O que é o pixel do Facebook e a API de conversões? Aprenda a usar

Empreendedora seleciona o pixel do Facebook para instalação em sua loja virtual Nuvemshop.

Pixel do Facebook e a API de conversões são trechos de código Javascript que podem ser inseridos no seu site para rastrear ações de usuários e conversões. Com esses recursos, você consegue mensurar os resultados dos seus anúncios no Facebook e entender melhor o comportamento de compra dos seus clientes.


Já imaginou poder rastrear cada ação que os consumidores realizam na sua loja virtual? Isso é possível com o pixel do Facebook + API de conversões, duas tecnologias que mostram quando seus clientes visitam páginas, clicam em anúncios, compram produtos, adicionam produtos no carrinho e desistem da compra, entre outros eventos.

Na prática, é apenas um pequeno trecho de código, mas faz toda a diferença para a efetividade do seu marketing. Com o pixel do Facebook e a API de conversões instalados na sua loja virtual, você consegue acompanhar de perto suas campanhas e conversões, otimizando cada etapa da jornada de compra.

Bateu a curiosidade para entender o que é pixel do Facebook e a API de Conversões? Então, continue a leitura e aprenda como funcionam esses recursos e como instalar os códigos na sua loja Nuvemshop! 💻

O que é pixel do Facebook?

Pixel do Facebook é um trecho de código que pode ser inserido no seu site para rastrear ações de usuários e conversões. Ele é escrito na linguagem de programação JavaScript e deve ser adicionado ao corpo de todas as páginas para funcionar.

Com esse recurso, você consegue mensurar os resultados dos seus anúncios no Facebook e entender melhor o comportamento de compra dos seus clientes.

Por exemplo, o pixel do Facebook mostra quando uma pessoa visualiza seu conteúdo, clica em um anúncio ou faz uma compra no seu site depois de acessar a rede social. Dessa maneira, você consegue acompanhar de perto o caminho que os consumidores fazem para comprar na sua loja virtual.

Além disso, fica muito mais fácil entender se as campanhas do Facebook Ads estão funcionando e trazendo os resultados esperados.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook: passo a passo simples e completo!

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Como funciona o pixel do Facebook?

O pixel do Facebook funciona como uma imagem imperceptível que consegue rastrear informações do servidor da rede social. Dessa forma, o pixel “avisa” o Facebook quando um usuário realiza uma determinada ação, como visitar uma página ou clicar em um botão.

Ele funciona em conjunto com os cookies, que são pequenos códigos armazenados nos navegadores que registram informações de navegação. Toda vez que você visita um site, são gerados cookies que registram seu comportamento naquela página.

Assim, quando você voltar a acessar esse mesmo site, a experiência será otimizada de acordo com seus interesses. Por isso é preciso limpar os cookies de vez em quando para liberar espaço.

Aproveitando essa tecnologia, o pixel do Facebook trabalha com cookies internos e de terceiros para diferenciar os visitantes dos sites e detalhar melhor os dados de marketing. Assim, você consegue ainda mais informações sobre as ações de clientes nas suas páginas.

Na prática, o pixel do Facebook pode ser instalado em lojas virtuais, sites, blogs, landing pages e qualquer outra página da web.

💡 Saiba mais: O que é Facebook Business e como criar uma conta? [guia]

O que é API de conversões do Facebook e para que serve?

A API de conversões do Facebook é uma tecnologia que permite uma conexão direta entre sua loja virtual e os dados de marketing do Facebook. Ela captura os mesmos dados que o pixel do Facebook, só que de uma forma mais confiável e sem perder nenhuma informação no caminho.

Algumas vantagens de usar a API de conversões em conjunto com o pixel do Facebook são:

  • Criar uma conexão mais segura para obter informações de marketing e otimizar suas campanhas;
  • Obter dados mais limpos, já que as informações não são afetadas por erros de carregamento do navegador, problemas de conexão e bloqueadores de anúncios;
  • Otimizar anúncios para ações que acontecem no final da jornada do cliente;
  • Aprimorar a mensuração de anúncios no Facebook.

