O que é ROI e como calcular

Por: Victoria Salemi
O que é ROI e como calcular

Aqui você encontra:

 

Se você começou a vender pela internet recentemente, já deve ter notado que a quantidade de siglas do marketing não é pequena. Uma das mais populares é a do ROI. E é sobre ela que vamos nos debruçar ao longo deste artigo.

Este conteúdo é dedicado a desvendar o que é ROI, como calculá-lo e qual sua fórmula. Além disso, vamos entender quais as vantagens de acompanhar esse número em sua estratégia e como interpretá-lo. Está pronto para começar?

O que é ROI?

A sigla ROI vem do inglês Return on Investment. Sua tradução para o português significa Retorno sobre o Investimento.

De forma bem direta, podemos dizer que o ROI traz uma perspectiva apurada de quanto sua empresa ganhou ou perdeu ao fazer determinado investimento. Nesse sentido, esse número pode ser calculado para diversas iniciativas em seu negócio.

Digamos que você crie uma campanha para sua loja virtual, com anúncios no Instagram, sobre sua nova coleção de camisetas. Por meio desse cálculo, você será capaz de avaliar se essa iniciativa está valendo a pena, assim como muitas outras. Portanto, a seguir, vamos entender como calcular o ROI.

Como calcular o ROI?

Para fazer o cálculo do ROI, você vai precisar conhecer a receita gerada por uma iniciativa e os custos dela. A partir daí, você poderá utilizar uma fórmula para fazer chegar a esse número. Vamos conhecê-la?

Fórmula do ROI

A fórmula do ROI se dá por:

ROI = (Receita gerada pela ação – Custos do investimento) / Custos do investimento

Para realizar o cálculo de uma ação específica, você deve considerar apenas a receita gerada a partir dela e os custos que ela trouxe. Dessa forma, você terá um resultado focado especificamente naquela iniciativa.

O número final representa que, para cada real investido, você teve aquele resultado de retorno. Vale ressaltar que, se o resultado for negativo, é porque você teve prejuízo naquela iniciativa, pois os custos foram maiores que a receita. Mas, mesmo assim, você será capaz de medir o tamanho da perda.

Para entender melhor o cálculo, vejamos um exemplo a seguir.

Exemplo de cálculo do ROI

No caso da campanha sobre a nova coleção de camisetas por meio de anúncios no Instagram, que trouxemos anteriormente, digamos que foram gastos R$ 500 com esses ads e, ao todo, foram vendidas 100 camisetas por R$ 40 cada. Teríamos, neste exemplo, uma receita de R$ 4.000

O ROI dessa iniciativa poderia ser calculado da seguinte maneira:

ROI = (4000 – 500) / 500 = 7

Isso significa que, nessa campanha de anúncios no Instagram, cada R$ 1 investido trouxe R$ 7 de retorno.

Vale ressaltar, no entanto, que neste exemplo simulamos o cálculo de ROI apenas para uma oferta específica. Em outros casos, você também poderá incluir na parte de custos os custos fixos ou outras variáveis, como o preço da mercadoria, valores gastos com atendimento, entre outros.

Interpretando seu Retorno sobre o Investimento

Assim como para vários outros indicadores do e-commerce, o número do ROI sozinho não quer dizer muita coisa. Por isso, vamos entender o que esse Retorno sobre o Investimento significa.

Como já vimos, o número final do ROI indica o quanto aquela ação teve de ganho para cada real investido. Nesse sentido, ele pode servir para indicar quais campanhas valem a pena e quais não.

Consideremos novamente o exemplo utilizado no tópico anterior, em que a campanha no Instagram para a nova coleção de camisetas da sua loja virtual teve um ROI de 7. Agora, vamos imaginar que uma campanha no Google Ads também tenha sido prevista no plano de marketing do negócio.

Para essa campanha do Google Ads, digamos que o custo também foi de R$ 500, mas foram geradas, a partir dela, 30 vendas de camisetas a R$ 40 cada. Nesse caso, seu retorno seria:

ROI = (1200 – 500) / 500 = 1,4

Se formos comparar as duas campanhas, fica claro que a do Instagram trouxe um retorno muito maior que a do Google Ads. Em uma situação na qual o empreendedor precisasse reduzir custos, por exemplo, o ROI serviria para auxiliá-lo nessa escolha.

Vantagens de medir o ROI em seu negócio

Agora que já sabemos como calcular e interpretar o ROI, vamos entender a importância desse indicador para seu e-commerce:

1. Identificar as maiores fontes de lucro da empresa

Por meio do cálculo do Retorno sobre o Investimento, você será capaz de identificar quais as maiores fontes de lucro da empresa. Isso porque essa conta pode ser feita para diversas áreas e ações diferentes.

