Guia completo sobre como vender na Amazon

Os marketplaces são, sem dúvidas, ótimos canais para ampliar suas vendas e faturar mais. Por isso, neste artigo, vamos aprender como vender pela Amazon e conhecer as opções disponíveis para expandir o seu negócio.
Separe o bloco de notas e venha descobrir também as vantagens desse canal de venda, o passo a passo para cadastrar seus produtos e como integrar sua loja virtual à Amazon! 📝
O que é Amazon?
Amazon é uma empresa estadunidense líder de mercado no ramo de marketplaces e tecnologia. Popular pelo comércio de eletrônicos, a marca iniciou suas atividades como canal de venda em 2000 e, no decorrer dos anos, tornou-se a maior varejista online do mundo.
Além de ser referência entre os maiores marketplaces, a marca também conquistou seu espaço no mercado de serviços de streaming. Com o lançamento do Amazon Prime Video e Amazon Prime Music, a empresa tem batido de frente com outras gigantes como Netflix, Spotify e HBO Max.
No Brasil, a Amazon deu seus primeiros passos como marketplace em 2014 e, atualmente, concorre com empresas como Mercado Livre e B2W. Com isso, o canal de venda apresenta algumas vantagens bastante competitivas e, no decorrer deste artigo, iremos conhecê-las.
💡 Saiba mais: 7 dicas sobre como vender em marketplace
Como vender na Amazon? Passo a passo para começar
Agora que sabemos como funcionam as regras da plataforma, vamos aprender como vender na Amazon. 😉
Para se aprofundar nas dicas do vídeo, continue a leitura do artigo!
1. Selecione o seu plano de vendas
A primeira etapa do passo a passo de como vender na Amazon é definir qual plano funciona melhor para o seu negócio. Atualmente, a plataforma oferece duas opções:
Plano de vendas Profissional
Ao selecionar o plano Profissional, você paga uma tarifa de R$ 19 por mês para ter acesso a ferramentas que auxiliam no upload dos arquivos, como as fotos dos produtos, e no gerenciamento de pedidos. Além disso, não existe uma taxa por item quando o produto é vendido.
A opção é recomendada para médias e grandes empresas.
Plano de vendas Individual
O plano Individual atende a vendedores que não precisam de acesso às ferramentas de gerenciamento e aos relatórios de volume de vendas.
Ao selecioná-lo, você não pagará uma tarifa de assinatura mensal, mas R$ 2 por cada produto vendido, além de taxas adicionais que variam de acordo com a categoria de cada item.
2. Crie sua estratégia de vendas
Se você é distribuidor de produtos ou dono de um negócio, não se preocupe: na Amazon tem espaço para você.
Na primeira opção, é possível comprar produtos que já existem de outros fabricantes e revendê-los na plataforma. Para isso, basta fazer uma conta de vendedor, conforme explicaremos no próximo tópico.
Já os donos de negócios que fabricam os seus próprios produtos (ou compram itens de fornecedores para revenda sob marca própria), podem oferecê-los aos seus clientes na página da empresa registrada na Amazon.
Lembre-se de que, no marketplace, é possível comercializar vários produtos, categorias e marcas na mesma conta. Então, veja qual é a melhor estratégia para o seu negócio antes de começar a vender pela Amazon, ok?
💡 Saiba mais: Conheça 22 estratégias para a sua primeira venda online [lista]
3. Registre uma conta de vendedor na Amazon
Agora, chegou a hora colocar a mão na massa. Para criar uma conta de vendedor, acesse o site da plataforma e vá até a página Venda na Amazon. Lá você vai encontrar algumas informações básicas sobre o marketplace e um botão com a mensagem “Registre-se”. Então, clique nele, como mostra a imagem abaixo:
Na próxima tela, você poderá escolher o plano que melhor atende ao seu negócio. Veja:
Depois de selecioná-lo, é a vez de fazer o seu cadastro.
4. Separe os documentos para finalizar o cadastro
Nesta etapa, você vai precisar informar alguns dados básicos, como nome, telefone, e-mail e CPF, além de registrar:
- Informações da loja online: razão social ou nome da pessoa física titular da conta; endereço comercial que tenha comprovante de domicílio e nome fantasia, ou seja, como você gostaria que sua loja online fosse identificada na Amazon;
- Conta bancária;
- Cartão de crédito ou débito;
- Países em que você pretende vender — caso sua conta seja a profissional.
Depois de tudo registrado, basta seguir para o próximo passo deste guia: publicar os seus produtos para que as vendas sejam realizadas por meio da Amazon.
