Como criar um logo: 5 dicas essenciais para a sua marca

Por: Bruno Fernandes
Criado em: 17/10/19.
Atualizado em 18/11/19.
10 min
de leitura

Índice

como criar um logo

Neste artigo, separamos estratégias incríveis sobre como criar um logo para a sua marca. Você vai encontrar exemplos para se inspirar, além de dicas extras sobre tipografias, cores e ferramentas para desenvolver o seu próprio símbolo.

Mas antes, entenda melhor o que é logotipo e sua importância na construção de um negócio – ele é mais significativo do que você imagina, acredite!

O que é logotipo?

O logotipo (ou logo) é o elemento visual que simbolizará a sua marca. Ele pode ser representado por um texto junto de uma imagem, por apenas um texto ou somente por uma imagem. A presença de um logo é capaz de transformar o entendimento que o público possui sobre determinada empresa e agregar valor ao produto/serviço oferecido.

Exemplo prático: logo da Nuvemshop

Este ano, a Nuvemshop, a partir do seu novo propósito de “potencializar histórias de sucesso”, recriou seu logotipo e toda a sua identidade visual para melhor transmitir os diferenciais da marca aos clientes. Nas imagens abaixo, note os conceitos levados em consideração (um sorriso, o infinito, uma nuvem, crescimento, aliança e a letra ‘N’):

logo nuvemshop

Assim, um logotipo profissional e bem desenhado tem o poder de gerar, dentre muitos significados, o sentimento de confiabilidade. A seguir, separamos cinco pontos-chave para se levar em conta na hora de construir essa parte importante da identidade visual da sua loja online. Vamos conhecê-los?

5 dicas essenciais para um logotipo de sucesso

1. Simples

Um desenho orientado à simplicidade fará com que o seu logo seja facilmente adaptável, memorável e duradouro. Para alcançar esse objetivo, no entanto, é preciso ter em mente que tipo de mensagem você deseja passar para o seu público-alvo.

Por mais que você queira transmitir inúmeras mensagens, é melhor se concentrar em poucas (como o exemplo da Nuvemshop). Sendo assim, liste os preceitos principais da sua empresa e construa a identidade visual da marca em cima disso.

Um bom exemplo é o logotipo da Google: uma tipografia simples e uma variedade de cores que comunica dinamismo e flexibilidade. Abordagem que tem total relação com a empresa, já que a Google trabalha constantemente para criar ideias inovadoras e oferecer diversos produtos e serviços.

logo da google

Fonte: Unsplash

Segundo Ruth Kedar, idealizadora do famoso logo, as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) foram ordenadas com uma cor secundária (verde) de uma forma inusitada, com o intuito de mostrar que a Google evita seguir regras.

2. Memorável

Um logotipo eficaz é aquele que é facilmente lembrado. Imagine que você está andando de carro ou de ônibus pela cidade e percebe alguma publicidade na rua. Você terá apenas alguns segundos para observar o logo e entender do que se trata a marca. Por mais curto que esse contato seja, ele deverá gerar uma experiência memorável.

Um logotipo que passa esse sentimento é o da Nike. Você pode olhar de relance ou ver o símbolo num simples fundo branco; independente de qualquer coisa, você saberá que aquela imagem representa a Nike. É claro que para eles chegarem aonde chegaram foi necessário muito mais do que um logo criativo.

logo da nike

Fonte: Unsplash

O sucesso da empresa, além da competência, está ligado a um grande investimento de marketing e fortalecimento da marca. Sem isso, eles nunca chegariam a lugar algum, mas sem dúvidas acertar no logotipo foi começar com o pé direito.

Em entrevista ao site britânico Daily Mail, Carolyn Davidson, que em 1971 criou o logo da Nike, explicou como nasceu o tradicional símbolo.

Segundo ela, o mais desafiador na época foi produzir algo que transmitisse movimento, ficasse bem em um par de tênis e, ainda por cima, agradasse os donos da empresa – que estavam impressionados com o recém-lançado logotipo da concorrente Adidas.

Ao apresentar o rascunho inicial ao cofundador da Nike, Davidson contou que Phil Knight pareceu relutante a princípio, mas que no final acabou aprovando o material.

