9 estratégias para evitar carrinhos abandonados

Por: Taynara Schemes

Carrinho abandonado no e-commerce

Apesar de o carrinho de compras virtual ser bastante semelhante àquele que usamos nos supermercados, já que nos permite controlar os produtos que desejamos levar para casa e conferir preços e quantidades, a taxa de carrinhos abandonados é muito maior no mundo online.

Conforme o negócio cresce, este costuma ser um problema comum para as lojas virtuais. De acordo com o estudo Nuvemcommerce, realizado com 2.000 lojistas, os carrinhos abandonados são o principal desafio enfrentados por lojistas de alto faturamento.

Segundo o Moosend, a taxa média universal de carrinho abandonado é de 69%, enquanto, na América Latina, é de 75,3%. No Brasil, de acordo com o E-Commerce Radar, ela é de 82%.

Além disso, as variações entre os setores podem ser grandes. No nicho de Viagem, por exemplo, as taxas chegam a 82,2%, já no de Moda, alcançam 67,6%.

Mas por que será que isso acontece? Por que tantos usuários tendem a desistir da compra?

Vamos abordar algumas razões para o abandono de carrinho a seguir. Continue a leitura para saber mais! 🛒

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7 causas de carrinho abandonado no e-commerce

Diferentes fatores impedem o consumidor de finalizar uma compra. Alguns têm a ver com seu momento no funil de vendas, enquanto outros podem ser indicativos de problemas no site de e-commerce.

Separamos sete fatores que resultam em um carrinho abandonado no e-commerce, assim como soluções para superá-los. Confira tudo a seguir:

1. Alto valor de frete

Todo mundo já passou por isso, não? Na hora de fechar o carrinho de compras e colocar o CEP, o valor do frete se mostra absurdo – às vezes, até maior do que o valor do próprio produto (o que é bem desagradável!).

Em outros casos, mesmo escolhendo diversos produtos, o valor do pedido não é o suficiente para obter frete gratuito.

Segundo o Moosend, o alto valor do frete é responsável por 60% dos abandonos de carrinho de compras. Ademais, custos “escondidos”, que só são revelados ao final do checkout, resultam em 23% das desistências.

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de frete e como escolher o melhor para o seu modelo de negócio?

2. Cadastros complexos e demorados

Longos cadastros e processos difíceis de recuperação de senhas podem fazer o usuário mudar de ideia em relação à compra.

De acordo com o Moosend, 28% do total de carrinhos abandonados são resultado de processos de cadastro longos e solicitação de dados desnecessários.

Nesse sentido, vale a pena conhecer a Nuvem Pay, uma funcionalidade das lojas virtuais da Nuvemshop integrada ao checkout. Com ela, os clientes podem salvar seus dados pessoais e de envio para compras futuras, tornando a compra muito mais rápida e prática, e minimizando o problema de abandono de carrinho. Crie uma loja virtual grátis agora mesmo e aproveite esse benefício. 😉

3. Falta de segurança no site

A falta de segurança também pode ser um grande empecilho para a conversão. A pouca confiança no site é motivo para 19% dos carrinhos abandonados.

Além disso, se não houver checkout transparente e o site não exibir certificados de segurança, o consumidor pode ficar inseguro e, assim, abandonar o carrinho.

💡 Saiba mais: O que é um selo de segurança e por que seu site deve ter um?

4. Meios de pagamento limitados

Pode acontecer de o cliente ter tudo pronto para fechar o carrinho de compras, mas se frustrar na hora de pagar porque alguma opção de pagamento não foi oferecida. Segundo o Moosend, esse motivo soma 8% ao share de carrinhos abandonados.

💡 Saiba mais: Quais são e como funcionam os meios de pagamento para e-commerce?

5. Falhas técnicas e falta de estabilidade

O carrinho abandonado também pode ser um sinal de que seu site anda com problemas. É possível que ele demore para carregar, tenha uma arquitetura pouco intuitiva ou não seja responsivo para mobile.

Para se ter ideia, sites lentos são a causa de 20% do abandono de carrinho de compras. Já segundo o relatório NuvemCommerce, o m-commerce foi responsável por 71% das vendas em 2020.

Desta forma, problemas de funcionamento em diferentes telas podem indicar que está na hora de mudar de plataforma de e-commerce.

Algumas plataformas oferecem inclusive aplicativos para recuperação de carrinhos abandonados, como a Nuvemshop. Já na solução mais avançada, a Nuvemshop Next, o lojista tem até um gerente dedicado para apoiar a estratégia de recuperação de carrinhos.

💡 Saiba mais: O que é a Nuvemshop Next e quais as suas vantagens?

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6. O consumidor está apenas pesquisando

Esse é o tal consumidor “difícil de converter”, já que ele não está propenso a comprar neste momento. Ele pode não ter intenção nenhuma de comprar ou prefere deixar os itens no carrinho para comprar em outro momento.

