Guia de vendas online para iniciantes: 16 dicas para começar

mulher branca realizar a sua primeira venda online para iniciantes

Começar a vender pela internet é uma grande oportunidade para quem deseja empreender ou até para aqueles que já têm uma loja física e querem diversificar os seus canais de vendas. Há muitas possibilidades nesse mercado, mas como começar no segmento? Separamos algumas dicas de vendas online para iniciantes.

Afinal, o mercado parece promissor. De acordo com um estudo realizado pela Visa, o volume das compras online no Brasil deve atingir US$ 171 bilhões em 2023, o que representa 54% da América Latina. Além disso, o crescimento global do segmento está estimado em 16% até o final deste ano.

Pensando nisso, trouxemos alguns conselhos, estratégias e melhores práticas para você começar as suas vendas onlines de uma forma planejada e que traga bons resultados a longo prazo. Então, vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que são vendas online?

Vendas online correspondem a operações comerciais feitas pela internet. Ou seja, produtos e serviços vendidos e distribuídos sem nenhum contato físico entre o vendedor e o cliente final.

Nesse tipo de modalidade, o consumidor acessa a loja virtual de uma empresa por meio de um navegador ou por um aplicativo. Feito isso, ele escolhe o produto que deseja adquirir, faz o pagamento online e recebe a mercadoria no conforto de sua casa.

Existem várias opções de canais de vendas digitais disponíveis para realizar vendas online. Alguns exemplos são: loja virtual, marketplaces (como Shopee, Mercado Livre e Magazine Luiza), redes sociais (como Facebook e Instagram), m-commerce e muitos outros.

💡 Saiba mais: Como vender na Shopee e ter uma loja de sucesso em 2023?

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🎥 Veja também: Guia prático de como vender online

O que é preciso para começar a vender online?

Para iniciar as vendas online, é necessário ter uma abordagem profissional e bastante determinação para aprender constantemente e enfrentar os desafios que surgem ao longo do processo. Também é importante estabelecer um canal de vendas adequado, conforme já mencionamos.

Embora seja possível realizar vendas online apenas com o CPF, é recomendado ter um CNPJ para loja virtual desde o início. Para isso, uma das opções mais comuns é formalizar-se como Microempreendedor Individual (MEI), um processo relativamente simples.

Basta acessar o Portal do Empreendedor e solicitar a abertura do CNPJ. Essa formalização visa proporcionar uma abordagem profissional, transmitindo confiança e credibilidade tanto para os clientes quanto aos parceiros comerciais.

O objetivo é que a empresa seja conduzida de maneira sólida, estabelecendo relações comerciais confiáveis e transmitindo uma imagem de seriedade no mercado online. A formalização e a abertura de um CNPJ são passos essenciais para consolidar a empresa como uma entidade confiável e estabelecer uma base sólida para o sucesso nas vendas.

💡 Saiba mais: Como abrir um MEI de graça e começar a empreender?

Quais são as etapas do funil de vendas online?

O funil de vendas é um modelo usado pelas áreas de marketing e vendas das empresas para mapear os momentos-chave do fluxo de conquista do consumidor, em conjunto com a jornada de compra do cliente. Ele também pode ser chamado de pipeline de vendas.

O funil de vendas é dividido em três etapas. Vamos conhecer as características de cada uma delas:

Topo do funil

O topo do funil (ToFu) é a fase de descoberta, quando a pessoa toma consciência de uma necessidade ou um problema que precisa ser resolvido e passa a conhecer a sua marca. Estamos falando da primeira fase da jornada de compra: aquele momento em que o indivíduo se torna um potencial cliente porque acabou se interessando pelo seu negócio ou produto.

Nessa etapa, o consumidor pode efetivar a compra logo ou demorar dias, ou até semanas, para evoluir no funil. Por esse motivo, seu desafio aqui é criar estratégias que o levem o mais rápido possível para a próxima fase do funil.

