12 dicas para um bom atendimento ao cliente

Por: Fabiano Salgado

Imagem mostrando atendentes representando dicas para um bom atendimento.

As principais dicas para um bom atendimento ao cliente são:

  1. Conheça o seu cliente
  2. Esteja disponível onde o seu cliente está
  3. Tenha uma comunicação humanizada
  4. Treine a sua equipe
  5. Ofereça um atendimento personalizado
  6. Resolva os problemas de forma ágil e empática
  7. Contrate um software de gestão de relacionamento
  8. Invista em uma ferramenta de chat online
  9. Peça feedback aos clientes e realize pesquisas de satisfação
  10. Saiba ouvir as críticas e sugestões
  11. Esteja atento às tendências do mercado e seja inovador
  12. Busque o Sucesso do Cliente

Ficou curioso para conhecer mais a fundo? Então, siga a leitura e descubra as melhores dicas de atendimento ao cliente.


Se você tem uma loja física ou virtual, já sabe que promover um bom atendimento ao cliente é algo essencial para garantir o sucesso de qualquer negócio. Atender bem seus consumidores é, não só uma necessidade, como uma estratégia para aumentar as vendas e manter sua empresa em constante crescimento.

Você já deve ter notado que os conceitos de atendimento ao cliente evoluíram nos últimos anos. Antes o que tinha, exclusivamente, um papel de suporte, hoje em dia, serve de apoio, orientação e curadoria durante toda a jornada de compra.

É por esse motivo que muitas empresas têm se dedicado cada vez em desenvolver um bom relacionamento com seus clientes, além de estar presente e disponível em todos os momentos em que eles precisam.

Quer saber como conquistar seus compradores? Continue a leitura e veja 12 dicas para um bom atendimento ao cliente. Mas, antes disso, vamos entender melhor qual a importância dele para o seu negócio. Confira! 🧐

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Qual a importância de um bom atendimento ao cliente?

Garantir um bom atendimento ao cliente é o pontapé inicial — e um dos mais importantes — para quem busca fidelizar clientes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, 57% dos consumidores voltam a comprar um produto ou serviço por conta da qualidade do atendimento e 7 em cada 10 dizem que pagaram mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento.

Sendo assim, independente do seu nicho de mercado ou se você tem o melhor produto ou serviço do segmento, resolver a dor do seu consumidor e assegurar um atendimento de excelência pode ser o ponto-chave para vender mais e conquistar clientes fiéis.

Vale lembrar que, quando você tem clientes satisfeitos e fãs da sua marca, fica ainda mais fácil aumentar o seu ticket médio. Afinal, eles passam a comprar com maior frequência, além de recomendar seus produtos ou serviços para amigos e familiares. Se você ainda não está convencido, veja mais alguns motivos para investir em um bom atendimento:

  • Com clientes satisfeitos e fiéis, sua marca conquista mais credibilidade e uma imagem positiva dentro do seu segmento;
  • Se você trabalha com produtos ou serviços de receita recorrente mensal, é possível diminuir ou até evitar o churn, ou seja, o índice ou taxa de cancelamento de assinaturas;
  • Ter mais abertura para ofertar novos produtos da sua empresa e conquistar os famosos cross selling e up selling.

Veja também: Atendimento ao Cliente como meio de impulsionar as vendas – YouTube

Agora que você já sabe a importância de um bom atendimento ao clientes, chegou a hora de conhecer as nossas dicas para um bom atendimento ao cliente.

12 dicas para um bom atendimento ao cliente

Ter o melhor preço e investir em divulgação nem sempre é o que vai levar a sua empresa ao topo. Oferecer um bom atendimento ao cliente pode ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio em relação aos seus concorrentes.

Se você tem uma empresa de pequeno porte, este é o momento de começar a se dedicar em construir um bom script de atendimento. Afinal, a demanda não é tão grande e você tem mais tempo para treinar sua equipe e criar uma base de informações sólida com boas práticas para encantar clientes.

Pensando nisso, listamos a seguir as principais dicas para um bom atendimento ao cliente e de que forma você garante mais qualidade na sua comunicação.

