O que é C2C (Consumer-to-Consumer) no e-commerce?

Mao de pessoa segurando cartao de credito em frente a um notebook, como se estivesse buscando produtos em um e-commerce C2C

Não é nenhuma novidade que o comércio eletrônico é composto por variados modelos de vendas. O mais comum deles é o B2C, em que empresas comercializam produtos para consumidores. Ao mesmo passo, pela natureza democrática desse mercado, outras modalidades também são possíveis, como é o caso do formato de vendas C2C, ou Consumer-to-Consumer.

Trata-se de um modelo de negócio em que as transações acontecem entre dois consumidores comuns. Como os classificados de jornais, o e-commerce C2C permitiu que as compras e vendas entre pessoas físicas fossem facilitadas e feitas de maneira muito mais rápida e segura.

Então, se quiser saber mais sobre o assunto, você veio ao lugar certo. Neste artigo, falaremos sobre o que é C2C, passando por dicas de marketing para esse formato e seus principais desafios e vantagens. Vem com a gente? 🤓

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é C2C?

C2C é o modelo de vendas em que as transações são feitas de pessoa física para pessoa física. A sigla significa Consumer-to-Consumer ou, em tradução livre, Consumidor-para-Consumidor.

Como uma espécie de atualização do “classificado de jornal” para o meio digital, algumas das maiores plataformas do e-commerce começaram com essa proposta, como é o caso do Mercado Livre e a OLX.

Essas plataformas são marketplaces e funcionam como intermediárias, geralmente cobrando uma taxa pelo serviço. Apesar de algumas delas oferecerem opções de pagamento e envio, tudo fica a critério dos negociantes.

Por serem marketplaces famosos, elas possuem integrações com outras plataformas de e-commerce conhecidas, ampliando as chances de realizar vendas.

Com a Nuvemshop, por exemplo, é possível integrar uma loja virtual a diferentes marketplaces, como o Mercado Livre, Shopee, Amazon etc. Dessa forma, além de divulgar produtos em canais conhecidos, você pode ter seu próprio e-commerce, com opções de pagamento e envio próprias — e incluindo uma identidade visual da sua escolha.

Sem contar que criar uma loja na nossa plataforma é totalmente grátis.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como funciona o e-commerce C2C?

Em linhas gerais, o mercado C2C segue o seguinte formato:

  1. Pessoas físicas criam um cadastro rápido nas principais plataformas;
  2. Então, criam anúncios dos produtos que desejam comercializar, incluindo imagens e informações técnicas;
  3. Com os anúncios criados, outras pessoas poderão encontrar esses itens. Se tiverem interesse, a negociação começa;
  4. Para facilitar a negociação, as plataformas mais famosas disponibilizam chats para que os detalhes de pagamento e envio sejam acertados.
  5. Por fim, a compra é finalizada seguindo o que foi acordado entre as partes;
  6. Para oferecer maior segurança nas transações, após a finalização, geralmente é possível fazer uma avaliação do vendedor, a fim de sinalizar possíveis golpes.

💡Saiba mais:

Quais as vantagens do modelo C2C?

Agora que você já sabe o que é C2C e como esse modelo de negócio funciona, listamos as principais vantagens da modalidade a seguir. Confira:

  • Possibilidade de achar produtos variados e de períodos distintos;
  • Negociação direta com o vendedor, permitindo chegar a acordos sobre o preço;
  • Chance de encontrar produtos de qualidade por um preço mais baixo;
  • O tempo de entrega pode ser mais curto pela proximidade geográfica e acordos que fujam do padrão das transportadoras;
  • Qualquer indivíduo pode criar uma conta e vender com facilidade.

Quais os desafios do modelo C2C?

Apesar da comodidade, as vendas C2C também enfrentam desafios. Esses são os principais:

  • Falta de confiança do consumidor;
  • A qualidade dos itens comercializados pode deixar a desejar;
  • A logística de envio é incerta;
  • Os meios de pagamento podem não ser os mais seguros;
  • As plataformas de marketplace nem sempre se responsabilizam por possíveis problemas nas transações.

Marketing C2C: é possível?

Um questionamento comum sobre esse modelo de negócio está relacionado ao marketing. Afinal, o marketing é uma opção no e-commerce C2C?

A resposta é sim. Ainda que estratégias mais robustas não sejam tão relevantes, existem algumas medidas que podem ser tomadas para aumentar as chances de venda, como por exemplo:

  • Adotar técnicas de copywriting nas descrições dos produtos;
  • Usar palavras-chave que ajudem os consumidores a encontrar os itens vendidos;
  • Divulgação de links com imagens das mercadorias nas redes sociais;

Em resumo, se você entende de marketing, terá maior facilidade em criar um anúncio mais eficaz. O segredo é investir em boas imagens dos produtos e caprichar na escrita persuasiva.

Isto é, além de descrever os produtos de forma técnica, o vendedor deve criar textos que ressaltem as vantagens de adquirí-lo naquele momento.

💡Saiba mais: 7 técnicas de persuasão para aumentar sua taxa de conversão

C2C: exemplos do modelo

O mercado de C2C possui alguns representantes de peso. Para que você tenha uma visão mais ampla sobre o assunto, listamos alguns exemplos:

OLX

A OLX é um dos marketplaces mais usados no Brasil, muito popular para a comercialização de itens novos e usados, além de ter uma importante posição no mercado imobiliário. Presente em mais de 45 países, a OLX costuma ser uma das principais escolhas quando a intenção é comprar ou vender itens de segunda mão.

💡Saiba mais: Como vender na OLX e aproveitar ao máximo a plataforma?

Mercado Livre

O Mercado Livre começou na Argentina com foco no mercado C2C, funcionando como uma espécie de classificado online. Hoje, apesar de ter sido tomado por microempreendedores e grandes marcas, o marketplace continua sendo um importante espaço para vendas C2C, oferecendo um conjunto de facilidades relacionadas ao pagamento e envio dos itens.

💡Saiba mais: Como integrar minha loja Nuvemshop com o Mercado Livre?

Marketplace do Facebook

Ainda que muitas pessoas digam que o momento do Facebook passou, de acordo com o relatório Digital 2022, o Facebook ainda figura no ranking das três redes sociais mais usadas do Brasil, ocupando o terceiro lugar. Nesse sentido, o marketplace do Facebook continua sendo um espaço importante do mercado C2C.

💡Saiba mais:

Já sabe o que é C2C no e-commerce?

O mercado C2C é uma importante parcela do comércio eletrônico, justamente por democratizar as possibilidades desse universo para os consumidores, promovendo maior rotatividade de produtos e estimulando o consumo. Esperamos que nosso artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre esse modelo de vendas.

Aproveitando que está aqui, já pensou em ter seu próprio e-commerce? Assim como usar os principais mercados C2C, criar uma loja virtual e começar a vender com a Nuvemshop é totalmente gratuito. É simples, rápido e não requer nenhum conhecimento técnico. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre c2c

C2C é uma modalidade de vendas online em que as transações são feitas de consumidor para consumidor, ou seja, de pessoa física para pessoa física.

C2C significa Consumer-to-Consumer. Em tradução livre, Consumidor-para-Consumidor, termo que descreve bem como funciona esse modelo de vendas: as transações são sempre feitas de pessoa física para pessoa física.

Muitos marketplaces são importantes plataformas de vendas C2C, como é o caso do OLX, Mercado Livre, eBay etc.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies