08/07/2014

Como vender pela internet: loja no Facebook

Como vender pela internet: loja no Facebook

O Facebook é a maior rede social do planeta. É difícil encontrar alguém que esteja de fora da rede ou que nunca tenha se conectado pelo celular, tablet ou computador, sempre postando, curtindo e compartilhando.

É impossível negar que é uma forma rápida e fácil de fazer e manter amigos, ler notícias, ter contato com artistas e projetos favoritos e até mesmo fazer compras. Fazer compras? Pelo Facebook? É exatamente sobre isso que vamos falar agora.

É possível ter uma loja dentro do próprio Face, como é carinhosamente conhecido, executando suas compras sem sair do ambiente da rede e da página na qual se navega. E seria essa uma boa ideia? Ter uma loja no Face e vender pela internet? Certamente! Só no Brasil, o Facebook tem mais de 76 milhões de usuários ativos, cada um, em média, com 205 amigos conectados. Imagina o impacto?

Vender através de uma rede com essas proporções significa atingir muita gente com menos investimento em comunicação. O “boca a boca virtual” praticamente mora no Facebook, o que faz com que a opinião do seu cliente conte muito, tanto para o bem quanto para o mal.

Esse ponto de vista pode influenciar outros usuários a comprarem em sua loja, e o fato de ter um e-commerce presente dentro das páginas do Face significa também atingir o público certo, engajado, e provocar algumas vendas por impulso.

O que considerar para vender pelo Facebook?

Para ter uma loja no Face, porém, é importante que você tenha alguns pontos em mente. É necessário que você tenha uma boa relação social com seu público. Ter uma fanpage é essencial para que sua empresa tenha mais credibilidade, mais controle e possa interagir com as pessoas divulgando produtos, informações e ideias sem misturar tudo isso com a sua vida pessoal.

É super importante ter uma página diferente. E não estamos falando de grupos ou de outros modelos onde você acaba forçando os usuários a interagir com você. A ideia é ter uma página própria para que os interessados curtam e compartilhem quando e o que quiserem.

Além disso, é bacana tentar responder tudo que chega até você por essa página. Dúvidas, elogios, críticas… É preciso estar aberto a todo tipo de coisa, e, preferencialmente, evitar polêmicas e opiniões sobre casos reais (a menos que se faça necessário em seu negócio). Lembre-se que você está ali para vender um produto. Se quiser debater ideias ou trocar outras informações, crie páginas separadas que não interfiram na imagem da sua marca.

A criatividade faz toda a diferença. Atitudes como ser bem-humorado, próximo dos internautas, mostrar novidades com frequência e manter a página atualizada fazem com que seus clientes tenham a sensação de conhecer você e o seu negócio.

Por isso, vale a pena ousar nesse critério. Se você puder, sempre é válido ter o trabalho de um profissional de mídias sociais que saberá exatamente como manter esse bate-papo ativo, além de lançar promoções e outros posts interessantes para sua loja.

O que mencionamos acima é talvez o mais crucial: em uma rede social, a importância da opinião do usuário é máxima. Por isso, só vale ter uma loja no Facebook se você conseguir mantê-la bem organizada, com produtos bem descritos e as melhores condições possíveis para o seu público-alvo.

A qualidade do que você entrega, como, quando, a maneira como comunica tudo isso; todas as informações pesam positiva ou negativamente, e basta um cliente insatisfeito (com razão) para que você tenha um verdadeiro caos para resolver.

Fazendo a loja por conta própria

Você pode criar sua loja no Facebook sozinho. Para isso, você precisa entrar na rede e criar a fanpage. O processo é bem fácil e nós temos algumas respostas para suas dúvidas.

Preencha as informações requisitadas com seriedade. Coloque uma foto de capa de sua autoria e lembre-se de colocar o máximo de dados possíveis em “Sobre” e em “Contato”. Depois disso, baixe um aplicativo para ter a loja em sua página e alimente com seus produtos e informações.

Se você quiser montar uma loja por conta própria, precisará considerar meios de pagamento e de frete – que precisarão ser configurados manualmente após o seu contato direto com as empresas que prestam esses serviços.

Tratam-se de cadastros diretos com empresas como Correios, PagSeguro e afins. O trabalho é um pouco mais demorado, pode gerar mais dúvidas, mas o investimento é menor. Após esse processo estar finalizado, sua loja estará disponível em sua fanpage.

Fazendo a loja através de uma empresa especializada

Você também tem a opção de contratar uma empresa que faça somente esse trabalho de mídias sociais, ou até mesmo apenas a criação de lojas na rede. Você provavelmente terá a assistência para que a loja fique 100% pronta para rodar, mas precisará permitir acesso total à sua fanpage, necessitando conferir atentamente tudo o que for publicado, além de ter o gasto desta empresa e algumas vezes até uma porcentagem das vendas.

Mesmo assim, é uma forma um pouco mais segura de ter a sua loja no Face. É válido procurar indicações de lojistas, pois infelizmente esse mercado foi uma boa oportunidade para que pessoas sem conhecimento trabalhassem com internet, causando dores de cabeça para quem precisa de algo rápido, fácil, útil e sem prejuízos.

Uma boa forma de validar é olhando os próprios comentários na página da empresa… No Facebook!  Vale lembrar também que essas empresas não garantem um e-commerce externo, com aquele site exclusivo para sua loja. É apenas a loja dentro da rede.

Fazendo a loja através da Nuvem Shop

Para fazer uma loja no Facebook e começar a vender pela internet através da Nuvem Shop você não tem custo adicional.

Ou seja: se você quiser ter um e-commerce de verdade, uma loja exclusiva, com as facilidades que a Nuvem oferece, você não precisará pagar mais nada para ter a loja do Facebook. O lado bom disso é que você terá a loja na rede social como um canal adicional de vendas, não como um ponto exclusivo para ganhar dinheiro.

Outra vantagem muito boa é que uma vez configurada com a Nuvem Shop, sua loja também já estará integrada com meios de pagamento e de frete – e dentro do mesmo administrador da loja você conseguirá controlar o que veio do Face e fazer as análises de venda do seu e-commerce sem precisar duplicar contas e acessos a empresas terceiras.

Se você se animou a criar sua loja no Facebook junto com a Nuvem Shop, compartilho a seguir um tutorial em vídeo detalhado que vai te ensinar a fazer isso passo a passo. 🙂

Caso ainda esteja pesquisando e tenha decidido agora que quer ter uma loja virtual para vender pela internet, te convido a fazer um teste de 15 dias grátis na plataforma da Nuvem Shop. Tenho certeza que você vai curtir. 😉

Data da última atualização: 29/08/2018


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Dannie Karam

Com mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de projetos digitais, Danniela é comunicadora, escritora e líder do time de Branding da Nuvem Shop. Gosta de música, viagem, pessoas e culturas. E sempre fala demais, especialmente quando escreve de si em terceira pessoa.

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