Em alguns casos, o valor do frete pode ser, novamente, o grande vilão da história, visto que ele torna o valor final do carrinho de compras mais alto.

7. O consumidor se distraiu e esqueceu de fechar a compra

Por incrível que pareça, isso acontece muito. Neste caso, o problema não é necessariamente o frete, mas o consumidor que se distraiu por qualquer motivo, resultando em mais um carrinho abandonado.

Como recuperar um carrinho abandonado?

Por mais que seja difícil, é preciso aceitar que, a cada venda realizada, muitas outras não se concretizarão. Mas isso não é motivo para desistir do carrinho abandonado!

Existem diferentes estratégias para recuperar o carrinho abandonado. Vamos detalhar cada uma delas a seguir.

Está sem tempo? Veja esse vídeo com 7 dicas-chave para reduzir o abandono de carrinho:

Ofereça frete grátis e rápido

Para resolver o problema do frete alto, torne-se um mestre no gerenciamento de envios e ofereça opções de frete gratuito no seu carrinho de compras.

Você pode, por exemplo, oferecer um envio “na faixa” dependendo do valor da compra, região de entrega e produto comprado.

Se vende itens de baixo ticket e o valor mínimo para obter frete grátis é alto, uma alternativa é diminuir o pedido mínimo para o frete grátis. Sua empresa pode assumir o custo extra ou repassá-lo para o produto, caso seja viável.

Além disso, invista em opções de envio rápido, já que a demora na entrega é responsável por 18% do abandono de carrinho de compras, segundo o Moosend.

💡 Saiba mais: Como criar uma estratégia de frete grátis em seu e-commerce?

Na Nuvemshop, você ainda tem a opção de integrar diferentes aplicativos de frete ao seu e-commerce, como Melhor Envio, Frenet, e Manda Bem. Eles ajudam a diminuir os custos, agilizar a logística e, por consequência, diminuir carrinho abandonados.

A Frenet, por exemplo, é uma plataforma que faz uma varredura em todos os meios de envio ativados na loja virtual e mostra ao cliente qual é a melhor opção em relação a preços e prazos. Incrível, não?

Descubra a Frenet e outras facilidades de frete na Loja de Aplicativos da Nuvemshop!

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Aposte no remarketing

Quem nunca abandonou um carrinho e depois recebeu mensagens convidando a finalizar a compra? O remarketing é uma das grandes alavancas para recuperação de carrinho abandonado.

Por meio de e-mail marketing e notificações push, você pode lembrar o consumidor sobre produtos pelos quais ele se interessou.

A plataforma da Nuvemshop conta com diversas integrações com aplicativos para te apoiar na recuperação de carrinhos.

Um deles é o Recuperador de Carrinhos da Enviou, que facilita o envio de e-mails e mensagens SMS personalizados para clientes. Outra opção é o TITANPush, para configuração e disparo de notificações segmentadas.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing: passo a passo

Otimize o checkout

Há muitos fatores no próprio checkout que podem distrair um cliente durante o processo de compra.

Se possível, sinalize as etapas necessárias no carrinho de compras para concluir o processo (com uma barra de progresso, por exemplo). Isso diminuirá a ansiedade do cliente e fará com que ele siga o percurso até a conversão.

Na hora de pedir informações de cadastro, foque no essencial: nome, telefone, endereço de entrega, e-mail, CPF e dados para pagamento.

Além de simplificar o fechamento da compra, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que seja solicitado apenas o que, realmente, será necessário para que a venda seja concluída.

Para simplificar o processo de checkout, algumas plataformas disponibilizam a alternativa de login utilizando contas do Facebook ou Gmail, permitindo aos clientes acessarem rapidamente o sistema sem a necessidade de inserir manualmente seus dados de entrada.

Antes de apostar nessa funcionalidade, consulte a sua plataforma de e-commerce e verifique a disponibilidade desse recurso.

💡Saiba mais: O que é Nuvem Pay e como usar para aumentar as vendas?

Melhore a usabilidade do site

Faça testes A/B para melhorar a usabilidade do seu site. Com pequenas mudanças em botões e layout, você poderá conquistar o consumidor pelo impulso.

Os testes te ajudarão a descobrir a melhor forma de guiar o usuário até a conversão — seja ao excluir etapas de cadastro, automatizar a captura de dados ou gravar métodos de pagamento para compras futuras.

Mostre depoimentos de clientes

Deixe visíveis, na página de vendas dos produtos (ou até mesmo na home da loja virtual), depoimentos de clientes que já compraram produtos da sua marca. Esse tipo de testemunho ativará o gatilho mental de prova social, mostrando a todos os visitantes que o seu e-commerce é confiável.

Não se esqueça também de utilizar o certificado SSL, tecnologia de criptografia para garantir a segurança dos dados. Ele é identificado por um cadeado verde ao lado da URL do seu site e pelo prefixo https://.

