Como vender no Magazine Luiza e quais as vantagens do marketplace?

Por: Fernanda Belo

Pessoa registrando produtos pelo computador mostrando como vender no Magazine Luiza

O Magazine Luiza é um dos maiores marketplaces brasileiros, uma grande referência quando o assunto é compra e venda de produtos dos mais variados tipos. É por essa razão que muitas pessoas se perguntam sobre como vender no Magazine Luiza.

Entre as várias estratégias que fizeram a empresa ter sucesso, a principal é a plataforma de vendas oferecida para autônomos e lojistas que desejam comercializar seus produtos no site da marca.

Se você tem interesse em saber mais sobre como vender no Magazine Luiza online, continue por aqui e confira as vantagens e o passo a passo para se cadastrar na plataforma!

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O que é o Magalu Marketplace?

Magalu Markeplace é uma plataforma de vendas criada pelo multivarejista Magazine Luiza para ajudar os lojistas a aumentar as vendas online de forma prática e fácil, contando com todo o suporte da marca.

Nesse sentido, o modelo de negócio é direcionado a dois públicos distintos: profissionais autônomos que querem ter uma renda extra vendendo os produtos do site Magalu ou lojistas que desejam comercializar suas próprias mercadorias dentro da plataforma.

Vale lembrar que marketplace é um canal voltado para a compra e vendas de produtos. Basicamente, é um site que reúne diversos vendedores com diferentes ofertas. Dessa forma, o consumidor tem acesso a uma grande variedade de produtos e condições.

Essa estrutura de comércio eletrônico não só proporciona mais diversidade em produtos e serviços, mas oferece também diferentes condições de envio e pagamento para os clientes. Isso porque o fluxo de faturamento e entrega dos produtos é definido individualmente por cada vendedor, de acordo com as ferramentas disponibilizadas pelo marketplace.

Dessa forma, podemos dizer que o marketplace é um grande shopping online, em que os consumidores podem comparar diferentes ofertas, produtos e serviços — e escolher os que mais o agradam.

Ainda tem dúvidas sobre como começar a vender produtos na internet e fazer seu negócio prosperar? Confira um material completo e gratuito ensinando tudo sobre o assunto:

Quem pode vender no Magazine Luiza?

Não há restrição para quem deseja vender no Magazine Luiza, há espaço para todos aqueles que querem potencializar as vendas no e-commerce. No entanto, no caso de lojistas, é necessário ter os seguintes requisitos:

Quais as categorias de produtos para ser Parceiro Magalu?

O Magazine Luiza é um multivarejista, ou seja, atua com uma grande variedade de produtos em suas lojas físicas e virtuais. E, do mesmo modo, os parceiros podem se aventurar e vender itens de diversas categorias. Confira as principais:

  • Automotivo;
  • Bebês e crianças;
  • Beleza e saúde;
  • Calçados;
  • Cama, mesa e banho;
  • Câmeras e filmadoras;
  • Casa e jardim;
  • Celular;
  • Decoração;
  • Eletrodoméstico;
  • Esporte e lazer;
  • Games;
  • Informática;
  • Instrumentos musicais;
  • Joalheria;
  • Moda e acessórios;
  • Móveis;
  • Pet shop;
  • Relógios;
  • Serviços;
  • Suplementos alimentares;
  • TV e vídeo;
  • Entre outras.

Enquanto a lista de produtos permitidos é extensa, a empresa determina alguns itens que são chamados de “inegociáveis”, ou seja, não são passíveis de venda. Não há uma lista com os produtos em si, mas para serem considerados inegociáveis eles precisam se encaixar em quatro regras determinadas pela plataforma.

Entenda que tipo de venda é proibida no Magazine Luiza:

  • Produtos sem nota fiscal, em qualquer situação, independentemente do regime fiscal que o lojista esteja inscrito;
  • Itens falsificados ou que contribuem de alguma forma com a pirataria;
  • Mercadoria de origem ilícita, como importação ilegal, descaminho, contrabando ou carga roubada;
  • Produto ilegal e/ou ilícito proibido por lei, como drogas, animais silvestres, órgão humano, arma de fogo, munições, materiais explosivos e medicamentos sem autorização.

