Aprenda como vender pelo Facebook: guia completo 2021

Por: Kawan Lopes
Imagem mostrando uma mulher acessando o Facebook através de um notebook.

Aqui você encontra:

O Facebook é a maior rede social do mundo, e não sou eu que estou dizendo. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Statista em janeiro de 2021, a rede social acumula cerca de 2,4 bilhões de usuários ativos mensalmente, deixando canais como o YouTube e o Instagram comendo poeira.

Tendo em vista esse tráfego gigantesco, foi-se o tempo em que o Facebook era visto somente como uma rede de entretenimento e bate-papo. Com diversas ferramentas integradas, o Facebook é também um ótimo canal de venda, podendo ser um grande aliado de negócios que visam a vender mais na internet.

Quer aprender como vender pelo Facebook? Pegue o bloco de notas e venha comigo aprender tudo sobre esse canal de venda. 📝

O que é F-commerce?

F-commerce significa Facebook Commerce, ou seja, a venda de produtos dentro da rede social. Com o crescimento contínuo do Facebook, a ferramenta vem trabalhando constantemente em soluções voltadas para vendedores, como o Facebook Shops e o Facebook Ads, por exemplo.

Em 2020, uma pesquisa realizada com a base de lojistas da Nuvemshop, mostrou que 46% desses empreendedores utilizavam o Facebook como um canal de vendas oficial. Diante disso, explorar as funcionalidades dessa rede social pode ser uma ótima oportunidade para aumentar a visibilidade do seu negócio na internet e o seu ticket médio.

Como criar uma loja no Facebook?

Para criar uma loja no Facebook, não existe muito segredo, basta seguir quatro passos:

  1. Crie uma FanPage (caso ainda não tenha uma);
  2. Habilite o pixel do Facebook;
  3. Configure a guia “Loja”;
  4. Ative o botão “Comprar Agora”.

No tutorial abaixo você encontra um passo a passo completo para criar sua loja no Facebook e deixá-la pronta para vender.

👉 Confira: Como criar uma loja no Facebook?

Como vender pelo Facebook?

Agora, sem mais delongas, vamos ao que interessa. Separei 13 dicas que irão te ajudar a transformar o seu Facebook em uma máquina de vendas. Confira-as na sequência:

1. Conheça o seu público

Quem já vende na internet, certamente, já está familiarizado com essa dica. Isso porque, no e-commerce, conhecer o público-alvo do seu negócio é fundamental.

Uma vez que você sabe exatamente quem você quer atingir e como esses grupos se comportam, fica mais fácil criar estratégias assertivas. Para isso, fazer o exercício de analisar o perfil dos seus consumidores e de suas personas deve ser uma prioridade na gestão do seu negócio.

Com essas informações bem alinhadas, você terá mais facilidade para planejar suas ações de marketing e vendas, por exemplo. Em consequência disso, suas chances de conversão serão maiores.

💡 Saiba mais: Como conhecer o seu público-alvo?

2. Divulgue seus produtos

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas vale reforçar: use o Facebook para divulgar os seus produtos. Criando postagens estratégicas, isto é, que forneçam informações importantes sobre suas mercadorias e serviços, sua marca pode atingir cada vez mais usuários na rede social.

O ideal, nesses casos, é criar publicações que contenham as informações mais relevantes sobre o produto, como:

  • Preço;
  • Breve descrição;
  • Condições de entrega e pagamento;
  • E, claro, boas imagens.

3. Use imagens de qualidade

Para que a experiência visual do usuário seja positiva, é importante se ater às imagens utilizadas em suas publicações. Leve em consideração a identidade visual da sua marca e conte com cores e elementos que chamem a atenção.

Além disso, se a ideia for exibir algum produto, é de extrema importância utilizar boas imagens, isto é: fotos com boa resolução e em ângulos que favoreçam a visualização do item. Veja o exemplo da loja Nerd Universe logo abaixo:

Captura de tela do Facebook da loja Nerd Universe.

💡 Saiba mais: Fotos para e-commerce: passo a passo de como tirar

4. Compartilhe conteúdos relevantes

Além da divulgação de seus produtos, é importante levar em consideração que, no Facebook, as pessoas também buscam entretenimento e informação. Com isso em mente, crie publicações informativas e que se relacionem com o seu público e seus produtos.

Essa é uma prática muito comum em estratégias de marketing de conteúdo e pode ser bastante positiva para o engajamento da sua marca nas redes sociais.

Por exemplo: se você vende sabonetes artesanais, criar posts sobre aromaterapia, produção sustentável, dicas de cuidados com a pele etc pode ser interessante para seus consumidores.

💡 Saiba mais: Marketing de conteúdo: o que é e como começar?