Essa é uma história inspiradora para você que está neste exato processo do negócio. Às vezes, uma ideia pode parecer ruim a princípio, contudo, antes de descartá-la tente dar uma segunda chance, ouça outros pontos de vista. Talvez você tenha algo incrível debaixo do seu nariz e esteja jogando fora.

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3. Duradouro

Além de ser simples e memorável, também é importante criar um logo que seja imune ao tempo. Um logotipo deve seguir funcionando por 20, 30, 50 anos ou até mais. Obviamente, em determinado momento, será necessário fazer alguns ajustes pontuais, mas a essência deverá permanecer a mesma.

Um ótimo exemplo é o logo da Starbucks, que surgiu em 1971 e já sofreu algumas mudanças nos anos de 1987, 1992 e, mais recentemente, 2011 – porém sem nunca perder a identidade, o desenho da sereia.

Fonte: Unsplash

Tal imagem teve duas principais motivações: a primeira foi pela sede da marca – Seattle, uma cidade portuária – e a segunda, pelo café, que até hoje percorre frequentemente longas distâncias pela água até chegar ao seu destino. Bacana, não?

4. Adaptável

Vamos fazer um pequeno exercício? Se você parar para pensar, qual é o primeiro logotipo que vem à sua cabeça? Fizemos uma pesquisa rápida aqui no escritório da Nuvemshop e os seguintes logos foram citados: Coca-Cola, Nike, Google, Apple e Starbucks (eu particularmente pensei na Lacoste).

Agora reflitamos: o que todos eles têm em comum? A resposta é simplicidade (lembram do primeiro tópico deste post?).

A simplicidade, como já falamos, é essencial, pois ela traz consigo a adaptabilidade. Um símbolo precisa poder ser aplicado a uma infinidade de tamanhos, formatos (impresso ou digital) e materiais diferentes (papéis de diferentes texturas, plásticos, tecidos, entre outros) – dependendo, claro, das necessidades do negócio.

Portanto, antes de finalizar o desenho, procure fazer a si mesmo as seguintes perguntas: “Meu logo está preparado para ser estampado em uma única cor? Em duas?”, “Ele é suficientemente simples para ser impresso nos mais variados tipos de materiais e tamanhos (desde uma caneta até um outdoor gigantesco)?”. Leve isso em conta!

No começo desse tópico, falei que o primeiro logotipo que me veio à cabeça foi o da Lacoste. Após uma rápida pesquisa na internet, descobrimos um artigo bem interessante sobre a história do carismático crocodilo que simboliza a marca.

Na década de 1920, o francês René Lacoste era reconhecidamente um dos melhores jogadores de tênis do planeta. Naquela época, contudo, os tenistas utilizavam roupas antiquadas para a prática esportiva (sapato, calça e uma espécie de suéter).

O desconforto gerado pelos trajes fez com que René adotasse camisetas polo como vestimenta oficial, algo que rapidamente virou febre entre os atletas. Quando encerrou a carreira, no começo da década de 1930, ele deu início à empresa que hoje é sinônimo de excelência.

Fonte: Lacoste

No mesmo período em que inovou com o estilo despojado, René ganhou o apelido de “O Crocodilo” pelos torcedores e pela imprensa. Os motivos da alcunha nunca foram plenamente revelados, mas acredita-se que seja ou por seu atleticismo, ou por conta de uma aposta, como explica este artigo da revista GQ.

Sobre a aposta, a imprensa americana teria o apelidado de ‘O Jacaré’ em 1927 depois que ele apostou uma maleta de pele de jacaré com o líder do time francês na Copa Davis (principal campeonato de tênis entre países). Quando ele retornou à França, ‘Jacaré’ havia se tornado ‘Crocodilo’, e anos depois a Lacoste ficou conhecida para sempre como a marca do crocodilo.

Verdade ou lenda, pelo menos a história é interessante e o logo da Lacoste é realmente adaptável, já que estamos acostumados a vê-lo estampado nos mais variados tipos e tamanhos em camisetas, tênis, perfumes, caixas e sacolas.

5. Apropriado

Um bom logotipo deve estar desenhado de forma que seja relevante para o mercado em que será inserido e também para o seu público-alvo. Cores e tipografias infantis caem bem em lojas para crianças e adolescentes. Em contrapartida, ficariam esquisitas estampando uma marca de automóveis, por exemplo.