💡 Saiba mais: 40 ideias de produtos para vender em sua loja online

Quais as vantagens de vender no Magazine Luiza?

Além de anunciarem em uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do Brasil, tanto trabalhadores autônomos quanto lojistas já atuantes podem desfrutar de várias vantagens ao vender no Magazine Luiza. Confira as principais:

Loja física integrada à virtual

Principalmente para os lojistas, é possível conectar sua loja virtual aos mais diversos canais de venda que o Magazine Luiza disponibiliza, como site, aplicativo para smartphone e também as lojas físicas espalhadas pelo país.

Ter uma loja virtual integrada com a física permite que as barreiras entre o online e o offline se dissolvam, facilitando e enriquecendo a experiência de compra dos clientes. Dessa forma, os vendedores podem expor seus produtos de forma simples e sem custo de adesão.

💡 Saiba mais: O que é varejo híbrido e como embarcar nessa tendência?

Gestão personalizada

Quem quer saber como vender no Magazine Luiza deseja facilidade e processos descomplicados, não é mesmo? Por conta disso, a plataforma foi pensada para deixar a rotina do lojista mais tranquila, oferecendo diferentes relatórios para ajudá-lo a gerir o negócio.

Dessa forma, você pode acompanhar diariamente os resultados das suas vendas, garantir a saúde do seu e-commerce e otimizar o tempo dando atenção ao que realmente importa: os clientes.

Ainda tem dúvidas sobre as etapas de gestão de uma loja virtual? Não se preocupe, temos uma checklist que vai te ajudar a montar um negócio online sem sofrimento. Não deixe de conferir!

✅ Confira a checklist: Como empreender sem enlouquecer

Custo de envio zero

Toda a logística do seu negócio ficará por conta do Magalu Entregas, um serviço da empresa responsável pelo despacho dos produtos ao cliente — sem custos para o lojista. Dessa forma, basta emitir uma etiqueta de envio com as informações corretas do destinatário e enviar o produto pelos Correios, tudo por conta do Magazine Luiza.

Plataforma simplificada

Por fim, a empresa desenvolveu uma plataforma completa com tudo que o empreendedor precisa para vender pela internet e ter sucesso. Por meio do sistema, é possível:

E se você tem uma loja virtual e busca compreender melhor o comportamento do seu consumidor e mantê-lo em contato com a sua marca, talvez seja o momento de ter uma planilha de cadastro de clientes. Baixe o modelo gratuito e comece já a usá-lo:

📈 Confira a planilha: Planilha de cadastro de clientes: Excel grátis

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Como vender no Magazine Luiza online?

Agora chegou o momento de se cadastrar na plataforma do Magazine Luiza e aproveitar as vantagens do e-commerce para ganhar dinheiro na internet. Confira, a seguir, o passo a passo para se cadastrar!

Acesse a página do Magalu Marketplace e clique em “Cadastrar minha loja”. Nesse momento, aparecerão duas opções para você, conforme a imagem abaixo:

Página inicial de cadastro na plataforma do Magazine Luiza

Caso você já tenha uma plataforma de e-commerce, clique em “Sim, já utilizo uma integradora”. Em seguida, você será redirecionado para uma página de cadastro onde será necessário inserir a plataforma utilizada, bem como os dados da loja, do responsável e financeiros.

Imagem de cadastro na plataforma do Magazine Luiza

Complete todos os campos e finalize o cadastro inicial.

No entanto, caso você ainda não venda pela internet, clique na opção “Não utilizo uma integradora. Farei o cadastro dos meus produtos de forma manual”. Serão feitas perguntas sobre as dimensões dos produtos enviados por você, conforme a imagem abaixo:

Dimensões dos produtos permitidas pelo Magazine Luiza

Caso os tamanhos ultrapassem os limites determinados pelos Correios, a própria empresa recomendará que você use a plataforma Portal Magalu para vender seus produtos. A partir daí, o cadastro segue os mesmos passos que já mostramos.