👉 Confira: Como ativar o certificado de segurança SSL na Nuvemshop?

Ofereça autoatendimento

Em uma loja física, é possível tirar todas as dúvidas a respeito de um produto antes de fechar a compra. No e-commerce, isso é mais difícil, daí a importância do atendimento ao cliente.

Portanto, tenha um FAQ de fácil acesso com perguntas frequentes, que expliquem o passo a passo sobre pagamentos, envios, trocas e devoluções.

Você também pode disponibilizar um chat ao vivo, como o do JivoChat, para que o usuário possa tirar dúvidas e se sinta mais convicto para fechar a compra.

💡 Saiba mais: O que é FAQ e como criar?

Amplie os meios de pagamento

Disponibilize todos os meios de pagamento que façam sentido para seu público: desde cartões de crédito (de diferentes bandeiras) até débito online e boleto bancário.

Procure também apresentar opções de parcelamento flexíveis no carrinho de compras para abranger um número ainda maior de potenciais consumidores.

Nesse sentido, a Nuvemshop, conta com um meio de pagamento exclusivo para seus lojistas, o Nuvem Pago.

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Ofereça brindes e benefícios

Promova benefícios para a finalização da compra, como brindes, envio de cupons de desconto e frete grátis. Se antes o consumidor tinha dúvidas sobre a compra, agora ele terá mais motivos para retornar ao carrinho abandonado inicialmente.

O importante é pensar em um benefício que seja sustentável, escalável e que ainda garanta uma boa margem de lucro para o negócio.

Com a Nuvemshop, por exemplo, você pode usar aplicativos como o Brinde no Carrinho e configurar presentes de acordo com o valor do pedido. O aplicativo é gratuito para lojistas de alto faturamento e que utilizam a Nuvemshop Next.

💡 Saiba mais: O que é order bump e como usar no e-commerce?

Invista em uma boa plataforma de e-commerce

Vimos que a lentidão e instabilidade de um site são vetores importantes de abandono de carrinhos. Assim, sua marca deve investir em uma boa plataforma de e-commerce.

Ela deve ser compatível com o seu tráfego e contar com o suporte necessário para resolver eventuais questões técnicas.

Aqui na Nuvemshop, temos um time de especialistas em e-commerce para te apoiar rapidamente caso você enfrente algum problema com seu site.

Como calcular a taxa de abandono de carrinhos?

Para saber a taxa de abandono em carrinho de compras, basta dividir o número de carrinhos abandonados (CA) pelo número de carrinhos criados (CC). Depois, é só multiplicar o resultado por 100.

Taxa de abandono = CA/CC X 100

Vamos supor que um e-commerce fechou o mês com 300 vendas e 700 carrinhos criados (CC). Isso significa que, do total de carrinhos, houve 400 carrinhos abandonados (CA). Usando a fórmula, a conta será:

  • Taxa de abandono = 400/700 X 100
  • Taxa de abandono = 0.57 X 100
  • Taxa de abandono = 57%

Assim, descobrimos que o valor da taxa de carrinho abandonado é de 57%.

Também é importante monitorar:

  • A taxa média de abandono de carrinho no seu segmento;
  • Quantos consumidores voltam e convertem em vendas;
  • Quanto tempo os consumidores levam para voltar.

Com esses dados em dia, fica muito mais fácil direcionar esforços para recuperação de carrinhos abandonados.

Entendeu como recuperar carrinhos abandonados?

Como você pôde notar, os principais motivos que levam ao carrinho abandonado no e-commerce estão diretamente relacionados ao frete e ao checkout.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido como é possível recuperar carrinhos abandonados no seu e-commerce. Lembre-se de analisar as causas do abandono de carrinhos em seu negócio e aplicar as estratégias que citamos acima.

Por fim, se você quer vender pela internet, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido e fácil!

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre carrinho abandonado

O abandono de carrinho acontece quando um cliente entra em uma loja virtual, seleciona os produtos que deseja, mas não finaliza o processo de compra. Algumas das estratégias para recuperá-lo são investir em remarketing, flexibilizar o frete e melhorar o checkout.

Alto valor de frete cadastros complexos e demorados, falta de segurança no site, meios de pagamento limitados, falhas técnicas e instabilidade, consumidor está apenas pesquisando e e consumidor esqueceu de finalizar a compra.

Ofereça frete grátis e rápido, otimize o checkout, melhore a usabilidade do site, aposte no remarketing, mostre depoimentos de clientes, ofereça autoatendimento, amplie os meios de pagamento, ofereça brindes e benefícios e invista em uma boa plataforma de e-commerce.

Para saber a taxa de abandono em carrinho de compras, basta dividir o número de carrinhos abandonados (CA) pelo número de carrinhos criados (CC), e multiplicar o resultado por 100. Taxa de abandono = CA/CC X 100

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