Como fazer um planejamento de estoque?

Por: Nuvemshop

Imagem mostrando um homem em um armazém representando o planejamento de estoque.

O planejamento de estoque é uma etapa fundamental para o futuro de um negócio. Quando bem feito, garante entregas mais ágeis, maior satisfação do cliente, aumento dos lucros e diminui os gastos.


Em qualquer negócio de sucesso, há sempre um importante serviço de gerenciamento e organização logística garantindo que tudo funcione corretamente. Na venda de produtos online, o planejamento de estoque é uma etapa importante dessa estruturação.

Além de um controle de entradas e saídas, para garantir um bom controle de estoque, é preciso analisar o perfil das vendas de um negócio para organizar os pedidos de mercadorias com antecedência. Essa organização alinhada a bons fornecedores dá ao negócio a oportunidade de ter suas operações sempre funcionando, evitando a perda de vendas ou de produtos no estoque.

Neste artigo, você entenderá o que é o planejamento de estoque, qual a sua importância e como fazê-lo de forma eficiente. Vamos lá? 🧐

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O que é planejamento de estoque?

Ter um estoque permite que o negócio continue operando, realizando vendas e entregando pedidos sem um período de pausa. Para que isso continue acontecendo, a empresa deve ter um bom planejamento do que está saindo, a velocidade dessa saída e quando é o momento de repor cada item.

Se os itens são repostos em um número alto e com muita antecedência, podem ocupar o espaço por um tempo muito longo, atrapalhando a aquisição de outras mercadorias. Contudo, se o item falta, isso pode prejudicar toda a operação da empresa. Esse controle e gerenciamento do estoque é o que chamamos de planejamento de estoque.

Para que esse planejamento seja eficiente, é preciso conseguir obter a quantidade certa daquele produto para se ter armazenado, pelo período certo de tempo. Cada empresa e mercadoria terá seu próprio prazo para isso, visto que esse cálculo depende de uma série de fatores como a demanda dos clientes, a velocidade em que as vendas são feitas, o tempo de receber os itens dos fornecedores, o espaço disponível para armazenamento, e etc.

Para ter uma loja virtual, o estoque é uma parte importante do processo de conseguir entregar os produtos com agilidade. Existem formatos de vendas que dispensam essa necessidade, como o dropshipping.

Contudo, esse formato, apesar de seus benefícios, leva um tempo bem maior para ser entregue. Além disso, para quem produz os materiais que vende em sua loja, o dropshipping não é uma opção viável. Por isso, o estoque é uma realidade para a maior parte das pessoas que vendem produtos pela internet.

💡 Saiba mais: O que é controle de estoque e como fazer?

Qual é a importância do planejamento de estoque?

Um bom planejamento de estoque é o pilar para uma estratégia bem sucedida para lojas virtuais. Isso porque o principal retorno obtido por essa organização é evitar problemas no processo de compra e venda.

Alguns dos problemas que serão evitados com planejamento de estoque eficiente são:

1. Evitar vendas além do estoque

Em uma loja física, quando o cliente vai comprar o item, ele é avisado imediatamente se há o produto em estoque ou não. Na modalidade virtual, caso não exista um bom planejamento de estoque, pode acontecer de o consumidor comprar o produto, realizar o pagamento e, dias depois ser notificado sobre a falta de estoque.

Esta é uma situação que gera bastante desconforto ao cliente que pode ter deixado de comprar o item em outro lugar para optar pela sua loja.

💡 Saiba mais: Gestão de estoque: qual sua importância e como fazê-la?

2. Atender às expectativas dos clientes

Os consumidores sempre têm uma expectativa alta das lojas nas quais estão comprando. Com tantas opções disponíveis pela internet, ao optar por uma delas, é feita uma aposta naquele serviço e, também, uma alta expectativa sobre aquele atendimento.

Com um planejamento de estoque bem alinhado, o seu negócio vai garantir a satisfação dos clientes e evitar que eles optem pela concorrência nas próximas compras.

3. Girar o dinheiro investido no estoque

O estoque também representa um alto investimento feito pelo empreendedor e, se estiver parado, quer dizer que o dinheiro também está parado. O planejamento de estoque evita que isso aconteça, garantindo sempre um giro de estoque, sem que você compre muita mercadoria sem necessidade e acabe gastando mais do que o necessário naquele momento.

💡 Saiba mais: Estoque parado: quais as consequências e como vendê-lo?

Como fazer um bom planejamento de estoque?

Como vimos, o planejamento de estoque é muito importante tanto para a saúde financeira de um negócio, quanto para a sua imagem junto aos consumidores. É com o planejamento que as lojas online podem garantir aos consumidores que os pedidos feitos serão entregues sem imprevistos.

Contudo, é muito importante também que ele seja bem feito pois, do contrário, terá o mesmo resultado de quem não faz o controle de estoque.

