Tudo sobre meios de pagamento online: o que são, quais os principais e como funcionam

Por: Raquel Lisboa

Imagem mostra mãos segurando um smartphone, simulando uma transação, por um meio pagamento online

Aqui você encontra:

Os principais meios de pagamento online são:

  • Boleto bancário
  • Cartão de crédito (débito)
  • Transferência bancária
  • Mediadores de pagamento
  • TEF
  • Intermediadores de pagamento
  • Gateways de pagamento
  • Pagamento recorrente
  • Carteira digital
  • Pix
  • QR Code

Quer descobrir as características de cada um? Então, continue a leitura!


Não tem tempo para ler o conteúdo? Sem problemas. Temos o texto em versão áudio para você escutar onde estiver. É só apertar o play!

Se você já vende ou pensa em vender pela internet, os meios de pagamento são um tópico fundamental para seu planejamento. Mas você conhece tudo sobre eles?

Não se preocupe caso sua resposta tenha sido “não”. Ao longo deste artigo, você vai descobrir todas as particularidades a respeito do assunto — e, no fim, ainda confere um podcast com um rico debate entre especialistas sobre as melhores estratégias referentes aos meios de pagamento para sua loja virtual. 💰

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

O que são meios de pagamento online?

Meios de pagamento são as formas disponibilizadas por uma loja para que os clientes possam pagar por um produto ou serviço.

Alguns meios de pagamento mais populares são boletos bancários, cartões de crédito e débito, transferências bancárias e, mais atualmente, plataformas de pagamento online, que se referem aos players que auxiliam operações monetárias entre o consumidor e uma loja virtual, como o PayPal, por exemplo.

Quais são os principais meios de pagamento?

Conheça, agora, os meios de pagamento mais utilizados por lojas virtuais:

1. Boleto bancário

Emitido no nome do consumidor, o boleto é um meio de pagamento de baixo custo e pode ser pago em caixas eletrônicos, lotéricas e/ou internet banking. Por se tratar de uma quitação à vista, o lojista tem a chance de oferecer descontos mais atrativos aos consumidores (e, até mesmo, uma alternativa para aqueles que não têm cartão de crédito).

2. Cartão (de crédito e débito)

Segundo uma pesquisa divulgada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), os pagamentos em lojas virtuais realizados com cartões de crédito, débito e pré-pagos somaram R$ 23,3 bilhões em 2020! — crescimento de 8,2% se comparado ao ano anterior. Assim, este é o meio de pagamento favorito do público online, especialmente por ser mais prática e segura.

Do ponto de vista do lojista, o cartão é uma ótima opção para combater a inadimplência, já que a quitação é feita imediatamente no checkout — diferentemente do boleto, por exemplo, que leva alguns dias até que tenha o pagamento confirmado.

3. Transferência bancária

A quitação personalizada é uma outra opção de meio de pagamento utilizada no comércio eletrônico. De modo geral, ela é realizada por meio de transferência bancária. Bem como o boleto, essa forma de pagamento pode gerar uma grande taxa de desistência. No entanto, também é uma alternativa para aqueles que não têm cartão de crédito ou débito.

👉 Saiba mais: Como receber por suas vendas na Nuvemshop?

4. Mediadores de pagamento

Chamados também de adquirentes — como Cielo, Rede e Stone — os mediadores de pagamento são interligados às bandeiras (Visa, Mastercard, Elo etc). Logo, a contratação desse meio de pagamento é feita de maneira direta, o que resulta em taxas por transação menores, por exemplo. Entretanto, caso o lojista queira ter um sistema antifraude (o que é indicado!), é necessário contratá-lo à parte.

5. TEF

TEF é a sigla para Transferência Eletrônica de Fundos. Esse meio de pagamento permite que transações financeiras feitas por cartão de crédito ou débito sejam validadas de maneira mais rápida e segura.

Em resumo, a TEF é um software responsável por integrar transações com cartões a um sistema de vendas de um negócio online.

Após instalar o software em um computador, a TEF funciona da seguinte maneira:

  • Quando uma compra é efetuada, os dados da transação passam por um adquirente, que aprova ou não o pagamento;
  • Em seguida, a compra é adicionada ao sistema de vendas da empresa.

6. Intermediadores de pagamento

Também conhecidos como subadquirentes, os intermediadores de pagamento — como Mercado Pago e Moip — são extensões dos mediadores de pagamentos. Caracterizam-se como soluções completas, visto que, além de cuidarem de todo o processo financeiro, oferecem um serviço antifraude incluso.

Ademais, os subadquirentes apresentam uma contratação menos burocrática, já que não exigem filiação com bancos ou adquirentes.

7. Gateways de pagamento

Gateways de pagamento — como Pagar.me e Mundipagg — são plataformas que atrelam players de pagamento, como adquirentes e bandeiras. Assim, seus serviços geralmente são mais caros, quando comparados às opções anteriores, dado que há custos tanto do gateway, quanto dos mediadores da operação monetária.

No entanto, com o recurso você tem mais liberdade para definir as condições de pagamento que serão praticadas em sua loja virtual. Por exemplo: quais cartões aceitar, número de parcelas permitidas etc.

💡 Saiba mais: O que é gateway de pagamento e como ele funciona?

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8. Pagamento recorrente

O pagamento recorrente funciona como uma cobrança por um período pré-determinado pelo vendedor: mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual.

