Quais são as maiores empresas de e-commerce no Brasil? [+bônus]
![Quais são as maiores empresas de e-commerce no Brasil? [+bônus] Imagem mostrando uma pessoa utilizando o notebook para pesquisar as maiores empresas de ecommerce no Brasil](https://d1ih8jugeo2m5m.cloudfront.net/2022/02/empresas-de-ecommerce-1200x685.jpg)
Com o passar do tempo, o hábito de compra online está cada vez mais consolidado no Brasil. Em vista disso, separamos uma lista com as maiores empresas de e-commerce para você conferir.
Dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust, mostram que o faturamento do comércio eletrônico teve uma alta de 48,41% em 2021 quando comparado ao ano anterior. Além disso, as vendas cresceram 35,36% no mesmo período.
Ficou interessado? Então, siga a leitura do conteúdo e confira a lista completa com as sete maiores empresas de e-commerce e veja ainda dicas exclusivas com as tendências do mercado para 2022.
💡Saiba mais: O que é e-commerce?
7 maiores empresas de e-commerce no Brasil
Tendo como base o ranking realizado pela SBVC com as maiores empresas do varejo brasileiro em 2021, separamos uma lista com as sete empresas que se destacaram online. Confira a seguir:
1. Magazine Luiza
De acordo com uma pesquisa realizada pela Semrush, o Magazine Luiza teve, em 2021, uma média de 30 milhões de acessos por mês.
O Magalu registrou um crescimento de 131% em seu GMV (Gross Merchandising Volum, em português, Volume Bruto de Mercadoria) no último ano. A receita gerada pelas vendas online foi de R$ 28 bilhões.
2. Mercado Livre
O Mercado Livre foi fundado na Argentina e atualmente está presente em 19 países, sendo assim, tornou-se o maior marketplace da América Latina.
De acordo com dados do Mercado Livre, a operação representou, no Brasil, 56% da sua receita líquida total e alcançou US$ 768,7 milhões no primeiro trimestre de 2021. Além disso, neste mesmo período, registou a venda de 222 milhões de itens, o que significa um crescimento ano a ano de 110%.
💡Saiba mais: Como vender no Mercado Livre?
3. Via Varejo
O grupo Via Varejo composto pelo Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, pertence ao segmento de eletromóveis.
O GMV em 2020 foi de R$ 16 bilhões, o que significa um crescimento de 156% em relação ao ano anterior. Essa melhoria se deu devido ao investimento nas vendas online.
4. Lojas Americanas
A Lojas Americanas, de acordo com um estudo realizado pela Semrush, recebe cerca de 185 milhões de visitantes ao mês e ocupa o 13º lugar entre os sites com mais acessos no Brasil.
Em 2020, registrou um crescimento de 9,7% nas vendas totalizando R$ 22 bilhões de reais. Além disso, seu GMV cresceu 48% em comparação ao ano anterior.
5. Dafiti
A Dafiti ganhou destaque nos últimos anos devido ao aumento da procura de lojas online no durante a pandemia. Opera no Brasil e também na Argentina, Colômbia e Chile.
O faturamento em 2020 foi de 3,4 bilhões de reais, 31% maior que em 2019. Além disso, teve uma alta de 31% na base de clientes.
6. Amazon
A Amazon é uma companhia americana e chegou ao Brasil em 2012. Atualmente é considerada uma empresa de tecnologia, concentrada no e-commerce, computação em nuvem e inteligência artificial.
Em 2021, a gigante gerou 17 bilhões de dólares em receita, 40% a mais do que em 2020. A Amazon se destaca por realizar grandes promoções em datas especiais, como na Black Friday.
💡Saiba mais: Guia completo sobre como vender na Amazon
7. Privalia
A Privalia oferece um modelo de compras totalmente online e chegou ao Brasil em 2008. Atualmente tem 16 milhões de usuários cadastrados e faturamento de 1 bilhão de reais por ano.
[Bônus] Tendências do e-commerce para 2022
Agora que você já conhece as principais empresas de e-commerce, chegou o momento de conferir dicas exclusivas para ter uma loja virtual de sucesso em 2022. Veja a seguir:
Ações figital
As ações figital, também conhecidas como omnichannel, são tendências do e-commerce para 2022. Consiste em um modelo de vendas, marketing e atendimento ao cliente utilizado para integrar canais online e offline a fim de criar uma experiência completa para o consumidor.
Segundo uma pesquisa realizada pelo MarketReview, 84% dos entrevistados já pesquisaram um produto na loja física e efetuaram a compra na loja online. Dessa forma, ao ter seu negócio é possível, por exemplo, realizar vendas na internet e oferecer pontos de retirada físicos para os clientes.
💡Saiba mais: Canais de venda: o que são e como utilizá-los a favor da sua marca
Voice Commerce
A pesquisa por voz tem sido cada vez mais usada nos últimos tempos. Você já deve ter se deparado com as assistentes inteligentes, como a Alexa da Amazon e a Siri da Apple, certo? Elas foram criadas para facilitar o nosso cotidiano.
Então, ao utilizar esse tipo de ferramenta em sua loja, o processo de compra pode se tornar mais rápido e prático. Isso porque o consumidor pode realizá-lo apenas com os comandos de voz.
Meios de pagamento instantâneos
Os consumidores buscam diversidade e rapidez no momento de pagar por uma compra. Sendo assim, é importante integrar em sua loja virtual os meios de pagamento que facilitam a jornada do cliente, como o WhatsApp Pay e o Pix.
Pensando nisso, a Nuvemshop desenvolveu o Nuvem Pago exclusivamente para lojas criadas por esta plataforma. Com a ferramenta é possível oferecer diversas opções de pagamento e contar com taxas competitivas.
Resumo
Esperamos que este artigo tenha esclarecido quais são as maiores empresas de e-commerce no Brasil e que as dicas tenham sido valiosas.
Agora, antes de ir, que tal conferir um resumo do conteúdo:
7 maiores empresas de e-commerce no Brasil
- Magazine Luiza
- Mercado Livre
- Via Varejo
- Lojas Americanas
- Dafiti
- Amazon
- Privalia
[Bônus] Tendências do e-commerce para 2022
- Ações figital
- Voice Commerce
- Meios de pagamento instantâneos
E, se quiser investir no e-commerce, que tal experimentar a Nuvemshop criando uma loja virtual? Aproveite e teste por 30 dias grátis. É fácil e não precisa de conhecimentos técnicos!