O que é melhor, abrir uma loja física ou virtual?

Por: Victoria Salemi

Mulher embala tênis que pode ser vendido em loja física ou virtual

Para decidir entre loja física ou virtual, é preciso avaliar as características de cada canal. Uma loja física permite contato próximo com o cliente e aumenta a confiança na hora da compra. Já a loja virtual tem custos mais baixos e permite que as vendas aconteçam 24 horas, 7 dias por semana.


Se você está lendo este conteúdo, provavelmente está querendo começar um negócio, certo? Mas como escolher entre uma loja física ou virtual se os recursos são limitados?

Para quem está buscando essa resposta, ao longo das próximas linhas, vamos conhecer as principais características de cada um desses canais de venda para que você possa escolher a melhor opção para você.

Antes de começarmos, vale ressaltar que não há uma resposta definitiva entre qual é melhor, se a loja virtual ou a loja física. Porém esperamos poder te ajudar no processo dessa escolha.

Então, vamos começar?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Vantagens da loja virtual

Para começar a conhecer as características, vamos conferir as principais vantagens para aqueles que pensam em montar uma loja virtual:

Menor custo inicial

Se uma das suas principais preocupações são em relação aos custos iniciais do seu negócio, provavelmente as vendas online sejam um caminho melhor para você.

Isso porque os valores necessários para abrir uma loja virtual são mais baixos que os de uma loja física. Para criar um site de vendas, os principais custos envolvidos são:

  • Mensalidade da plataforma de e-commerce, que gira em torno dos R$ 50;
  • Compra do domínio (o endereço do seu site);
  • Registro de marca;
  • Impostos;
  • Contabilidade;
  • Investimento em marketing;
  • Compra das primeiras peças do estoque (caso não opte pelo modelo de dropshipping, em que o fornecedor envia os itens diretamente para o consumidor final).

Já com uma loja física, os custos com a plataforma de e-commerce e com a compra do domínio não existiriam, mas os outros seriam os mesmos. Além deles, no entanto, você ainda precisaria gastar com:

  • Aluguel de um espaço na rua ou em um shopping;
  • Contratação de, pelo menos, um funcionário para manter a loja aberta durante o horário comercial.

Nesse contexto, o e-commerce acaba saindo mais barato do que a loja física.

Para entrar em detalhes sobre quanto custa uma loja virtual, dê o play no vídeo:

Disponibilidade

Ao contrário de um estabelecimento físico, que tem hora certa para abrir e para fechar, uma loja virtual fica disponível para o público realizar suas compras 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como o processo de venda se dá de forma automatizada, o cliente pode adquirir produtos em seu e-commerce na hora que quiser. Você, vendedor, só vai precisar separar e enviar a mercadoria para o consumidor depois que ele efetuar o pagamento — o que pode ser feito no dia seguinte.

Já pensou em ganhar dinheiro enquanto dorme? Pois, com uma loja virtual, isso é possível. 🤑

Maior alcance

Uma loja virtual também permite que você venda para todo o Brasil e, até mesmo, para o exterior. Pessoas de qualquer localidade podem acessar seu site e comprar seus produtos. Em seguida, você só precisa enviá-los por meio dos Correios ou de uma transportadora.

Quando falamos sobre uma loja física, o público acaba ficando restrito à região em que você abriu seu comércio. Desse modo, o alcance do e-commerce é muito maior.

Divulgação e acompanhamento dos resultados com precisão

Quando você abre qualquer tipo de negócio, precisa divulgá-lo para conquistar clientes. No entanto, quando falamos sobre negócios online, é possível ter muito mais controle sobre suas estratégias.

Quando as pessoas navegam pela internet, deixam rastros que podem ser usados na hora de fazer o acompanhamento das suas campanhas. Desse modo, você poderá exibir anúncios apenas para o público que quiser, saber de quais canais os visitantes da sua loja virtual vieram e outras informações valiosas para planejar sua divulgação.

