Tipos de comércio: 8 principais para você empreender
- Os principais tipos de comércio são varejo, atacado, e-commerce, comércio independente, comércio especializado, comércio exterior, comércio integrado e franquia;
- Para escolher entre os tipos de comércio, considere o produto, público-alvo e recursos disponíveis, optando por varejo, atacado, ou comércio eletrônico conforme apropriado;
- Se você está pensando em começar no e-commerce, é possível criar uma loja virtual gratuita na Nuvemshop e começar a vender.
Os tipos de comércio estão sempre em transformação para acompanhar o desenvolvimento da sociedade. A prática da comercialização existe desde o início da civilização humana e acontecia por meio do escambo — troca de bens sem a necessidade de uma moeda.
Com o tempo e o surgimento do dinheiro essas práticas foram se aprimorando. Agora, já conseguimos ver novos tipos de comércio, como o e-commerce, crescendo cada vez mais.
De forma resumida, os principais tipos de comércio são:
- Varejo;
- Atacado;
- E-commerce;
- Comércio independente;
- Comércio especializado;
- Comércio exterior;
- Comércio integrado;
- Franquia.
Então, se deseja saber mais sobre o assunto, é só seguir a leitura do conteúdo e entender melhor sobre os principais tipos de loja. Vamos lá?
1. Varejo
No comércio varejista, um dos mais comuns, as mercadorias são vendidas diretamente ao consumidor final em pequena escala. Alguns exemplos de varejistas são:
- Supermercados;
- Farmácias;
- Livrarias;
- Lojas de departamentos;
- Postos de gasolina.
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2. Atacado
O comércio atacadista é o que realiza vendas em grande escala. Ou seja, o atacado vende produtos para outras empresas que, por sua vez, vão revendê-los ao consumidor final no comércio varejista.
Em vista disso, o valor dos produtos no atacado costuma ser mais baixo. Como exemplo desse setor temos fabricantes, editoras de livros e mercados atacadistas, como o Assaí e o Atacadão.
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3. E-commerce
O comércio eletrônico ou e-commerce é o modelo de vendas de produtos e serviços pela internet. Pode ser feito por diferentes canais, como lojas virtuais e marketplaces.
Esse tipo de comércio tem crescido cada vez mais e vem ganhando espaço no mercado. Isso porque possui inúmeras vantagens, como:
- Vendas a qualquer hora: não é necessário esperar pelo horário de funcionamento da loja física abrir para realizar vendas;
- Custos e investimento inicial menores: não é preciso se preocupar com os gastos que uma loja física demanda, como aluguel do espaço;
- Entregas para todo país: por meio de uma loja virtual é possível vender as mercadorias para todo Brasil por meio de empresas de frete;
- Acompanhamento de indicadores: ao ter uma loja online é possível acompanhar dados demográficos e de navegação dos clientes por meio de ferramentas como Google Analytics.
Para usufruir de todas essas vantagens é necessário escolher uma plataforma de e-commerce completa como a Nuvemshop. Com ela, é possível ter tudo isso e muito mais, como integrações com meios de pagamento, suporte humanizado e planos que cabem no seu bolso.
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- O que é e-commerce, como funciona e quais as vantagens?
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4. Comércio independente
Já o comércio independente ou familiar é aquele que uma pessoa monta sua própria estrutura para comercializar produtos ou serviços.
É constituído exclusivamente por empresas de pequeno porte e os funcionários costumam ser integrantes da família. Como exemplos temos pastelarias, food trucks e barraquinhas de frutas.
💡 Saiba mais: Como ser um empreendedor de sucesso?
5. Comércio especializado
Como o próprio nome diz, o comércio especializado foca em vender apenas para um segmento específico ou somente um único tipo de produto. As empresas desse tipo de comércio também podem se encaixar como varejista, atacadista ou e-commerce.
Exemplos de comércio especializado são sapatarias, lojas de produtos naturais e lojas de quadros.
6. Comércio exterior
O comércio exterior é a prática de venda e compra de insumos e serviços entre diferentes países. Esse tipo de comércio é uma decorrência da globalização e ocorre por meio da importação e exportação. Sendo assim, permite que um país compre produtos que não são fabricados nacionalmente e vice-versa.
No Brasil, por exemplo, exportamos carnes frescas e congeladas. Isso porque o país se destaca pelo desenvolvimento pecuário. Por outro lado, precisamos importar adubos, fertilizantes, medicamentos e gás natural.
💡 Saiba mais: Como vender para fora do Brasil com uma loja virtual?
7. Comércio integrado
O comércio integrado acontece por meio de vínculos jurídicos com intermediários e é composto por grandes empresas com operações relevantes e que possuem centro logístico próprio. Ou seja, possuem espaço de armazenagem e cuidam dos envios.
Como exemplo podemos citar Lojas Americanas, Magazine Luiza, Lojas Renner e Zara.
8. Franquia
Também conhecido como franchising, a franquia é quando uma empresa concede o direito de uso para um investidor. Para seguir esse modelo é necessário estar de acordo com a Lei 13966.
Além disso, mensalmente é cobrada uma taxa, conhecida como royalties, para o franqueador que varia entre 4% e 30% da receita bruta. Como exemplo temos Cacau Show e McDonald’s.
💡 Saiba mais:
- O que é uma franquia online e quais são suas vantagens?
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Já sabe quais são os principais tipos de comércio?
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido quais são os tipos de comércio e como cada um deles funciona. Se está pensando em empreender lembre-se de estudar a fundo antes de começar a investir.
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