💡 Saiba mais: O que é controle de vendas e como aplicar? [+ planilha grátis]

Meio do funil

Aqui estão as pessoas que já se identificaram com a necessidade ou a vontade de comprar o produto ou serviço. No meio do funil costumam entrar as estratégias de remarketing para resgatar aquele usuário e reacender o interesse da pessoa pela sua marca.

Portanto, essa é a hora de se comunicar com o potencial cliente e não deixar ele se esquecer de você! Uma boa opção é oferecer descontos exclusivos para quem tem inscrição no site e nutrir essa base de futuros clientes sempre com vantagens especiais.

💡 Saiba mais: O que é nutrição de leads e como criar um fluxo?

Fundo do funil

Por fim, a pessoa passa para o fundo do funil. Isso significa que esse cliente está prestes a fechar a compra e é hora de não deixá-lo escapar.

Nessa etapa, o usuário está a poucos passos de concretizar o processo. Por isso, é o momento de dar a cartada final para a conversão. Nesses casos, gatilhos mentais, como mostrar poucos itens em estoque ou determinar um prazo para que a oferta termine, podem ser decisores.

Na Nuvemshop, você tem várias opções de aplicativos que automatizam seu funil de vendas e facilitam o relacionamento com seus clientes. Por exemplo, o RD Station by Klinko, que traz o CRM RD Station para dentro da sua loja virtual, e o SellFlux, um dos apps mais simples para automatizar e recuperar vendas em todas as etapas do funil.

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Dicas de vendas online para iniciantes

Ao seguir as principais dicas de vendas online para iniciantes, você será capaz de empreender no segmento de um jeito muito mais fácil. Então, confira a seguir o passo a passo para começar a vender pela internet:

💡 Saiba mais: 13 segredos para vender mais na sua empresa

1. Escolha o seu nicho de atuação

Para quem está começando, pode ser difícil escolher qual nicho de mercado atuar, afinal existem diversos segmentos que podem ser explorados.

Um conselho para essa etapa é definir por algo que você tenha maior familiaridade. Além disso, você pode ter uma visão geral da área, dos melhores fornecedores disponíveis e também do seu público.

💡Saiba mais: Quais são os melhores nichos de mercado para loja virtual?

📹 Veja também: Como empreender online?

2. Saiba quem é o seu público-alvo

Outra dica de vendas online para iniciantes é conhecer bem quem é o seu público-alvo, isto é, as pessoas que compram o seu produto.

No entanto, para além de saber idade, gênero e ticket médio, você também tem que entender os comportamentos de compra do seu futuro cliente.

Para isso, analise quem é o público que adquire o seu produto, qual a expectativa que ele tem com a mercadoria, o que considera uma boa ou má compra.

Todas essas questões te ajudarão a tomar decisões mais acertadas em suas estratégias de negócio, fazendo com que você segmente melhor os seus compradores e atinja as pessoas certas.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?

3. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é uma forma de direcionar a sua empresa online. O documento organiza alguns dados sobre o empreendimento, como o produto que será vendido, a análise do mercado e o público-alvo, além de reunir informações como:

  • Custos: valor de cada mercadoria que irá comprar, além de custos da operação de venda (estoque, funcionários, energia, telefone, embalagens etc.);
  • Preço: o valor que irá vender cada produto;
  • Capital investido: quanto você pretende investir no negócio para ele começar a funcionar;
  • Capital de giro: quanto você terá em caixa para suprir a necessidade do negócio durante os primeiros meses.

📘 Confira o e-book: Modelo de plano de negócios

4. Determine o diferencial do seu negócio

Em um mercado tão competitivo, essa dica de vendas online para iniciantes vale ouro: pense em um diferencial para o seu negócio, algo pelo qual ela será reconhecida e diferente da concorrência.

Você pode se destacar pelos preços, pelo atendimento online ou por oferecer uma experiência de compra diferenciada, por exemplo.

💡Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um para a sua loja virtual?