Nesse sentido, o marketing digital pode ser um excelente aliado. No vídeo abaixo, você confere dicas para começar com esse tipo de estratégia:

Se você se interessou e quer saber como montar um e-commerce, confira nosso guia completo para começar:

Vantagens da loja física

Agora que já conhecemos as principais vantagens do e-commerce, vamos conhecer os pontos positivos da loja física:

Contato próximo com o público

Apesar de, em uma loja virtual, ser possível colocar muitas fotos e descrições detalhadas dos produtos, permitir que as pessoas vejam e toquem as mercadorias pode fazer a diferença na hora de convencê-las da compra.

Além disso, muita gente (especialmente o público mais velho) pode se sentir mais confortável se puder tirar suas dúvidas com um vendedor ao vivo antes de adquirir algum item. Nesse contexto, a aplicação de algumas técnicas de vendas também se torna mais simples por causa desse contato próximo.

Confiança do consumidor

Apesar de serem minoria, ainda existem alguns sites falsos que se passam por e-commerces. Por esse motivo, por mais que haja um cuidado em mostrar a veracidade de um site de compras pelas empresas sérias, muita gente ainda fica desconfiada ao comprar pela internet.

Com uma loja física, no entanto, você poderá conquistar a confiança do consumidor com maior facilidade. Ao ver a loja, os produtos e os vendedores com os próprios olhos, o cliente tende a ficar mais tranquilo para efetuar a compra.

Produto na mão na hora

Um dos maiores motivos de abandono de carrinho no e-commerce é o frete, seja por causa do preço ou dos prazos demorados. Apesar da comodidade que as compras online proporcionam, esse fator espanta muita gente.

Em um estabelecimento físico, esse é um problema que dificilmente vai existir. A não ser que precise encomendar um produto que está em falta, o consumidor vai entrar na sua loja, escolher o produto, pagar e sair com ele na hora.

Qual escolher, loja física ou virtual?

Não há apenas uma resposta certa para a pergunta entre qual escolher, se a loja física ou virtual. Tudo vai depender de fatores como:

  • Seu público-alvo: em geral, pessoas mais velhas tendem a ser mais resistentes às compras online;
  • Suas aptidões: se você é um ótimo vendedor ao vivo, invista nisso. Se é melhor com a tecnologia, foque nas vendas pela internet;
  • Quanto você pode investir: se for começar sozinho e de casa, a loja virtual pode ser uma opção mais barata.

Como vimos, cada empreendedor vai se identificar com um canal de vendas. Por isso, pesquise e identifique o que faz mais sentido para o seu negócio.

Se você acredita que a loja virtual pode ser uma opção melhor para você, mas ainda tem receio sobre a complexidade para criar a sua, dê o play no vídeo a seguir. Nele, você vai ver como, com a ferramentas certas, criar seu e-commerce é simples mesmo para quem não tem conhecimentos técnicos:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Resumo

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer algumas das principais características de cada canal para identificar se, para você, vale mais a pena abrir uma loja física ou virtual.

Tenha em mente que, quando se está começando, é perfeitamente normal precisar escolher apenas um dos dois canais. Porém, com o crescimento do negócio, saiba que combiná-los em uma estratégia omnichannel, ou seja, com ambos integrados, pode fazer a diferença para conquistar cada vez mais clientes.

Antes de terminarmos, vamos repassar as principais informações deste conteúdo:

Vantagens da loja virtual

  • Menor custo inicial
  • Disponibilidade
  • Maior alcance
  • Divulgação e acompanhamento dos resultados com precisão

Vantagens da loja física

  • Contato próximo com o público
  • Confiança do consumidor
  • Produto na mão na hora

Qual escolher, loja física ou virtual?

Não há uma resposta certa. Para decidir entre loja física ou virtual, é preciso avaliar as características de cada canal, além do que você busca para a sua empresa e dos produtos que quer comercializar. Sabendo o que se busca atingir, fica mais fácil fazer sua escolha.

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