Confira alguns passos essenciais para realizar um bom planejamento de estoque:

1. Entenda os custos do seu estoque

O estoque é feito da mercadoria vendida em uma loja online e pode ser de itens comprados para a revenda ou produzidos pelo empreendedor. Porém, esses não são os únicos custos envolvidos na estocagem de produtos, existem outros fatores que devem ser considerados nesse cálculo para garantir uma boa organização dos itens.

De forma geral, existem quatro custos principais para serem considerados:

Custo do pedido

São os gastos gerados pela compra do produto ou dos insumos necessários para produzi-lo. Aqui podem ser considerados gastos tanto do produto em si, chamado de custos próprios, quanto custos operacionais como frete, taxas e outras cobranças dos fornecedores;

Custos de falta de estoque

Esse é o custo gerado para a empresa caso ela não consiga adquirir os itens necessários para viabilizar a venda de determinado produto. Por exemplo, uma confeitaria que não consegue comprar um insumo necessário para produzir um de seus bolos mais pedidos. Ela terá um prejuízo com os bolos que deixaram de ser vendidos por causa dessa falta no estoque.

Custos de manutenção

São os custos operacionais gerados pela própria empresa, como aluguel de espaço para armazenamento do estoque, da luz e água, funcionários, softwares. Para alguns negócios, esses custos serão bem altos, visto que alguns itens devem ser armazenados em locais específicos.

Custo de depreciação

Com certo tempo de armazenamento, é possível que os produtos vençam a data de validade ou acabem sendo danificados. Esse é um processo bastante comum, por isso, é importante considerá-los nos custos de estoque.

É importante sempre buscar diminuir esse custo, pois qualquer item perdido é um prejuízo para a empresa.

2. Gerencie os itens no seu estoque

Para começar o seu planejamento de estoque, faça um inventário de todos os itens que estão no seu estoque. Você já sabe quais são os custos que permeiam o gerenciamento do estoque, então procure documentá-los também. Além disso, anote informações essenciais como quantidade de estoque de cada produto, os custos da mercadoria e a data de vencimento.

Essa lista deve ser constantemente atualizada, pois para saber exatamente quais produtos você tem ou não em estoque, é necessário ter um controle de todas as entradas e saídas. Essa é uma atividade que pode ser trabalhosa, mas vai garantir que você não tenha problemas com seus clientes e nem sofra com a falta de produtos.

Uma forma prática e gratuita de fazer isso é utilizando uma planilha do Excel. Com as configurações certas, é possível fazer um controle bastante profissional e garantir o planejamento de estoque da sua empresa.

Aqui na Nuvem Shop disponibilizamos aos empreendedores uma Planilha de Controle de Estoque que pode ser usada em qualquer tipo de negócio! Ela acompanha um passo a passo de como pode ser utilizada. Baixe agora:

3. Faça uma previsão de vendas

A previsão de vendas é uma análise feita sobre a sua loja online para verificar o tempo médio gasto por cada produto para serem vendidos. Após verificar esse dado, será possível fazer uma previsão de quantos produtos serão vendidos em um certo período.

Com essa análise, você terá meios para realizar uma estimativa sobre o estoque, como quanto tempo cada item fica armazenado ou quando será necessário fazer um novo pedido.

4. Construa uma boa relação com seus fornecedores

Uma etapa crucial do planejamento de estoque é o trabalho dos fornecedores. Para que tudo saia como o esperado, será preciso contar com o bom serviço realizado por eles. Por isso, procure estabelecer uma boa relação, baseada na cordialidade e no cumprimento dos compromissos firmados.

Caso haja uma data certa para o pagamento, não atrase ou, se for atrasar, sempre os comunique antes. Caso tenha algum problema com o pedido, procure resolver pela via do diálogo antes de qualquer coisa.

Essa relação vai te ajudar a garantir uma relação de transparência com os fornecedores, facilitando o planejamento de estoque.

💡 Veja ainda: Como escolher fornecedores de produtos para revenda?

Resumo

O planejamento de estoque é uma atividade essencial para o sucesso das lojas virtuais, pois garante que os pedidos feitos pelos clientes sejam cumpridos, reduz custos de armazenamento e aumenta os lucros.

Contudo, para que ele seja efetivo, é preciso fazer um bom planejamento, considerando os diversos custos que estão envolvidos no processo de estocagem, além de atenção ao gerenciamento e uma boa relação com os fornecedores.

Vamos retomar o que falamos no artigo?

O que é planejamento de estoque?

É o controle e gerenciamento eficiente dos itens armazenados no estoque de uma loja.

Qual a importância do planejamento de estoque?

  • Evitar vendas além do estoque
  • Atender às expectativas dos clientes
  • Girar o dinheiro investido no estoque

Como fazer um bom planejamento de estoque

  • Entenda os custos do seu estoque
  • Gerencie os itens do seu estoque
  • Faça uma previsão de vendas
  • Construa uma boa relação com os seus fornecedores

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