A planilha de controle de estoque da Nuvemshop é uma importante ferramenta para fazer a gestão dos produtos armazenados de uma empresa, aumentando o controle sobre os pedidos e garantindo eficiência operacional.
Com ela, você conseguirá visualizar, de forma totalmente prática e automatizada:
- O monitoramento de entradas e saídas;
- O estoque mínimo e máximo;
- Níveis de estoque e a margem de lucro de cada produto.
A seguir, confira o passo a passo para baixar a planilha de controle de estoque grátis para Excel mais completa e simples de usar que você já viu!
Como baixar a planilha de controle de estoque da Nuvemshop?
Para começar a usar sua planilha grátis de controle de estoque, clique no botão “Baixar planilha” e, em seguida, faça login com a sua conta do Google, caso você não esteja logado. Caso não tenha uma, você pode criá-la gratuitamente ao clicar no botão “Criar conta”.
Imediatamente, você será direcionado para uma página do Google, perguntando se você deseja copiar o arquivo. Basta clicar no botão “Fazer uma cópia” para ter acesso à planilha e poder editar o arquivo online pelo Planilhas Google (Sheets) ou salvá-lo em seu Google Drive.
Recomendamos que você utilize o Planilhas Google para edição online. Também é possível baixar a planilha para edição no Microsoft Excel ou outro editor — no entanto, pode ser necessário fazer alguns ajustes de alinhamento para visualizar melhor o conteúdo.
Para isso, vá até a opção “Arquivo > Baixar” e escolha o formato desejado.
💡 Saiba mais: O que é gestão de estoque e como fazer uma eficiente?
Como funciona a planilha de controle de estoque?
A planilha de controle de estoque grátis da Nuvemshop é uma ferramenta que automatiza o controle de armazenamento de produtos de uma empresa.
O seu objetivo é ajudar os empreendedores a fazer o inventário das mercadorias, garantindo que haja quantidade ideal para atender aos pedidos de clientes. Ao mesmo tempo, o controle de estoque evita gastos excessivos com armazenamento, ajudando a reduzir custos.
Ou seja, por meio desse material, você poderá visualizar como está o seu estoque na prática, além de controlar a margem de lucro dos seus produtos ao longo do tempo.
Como fazer o controle de estoque ideal?
A nossa planilha foi projetada para simplificar a gestão empresarial e permitir uma visualização simples de todos os principais fatores que influenciam o estoque.
Portanto, tivemos o cuidado de trazer os três principais modelos de controle de estoque, de forma automática e grátis para você: o cadastro e controle de produtos e estoque inicial, o acompanhamento de entradas e saídas de mercadoria e a análise de estoque mínimo e máximo (com status).
Confira o passo a passo para fazer o controle de estoque ideal e entender quais são os produtos mais rentáveis da sua empresa:
1. Preencha os dados de produto
Na aba “1. Cadastro de produtos”, você deverá preencher todas as informações manualmente: qual é o código do produto, a descrição, a categoria, o fornecedor, o estoque mínimo e o estoque máximo necessários, além da quantidade em estoque e o valor em estoque iniciais, caso tenha.
Importante: o preenchimento das demais abas (“2. Entradas e saídas” e “3. Estoque mínimo e máximo”) dependerá dessas informações. Portanto, preencha-as corretamente — principalmente o campo código (mesmo que seja fictício).
Caso você não tenha produto(s) em estoque inicialmente, não se preocupe: basta deixar os campos “Quantidade em estoque (inicial)” e “Valor em estoque (inicial)” em branco.
2. Preencha as entradas e saídas
Em seguida, preencha as entradas e saídas, ou seja, os produtos ou matérias-primas que foram adquiridos (entradas) e os que foram vendidos ao longo do período de análise (saída).
Assim que você selecionar o código correspondente no campo de seleção da coluna “Código”, a coluna “Produto” será preenchida automaticamente.
Paralelamente, ao preencher os demais campos (“Entradas / Saída”, “Data da movimentação”, “Quantidade”, “Valor de compra (unitário)” e “Valor de venda (unitário)”), a coluna “Valor da transação” também será preenchida.
Ou seja: não preencha as colunas “Produto” e “Valor da transação”, já que elas contêm fórmulas.
Observação: você poderá preencher o valor atualizado de compra (campo “Valor de compra unitário”) ao longo do tempo, caso haja variação, para que a planilha calcule o valor médio de compra na aba “3. Estoque mínimo e máximo”. Caso não deseje registrar uma venda (saída), basta deixar o campo sem preenchimento.
💡 Saiba mais: Tipos de estoque: guia definitivo de como gerenciar seus produtos
3. Confira as informações de estoque mínimo e máximo
Após preencher as abas “1. Cadastro de produto” e “2. Entradas e saídas” seguindo o nosso passo a passo, basta conferir as informações na aba “3. Estoque mínimo e máximo”.
Nela, você poderá conferir o valor total de estoque que corresponde a cada produto, a margem de lucro que cada um está trazendo ao seu negócio, além do status do estoque: se ele está suficiente (dentro do aceitável), insuficiente (ou seja, é hora de comprar mais) ou excedente (é necessário escoar os produtos para manter um estoque aceitável).
💡 Saiba mais: O que é e como calcular o estoque mínimo de forma eficiente?
Pronto! Agora você já pode fazer um ótimo controle do estoque dos seus produtos, garantindo a eficiência e rentabilidade da sua operação e logística.