Porém, se os itens enviados estiverem dentro das limitações de tamanho dos Correios, você será redirecionado a uma página de cadastro um pouco mais simples. Confira a imagem:

Imagem mostrando como criar uma conta no Magazine Luiza

Após preencher todos os campos, basta aguardar a avaliação do Magazine Luiza — que pode levar até 48 horas. Assim que o marketplace entrar em contato confirmando a aprovação, você poderá dar início ao cadastro dos produtos.

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Quanto custa vender no Magazine Luiza?

As tarifas para vender no Magazine Luiza variam de 16% a 40% dependendo do valor do produto comercializado. As comissões mais altas são referentes às seguintes categorias:

  • Serviços: 40%;
  • Relógios: 20%;
  • Moda e acessórios: 20%;
  • Joalheria: 20%;
  • Calçados: 20%.

Tabela de comissão cobrada pelo Magazine Luiza

Assim que a empresa faz o desconto da comissão, o valor pode ser recebido pelo lojista semanal ou mensalmente, porém, as regras podem variar de acordo com o número de parcelas escolhido pelo consumidor.

Isso quer dizer que se você permite que os clientes parcelem as compras em até dez vezes, o repasse do valor também será feito em até dez vezes. Por exemplo, se você vendeu uma caixinha de som por R$ 500 e o cliente parcelou de seis vezes, você receberá do Magazine Luiza R$ 420 divididos em seis parcelas.

Para não comprometer o fluxo de caixa e o planejamento financeiro da sua empresa, a plataforma permite fazer o adiantamento do repasse. No entanto, para realizar essa manobra, é necessário pagar 7% de juros sobre o valor do repasse.

Nesse caso, em vez de receber seis parcelas de R$ 70 pela venda da caixinha, você receberia, integralmente, R$ 390,60 (R$ 420 – 7%).

Como essa estratégia pode ser bastante prejudicial para a gestão financeira do lojista, o Magalu Marketplace permite repassar os juros para o consumidor caso ele opte pelo parcelamento. Dessa forma, fica a cargo do vendedor decidir a precificação dos itens e a porcentagem de encargos.

💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Quais os principais serviços do Magalu Marketplace?

Como já deu para perceber, os esforços do Magazine Luiza são direcionados para tornar a rotina dos lojistas parceiros mais tranquila e facilitar o processo de venda. Para isso, a empresa oferece recursos adicionais aos empreendedores, confira alguns:

Magalu Ads

O serviço de anúncios permite que os lojistas se destaquem frente aos concorrentes externos à plataforma. O Magalu Ads ajuda os parceiros do marketplace a criar campanhas de marketing digital segmentadas segundo o interesse do público-alvo.

Ao final da ação, é possível acessar relatórios para entender como foi o desempenho da campanha e fazer melhorias se necessário. O investimento não costuma ser alto e tende a variar de acordo com o orçamento do lojista.

💡 Saiba mais: O que é mídia paga e como investir nessa estratégia?

Magalu Pagamentos

Lembra-se de quando mencionamos a possibilidade de adiantar o recebimento pelas vendas feitas no Magazine Luiza? Isso só é possível pela plataforma Magalu Pagamentos.

Além disso, ela oferece um serviço focado em fidelizar clientes por meio do MagaluPay, uma conta digital que permite fazer transferências, pagamentos de conta e receber cashback dentro do Super App Magazine Luiza.

💡 Saiba mais: Como promover a fidelização de clientes com cashback?

Magalu Entregas

Sabendo dos desafios enfrentados pelos lojistas em relação à gestão logística, a empresa lançou o Magalu Entregas. Esse é um programa que oferece fretes mais baratos para todo o Brasil e uma plataforma de rastreamento para o consumidor acompanhar seus pedidos em tempo real.

Os lojistas cadastrados nesse programa ficam responsáveis, apenas, pela emissão da nota fiscal dos produtos. O restante do processo logístico é por conta do Magazine Luiza.

Enviar um produto para o cliente é uma das partes mais importantes para uma loja virtual. Quer saber como fazer isso da melhor maneira possível? Então, confira o material gratuito:

📘 Confira o e-book: Quais são as melhores formas de envio de um produto?

Vale a pena vender no Magazine Luiza?

Depois de entender como vender no Magazine Luiza e quais as vantagens de se cadastrar no marketplace, chegou a hora de saber se vale a pena ou não comercializar os produtos pela plataforma da marca.

