20/10/2016

O que é e-commerce e por que você deveria ter o seu

O que é e-commerce

Com a enorme quantidade de informações que temos na internet, é normal nos depararmos com algo que não entendemos muito bem. Quando, por exemplo, menciono que trabalho em uma empresa que, entre outras coisas, oferece uma plataforma de e-commerce, muitas pessoas me perguntam o que essa expressão significa.

O termo “e-commerce” pode ser um tanto estranho para você também, mas tenho certeza de que o conceito será ao menos ligeiramente familiar. Acompanhe esse artigo e veja por si mesmo!

Significado de “e-commerce”

Primeiro, um pequeno exemplo. Lembra-se da palavra “e-mail”, que representa o serviço responsável pela troca de mensagens online? Pois bem: essa na verdade é uma junção da expressão em inglês composta por:

e (eletronic) + mail (correio)

Basicamente, fica “correio eletrônico”, um nome perfeitamente aceitável para esse recurso. E, com “e-commerce”, acontece a mesma coisa:

e (electronic) + commerce (comércio)

Trata-se de uma tradução literal para “comércio eletrônico”, o comércio que evoluiu com o passar do tempo até chegar à internet. Você pode chamar de e-commerce, então, esse universo de lojas virtuais criadas por diversos tipos de empreendedores: desde pequenos artesãos até grandes empresas.

Por que vale a pena vender pela internet?

Agora que você já sabe o que é e-commerce, pode entender um pouco mais sobre todas as possibilidades que ele oferece. As vantagens em ter uma loja virtual em vez de uma física (ou agregar as duas) são diversas:

  • Seu público em potencial é maior, porque não está restrito apenas a quem mora ou tem acesso a determinada região de uma cidade específica.
  • Há menos gastos de manutenção, já que vender pela internet dispensa a necessidade de investimento em aluguel, limpeza, equipamentos, decoração, etc.
  • Traz mais flexibilidade ao seu dia a dia: você pode estar na praia ou na sua cama de pijamas e ainda assim trabalhar em seu e-commerce para garantir vendas e ganhar dinheiro.
  • É relativamente mais seguro: ao contrário do que possa parecer, ter uma loja virtual pode ser a opção que mais favorece a sua segurança. Contando com uma plataforma completa, parceiros confiáveis e ferramenta antifraude, você garante a integridade do seu negócio e das suas finanças sem precisar expor fisicamente a si mesmo ou aos seus produtos.

Como ter uma loja virtual

Quer aproveitar todas as vantagens do e-commerce também? A primeira coisa a fazer é dedicar um tempo à análise de mercado para entender em qual ramo você pretende atuar e o que irá vender.

Depois, adquira a mercadoria e escolha a sua plataforma. O vídeo a seguir tem algumas questões importantes para serem consideradas na hora de comparar as opções:

O próximo passo é deixar seu site configurado e personalizado e investir no marketing digital. Os vídeos da série Loja online passo a passo e os cursos gratuitos da Universidade do E-commerce podem ajudá-lo nessa jornada.

Gostou?

Se quiser contar com a Nuvem Shop para vender pela internet, você pode experimentar a nossa plataforma grátis por 15 diias, sem compromisso ou cobranças.

Espero ter ajudado! Conte o que você achou desse artigo nos comentários.

Data da última atualização: 16/03/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


o-que-e-commerce-e-por-que-voc-deveria-ter-o-seu