Dessa forma, você pode identificar como uma campanha de marketing, um treinamento para seus funcionários ou o investimento em SEO no seu e-commerce, por exemplo, performaram.

2. Reconhecer os canais de comunicação mais efetivos

Assim como você pode comparar diferentes setores da empresa, é possível também identificar os canais de comunicação que trazem mais retorno.

No exemplo que vimos anteriormente, foi possível comparar uma campanha no Google Ads com uma no Instagram. É claro que você já deve ter um conhecimento prévio sobre os hábitos da sua persona, mas, por meio do cálculo do ROI, você poderá validar se essa ideia condiz com a realidade.

3. Otimizar estratégias

Como pudemos observar no ponto anterior, ao comparar diferentes iniciativas, você conseguirá identificar as que trazem mais retorno. Logo, será possível adequar e otimizar a estratégia a partir de dados concretos.

Calculando o ROI de uma ação, você poderá replanejar os investimentos futuros. No exemplo da comparação entre as campanhas no Instagram e no Google Ads, é possível fazer os cálculos após um mês do início e ver como elas estão rendendo.

Imagine que o prazo para essas ações seja de seis meses. Se, após um mês, você já descobrir que o Instagram traz mais retorno, pode redirecionar a verba para esse canal e deixar menos dinheiro para o Google Ads, por exemplo.

Todavia, vale ressaltar que outros fatores devem ser levados em conta no momento da tomada de decisão. Diversificar as estratégias é uma boa ideia. Isso porque não é recomendado tornar-se dependente de nenhuma ferramenta ou negócio externo. Pode ser que as condições mudem e você ficaria na mão.

4. Auxiliar em seu planejamento

Assim como será possível observar os resultados enquanto as campanhas estão em andamento, você também poderá avaliar o ROI de ações anteriores para fazer o planejamento das próximas.

Dessa forma, você garante que o investimento em iniciativas futuras seja mais assertivo, pois já vai saber o que funciona melhor para sua marca e para seu público.

Por que não considerar apenas o ROI em suas iniciativas?

Apesar de todas as vantagens que calcular o ROI das ações da sua loja virtual traz, é preciso ter alguns cuidados com essa métrica. Vamos entender melhor quais são eles:

1. O cálculo não leva os prazos em conta

Como pudemos observar, a fórmula do ROI não considera as variáveis de tempo em seu resultado. Isso significa que você poderia comparar números de uma semana de uma campanha no YouTube, por exemplo, com os de um mês no Facebook.

Dessa forma, é preciso ficar atento para não cair em armadilhas ao comparar investimentos desiguais e chegar a conclusões precipitadas, que podem acabar prejudicando seu e-commerce. Lembre-se sempre de observar períodos semelhantes, para ter uma comparação justa.

2. A conta não considera fatores externos

Além do tempo, outro problema que o cálculo do ROI pode trazer se não combinado com outros tipos de informação é o de ignorar fatores externos, como a sazonalidade de alguns produtos e a inflação.

Nessas situações, por exemplo, uma loja virtual de moda praia pode comparar dois investimentos referentes a um mês, um realizado na primavera (ou seja, logo antes do verão) e outro, no inverno.

É claro que, para esse nicho, há diferenças no período dos anúncios, mas essa informação pode não estar tão clara para o empreendedor no momento do cálculo, o que pode levar a conclusões equivocadas.

Ademais, considere produtos iguais quando for comparar o ROI, pois essa pode ser uma variação externa independente ao canal de divulgação da iniciativa.

3. O ROI sozinho pode enganar o empreendedor

Como vimos nos tópicos anteriores, o Retorno sobre o Investimento acaba não trazendo a informação completa em algumas situações. Por isso, é sempre bom fazer esse cálculo e observar alguns outros indicadores complementares ao seu negócio.

Para conhecer outras métricas importantes para sua loja virtual, leia também: KPIs: 7 métricas que todo e-commerce deve acompanhar e como medi-las

Tudo pronto para calcular seu ROI?

Gostou do artigo? Que tal começar a mensurar os resultados da sua loja online? Como vimos, o cálculo do ROI pode agregar muito à sua estratégia. Com ele, você será capaz de tomar decisões baseadas em dados e de avaliar ações em execução para otimizá-las.

Caso você esteja procurando o lugar ideal para começar a empreender online, faça o teste de 30 dias grátis na plataforma da Nuvemshop. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Faça como +60mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Sabemos que migrar sua loja não é uma decisão simples.

Descubra os benefícios e facilidades que a Nuvemshop oferece exclusivamente para migrações.

Saiba mais sobre a migração