Muito utilizado em clubes de assinatura, esse meio pagamento acontece de forma automática no cartão de crédito do cliente.

No entanto, para utilizá-lo em sua loja virtual, é preciso de um consentimento do consumidor na primeira compra.

3 tendências dos meios de pagamento online

Em 2021, a demanda por experiências de compra cada vez mais digitais por parte dos consumidores causou transformações relevantes na indústria de pagamentos. Por esse motivo, diversificar os meios de pagamento no comércio eletrônico é fundamental para conquistar clientes.

Veja algumas tendências dos meios de pagamento online que estão chegando, aos poucos, no Brasil:

1. Carteira digital

Carteira digital, também conhecida como carteira móvel, é um aplicativo ou serviço que armazena dados de cartão de crédito ou débito para realizar transações em lojas físicas e virtuais usando o celular, smartwatch (relógio inteligente, em tradução livre) ou algum outro dispositivo digital.

Em outras palavras, é uma versão virtual da carteira tradicional: em vez de guardar os próprios cartões e cédulas, a carteira digital armazena a forma eletrônica desses meios de pagamento. Algumas das mais conhecidas no Brasil são o Paypal, PicPay e Mercado Pago.

2. Pix

Outra tendência dos meios de pagamento é o Pix, um sistema de transferência de dinheiro imediato desenvolvido pelo Banco Central. Por meio dele, é possível realizar pagamentos instantâneos, concluídos em até dez segundos, sete dias por semana, 24 horas por dia.

3. QR Code

O QR Code é uma tendência de meio de pagamento para e-commerce que torna as transações financeiras mais seguras e rápidas na etapa de checkout da compra. Para pagar, basta apontar a câmera do celular para a tela.

Além disso, o recurso agiliza o processo de pagamento entre um cliente e uma empresa. Ao optar por escanear o código, o consumidor não precisa compartilhar informações pessoais, como CPF e dados do cartão. A transação financeira é feita automaticamente.

💡 Saiba mais: O que é e como criar QR Code?

O que considerar ao escolher meios de pagamento?

Ao escolher os meios de pagamento do seu negócio, alguns critérios são essenciais, como:

  • Taxas por transação;
  • Prazo de liberação dos créditos (e como podem ser retirados);
  • Cobertura em caso de chargeback.

Para conhecer outros pontos importantes a considerar, baixe agora mesmo nossa checklist completa e grátis sobre a tema:

O que é chargeback?

Chargeback é o cancelamento de uma venda. Tal ação normalmente acontece a partir de dois contextos:

  1. Um cliente compra de uma loja virtual e recebe o produto no endereço informado. Na sequência, entra em contato com o banco e alega não reconhecer a cobrança na própria fatura;
  2. Uma compra é finalizada, o e-commerce declara ter enviado a mercadoria, só que, na verdade, o consumidor não a recebe de fato. Neste caso, ele também faz contato com o banco, declarando tal situação.

Se o lojista — bem intencionado — ter um meio de pagamento com cobertura de chargeback, um processo de análise é estabelecido para compreender quem, de fato, foi fraudulento.

Caso ocorra algo similar ao primeiro cenário citado anteriormente e haja provas a favor do e-commerce (como um comprovante de entrega, por exemplo), o lojista é ressarcido pelo subadquirente.

É possível ativar mais de um meio de pagamento na Nuvemshop?

Se você tem uma loja Nuvemshop, é possível ativar quantos meios de pagamento desejar. Contudo, o indicado é ativar, no máximo, duas opções.

Se assim for feito, a plataforma Nuvemshop seleciona um meio de pagamento primário e outro como “backup”. Caso o subadquirente principal apresente algum problema no momento do checkout, o outro será oferecido como alternativa. Logo, as conversões não serão perdidas por qualquer tipo de imprevisto.

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[Bônus] Podcast sobre meios de pagamento

Quer se aprofundar no assunto dos meios de pagamento? Dê o play no NuvemCast #15! 🎧

Nesta edição, contamos com convidados experts na área: Beatriz Olivieri e Tatiane Souza, do Mercado Pago, e Marcelo Conforto, do Moip. Além do Luiz Fernando Natal, líder da área de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop, e da Renata Estevo, editora de conteúdo da Nuvemshop e fundadora da Alea Lingerie.

Ao longo deste conteúdo, passamos pelos principais tópicos do episódio. A bancada do NuvemCast ainda abordou as principais formas de checkout e de parcelamento, os custos diretos e indiretos, a experiência do consumidor e os benefícios das carteiras digitais! Por isso, a décima quinta edição está imperdível. 😉

Resumo

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que, em breve, possa integrar o seu e-commerce com todos os meios de pagamentos que apresentamos aqui!

Antes de ir embora, veja um resumo do conteúdo:

O que são meios de pagamento?

Meios de pagamento são formas disponibilizadas pela marca para que o cliente possa pagar por um produto ou serviço.

Quais são os principais meios de pagamento?

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3 tendências dos meios de pagamento online

  1. Carteira digital
  2. Pix
  3. QR Code

O que considerar ao escolher meios de pagamento?

Ao escolher os meios de pagamento do seu negócio, alguns critérios são essenciais, como:

  • Taxas por transação;
  • Prazo de liberação dos créditos (e como podem ser retirados);
  • Cobertura em caso de chargeback.

Ah, e se você deseja criar sua própria loja virtual e escolher o meio de pagamento ideal para ela, não deixe de testar os 30 dias gratuitos na plataforma da Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

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