Logo, ativar a API de Conversões é uma forma de potencializar seu pixel do Facebook.

Qual a diferença entre o pixel do facebook e a API de conversões?

A API de conversões funciona na mesma lógica do pixel. Porém, enquanto o pixel envia informações a partir do navegador para as plataformas de anúncios, a API de conversões faz a ponte também entre o servidor do site e a plataforma, garantindo, assim, um melhor envio dos dados e uma mensuração de resultados mais precisa.

Além disso, após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), alguns dispositivos e navegadores passaram a bloquear as informações de tráfego de usuários. Devido a isso, o pixel do facebook não consegue capturar informações de todos os usuários que acessam a sua loja.

Para resolver essa situação, a Meta criou a API de conversões do Facebook, que, além de capturar as informações que o pixel não está mais alcançando, ainda oferece uma série de benefícios adicionais.

A API de Conversões e Pixel do Facebook podem ser utilizados ao mesmo tempo?

Sim! O mais recomendado é configurar ambas as formas de rastreamento e mensuração de dados. Isso permite que você consiga trabalhar da melhor forma as otimizações de campanhas de conversões dentro da sua ferramenta, tendo uma maior assertividade nos resultados mensurados.

💡 Saiba mais: Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?

Quais eventos o pixel do Facebook e a API de conversões conseguem rastrear?

O pixel do Facebook e a API de conversões registram eventos como visualização de conteúdo, visualizações de posts, páginas de destino, páginas de produto etc. Confira todos os eventos:

  • Visualização de conteúdo: são visualizações de posts, landing pages, artigos de blog e outros conteúdos do seu site;
  • Pesquisa: buscas realizadas por usuários dentro do seu site;
  • Adição ao carrinho: momento em que o usuário adiciona um produto ao carrinho (independentemente se ele finaliza a compra ou não);
  • Adição à lista de desejos: ação de adicionar produtos à lista de desejados ou favoritos (uma indicação importante de interesse na sua marca);
  • Início de checkout: é quando um usuário finaliza a compra, iniciando e concluindo seu checkout;
  • Informações de pagamento: momento em que o usuário adiciona informações de pagamento, indicando que está muito próximo de fechar a compra;
  • Compra: é a conversão final que indica a compra do produto ou serviço na sua loja virtual;
  • Aquisição de lead: mostra quando um visitante fornece dados pessoais e se torna um lead (preenchimento de formulário de newsletter, download de material, inscrição em lista, etc.)
  • Registro completo: ação de preenchimento de um formulário de registro completo, como um formulário para cadastro e compra.

Com o pixel do Facebook e a API de conversões, você consegue monitorar todos ou boa parte desses eventos, dependendo do sistema da loja virtual.

Por que é importante instalar o pixel do Facebook e a API de conversões na sua loja?

Como vimos, o pixel do Facebook e a API de conversões permitem que você monitore cada ação relevante dos seus visitantes e potenciais clientes no seu site. Assim, você pode usar essas informações valiosas para:

  • Gerar mais leads com o Facebook;
  • Personalizar conteúdos para os perfis de visitantes;
  • Criar uma experiência de compra mais ágil, dinâmica e agradável para os clientes que acessam sua loja virtual;
  • Melhorar a eficiência dos seus anúncios do Facebook;
  • Definir públicos segmentados para direcionar ofertas e promoções;
  • Avaliar o desempenho do funil de vendas do seu site
  • Aumentar as vendas da sua loja virtual com os dados de marketing do Facebook.

Como criar o pixel do Facebook?

Se você quer criar seu pixel do Facebook e começar a rastrear suas conversões com precisão, é só seguir os passos abaixo.

