Guia de como ter uma loja virtual integrada com a loja física

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Pontos principais do artigo: 

  • Para ter uma loja virtual integrada com a loja física, é necessário que as vendas de uma sejam consideradas nos registros da outra. Isso inclui o controle de estoque e o fluxo de caixa;
  • A melhor plataforma para você criar o seu e-commerce é a Nuvemshop. Nela, você pode escolher entre vários planos disponíveis, inclusive um gratuito;
  • Com a Nuvemshop, é possível ter uma loja virtual integrada com a loja física por meio de aplicativos e de maneira totalmente descomplicada.

Um dos principais desafios ao criar uma loja online quando se vem do mundo físico é integrar os canais offline e online. Ou seja, você tem uma loja física e decidiu criar um e-commerce, mas e depois, o que e como fazer? Dá para integrar loja física e virtual? Seus sistemas funcionam juntos ou separados?

Para você ter uma ideia, as vantagens do e-commerce para quem tem loja física incluem expansão do alcance geográfico, aumento das vendas potenciais e diversificação dos canais de divulgação da sua marca. Interessa, não é?

A boa notícia é que é, sim, possível trabalhar com seus pontos de venda online e offline em sintonia — e de forma automatizada. Portanto, siga a leitura e entenda como integrar o estoque com sua loja virtual! Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como ter uma loja virtual integrada com a loja física?

Para ter uma loja virtual integrada com a loja física, é necessário que as vendas de uma seja considerada nos registros da outra. Isso inclui o controle de estoque e o fluxo de caixa.

Nesse contexto, a principal alternativa para integrar loja física e virtual sem que você precise registrar tudo manualmente em uma planilha compartilhada é utilizar um sistema de gestão empresarial, mais popularmente conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning, em inglês).

Algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, oferecem integração do e-commerce por meio de apps com alguns ERPs do mercado, como a Omie e Eccosys.

Além disso, para integrar uma loja virtual com uma loja física, você pode utilizar plataformas de e-commerce que oferecem recursos de integração com sistemas de gestão de ponto de venda (PDV), como o estoque unificado e a sincronização de vendas, garantindo uma experiência consistente para os clientes em ambos os canais de venda.

💡 Saiba mais: O que é melhor, abrir uma loja física ou virtual?

📹 Veja também: Como conciliar loja física e loja online?

Como funciona um ERP?

O ERP é uma ferramenta que integra estoque com a loja virtual, além do financeiro e comercial do seu negócio, permitindo também que a loja física seja inserida nesse fluxo. Com esse sistema de gestão, você poderá controlar:

  • Vendas: receba pedidos de venda em tempo real independente do canal — equipe interna, vendedores externos, loja virtual ou aplicativos de força de venda;
  • Estoque: acompanhe detalhadamente a entrada e saída dos produtos e importe as notas de entrada através do arquivo XML do fornecedor sem precisar digitar nada. Você ainda pode atualizar custos de forma automática;
  • Finanças: controle contas a receber e a pagar, caixa e bancos. Faça o gerenciamento financeiro da sua empresa, prevendo necessidades futuras de caixa. Você ainda pode analisar o passado através de balancetes;
  • Notas fiscais eletrônicas: emita notas fiscais eletrônicas de maneira descomplicada. Os ERPs costumam se encarregar do cálculo automático de impostos e envio direto para o SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda), encaminhando a DANFE e o XML para o cliente.

Dessa forma, você poderá gerenciar seus empreendimentos dentro de um único sistema, o que facilitará muito a sua vida.

Por exemplo, se você tem uma loja física e uma virtual, conseguirá disponibilizar um mesmo produto em ambos os canais de venda. Quando seu estoque daquele item acabar, o sistema automaticamente inviabilizará sua compra no outro canal, fazendo com que ele fique ou indisponível no e-commerce ou impossibilitado de ser registrado na loja offline.

Com um ERP para e-commerce integrado, você terá mais controle sobre o seu empreendimento e, de quebra, reduzirá os custos envolvidos no negócio.

Se você chegou até aqui e concluiu que precisa de um ERP, vamos te ensinar a integrá-lo ao seu negócio. Para tanto, é fundamental que o sistema da sua loja virtual admita esse tipo de ferramenta. Nesse sentido, recomendamos que você confirme se a plataforma de e-commerce escolhida para sua loja online permite essa integração.

Por exemplo, com uma loja Nuvemshop, você poderá integrar seu e-commerce de forma bastante simples a um dos seguintes ERPs:

Para integrar o e-commerce da Nuvemshop a uma loja física, você pode seguir estes passos:

  • Escolha um sistema de gestão de PDV, como os que mencionamos anteriormente;
  • Configure a integração, conectando as duas plataformas por meio de APIs ou plugins disponibilizados pelo ERP;
  • Sincronize estoques e vendas;
  • Gerencie os pedidos dos clientes de forma centralizada, facilitando a administração do seu negócio em ambos os canais de venda;
  • Treine a equipe da loja física sobre como utilizar o ERP integrado com a Nuvemshop, garantindo que todos estejam familiarizados com o processo.