5. Publique seus produtos
Para publicar os seus produtos, a Amazon oferece três alternativas. Vamos conhecê-las:
Cadastro manual
Disponível para todos os vendedores, a ferramenta de publicação interativa da Amazon permite que você crie e gerencie seu inventário. Com ela, você pode adicionar um anúncio por vez.
Cadastro via planilha
Este recurso está disponível para os vendedores do plano profissional. Com ele, é possível importar uma planilha com todos os seus produtos.
Desta forma, você consegue adicionar diversas publicações de uma vez só, tornando todo o processo de cadastro mais prático. O upload via planilha é ideal para vendedores com um vasto catálogo de produtos.
Cadastro via integração
Já esse recurso é ideal para vendedores que comercializam produtos em mais de um marketplace ou têm lojas em plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, por exemplo.
Por meio de determinadas ferramentas, é possível integrar a loja à Amazon e fazer a gestão das vendas e importação dos produtos de forma massiva e automatizada. Mais adiante, vamos falar sobre este tipo de integração com marketplace.
6. Bônus: cadastrando novos produtos
Um ponto em particular sobre a Amazon é que o catálogo reúne todos os itens que já são vendidos na plataforma. Por exemplo, se você pretende vender um smartphone da marca Apple e outros vendedores já comercializam este mesmo produto, fica mais fácil para você localizá-lo e inseri-lo no seu inventário.
Quando o produto já está cadastrado, ao informar o código de barras (EAN, JAN ou ISBN), o sistema encontra o item. Desta forma, basta finalizar o cadastro com as informações básicas como o preço, por exemplo.
Agora, caso você pretenda publicar um produto que ainda não é vendido na plataforma, será necessário fazer o cadastro completo do item. Com isso, você vai precisar informar o código UPC/EAN (código de barras), JAN ou ISBN e todos os detalhes da ficha técnica.
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Quem pode vender na Amazon?
Praticamente qualquer um pode vender na Amazon. Isso porque você não precisa de muitos documentos — o que torna todo o processo de cadastro menos burocrático em relação a outras plataformas.
Para criar uma conta de vendedor, é necessário informar:
- CPF ou CNPJ válido;
- Cartão de crédito;
- Conta bancária;
- Número de telefone;
- Data de nascimento.
Quais são as categorias de produtos disponíveis na Amazon?
Quanto aos produtos, a Amazon tem um total de 25 categorias para venda. Contudo, cinco delas precisam da aprovação da plataforma. Vamos conhecê-las:
- Brinquedos e jogos;
- Calçados e bolsas de mão;
- Roupas e jardinagem;
- Produtos de atividade ao ar livre;
- Casa e cozinha;
- Celulares;
- Câmeras;
- Computadores;
- Eletrônicos;
- Materiais de construção;
- Esportes;
- Joias;
- Acessórios de viagem;
- Papelaria;
- Livros;
- Relógios;
- Pet shop;
- Produtos automotivos.
Já as categorias cujos produtos necessitam de aprovação são:
- Saúde e cuidados pessoais;
- Produtos para bebês;
- Alimentos e bebidas;
- Games;
- Beleza.
Quais são os planos e preços da Amazon?
A Amazon oferece duas opções de planos para vendedores baseadas na expectativa de vendas de cada lojista. Com isso, os valores variam de acordo com o volume de transações. Conheça a seguir os pacotes disponíveis.
Plano Individual
Este plano é voltado para vendedores com no máximo 10 vendas no mês. Não há cobrança de mensalidade e o lojista tem acesso aos seguintes recursos:
- Suporte ao vendedor por meio da equipe de apoio do Seller Central;
- Adição de novos produtos ao catálogo da Amazon;
- Recebimento do valor integral de vendas parceladas.
Plano Profissional
Para vendedores profissionais que realizam mais de 10 operações no mês, é cobrada uma mensalidade de R$ 19. Assinantes desta modalidade, além de todos os benefícios do plano Individual, também têm acesso a:
- Ferramentas de publicação de produtos e relatórios por um sistema integrador;
- Publicação dos produtos no Canadá, Estados Unidos e México;
- Gestão de todos os pedidos com uma conta única;
- Autonomia para definir as condições de envio de cada produto.
Além da mensalidade, são cobradas comissões por cada produto vendido. O valor varia de acordo com o plano do vendedor e do tipo de produto. Na página “Categorias” da Amazon você encontra mais detalhes sobre a precificação.
Quais são as vantagens de vender na Amazon?