1. Acesse o Gerenciador de Negócios

Primeiramente, você precisa acessar o Gerenciador de Negócios da Meta, também chamado de Meta Business Suite. Ele funciona como um painel de controle geral das redes sociais e plataformas da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp).

Se você ainda não tiver uma conta, será necessário criá-la. Para isso, é só preencher as informações da sua empresa e fazer um cadastro rápido.

2. Conecte os dados no gerenciador de Eventos

Dentro do Gerenciador de Negócios, acesse o Gerenciador de Eventos. Depois, clique em “Conectar Fontes de dados”, no lado esquerdo da página.

Gerenciador de eventos do Facebook

Então, selecione a opção “Web” e clique em “Conectar”.

Tela de conexão de fonte de dados com o pixel do Facebook

3. Crie seu pixel do Facebook

No passo seguinte, crie um nome para o seu pixel e clique em “Criar pixel”. Pode ser a palavra pixel seguida do nome da sua marca, por exemplo.

Exemplo de criação de pixel do Facebook

4. Informe a URL do site

Na página seguinte, informe a URL do seu site e clique em “Verificar”, depois em “Avançar”.

Tela de URL do site.

5. Escolha a forma de conexão

Depois, selecione como vai registrar os dados do seu site. Recomendamos que você escolha “Somente pixel” e depois clique em “Avançar”.

Seleção de forma de conexão com o pixel do Facebook

6. Pegue o código do pixel do Facebook

Para instalar o pixel do Facebook na sua loja virtual, será necessário gerar um código. Para isso, clique na opção “Adicionar manualmente o código do pixel ao site” e depois em “Instalar o código manualmente”.

Tela de instalação do código para loja virtual.

Dessa forma, você terá o código pronto para instalar na sua loja virtual.

Como instalar o pixel do Facebook na loja Nuvemshop?

É claro que a loja virtual da Nuvemshop pode ser conectada ao pixel do Facebook, pois sabemos como é importante para o seu marketing ter essas informações. Veja a seguir o passo a passo para criar seu pixel e integrá-lo à sua loja Nuvem:

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1. Abra o painel da Nuvemshop

Para instalar o pixel do Facebook na sua loja Nuvemshop, você precisa estar com o painel administrativo da loja aberto em uma aba do navegador e o Gerenciador de Negócios aberto em outra.

Isso porque será necessário copiar e colar o código, como veremos a seguir.

2. Copie o código do Facebook

Na tela do Gerenciador de Eventos, clique no botão “Copiar código” e depois em “Continuar”.

Tela para copiar o código do pixel do Facebook.

3. Cole o código na Nuvemshop

No painel da Nuvemshop, siga o caminho “Configurações > Códigos externos > Pixel do Facebook” e cole o código que você acabou de copiar no campo indicado.

Tela para colar o código no painel administrativo da Nuvemshop.

4. Configure as conversões

Depois, vá até o menu “Conversões para Google e Facebook”. Nele, você deverá escolher qual ação representará uma conversão para sua loja e selecionar entre uma das seguintes opções:

  • O pedido tiver o pagamento confirmado: para registrar o evento quando, além da compra, o pagamento é confirmado.
  • O checkout for concluído: para registrar o evento quando uma compra é realizada.

Tela para definir conversões para Google e Facebook.

Então, clique em “Salvar alterações”.

5. Ative a correspondência avançada no Facebook

Volte para o Gerenciador de Eventos do Facebook e ative a correspondência avançada automática para otimizar o funcionamento do seu pixel. Então, clique em “Continuar”.

Ativação de correspondência avançada com o pixel do Facebook.

6. Finalize o processo

Clique em “Continuar” nas páginas seguintes e, por fim, selecione “Ir para a visão geral do pixel” para ver seu pixel. Agora ele já está instalado na Nuvemshop e pronto para ser usado!

Se tiver alguma dúvida no processo de instalação, confira o tutorial completo abaixo:

👉 Confira: Como criar e instalar o pixel do Facebook na Nuvemshop?