1. Conheça o seu cliente

Para iniciar com chave de ouro a sua estratégia de atendimento ao cliente, definir o seu público-alvo deve ser, de fato, o primeiro passo. Busque conhecer características como, gênero, faixa etária, dados demográficos, suas dores e necessidades e em que canais costuma consumir produtos ou serviços.

Após fazer o estudo sobre o seu público, não deixe de ir mais a fundo e criar as personas, que são personagens fictícios que representam o seu cliente ideal. Basicamente, ao desenhá-las, você consegue compreender qual a melhor forma de abordá-las, quais são os seus principais desafios e como preferem ser atendidas.

💡 Saiba mais: Buyer persona: o que é e como criar as da sua empresa?

2. Esteja disponível onde o seu cliente está

Se você conhece bem o seu público, é possível identificar com maior facilidade quais são os pontos e canais de atendimento mais certeiros para atendê-lo. Segundo a mesma pesquisa que mencionamos anteriormente, metade dos consumidores responderam que resolvem suas dúvidas por e-mail, mas para a geração Y, o chat online ainda é a primeira opção.

Sendo assim, é importante que você estruture seus processos de atendimento de forma que ofereça mais de um canal. Por isso, além de pensar em uma estratégia omnichannel para o seu negócio, é indispensável que você esteja presente nas redes sociais.

💡 Saiba mais: Como oferecer um bom atendimento nas redes sociais

3. Tenha uma comunicação humanizada

Para criar uma conexão com o cliente é preciso que o serviço de atendimento seja feito por pessoas, por isso, seja paciente, empático e solícito.

Imagine que um cliente está tentando comprar um produto em seu e-commerce, mas não está encontrando do tamanho que precisa. Ao invés de comunicar simplesmente que o produto está em falta, você poderia informar a previsão que ele estará de volta ao site, além de perguntar qual seria o melhor canal para avisá-lo da reposição. Percebe a diferença? Você se mostra mais preocupado com o problema, pró ativo e disposto a ajudar.

4. Treine a sua equipe

Ter uma equipe preparada, que consiga atender seus clientes com excelência e suprir as demandas de forma ágil e eficiente faz toda a diferença. Por isso, não espere que contratar mais pessoas vá resolver o seu problema, afinal, cada empresa tem sua linguagem e seus valores e cada atendente deve estar alinhado com isso para propagar a mensagem certa.

Se você quer alavancar as vendas do seu negócio e conquistar clientes satisfeitos, invista em treinamentos e capacite o seu time. Quando você tem uma equipe confiante e segura, é mais fácil transparecer para os consumidores que eles podem confiar na empresa.

5. Ofereça um atendimento personalizado

Estamos na era da automatização de tarefas: respostas rápidas, chatbots, otimização de tempo e já falamos anteriormente sobre os scripts de atendimento. Tudo isso é essencial para a evolução dos processos empresariais, porém é importante dar autonomia e liberdade para a sua equipe fugir desse escopo de vez em quando.

Por mais que você já tenha definido sua persona e seu público-alvo, os clientes e suas dores podem ser diferentes. Independentemente do canal de atendimento, tente sempre dar um toque especial em cada mensagem para que o cliente se sinta único.

6. Resolva os problemas de forma ágil e empática

Quem nunca ficou furioso ao ligar para a empresa de telefonia e ter que passar por vários canais até conseguir falar com um atendente que resolva, de fato, o seu problema? Por isso, garantir agilidade e efetividade é uma ótima maneira de oferecer um bom atendimento ao cliente.

Defina um tempo máximo de resposta que possibilite oferecer um suporte de qualidade e, feito isso, busque resolver o problema sem muita enrolação. E, lembre-se, se o cliente solicitou contato pelo chat, respeite o canal de preferência e finalize o atendimento pelo mesmo lugar.

7. Contrate um software de gestão de relacionamento

Sistemas de CRM são uma ótima opção para gerenciar todas as interações entre cliente e empresa. Eles existem para te ajudar a estruturar e monitorar melhor o seu funil de vendas.

Por meio dele, é possível coletar e armazenar informações sobre os seus clientes, visualizar seus contatos e status de atendimento de cada cliente, além, é claro, de deixar de lado as diversas planilhas de controle e automatizar seus processos em um só lugar.

Além disso, é possível integrar as áreas de atendimento, marketing e vendas, garantindo um fluxo de comunicação mais centralizado e organizado.

