Quais são os principais tipos de loja virtual para montar o meu negócio?

Se você quer montar uma loja virtual, é fundamental entender quais são os principais tipos de loja para que você consiga atender corretamente às necessidades do seu negócio.
Nesse contexto, existem algumas categorias que podem ser úteis se a sua empresa tem relação com outra. Da mesma forma, existem tipos de lojas que podem ser ideais se o seu objetivo é ter uma loja própria, por exemplo.
Por isso, este conteúdo foi construído para te ajudar a conhecer os principais tipos de loja para montar um negócio. Então, se você tem vontade de criar uma empresa, continue a leitura deste artigo, porque vamos te explicar tudo! 😉
Por que é importante criar uma loja virtual?
De grandes negócios a pequenas empresas, há um grande número de lojistas que podem se beneficiar de uma loja virtual, vendendo produtos de baixo custo ou de alto valor econômico.
Isso acontece porque, em uma sociedade competitiva e focada na conveniência, os consumidores não querem mais se aventurar na “vida real” para comprar itens. Isso faz com que o e-commerce se torne uma solução flexível e positiva para empresas e compradores.
💡 Saiba mais: Montar uma loja virtual vale a pena?
Quais são os tipos de loja virtual?
Agora que você entendeu a importância de criar uma loja virtual, vamos passar pelos tipos mais comuns de e-commerce existentes hoje no mercado. Confira abaixo:
Marketplaces
Marketplace representa um grande centro de compras online, no qual são oferecidos produtos de várias marcas, com a possibilidade de você encontrar qualquer produto, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Eles funcionam de forma simples, eficaz e econômica. O objetivo é que tanto os clientes quanto os vendedores tenham facilidade na hora de vender e comprar.
De modo geral, os marketplaces atuam como intermediários, oferecendo aos compradores toda a gama de produtos que abrigam, facilitando o trabalho dos vendedores e garantindo a segurança da compra e venda.
💡 Saiba mais: Como vender em marketplaces?
Plataformas de e-commerce
Uma plataforma de e-commerce funciona como um serviço por assinatura, no qual você paga mensalmente e pode cadastrar seus produtos, personalizar layout, realizar atendimento ao consumidor e ter sua loja virtual aberta 24 horas por dia e sete dias por semana.
Esse é um dos tipos de loja mais comuns. Afinal, oferece muitas facilidades para o lojista, como a possibilidade de criar uma loja virtual do zero, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.
Open source
Open source é um tipo de plataforma que oferece ao usuário acesso total ao código-fonte da página, o que significa que qualquer pessoa pode modificar e personalizar a plataforma para atender às suas necessidades específicas.
Resumidamente, ele é mais popular entre as organizações de desenvolvimento e TI. Além disso, o código aberto, tradução livre para open source, é uma boa opção para quem deseja controle total de seu ambiente de e-commerce.
Redes sociais
Hoje, as redes sociais atuam como canais digitais completos. Além de serem plataformas nas quais usuários de todo o mundo podem se conectar e trocar fotos, vídeos e informações, atualmente o Instagram, Facebook, TikTok e outras redes também oferecem a opção de compra e venda dentro de seus canais.
Isso oferece um benefício para o consumidor, que, ao realizar a compra no próprio aplicativo, não precisa deixar a plataforma para finalizar o checkout.
💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
Quais são os nichos de lojas virtuais que dão mais dinheiro?
Tudo entendido sobre os tipos de loja virtual mais utilizados no meio digital? Agora, vamos passar pelos nichos que dão mais lucro. Veja abaixo:
- Cosméticos;
- Confecções;
- Bijuterias;
- Alimentação;
- Variedades;
- Calçados;
- Decoração;
- Perfumes;
- Eletrônicos.
💡 Saiba mais: 40 ideias de produtos para vender na sua loja online
Tudo entendido sobre os tipos de loja?
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre os tipos de loja mais comuns no mercado. Como visto ao longo do artigo, é muito importante saber qual é a categoria que mais se encaixa com as necessidades do seu negócio para que a sua loja tenha mais chances de sucesso. ✨
E, se você está no processo de escolher o tipo de loja certo para o seu negócio, que tal fazer um teste de 30 dias grátis com plataforma de e-commerce a Nuvemshop? É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