Para saber mais, veja o vídeo abaixo:

Otimize seu pixel do Facebook na Nuvemshop

Depois de criar seu pixel do Facebook e conectá-lo à Nuvemshop, você ainda tem a opção de otimizar o recurso dentro do painel administrativo. Para começar, vincule o pixel ao seu catálogo de produtos para criar anúncios dinâmicos no Facebook. Para fazer isso, é só seguir o tutorial abaixo:

👉 Confira: Como conectar o pixel ao catálogo de produtos?

Em seguida, é importante que você teste os eventos do Facebook para garantir que o pixel está capturando as ações corretamente na sua loja Nuvemshop. Isso permite que você avalie eventos como PageView (visualização da página), início do processo de compra, finalização de compra, etc. Veja como efetuar os testes abaixo:

👉 Confira: Como testar os eventos do pixel do Facebook?

Se tiver dúvidas sobre os eventos, consulte nosso tutorial sobre o tema:

👉 Confira: Quais eventos a Nuvemshop envia para o pixel e como eles funcionam?

Além disso, para explorar ao máximo o potencial do seu pixel do Facebook, é fortemente indicado que você instale a API de conversões do Facebook. Veja tudo sobre essa tecnologia a seguir.

💡 Saiba mais: O que é API e como utilizar esse recurso no seu e-commerce?

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Como instalar a API de conversões do Facebook na sua loja Nuvemshop

Para ativar a API de conversões do Facebook na sua loja Nuvemshop, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o seu painel administrador Nuvemshop;
  2. Siga o caminho “Canais de Venda > Facebook Shop”;
  3. Conecte novamente a sua loja ao Facebook. Se precisar de ajuda, basta seguir o tutorial “Como conectar o Facebook e Instagram Shopping”;
  4. Na próxima tela, você poderá encontrar dois cenários: já possuir uma conta do Facebook conectada ou ainda não ter feito a conexão. Se já tiver uma conta conectada, edite sua conexão para reconectar sua loja ao Facebook. Se não tiver, faça a conexão conforme indicado;
  5. Autorize o acesso da API de conversões à sua loja Nuvemshop;
  6. Refaça a verificação de domínio no Gerenciador de Negócios;
  7. Verifique se configurou os eventos totais do pixel;
  8. Pronto! A API de Conversões do Facebook foi habilitada.

Se tiver dúvidas para configurar a API, veja as instruções completas sobre o assunto em nosso tutorial:

👉 Confira: Como ativar a API de conversões do Facebook?

Aproveite e conheça as melhores práticas para API de conversões indicadas pela Meta.

Entendeu o que é pixel do Facebook e para que serve?

Depois deste artigo completo, você já pode criar e instalar seu pixel do Facebook para mensurar suas campanhas e conversões. Esse será um passo importante para otimizar seu marketing digital, aumentar as vendas e conquistar mais clientes!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre pixel do Facebook

Pixel do Facebook é um trecho de código Javascript que pode ser inserido no seu site para rastrear ações de usuários e conversões. Com esse recurso, você consegue mensurar os resultados dos seus anúncios no Facebook e entender melhor o comportamento de compra dos seus clientes.

O pixel do Facebook serve para acompanhar ações de consumidores no seu site, tais como clicar em um banner, visitar uma página ou fazer uma compra. Assim, é possível otimizar anúncios e a experiência do cliente como um todo.

Para instalar o pixel do Facebook em uma loja virtual, você deve criar o Pixel no Gerenciador de Eventos da Meta e gerar um código para instalação. Então, esse código deve ser colado no respectivo campo de integração da plataforma de e-commerce.

A API de conversões do Facebook é uma tecnologia que permite uma conexão direta entre sua loja virtual e os dados de marketing do Facebook. Ela captura os mesmos dados que o pixel do Facebook, só que de uma forma mais confiável e sem perder nenhuma informação no caminho.

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