Quais são as profissões do e-commerce?

Imagem mostrando um grupo de pessoas trabalhando, representando as profissões do e-commerce.

Nos últimos anos, o comércio eletrônico vem elevando seu impacto e receita, alcançando números cada vez maiores. Com isso, além de movimentar a economia global, surgem também novas oportunidades de trabalho, as chamadas profissões do e-commerce.

E, se tem um setor do mercado digital que está sempre em evidência é o e-commerce. Nesse sentido, apostar na área pode ser um caminho bastante promissor para novos profissionais e para aqueles que buscam se reinventar.

Por isso, neste artigo, você irá conhecer 20 profissões do e-commerce para ingressar no mercado digital. Sem mais delongas, vamos à leitura! 🧐

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1. Gerente e-commerce

O gerente de e-commerce é o profissional a frente de todas as atividades da loja virtual. Desde o planejamento estratégico até a criação das metas de vendas, tudo passa pelas mãos do gestor.

Ele responde diretamente para o diretor — ou dono — do e-commerce e influi no trabalho de todas as áreas da empresa. Portanto, trata-se de um cargo de grande confiança, ideal para profissionais com um currículo extenso de experiências na área.

💡 Saiba mais: O que faz um gerente de e-commerce?

2. Analista de e-commerce

O analista de e-commerce atua abaixo, porém em conjunto, ao gerente de e-commerce. Cabe a ele transformar o planejamento feito pela gestão em acionáveis, isto é, colocar as estratégias em prática.

Esse é um cargo bastante dinâmico, já que o analista terá que estar em contato com diversas áreas da empresa. Trata-se de uma posição interessante para profissionais comunicativos e proativos.

3. Coordenador comercial

Partindo agora para os setores mais específicos, temos o coordenador comercial. Ele é o profissional que gerencia todo o método de prospecção e vendas da loja virtual.

Cabe a ele montar uma equipe de vendas, definir as metas junto ao gerente e garantir que os números projetados sejam alcançados. Esse é um cargo voltado para perfis que tenham facilidade com vendas e visão comercial. Além disso, é uma posição de muita responsabilidade, pois trata-se de um setor que impacta diretamente na receita da empresa.

💡 Saiba mais: Treinamento de vendas: saiba como montar um

4. Vendedor e-commerce

O vendedor de e-commerce é aquele que trabalha em busca das metas estipuladas pelo coordenador. As atividades desse profissional variam de acordo com o modelo de negócio, no entanto, a dinâmica de trabalho não muda muito.

Na prática, o vendedor utiliza os canais definidos pela empresa para encontrar, atrair e converter clientes. Espera-se desse profissional um perfil articulado, persuasivo e focado, pois cabe a ele garantir que os resultados esperados sejam alcançados.

💡 Saiba mais: Como ser um bom vendedor?

5. Coordenador de atendimento

Vamos agora para uma das áreas mais importantes de qualquer negócio: o atendimento ao cliente. Esse é o setor que faz a ligação entre o consumidor e a sua marca de forma direta, logo, tem grande peso no posicionamento e reputação da empresa.

Nesse contexto, o coordenador de atendimento é o responsável por definir todas as estratégias da área. O objetivo é garantir o melhor atendimento possível em todos os termos: tempo de resposta, satisfação do cliente, avaliação dos atendimentos, etc.

6. Atendente de e-commerce

O atendente de e-commerce é o profissional que estará em contato direto com os clientes, seja via telefone, e-mail, chat online, etc. Cabe a ele tirar as dúvidas, esclarecer questões a respeito de produtos e serviços, registrar reclamações e feedbacks, entre outras atividades.

A rotina de atendimento varia muito de acordo com a empresa, já que existem diversos perfis de consumidor. No entanto, para ter sucesso na área, é preciso ser bastante comunicativo, atencioso, empático e ágil.

💡 Saiba mais: 12 dicas para um bom atendimento ao cliente

7. Desenvolvedor de e-commerce

Chegamos a um setor muito técnico, o desenvolvimento — ou development, como chamam algumas empresas. Nele, atua o desenvolvedor de e-commerce, o profissional responsável por toda a infraestrutura do site de vendas.

Ocasionalmente, ele também é encarregado de criar a página junto ao dono da loja virtual. Em um e-commerce, cabe ao desenvolvedor garantir a estabilidade do site e o funcionamento de todas as alavancas necessárias para as atividades da página.

Por tratar-se de uma posição bastante técnica, é indispensável ter conhecimentos avançados em programação e web design.

8. Web designer

Falando em design, o e-commerce também é um mercado com grandes oportunidades para web designers. Normalmente, esse profissional trabalha em conjunto com o desenvolvedor, a diferença é que ele atua no que diz respeito ao layout da loja virtual.

Ou seja, tudo o que vemos em uma página — cores, banners, botões, fotos, animações etc. — foi criado pelo web designer. O seu trabalho é de extrema importância para as estratégias de uma loja virtual, já que os elementos visuais são os principais responsáveis por atrair e converter visitantes em clientes.

9. Analista de suporte técnico

Considerando que nem todos os funcionários de um e-commerce terão conhecimento técnico sobre programação e web design, é preciso ter alguém para intermediar o contato entre as áreas e auxiliar com questões mais técnicas da loja virtual. Essa pessoa é o analista de suporte técnico.

O seu papel é atender demandas internas, ou seja, questões que impactam diretamente na rotina de trabalho de outras áreas ou problemas técnicos reportados pelo time de atendimento.

10. Digital branding

O digital branding é o profissional que atua na criação de toda a identidade da marca. Isso inclui sua paleta de cores, a linguagem adotada pela companhia, o logotipo, o nome da loja virtual e muito mais.

Em resumo, o digital branding trabalha em conjunto com o desenvolvedor e o time de marketing para criar e manter o posicionamento da marca. Desse modo, tudo o que chega até o público — anúncios, e-mails, posts em redes sociais, etc. — precisa ser alinhado e aprovado pelo time de branding.

💡 Saiba mais: Como começar a estratégia de branding do seu e-commerce

11. Gerente de marketing digital

Um e-commerce de sucesso precisa de uma boa estratégia, certo? É aí que entra o gerente de marketing digital.

No comércio eletrônico, o marketing tem grande peso no alcance de uma loja virtual. Nesse sentido, o papel do gerente é identificar onde estão as oportunidades de captação de leads — potenciais clientes — e quais são os melhores caminhos para chegar até eles.

💡 Saiba mais: Saiba a importância de investir em marketing digital

12. Analista de marketing digital

O analista de marketing digital é aquele que irá colocar em prática as estratégias desenhadas pelo gerente de marketing. Isso inclui criar o funil de vendas, definir os acionáveis de outbound e inbound marketing, ativar as campanhas de anúncios, etc.

Para atuar nessa área, além de ser qualificado para as tarefas, é preciso estar sempre muito bem informado sobre o universo digital. Isso porque estamos falando de um setor que vive em constante transformação. Nesse sentido, as estratégias podem mudar no meio do caminho e será preciso estar preparado para assumir os novos desafios.

💡 Saiba mais: 10 exemplos de marketing digital em 2022

13. Analista de SEO técnico

SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, no português) talvez seja a estratégia mais relevante do mercado digital. É por meio dessas técnicas que os sites podem conquistar bons posicionamentos nos resultados de pesquisa de buscadores como o Google e o Bing.

Nesse contexto, o analista de SEO técnico é o profissional que irá criar e executar as estratégias de SEO para e-commerce. São essas ações que irão ajudar os seu produto/ serviço aparecer em destaque sempre que um usuário pesquisar por termos relacionados ao seu negócio.

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14. Analista de redes sociais

Não é novidade que para gerar volume de vendas online você precisa estar nas redes sociais. Esses canais são grandes aliados do e-commerce, tanto no que diz respeito a vendas quanto a visibilidade da loja virtual.

O analista de redes sociais, portanto, é o responsável por liderar todas as estratégias de vendas e captação de leads nas redes sociais. Cabe a ele também entender quais canais de venda fazem sentido de acordo com o público-alvo da marca e investir nas redes com maior potencial de conversão.

💡 Saiba mais: Como vender nas redes sociais?

15. Analista de conteúdo

Outra estratégia muito comum — e eficaz — é o marketing de conteúdo. Ele consiste na criação de materiais diversos, como: blog posts, infográficos, e-books, vídeos etc., com o intuito de gerar consciência sobre a sua marca no mercado.

O analista de conteúdo será responsável por criar, por exemplo, um artigo sobre as fragrâncias mais populares em 2022 — no caso de uma loja de perfumes. Com isso, um leitor interessado no assunto, além de se informar em seu blog, irá conhecer a sua marca. A partir daí, você terá um potencial cliente, basta guiá-lo pelo funil de vendas até concluir, de fato, a venda.

💡 Saiba mais: 9 estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce

16. Analista de nutrição de leads

O analista de nutrição, basicamente, dá continuidade ao trabalho feito pelo analista de conteúdo. Quando um usuário acessa o seu blog e se inscreve em sua newsletter ou se cadastra em seu site, você tem em mãos os dados de contato desse consumidor. A partir daí, o analista de nutrição pode criar campanhas de e-mail marketing para manter o cliente por perto até que ele compre em sua loja.