Que a Amazon é referência no mercado de marketplaces nós já sabemos. Mas, se isso não é o suficiente para te convencer a vender por meio deste canal, vamos conhecer a seguir as principais vantagens oferecidas pela plataforma:
1. Possibilidade de vender em outros países
A Amazon permite que você venda seus produtos em outros países. São eles: Canadá, Estados Unidos e México.
2. Gestão unificada
A gestão de todas as vendas é feita por meio de uma única conta, de forma centralizada e organizada.
3. Repasse gratuito dos valores
Não são cobradas taxas extras para receber o dinheiro em sua conta bancária.
4. Frete personalizável
A plataforma permite que seus vendedores personalizem as condições de frete.
5. Recebimento integral das vendas
O vendedor recebe o valor integral e sem custo adicional mesmo quando se tratam de vendas parceladas.
Aposto que agora você já deve estar considerando criar sua conta de vendedor, certo?
Como integrar minha loja Nuvemshop com a Amazon?
Se você vende com a Nuvemshop, levar seus produtos para a Amazon fica mais fácil. Por meio de uma ferramenta pré-integrada, é possível exportar o seu catálogo e centralizar a gestão dos pedidos de forma prática e eficiente.
O Mintegra é uma ferramenta de gestão para integrar sua loja à Amazon e aos principais marketplaces e e-commerces do mercado. Com ele, é possível automatizar os fluxos de controle de estoque e pedidos, além de aumentar o seu catálogo de produtos por fornecedores parceiros e trabalhar com vendas via dropshipping.
Dentre os principais benefícios do Mintegra, destacam-se os seguintes:
- Publicação de produtos massivamente;
- Controle e automatização dos anúncios;
- Geração automática de etiquetas de envio;
- Parceria com fornecedores de dropshipping e crossdocking;
- O estoque de produtos é sincronizado entre suas lojas, atualizando automaticamente a cada venda ou alteração;
- Integrações com os maiores marketplaces do mercado, como: B2W, Mercado Livre, Amazon, Via Varejo, entre outros.
Confira na sequência os passos para começar a usar o Mintegra.
1. Instale o app do Mintegra em sua loja Nuvemshop
Para começar a usar a ferramenta, basta acessar a Loja de Aplicativos da Nuvemshop e procurar pelo Mintegra. Clique em “Instalar” e, no painel administrativo da sua loja, autorize a instalação do app, conforme mostra a imagem abaixo:
2. Vincule ou crie sua conta no Mintegra
Feito isso, você será direcionado para a página inicial do Mintegra. Caso já tenha uma conta, basta fazer o login, mas, se ainda não for cadastrado, preencha o formulário abaixo para se registrar na plataforma:
3. Inclua sua loja Nuvemshop
Depois de criar sua conta, será preciso adicionar sua loja Nuvemshop ao Mintegra. Para fazer isso, no painel inicial da plataforma, vá até Lojas > Incluir e preencha as informações conforme mostra a animação a seguir:
Tranquilo até aqui? Sigamos então. 😎
4. Importe o seu catálogo de produtos
Agora que a sua loja já está cadastrada, é a hora de importar o seu catálogo de produtos. Vá até Meus Catálogos > Catálogos > Incluir e siga os passos de acordo com o GIF abaixo:
Bem fácil, não é? Com isso, sua loja Nuvemshop e seu catálogo de produtos já estarão devidamente integrados. E, para adicionar sua conta da Amazon, não é muito diferente.
5. Vincule sua conta da Amazon
No menu Lojas — o mesmo em que você cadastrou sua loja Nuvemshop — você irá seguir basicamente os mesmos passos. Porém, ao invés de selecionar Nuvemshop, clique em “Amazon” e preencha as informações da integração. Veja abaixo:
Você percebeu que ao selecionar a opção da Amazon, aparecem dois campos para preenchimento (o ID vendedor Amazon e a chave de integração)? Pois bem, estas informações precisam ser geradas em sua própria conta da Amazon.
Para facilitar esse processo, separamos um vídeo feito pela equipe do Mintegra que mostra o passo a passo para fazer isso:
Tudo certo sobre como vender na Amazon?
Com tantos benefícios, não há dúvidas de que vender na Amazon pode ser uma grande estratégia para aumentar seu faturamento. Se você já vende na internet, agregar esse canal de venda vai amplificar seus resultados e seu ticket médio.
Os marketplaces oferecem uma série de benefícios, portanto, aproveite essas dicas para integrar sua loja à Amazon e amplie o alcance da sua marca hoje mesmo.
Ainda não vende online? O que acha de criar uma loja com a Nuvemshop e testar a plataforma por 30 dias gratuitos? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙
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