A empresa surgiu em 1957 e atualmente conta com mais de mil lojas espalhadas por 18 estados do Brasil. Embora seja, aparentemente, tradicional, a marca investe fortemente em inovação e procura sempre aperfeiçoar suas ferramentas digitais. Tanto que ela criou um setor inteiro voltado para desenvolvimento de produtos e serviços, o Luiza Labs.

O setor de marketplace do Magazine Luiza está em constante crescimento, mostrando que as ações da marca para atrair lojistas estão surtindo efeito e trazendo resultados positivos. No entanto, atuar em um marketplace não exclui a possibilidade de ter a sua própria loja online.

💡 Saiba mais: E-commerce ou marketplace: quais as diferenças?

Como integrar a loja virtual ao Magazine Luiza?

Combinar as duas estratégias pode ser o que a sua empresa precisa. Para quem está começando, é especialmente mais interessante pensar em um método combinado. Isso porque, no início, sua loja virtual ainda não vai ter uma autoridade digital sólida, algo que só se constrói com o tempo.

Plataformas de e-commerce como a Nuvemshop permitem integrar a sua loja a diferentes marketplaces, como o do Magazine Luiza. Na loja de aplicativos, o lojista consegue baixar e instalar o Plugg.to, um app capaz de te ajudar a vender seus produtos em diversos canais de vendas com estoques e preços sincronizados.

Para isso, você precisa seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Plugg.to diretamente na sua loja de aplicativos Nuvemshop e clique em “Instalar aplicativo”;
  • Leia os termos e condições de uso e selecione a opção “Aceitar e começar a usar”;
  • Você será redirecionado para a página do Plugg.to. Caso já seja cliente da plataforma, clique em “Sou cliente Plugg.to”;
  • Caso contrário, selecione “”Não sou cliente Plugg.to” e faça o cadastro na plataforma. Ao final, clique em “Enviar”.

Após um período, o Plugg.to entrará em contato com você por e-mail para confirmar o cadastro e finalizar as configurações necessárias para finalizar a integração.

Assim que os consultores entrarem em contato, siga os passos a seguir:

  • Acesse seu Painel de Administração e, no menu, selecione “Aplicativos”;
  • Procure pelo aplicativo Plugg.to e clique na opção “Configurar aplicativo”;
  • Selecionar a opção “Sou cliente Plugg.to”;
  • Faça o login com todas as credenciais fornecidas pelo time do aplicativo e pronto, estará finalizada a integração!

👉 Confira: Como instalar o Plugg.to?

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Aprendeu como vender no Magazine Luiza?

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado você a entender como vender no Magazine Luiza e potencializar seu negócio. Embora a plataforma ofereça inúmeras facilidades, é importante analisar os benefícios de ter uma loja virtual própria e integrá-la ao Magalu Marketplace.

Quer começar a vender online? Crie sua loja virtual na Nuvemshop e aproveite todos os recursos da plataforma por 30 dias gratuitos. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como vender no Magazine Luiza

Magalu Markeplace é uma plataforma de vendas criada pelo multivarejista Magazine Luiza para ajudar os lojistas a aumentar as vendas online de forma prática e fácil, contando com todo o suporte da marca.

  • Automotivo;
  • Bebês e crianças;
  • Beleza e saúde;
  • Calçados;
  • Cama, mesa e banho;
  • Câmeras e filmadoras;
  • Casa e jardim;
  • Celular;
  • Decoração;
  • Eletrodoméstico;
  • Esporte e lazer;
  • Games;
  • Informática;
  • Instrumentos musicais;
  • Joalheria;
  • Moda e acessórios;
  • Móveis;
  • Pet shop;
  • Relógios;
  • Serviços;
  • Suplementos alimentares;
  • TV e vídeo;
  • Entre outras.

  • Loja física integrada à virtual;
  • Gestão personalizada;
  • Custo de envio zero;
  • Plataforma simplificada.

As tarifas para vender no Magazine Luiza variam de 16% a 40% dependendo do valor do produto comercializado.

  • Magalu Ads;
  • Magalu Pagamentos;
  • Magalu Entregas.

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