5. Trabalhe com um calendário de posts

Para manter um fluxo de postagens saudável — isto é, que não encha o feed de seus clientes, nem que faça com que eles se esqueçam da sua marca — , é importante organizar suas publicações. Para isso, você pode contar com um calendário de posts.

Ao montar sua agenda de postagens, leve em consideração os melhores horários e dias da semana para postar no Facebook. Preste atenção também no equilíbrio entre os conteúdos. Intercalar posts de produtos e informativos é importante para não saturar a presença da sua marca no feed da rede social.

O excesso de anúncios e de publicações pode ser recebido de forma negativa, podendo levar sua conta a perder seguidores. Portanto, seja coerente com o volume de publicações na rede social.

💡 Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Facebook?

6. Crie anúncios

No Facebook, é possível criar campanhas para impulsionar o alcance dos seus produtos utilizando o Facebook Ads. O serviço exclusivo para usuários da plataforma oferece uma experiência bastante intuitiva de anúncios.

Com o Facebook Ads, você pode segmentar suas campanhas com base nos diferentes perfis dos seus consumidores. Deste modo, seus anúcios na rede social podem ser mais efetivos, trazendo maior taxa de conversão.

💡 Saiba mais: Guia de Marketing Completo para o Facebook

7. Crie promoções

Não é segredo que criar promoções é uma estratégia superassertiva, certo? Seja no comércio tradicional ou no e-commerce, oferecer condições especiais atrai clientes e pode elevar seu ticket médio.

No entanto, do ponto de vista do empreendedor, essa deve ser uma prática pensada com muito cuidado. Lembre-se que as promoções precisam ser atrativas para o consumidor e, ao mesmo tempo, rentáveis para o seu negócio.

Ofereça descontos para itens estratégicos, como aqueles que estão parados no seu estoque ou os que estão próximos de esgotar. No comércio digital, promoções de frete grátis ou custos mais baratos para envio tendem a ter peso na decisão de compra.

Portanto, crie os benefícios adequados para seu negócio e divulgue-os no Facebook da sua marca. Desse modo, mais gente tomará conhecimento das suas promoções.

8. Faça remarketing

Sabe quando estamos navegando em alguma rede social e nos deparamos com anúncios de produtos que já pesquisamos anteriormente? Pois bem, esse é um exemplo de remarketing.

Essa é uma prática que tem crescido muito no e-commerce e é possível fazer isso no Facebook. Criando estratégias com base nos interesses e buscas recentes do seu consumidor, fica mais fácil manter a imagem do produto fresca na memória dele. Com isso, fazer com que ele avance na jornada de compra fica mais fácil.

💡 Saiba mais: Remarketing: o que é e como executar essa estratégia?

9. Impulsione suas publicações

Essa dica é especialmente útil para novos negócios ou páginas com poucos seguidores no Facebook. Através do próprio aplicativo, você pode impulsionar suas publicações para que elas cheguem a um número maior de usuários.

O serviço pago permite que você crie estratégias para aumentar o alcance de suas publicações com base no seu público-alvo e no nível de engajamento que você deseja alcançar. No entanto, vale analisar quando pode ser válido apostar nessa prática, já que ela demanda investimentos em valores e, nem sempre, ter mais seguidores irá significar mais vendas.

10. Crie conteúdos em vídeo

O vídeo é um formato que tem ganhado cada vez mais espaço no cotidiano dos usuários. Por isso, se você pretende usar as redes sociais para impulsionar a imagem da sua marca, criar vídeos deve ser um item prioritário da sua lista de tarefas.

Aposte em vídeos curtos, objetivos e que direcionem o usuário para algum lugar, como seu e-commerce, seu blog etc. Alguns formatos que tendem a fazer sucesso entre os usuários são:

  • Reviews de produtos;
  • Depoimentos de consumidores;
  • Lançamentos;
  • Tendências do mercado;
  • E lives.

💡 Saiba mais: Vídeo marketing: o que é e como utilizar a estratégia digital?

11. Mantenha um bom relacionamento com o cliente

Essa dica pode ser considerada um dos mandamentos do vendedor, já que, oferecer um bom atendimento ao cliente é crucial para o crescimento de um negócio. Portanto, use o Facebook para se comunicar com sua audiência, seja por inbox ou respondendo comentários.

Marcas que interagem com seus seguidores tendem a conquistar o carinho do público, além de esse ser um ótimo caminho para fidelizar seus clientes. Dito isso, não deixe de cultivar uma relação saudável com aqueles que acompanham o seu trabalho. Isso só lhe trará bons resultados.

💡 Saiba mais: Qualidade no atendimento ao cliente: como encantar o seu consumidor?

