

4. Aumento do ticket médio

Com um maior número de vendas frequentes, você consegue aumentar o ticket médio da sua loja virtual e melhorar os resultados.

Esse indicador traz dados valiosos, identifica oportunidades, permite que você avalie seus resultados, trace metas e desenvolva estratégias para aumentar as vendas e os lucros da sua loja.

Além disso, buscar aumentar o ticket médio é uma estratégia que envolve menos custos, financeiros e de tempo de trabalho, do que atrair novos clientes. Isso porque o investimento para vender para atuais consumidores é muito menor.

5. Relatórios de desempenho

Se você tem uma loja virtual  integrada ao Facebook, você consegue acompanhar quantas visualizações e mensagens cada produto recebeu, além da quantidade de vendas de cada um. Tudo isso é viável porque a ferramenta te dá acesso a relatórios de desempenho.

Com isso, é possível avaliar quais são os itens com maior demanda e criar estratégias para impulsionar ainda mais as vendas desses produtos. Tudo isso pode ser conferido na ferramenta Facebook Insights.

Como integrar loja ao Facebook?

Neste tutorial, consideramos que você já tem uma página do seu negócio virtual cadastrada no Facebook. Caso você ainda não tenha, veja o passo a passo para criar uma fanpage.

Agora, mãos à obra! Veja a seguir como integrar a sua loja virtual com o Facebook:

1. Crie um Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook é uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade. A ferramenta também é responsável por integrar a sua loja virtual com o Facebook.

Portanto, para que você consiga vincular os dados e produtos da sua loja virtual com o Facebook, é preciso criar um Pixel.

2. Habilite a guia “Loja”

Após configurar o Pixel do Facebook, é preciso habilitar a guia “Loja”, onde ficarão os seus produtos para a venda.

No tutorial abaixo, você encontra informações sobre como habilitar essa função na página da sua loja e enviar o seu catálogo de produtos.

3. Ative o botão “Comprar Agora”

Agora, chegou a hora de habilitar o botão “Comprar Agora”. Quando configurado, este botão leva o visitante diretamente para sua loja virtual. No caso de a fanpage ser visitada por dispositivos móveis, o mesmo acontece.

Como integrar loja Nuvemshop ao Facebook?

Se você vende pela Nuvem, o passo a passo para integrar a Nuvemshop ao Facebook é o mesmo descrito no tópico anterior. Para facilitar esse processo, separamos alguns tutoriais específicos para os lojistas:

👉 Confira:

💡 Saiba mais: Como fazer a integração com a Nuvemshop?

Caso prefira, confira vídeo com o passo a passo para integrar a Nuvemshop ao Facebook:

Dicas para vender mais na loja do Facebook

O Facebook pode ser um excelente aliado na hora de vender pela internet, mas são necessários alguns cuidados especiais para que sua estratégia traga bons resultados.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?

Então, vamos saber como aumentar as suas vendas na rede social. Confira:

1. Invista em Facebook Ads

A plataforma de anúncios do Facebook é uma excelente ferramenta para aumentar o alcance das suas publicações e, ao mesmo tempo, impactar uma parte do público-alvo que ainda não teve contato com a sua loja virtual.

O Facebook Ads pode ser utilizado para diversas finalidades, por meio de campanhas para aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego, engajar os usuários e novos leads e aumentar a venda de produtos.

A maior vantagem da ferramenta é que ela não exige grandes investimentos: lojas virtuais podem utilizar a plataforma de anúncios e obter grandes resultados a partir de investimentos baixos. É possível criar campanhas a partir de R$ 5 ou R$ 10, mas tenha em mente que, quanto mais você investir, maior o alcance dos seus anúncios, certo?

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?

2. Crie eventos para atrair clientes

Vai lançar um produto ou serviço da sua loja virtual? Promover um evento é um modo eficiente para atrair clientes potenciais.

Isso porque você pode convidar o seu público (e quem ainda não conhece a sua marca, mas demonstra interesse pelo seu nicho de mercado) para ficar por dentro da próxima novidade da sua loja virtual.

Além disso, a plataforma envia notificações aos confirmados no evento, avisando quando ele estiver próximo de acontecer. Veja um exemplo:

Exemplo de evento no Facebook, ótima estratégia para divulgar a sua loja virtual na rede social

💡 Saiba mais: Como vender todos os dias?