💡 Saiba mais: Conheça as 10 principais ferramentas de atendimento ao cliente

8. Invista em uma ferramenta de chat online

Se você tem uma loja virtual ou uma página de vendas na internet, investir em um chat online é a melhor solução para otimizar o tempo da sua equipe de atendimento.

Diferente do e-mail, que possui um tempo de resposta maior, no chat, os clientes conseguem conversar com os atendentes em tempo real e ter seus problemas resolvidos com mais facilidade e sem tantos processos. De acordo com um infográfico divulgado pelo Invesp, o índice de satisfação do público com o chat chegou a 73%.

9. Peça feedback aos clientes e realize pesquisas de satisfação

Quem é melhor para dar opinião sobre os seus produtos ou serviços que o seu próprio consumidor, não é mesmo?

Ter um bom relacionamento com seu público, além de conhecê-lo e tratar das suas dores e problemas, é também escutar o seu ponto de vista. Existem diversas formas de você se comunicar com o cliente para solicitar feedback, o e-mail marketing e as redes sociais são os canais mais comuns para realizar essa comunicação.

Uma maneira de você medir o contentamento dos seus clientes é enviar uma pesquisa de satisfação. Assim, além de acompanhar o nível de satisfação, também é possível identificar pontos de melhoria no seu atendimento.

💡 Saiba mais: As principais métricas de atendimento ao cliente

10. Saiba ouvir as críticas e sugestões

Não adianta você pedir feedbacks, mas não saber aceitar e ouvir as críticas. Se o cliente expor para você algum ponto de melhoria, escute e entenda como uma oportunidade de crescimento para o seu negócio.

Se coloque no lugar do seu cliente: não é legal quando você consegue dar um feedback para uma empresa que você gosta e, logo em seguida, vê que ela aplicou aquela sugestão?

Críticas nem sempre são só reclamações, saiba filtrar e colocar em prática aquelas que fazem sentido para o amadurecimento do seu negócio.

11. Esteja atento às tendências do mercado e seja inovador

Com base nos feedbacks dos seus clientes, mas também em pesquisa de mercado, busque sempre trazer a melhor experiência de compra para o seu cliente – desde o primeiro contato até o pós-venda.

Não fique só no atendimento via e-mail, utilize chat online, redes sociais e até mesmo canais não oficiais como é o caso do WhatsApp. Fique por dentro das tendências e tecnologias para quando surgir um novo canal, você seja o primeiro a testar – se tem potencial do seu público estar lá – e sair na frente da concorrência.

💡 Saiba mais: Experiência do usuário: como melhorar em seu e-commerce?

12. Busque o Sucesso do Cliente

O Customer Success, conhecido em português por “Sucesso do cliente”, é a área que busca garantir uma excelente experiência de compra para, então, reter e fidelizar os compradores.

Para isso, é importante que você combine bons produtos ou serviços com um atendimento de qualidade para despertar, em todos os contatos do seu cliente com a sua empresa, a certeza de que a sua marca é a decisão certa.

A partir disso, coloque todas as nossas dicas em prática e eleve a área de atendimento do seu negócio para um outro patamar.

Crie a sua loja virtual e venda pela internet
Testar 30 dias grátis

Resumo

Esperamos que você tenha gostado de conhecer nossas dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente e de saber como você pode aplicá-las em seu negócio.

Confira o resumo do que falamos neste artigo e comece a melhorar seus processos de atendimento:

12 dicas para um bom atendimento ao cliente

  1. Conheça o seu cliente
  2. Esteja disponível onde o seu cliente está
  3. Tenha uma comunicação humanizada
  4. Treine a sua equipe
  5. Ofereça um atendimento personalizado
  6. Resolva os problemas de forma ágil e empática
  7. Contrate um software de gestão de relacionamento
  8. Invista em uma ferramenta de chat online
  9. Peça feedback aos clientes e realize pesquisas de satisfação
  10. Saiba ouvir as críticas e sugestões
  11. Esteja atento às tendências do mercado e seja inovador
  12. Busque o Sucesso do Cliente

Se assim como o seu atendimento, você busca uma plataforma parceira e que te proporcione uma ótima experiência, te convidamos a testar a Nuvemshop por 30 dias grátis. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies