Loja física ou virtual: vantagens, desvantagens e guia para escolher
- A escolha entre uma loja física ou virtual depende dos produtos que você está vendendo, do seu público-alvo e de sua estratégia de negócios;
- Muitas empresas optam por uma abordagem omnichannel, combinando lojas físicas e virtuais para oferecer aos clientes a melhor experiência de compra possível;
- A plataforma da Nuvemshop tem integração com sistemas de gestão, marketing, atendimento, redes sociais, análise de dados e muito mais. Crie sua loja grátis e confira.
Se você está lendo este conteúdo, provavelmente está querendo começar um negócio, certo? Mas como escolher entre uma loja física ou virtual se os recursos são limitados?
Para quem está buscando essa resposta, ao longo das próximas linhas, vamos conhecer as principais características de cada um desses canais de venda para que você possa escolher a melhor opção para você.
Antes de começarmos, vale ressaltar que não há uma resposta definitiva entre qual é melhor, se a loja física ou loja virtual. Porém, esperamos poder te ajudar no processo dessa escolha. Então, vamos começar?
O que é loja virtual?
Loja virtual é um site próprio criado exclusivamente para as vendas online. Nele, o vendedor expõe seus produtos e/ou serviços com fotos e descrições detalhadas. Além disso, o layout pode ser ajustado de acordo com a paleta de cores da marca.
Outro ponto importante que diferencia uma loja online dos outros tipos de site é que, nela, há integração com meios de pagamento e de envio. Desse modo, o cliente que compra por esse e-commerce pode pagar facilmente pela internet e, ao digitar seu CEP, já sabe qual será o custo do frete para receber a encomenda.
Existem muitos outros canais de venda pela internet, como os marketplaces e as redes sociais. No entanto, a loja virtual tem essa característica de ser um site que pertence totalmente ao lojista, de modo que ele mesmo pode alterar o que quiser, desde a identidade visual até as formas de pagamento aceitas, por exemplo.
💡 Saiba mais: Como criar um site: passo a passo simplificado para começar
Quais as vantagens da loja virtual?
Para começar a conhecer as características, vamos conferir as principais vantagens para aqueles que pensam em montar uma loja virtual:
Menor custo inicial
Se uma das suas principais preocupações são em relação aos custos iniciais do seu negócio, provavelmente as vendas online sejam um caminho melhor para você.
Isso porque os valores necessários para abrir uma loja virtual são mais baixos que os de uma loja física. Para criar um site de vendas, os principais custos envolvidos são:
- Mensalidade da plataforma de e-commerce;
- Compra do domínio (o endereço do seu site);
- Registro de marca;
- Impostos;
- Contabilidade;
- Investimento em marketing;
- Compra das primeiras peças do estoque (caso não opte pelo modelo de dropshipping, em que o fornecedor envia os itens diretamente para o consumidor final).
Já com uma loja física, os custos com a plataforma de e-commerce e com a compra do domínio não existiriam, mas os outros seriam os mesmos. Além deles, no entanto, você ainda precisaria gastar com:
- Aluguel de um espaço na rua ou em um shopping;
- Contratação de, pelo menos, um funcionário para manter a loja aberta durante o horário comercial.
Nesse contexto, o e-commerce acaba saindo mais barato do que a loja física.
📹 Veja também: Quanto custa criar uma loja virtual?
Disponibilidade
Ao contrário de um estabelecimento físico, que tem hora certa para abrir e para fechar, uma loja virtual fica disponível para o público realizar suas compras 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Como o processo de venda se dá de forma automatizada, o cliente pode adquirir produtos em seu e-commerce na hora que quiser. Você, vendedor, só vai precisar separar e enviar a mercadoria para o consumidor depois que ele efetuar o pagamento — o que pode ser feito no dia seguinte.
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💡 Saiba mais: O que eu preciso para montar uma loja de 1,99?
Divulgação e acompanhamento dos resultados com precisão
Quando você abre qualquer tipo de negócio, precisa divulgá-lo para conquistar clientes. No entanto, quando falamos sobre negócios online, é possível ter muito mais controle sobre suas estratégias.
Quando as pessoas navegam pela internet, deixam rastros que podem ser usados na hora de fazer o acompanhamento das suas campanhas. Desse modo, você poderá exibir anúncios apenas para o público que quiser, saber de quais canais os visitantes da sua loja virtual vieram e outras informações valiosas para planejar sua divulgação.
Nesse sentido, o marketing digital pode ser um excelente aliado.
Maior alcance
Uma loja virtual também permite que você venda para todo o Brasil e, até mesmo, para o exterior. Pessoas de qualquer localidade podem acessar seu site e comprar seus produtos. Em seguida, você só precisa enviá-los por meio dos Correios ou de uma transportadora.
Quando falamos sobre uma loja física, o público acaba ficando restrito à região em que você abriu seu comércio. Desse modo, o alcance do e-commerce é muito maior.