3. Segmente o seu público

Tenha informações detalhadas sobre seus potenciais clientes. Isso inclui dados demográficos, hábitos de consumo, renda familiar entre outros.

Ao descobrir quem é a sua persona e como ela pensa, suas chances de ter sucesso com estratégias de marketing na loja do Facebook aumentam.

💡 Saiba mais: Saiba como definir o público-alvo do seu negócio

Nesse sentido, o hotel Grand Hyatt iniciou uma campanha em 2019 com a meta de ultrapassar os ganhos de Black Friday dos anos anteriores.

Para atingir o objetivo, a rede de hotéis apostou em anúncios dinâmicos no Facebook Ads, uma estratégia que veicula serviços ou ofertas relevantes automaticamente para os clientes em potencial com base em interesses, intenções e ações na rede social.

Após definir a persona e segmentar o público para quem os anúncios seriam exibidos, os resultados foram surpreendentes: a rede de hotéis teve um faturamento 44% mais alto em comparação ao ano anterior e um retorno de 11 vezes sobre o investimento realizado.

Com isso,fi ca a dica: segmentar o público estreita o relacionamento e a comunicação da sua marca com o consumidor, uma vez que são criadas estratégias que “falam a língua” de seus potenciais clientes.

Para alcançar as vendas, é necessário ser visto pelas pessoas no Facebook. Todavia, como tornar a sua empresa popular na rede social? Acompanhe a leitura para descobrir.

Como promover sua marca no Facebook?

Além de incluir no seu planejamento estratégico as ações para vender mais, é preciso promover sua marca na rede social. Essa estratégia é importante para que o seu negócio fique mais conhecido e atraia mais seguidores e potenciais clientes.

Nesse sentido, o Facebook é um ótimo canal para construir e fortalecer o relacionamento com os consumidores. Você pode promover seu negócio de duas formas diferentes: fazendo marketing de conteúdo ou com o Facebook Ads — que já vimos como funciona.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo em seu negócio?

Marketing de conteúdo no Facebook

Com a rede social, você abre espaço para que cada vez mais pessoas tenham contato com a sua marca, enviem dúvidas e se interessem pelos produtos da sua loja virtual. E isso pode ser feito sem cansar a audiência com ofertas de produtos o tempo todo.

É preciso criar posts que agreguem informações relevantes sobre o seu negócio e produto para o seu público, além de conteúdos focados em vendas. Portanto, para organizar suas publicações, uma dica é criar um calendário editorial.

Se você não sabe muito bem que tipos de conteúdos pode compartilhar com seu público, confira algumas sugestões de formatos:

Listas

As listas têm como característica principal a variedade de opções, trazendo diversas alternativas para resolver um problema.

Como difere de um texto corrido, o recurso chama a atenção do cliente e informa que os pontos abordados são importantes e precisam ser lidos. Então, invista nesse formato! E não se esqueça de usar frases curtas e parágrafos enxutos.

Dicas de usabilidade

Outra forma de chamar a atenção do seu cliente nas redes sociais é explicando a ele sobre as melhores formas de usar determinado produto que você vende. Tutoriais entregam valor para a audiência e posicionam a sua loja virtual como autoridade.

Memes e GIFs

Se sua marca adota um tom mais jovial, estes são ótimos recursos para aumentar o alcance das suas publicações.

Por meme, entende-se uma imagem ou frase engraçada que, por algum motivo, está sendo muito compartilhada pelos usuários.

Já por GIF, podemos considerar um formato de conteúdo com humor por meio de animações nesse formato. Veja só:

Tudo certo sobre como integrar a sua loja virtual ao Facebook?

Não tem como negar a importância da rede social como recurso para aumentar o faturamento do seu negócio. Agora você tem todas as ferramentas para integrar a sua loja com o Facebook, promover os seus produtos e vender mais.

Se você ainda não vende pela internet, te convidamos a criar uma loja grátis na Nuvemshop. É a melhor plataforma de e-commerce, além de permitir a integração com o Facebook. Tenho certeza de que você terá uma ótima experiência!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

As vantagens são: integração gratuita, melhor taxa de conversão, aumento do ticket médio, atendimento ao cliente e relatórios de desempenho.

Para integrar uma loja virtual com o Facebook, é preciso instalar o Pixel do Facebook para habilitar a guia “Loja” e começar a vender pela rede social

  • Promova a sua marca;
  • Criar eventos para atrair clientes;
  • Segmente o seu público;
  • Invista em Facebook Ads.

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