Com esses passos, você poderá integrar com sucesso o e-commerce da Nuvemshop à sua loja física, proporcionando uma experiência omnichannel para os seus clientes.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Boas práticas para integrar loja física e e-commerce

Além do uso do ERP, existem práticas que podem ser adotadas para maximizar a experiência do seu cliente em suas lojas física e virtual. Elas dizem respeito à estratégia do negócio e podem ser muito positivas para sua empresa. Confira:

Explore o omnichannel

Você provavelmente já ouviu falar do conceito de omnichannel, no qual todos os canais de um negócio (internet, loja física, smartphone, etc) se integram com o intuito de atender o consumidor onde ele estiver.

Junto a esse novo conceito nasce também um novo consumidor; trata-se do consumidor multicanal, que utiliza todos esses canais para realizar suas compras dependendo de qual for mais rápido e prático no momento.

Para se diferenciar da concorrência, você deverá se focar nesse consumidor. Portanto, além de oferecer diferentes canais, trabalhe com eles de forma integrada. Torne a experiência contínua, seja no momento da compra ou do atendimento ao cliente.

Por exemplo, se um consumidor iniciar o suporte por e-mail, mas depois ligar pedindo ajuda, não peça todas as informações novamente, mostre que seus canais estão interligados.

💡 Saiba mais: O que é omnichannel e como aplicar essa estratégia?

Múltiplos centros de distribuição (Multi CD)

Para lojas que contam com diferentes filiais, também é interessante adotar uma estratégia de múltiplos centros de distribuição (multi CD) para integrar loja física à loja virtual.

Essa estratégia consiste em enviar produtos a partir de diferentes pontos de estoque. Uma loja pode enviar um determinado produto a partir de um centro distribuição, por exemplo, e outro a partir do estoque de outra filial.

Para isso, é preciso garantir que sua loja suporte vendas em multi CD. A Nuvemshop, por exemplo, oferece essa funcionalidade por meio da Nuvemshop Next, solução para lojas com alto volume de vendas.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Permita que os clientes retirem produtos na loja física

Praticamente todos os grandes varejistas permitem que o cliente compre pela internet e retire o produto na loja física. Trata-se, portanto, de uma estratégia que você deve adotar.

Para isso você precisará de uma pequena estrutura para se organizar melhor. Pense, por exemplo, em criar um espaço dentro da loja física exclusivo para clientes da internet.

Você também deve se preparar com antecedência caso ofereça essa facilidade. Se um cliente for à sua loja, o produto dele deverá estar pronto para ser entregue, já que ele ficará frustrado se tiver que esperar por algo pelo qual já pagou.

Uma vez que o cliente está no seu espaço físico, eis uma oportunidade de ouro para tentar fazê-lo comprar mais alguma coisa. Oferecer produtos similares ao que ele comprou online (de preferência com desconto) pode ser uma tática eficaz.

💡 Saiba mais: Como oferecer pontos de retirada no e-commerce?

Troque produtos comprados online na loja física

O processo de troca de produtos online (conhecido como logística reversa) costuma ser chato para o cliente, pois ele tem que enviar o produto novamente para a loja e esperar receber um novo. Esse procedimento geralmente demora alguns dias e é inegavelmente cansativo.

Independentemente de qual seja o motivo da troca ou retorno, permitir que ela seja feita diretamente na loja física vai agilizar o lado do cliente e terá poucos efeitos para o vendedor. Contudo, isso poderá ser um desafio operacional se você vende produtos diferentes offline e online. Então, fique atento a esse ponto!

Ofereça um link de pagamento

Link de pagamento é uma solução para vendas que leva clientes direto para a página de checkout. Isto é, ele encurta o processo de compra, pulando etapas e economizando o tempo dos seus consumidores.

Com um link de pagamento, você consegue levar os meios de pagamento do e-commerce para uma loja física. Basta gerar um link na hora e enviar via e-mail, WhatsApp ou redes sociais para que seu cliente possa pagar com cartão de crédito diretamente no celular, como se fosse um cartão virtual.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar um link personalizado utilizando nosso gateway de pagamento Nuvem Pago. Assim, você poderá vender por qualquer canal, como WhatsApp e redes sociais, oferecendo muita praticidade e conveniência aos seus clientes.

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Tudo entendido sobre como ter uma loja virtual integrada com loja física?

Você certamente enfrentará desafios ao integrar seus canais físico e online. O intuito deste artigo é te ajudar nesse processo e fazer com que ele seja o menos complexo possível.

Nessa integração, a adoção de um ERP para controlar seu negócio pode ser um enorme aliado. Além disso, o modelo omnichannel e multi CD pode ser um diferencial para sua marca, então avalie a possibilidade de implementá-lo.

Se animou? Quer criar a sua loja grátis na Nuvemshop sem mensalidade ainda hoje? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! Ou, se já tem uma loja com alto volume de vendas e quer expandir no e-commerce, fale com um especialista da Nuvemshop Next.💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como integrar loja física com loja virtual

Para integrar os dois ambientes, é importante que você incentive as vendas na sua loja física e no seu e-commerce. Além disso, certifique-se de manter o estoque sempre atualizado e de contar com uma equipe profissional, se possível, cuidando da sua loja virtual para que os produtos e dados estejam sempre integrados.

A melhor plataforma para você criar o seu e-commerce é a Nuvemshop. Nela, você pode escolher entre vários planos disponíveis. Entre eles, o plano gratuito, o qual você não paga mensalidade e pode criar sua loja virtual e vender para milhares de consumidores.

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