Neste item, vale a pena citar o exemplo da marca norte-americana de produtos esportivos Air Jordan, que nasceu na rabeira do sucesso do jogador de basquete Michael Jordan. O logo da empresa atende a todos os pré-requisitos mencionados anteriormente e ainda por cima tem a sacada genial de ser inspirada na silhueta do ex-atleta após esta jogada.

Fonte: Unsplash

Assim, o logotipo da Air Jordan vai direto ao ponto e personifica o seu público (jogadores de basquete e apreciadores da modalidade). Todavia, você pode dar um significado ao seu símbolo sem necessariamente ser óbvio. O tipo de fonte utilizada no logo e, sobretudo, as cores aplicadas nele devem obrigatoriamente transmitir uma mensagem.

Bônus: tipografias e cores

Como no tópico anterior tocamos nas questões de tipografias e cores, aqui vai um bônus com dicas rápidas para você levar em conta ao criar o logo da sua marca 😉

No que diz respeito às tipografias, é importante considerar as serifas. Serifas, caso não saiba, são os prolongamentos das pontas de cada letra – o que as deixam mais ou menos desenhadas.

serifas de letras

Da esquerda, sem serifa (Arial) / Da direita, com serifa (Bodoni MT)

As fontes que possuem esses detalhes geralmente são utilizadas por marcas mais descontraídas, divertidas e, até mesmo, juvenis. Já as letras que não têm as serifas comumente são empregadas em logotipos de empresas mais clássicas e sérias. Portanto, tenha em mente o perfil do seu negócio e, claro, do seu potencial cliente.

Em relação às cores, é fundamental ponderar sobre a psicologia relacionada a elas, afinal, dependendo da pigmentação e do tom, diferentes sensações podem ser despertadas no público-alvo. Por isso, no infográfico a seguir, você encontrará os significados de cada uma delas e a quais segmentos se relacionam:

cores e logo de uma marca

Ferramentas para criar um logo

Por fim, a essa altura, você deve estar se perguntando como colocar a mão na massa e criar um logotipo para o seu negócio. Caso tenha receio de desenvolvê-lo sozinho e disponha de uma flexibilidade financeira para contratar um designer, maravilha!

Agora, se você deseja testar seus dotes artísticos e utilizar ferramentas específicas para te auxiliar nesta tarefa, acompanhe a seleção abaixo. Só não esqueça de esboçar o seu logo antes e, após elaborá-lo, solicitar feedbacks de pessoas próximas (e que, de preferência, tenham certo senso crítico, ok?).

Tailor Brands

A partir das suas preferências (como ícones, palavras e/ou iniciais da marca) e do seu estilo, a Tailor Brands promete apresentar alternativas de logos para o seu negócio.

Depois de criados, você tem a opção de eleger o seu logotipo preferido, personalizá-lo ainda mais e, quando satisfeito, baixá-lo em arquivo vetorial e usá-lo em diferentes formatos (no site, em cartões e produtos etc).

tailor brands

A Tailor Brands dispõe de dois planos pagos: o dinâmico por US$ 9,99/mês (cerca de R$ 42) e o premium por US$ 49,99/mês (aproximadamente R$ 208).

Logo Maker

Além das possibilidades já oferecidas pelo Tailor Brands, seu diferencial é o de também permitir aplicar o logotipo em banners promocionais, além de afirmar que o material pode ser produzido em apenas 9 minutos – um bom negócio para quem está com pressa de lançar a própria marca.

logo maker

A Logo Maker disponibiliza o download do logo por US$39,95 (R$ 167).

Logaster

A Logaster, por sua vez, apresenta diferentes opções pagas: desde a mais simples com apenas um arquivo de fundo branco até um kit de branding com mais de 180 conteúdos (logos para impressão e para a web). Este software pode ser uma alternativa para aqueles que desejam iniciar em nível avançado.

logaster

Com pacotes cobrados em BRL, as variações são de R$ 49 a R$ 199.

Entendido?

Uma orientação final: não tenha receio de observar seus concorrentes ao criar um logo. Pois, através dessa análise, você conseguirá compreender melhor como outros negócios se posicionam, e, assim, tomar decisões mais coerentes, mas também criativas para se destacar no mercado.

Esperamos que essas dicas tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo no seu negócio. Acredite nele e mãos à obra!

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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.

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