O mesmo se aplica para clientes que já compraram de você. Por meio da nutrição de leads, esse consumidor terá contato frequente com a sua marca, sempre sabendo das novidades, promoções etc. Desse modo, fica mais fácil fidelizar o cliente e fazer com que ele volte a comprar na sua loja.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre e-mail marketing

17. Analista de BI

BI — ou Business Intelligence — é um processo que guia as ações de uma empresa a partir da coleta e análise de dados brutos. Por meio desse trabalho, todas as áreas da companhia podem tomar decisões mais assertivas e investir em estratégias que tragam resultados mais positivos.

Pensando nisso, o analista de BI é responsável por coletar, analisar e disponibilizar os dados que são relevantes para o crescimento da loja virtual. Esse profissional deve ser bastante analítico e altamente capacitado para a coleta de dados e criação de dashboards didáticos (painéis, planilhas, etc.) para toda a empresa.

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18. Analista de segurança

Sabemos que vender pela internet é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro, certo? No entanto, é de conhecimento geral que o ambiente virtual oferece alguns riscos, como fraudes e roubo de dados.

O analista de segurança é o profissional que irá se encarregar de proteger a sua loja virtual. Seja por meio de certificados SSL ou monitoramento de transações suspeitas, tudo o que envolve a segurança da sua loja e de seus clientes será operado por ele.

💡 Saiba mais: Como vender pela internet com segurança?

19. Gerente de logística

Chegamos então à área logística, peça crucial para a operação de qualquer e-commerce. É por meio do fluxo logístico que os clientes irão receber seus produtos em casa com a maior comodidade possível e é aí que o gerente de logística se mostra necessário.

Gerenciar o estoque e a esteira de envio de uma loja virtual é bastante trabalhoso. Nesse sentido, o gerente de logística irá agir no planejamento logístico para que a empresa tenha facilidade no armazenamento, empacotamento e envio de todas as mercadorias.

💡 Saiba mais: O que é e como otimizar a logística para e-commerce?

20. Assistente de expedição

Por fim, mas não menos importante, está o assistente de expedição, que atua junto ao gerente de logística, colocando em prática as ações definidas no planejamento logístico. É esse profissional que recebe mercadorias, organiza o estoque e despacha os produtos para envio.

O trabalho do assistente de expedição é um dos mais importantes do e-commerce. Afinal, ele é o responsável por embalar os produtos com cuidado e garantir que eles cheguem até o cliente final.

💡 Saiba mais: O que faz e quanto ganha um assistente de e-commerce?

Vantagens de investir na carreira no e-commerce

Agora que você já conhece as principais profissões do e-commerce, confira algumas das vantagens de atuar nesse mercado:

Setor em constante expansão

Com o desenvolvimento tecnológico acelerado, lojas online são cada vez mais comuns, o que abre espaço para novos modelos de negócio.

Crescimento profissional

Por tratar-se de um setor em crescimento, os profissionais da área também encontram grandes oportunidades para escalar suas carreiras.

Empresas modernas

Empresas de e-commerce — em sua maioria — dispensam processos arcaicos e ultrapassados, o foco é usar a tecnologia a favor do negócio.

Faltam profissionais no mercado

Como estamos falando de um mercado em expansão, ainda não há tantos profissionais qualificados para atuar na área, isso abre muitas oportunidades.

💡Saiba mais: O que é consultoria para e-commerce e como funciona?

Salários competitivos

Justamente pela falta de profissionais no mercado, os salários tendem a ser mais competitivos a fim de incentivar as pessoas a se qualificarem para atuar na área.

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E aí, tudo entendido?

Chegamos ao fim desta grande lista de profissões do e-commerce. Se você está pensando em ingressar nesse mercado, saiba que ele tem grande potencial de crescimento, de acordo com o eMarketer, em 2021 o e-commerce global cresceu 16,8% em receita, em comparação com 2020. Isso representa aproximadamente US$ 4,9 trilhões movimentados ao longo do ano.

Já dá para ter uma ideia das oportunidades que esse mercado pode oferecer, não é?

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Perguntas frequentes

Algumas das principais profissões envolvidas na gestão de um negócio de comércio eletrônico incluem profissionais de marketing digital, desenvolvedores de e-commerce, analistas de dados, gerentes de operações, especialistas em logística, atendimento ao cliente e profissionais de finanças.

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