O que é loja física?
Loja física é o modelo de comércio com o qual estamos mais acostumados, no qual é necessário ter um ponto comercial onde as pessoas vão para adquirir os produtos de seu interesse.
Nessa modalidade, é preciso ter um horário de funcionamento — normalmente em horário comerical, ou seja, das 8h às 19h — e os dias determinados para a abertura da loja — que podem ser de segunda a sábado, por exemplo.
Outra característica da loja física é que esse tipo de comércio atende, normalmente, a um público local, nas proximidades no ponto comercial. Por esse motivo, é fundamental estudar o comportamento de compra desses consumidores para oferecer meios de pagamento adequados.
Xavier Neto, Diretor Comercial na CasaModa Fashion Group e especialista em revitalizar marcas, destaca o papel das lojas físicas em oferecer mais do que produtos, proporcionando uma experiência de estilo personalizada.
"As pessoas não vão às lojas só para comprar roupa. Elas vão buscar uma ideia de styling, de como combinar as peças. É isso que as multimarcas têm de forte: oferecer uma curadoria que faz sentido para o cliente."
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Quais as vantagens da loja física?
Agora que já conhecemos as principais vantagens do e-commerce, vamos conhecer os pontos positivos da loja física:
Contato próximo com o público
Apesar de, em uma loja virtual, ser possível colocar muitas fotos e descrições detalhadas dos produtos, permitir que as pessoas vejam e toquem as mercadorias pode fazer a diferença na hora de convencê-las da compra.
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Além disso, muita gente (especialmente o público mais velho) pode se sentir mais confortável se puder tirar suas dúvidas com um vendedor ao vivo antes de adquirir algum item. Nesse contexto, a aplicação de algumas técnicas de vendas também se torna mais simples por causa desse contato próximo.
Confiança do consumidor
Apesar de serem minoria, ainda existem alguns sites falsos que se passam por e-commerces. Por esse motivo, por mais que haja um cuidado em mostrar a veracidade de um site de compras pelas empresas sérias, muita gente ainda fica desconfiada ao comprar pela internet.
Com uma loja física, no entanto, você poderá conquistar a confiança do consumidor com maior facilidade. Ao ver a loja, os produtos e os vendedores com os próprios olhos, o cliente tende a ficar mais tranquilo para efetuar a compra.
Produto na mão na hora
Um dos maiores motivos de abandono de carrinho no e-commerce é o frete, seja por causa do preço ou dos prazos demorados. Apesar da comodidade que as compras online proporcionam, esse fator espanta muita gente.
Em um estabelecimento físico, esse é um problema que dificilmente vai existir. A não ser que precise encomendar um produto que está em falta, o consumidor vai entrar na sua loja, escolher o produto, pagar e sair com ele na hora.
"Acho que as lojas precisam ser geradoras de fluxo. O cliente precisa ter uma razão para sair de casa, e essa razão pode ser uma experiência, um café, algo que faça ele ficar mais tempo e interagir com a marca."
Qual é melhor, loja física ou virtual?
Não há apenas uma resposta certa para a pergunta entre qual escolher, se a loja física ou virtual. Tudo vai depender de fatores como:
- Seu público-alvo: em geral, pessoas mais velhas tendem a ser mais resistentes às compras online;
- Suas aptidões: se você é um ótimo vendedor ao vivo, invista nisso. Se é melhor com a tecnologia, foque nas vendas pela internet;
- Quanto você pode investir: se for começar sozinho e de casa, a loja virtual pode ser uma opção mais barata.
Como vimos, cada empreendedor vai se identificar com um canal de vendas. Por isso, pesquise e identifique o que faz mais sentido para o seu negócio. No entanto, tenha em mente que uma opção não exclui a outra.
Na verdade, é perfeitamente possível ter uma loja física aliada a um e-commerce. Dessa forma, você aproveita as vantagens das duas modalidades e conquista um público ainda maior.
"Muitos dizem: 'Ah, mas eu já tentei antes e não deu certo.' Mas as coisas mudam, evoluem. O que não funcionou no passado pode funcionar agora, com plataformas mais simples e acessíveis."
📹 Veja também: Como conciliar loja física e virtual?
Conseguiu entender tudo entre loja física ou virtual?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer algumas das principais características de cada canal para identificar se, para você, vale mais a pena abrir uma loja física ou virtual.
Tenha em mente que, quando se está começando, é perfeitamente normal precisar escolher apenas um dos dois canais. Porém, com o crescimento do negócio, saiba que combiná-los em uma estratégia omnichannel, ou seja, com ambos integrados, pode fazer a diferença para conquistar cada vez mais clientes.
Portanto, saiba que não há uma resposta certa quanto a decidir entre loja física ou virtual. É preciso avaliar as características de cada canal, além do que você busca para a sua empresa e dos produtos que quer comercializar. Sabendo o que se busca atingir, fica mais fácil fazer sua escolha.
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