12. Comunique-se de forma humanizada

Ainda sobre o contato com o público, quando falamos de redes sociais, é importante considerar a linguagem adequada para esse tipo de canal. Formalidades, jargões e dialetos muito específicos, por exemplo, podem criar barreiras na mensagem que você pretende transmitir.

Portanto, entenda, através do contato com a sua audiência, qual é a melhor forma de se comunicar com ela. Humanizar seu atendimento irá fazer com que seu público se sinta próximo da marca. Com isso, sempre que as pessoas precisarem comprar algo que você venda, sua empresa será a primeira da qual irão se lembrar.

13. Acompanhe as métricas do negócio

Por fim, mas não menos importante, vêm as métricas do seu negócio. É através delas que você poderá entender se está indo pelo caminho certo.

Pense que de nada adianta investir em estratégias de marketing se elas não resultarem no mais importante: vendas e receita. Portanto, criar o hábito de acompanhar os resultados irá te ajudar a criar ações mais assertivas para a sua empresa.

No Facebook, este trabalho pode ser feito internamente através do Facebook Insights, uma ferramenta que irá te ajudar a medir o alcance das suas publicações e entender o perfil dos usuários que estão consumindo seus conteúdos na rede social.

Ademais, acompanhar os KPIs (Key Performance Indicators, Indicadores-chave de performance, no portugûes) da sua empresa, pode te trazer insumos poderosos para o desenvolvimento do seu negócio.

💡 Saiba mais: KPI: 7 métricas que todo e-commerce deve acompanhar

Quais são as vantagens de vender pelo Facebook?

Se, você ainda estiver se perguntando se vale a pena vender pelo Facebook, este tópico irá eliminar de vez suas dúvidas. Separei alguns dos principais benefícios em investir neste canal. Confira-os na sequência:

1. Potencializa o alcance da sua marca

Levar sua marca para redes sociais como o Facebook irá, definitivamente, ampliar seu alcance e engajamento online. Com as estratégias certas, é claro, você pode atingir um número maior de seguidores e potenciais clientes.

2. Facilita a interação com os clientes

O Facebook é uma das redes sociais mais interativas da internet, permitindo o compartilhamento de publicações, troca de mensagens em chats privados e em grupo, e comentários em posts. Com isso, fica mais fácil se aproximar do seu público.

Esse contato pode ser rico para estratégias de marketing e vendas do seu negócio, além de permitir que você tenha uma visão mais ampla sobre como sua audiência reage em relação a seus produtos e serviços.

3. Oferece praticidade na compra

Com sua loja virtual integrada ao Facebook, seus seguidores podem visualizar os produtos com facilidade e, em poucos cliques, é possível fazer a compra sem precisar ir até o site da sua loja. Essa praticidade elimina possíveis barreiras na jornada de compra, o que pode ser bastante positivo para a sua taxa de conversão.

Um adendo sobre este ponto é que, para que o cliente possa acessar sua loja virtual sem sair do aplicativo do Facebook, é necessário que seu e-commerce possua um layout responsivo. Lojas Nuvemshop, por exemplo, já possuem essa pré-configuração disponível em todos os planos da plataforma.

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4. Baixo custo de investimento

Exceto pelos serviços de anúncios pagos, não existem custos para integrar sua loja e publicar seus produtos no Facebook. Portanto, essa é uma estratégia praticamente gratuita.

Para negócios em fase inicial, principalmente, apostar em canais de baixo investimento é uma mão na roda. Com o capital economizado, é possível investir em outras frentes como anúncios, estoque etc.

Resumo

Aposto que, após conhecer estas vantagens, vender pelo Facebook tornou-se um objetivo em sua estratégia de vendas, certo? Aproveite as dicas deste conteúdo e potencialize suas vendas na internet.

Antes de finalizar, confira um resumo sobre o que vimos por aqui:

O que é F-commerce?

F-commerce significa Facebook Commerce, trata-se da prática de vendas dentro da rede social.

Como criar uma loja no Facebook?

  1. Crie uma FanPage
  2. Habilite o pixel do Facebook
  3. Configure a guia “Loja”
  4. Ative o botão “Comprar Agora”

Como vender pelo Facebook?

  1. Conheça o seu público
  2. Divulgue seus produtos
  3. Use imagens de qualidade
  4. Compartilhe conteúdos relevantes
  5. Trabalhe com um calendário de posts
  6. Crie anúncios
  7. Crie promoções
  8. Faça remarketing
  9. Impulsione suas publicações
  10. Crie conteúdos em vídeo
  11. Mantenha um bom relacionamento com o cliente
  12. Comunique-se de forma humanizada
  13. Acompanhe as métricas do negócio

Quais são as vantagens de vender pelo Facebook?

  • Potencializa o alcance da sua marca
  • Facilita a interação com os clientes
  • Oferece praticidade na compra
  • Baixo custo de investimento

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