5. Escolha um nome para sua empresa

Tenha em mente que o nome do seu negócio precisa ser marcante, de fácil pronúncia e com uma grafia simples. Para começar, faça uma lista com nomes relacionados ao nicho que você escolheu, mas também a referências da sua própria vida (como nomes de pets ou assuntos do seu interesse).

A partir dessas ideias, você pode selecionar os que mais te agradam e conferir se eles estão disponíveis para registro. Para tanto, acesse os sites do Registro.br e do Internic e faça essa checagem. Ela será importante para criar um site com o nome da sua loja no endereço (domínio).

Em seguida, verifique se o nome escolhido está disponível para registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Desse modo, você evita problemas legais logo no início.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes

6. Defina por onde vai vender

Você vai vender por um e-commerce ou marketplace? Conhecendo bem o seu comprador fica mais fácil tomar essa decisão.

O marketplace pode te ajudar a escalar o seu negócio em canais de vendas já consolidados, como o Mercado Livre. Já as lojas virtuais permitem a venda em um espaço exclusivamente do seu negócio e que pode ser personalizado com as cores da sua marca.

Vender por um marketplace, por exemplo, é recomendado para aqueles que têm um orçamento baixo. Nesse modelo de negócio, os lojistas pagam apenas uma comissão sobre as vendas feitas.

Agora, ter a sua própria loja online permite que você faça a integração com diferentes canais de vendas, como as redes sociais e os próprios marketplaces. Porém, o modelo exige um certo investimento, seja para a contratação de uma plataforma, hospedagem do site ou investimento de marketing, que precisa ser alto para que a marca seja reconhecida por clientes.

Nesse sentido, com a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, os lojistas podem começar a vender online de forma gratuita, além de contarem com uma lista extensa de apps para integrações com meios de pagamento e de envio.

📘Confira o e-book: Comparativo de marketplaces: quais são os melhores? [e-book]

💡Saiba mais: Como trabalhar pela internet?

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7. Faça análise dos concorrentes

Outro dica de vendas online para iniciantes é identificar quem são os seus concorrentes e o que eles estão fazendo. O que vendem pela internet? Quais são seus canais de vendas? Que preços eles oferecem? Eles se posicionam por meio da qualidade premium ou de boas ofertas?

Conhecer todos esses aspectos por meio de uma análise da concorrência será importante para entender quais lacunas a sua marca pode preencher e o que precisa ser melhorado na sua operação.

💡 Saiba mais: Como aumentar as vendas do seu negócio?

📘 Confira o e-book: Como aumentar o faturamento de uma loja virtual?

8. Pesquise por fornecedores

Depois de definir por onde vai vender e o seu nicho de atuação, é importante entender quais são os principais fornecedores do segmento para saber quais são as suas melhores opções.

Para isso, faça uma pesquisa aprofundada: procure as lojas em sua região, busque pela internet e descubra quem pode atender o seu negócio da melhor maneira, vendendo peças ou itens de boa qualidade e com bom preço para compras no atacado.

Durante essa busca, considere a reputação do fornecedor e avaliação da empresa.

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

💡 Saiba mais: O que é atacarejo, como funciona e quais as vantagens?

9. Precifique corretamente

Definir corretamente os preços dos produtos é fundamental para cobrir os gastos com a produção e obter lucro. Afinal, aumentar a receita é o objetivo de toda pessoa que começa um negócio!

Muitos empreendedores acabam se guiando apenas pelo o que os concorrentes estão fazendo e esquecem-se de considerar os custos de suas próprias operações. Portanto, avalie todos os gastos que você tem e a margem de lucro que gostaria de ter ao fazer a precificação de produtos.

💡 Saiba mais: Como definir uma estratégia de precificação para o seu e-commerce?

10. Pense na divulgação do seu negócio

Quem está procurando por dicas de vendas online para iniciantes deve priorizar a divulgação do negócio. É fundamental que os seus futuros clientes tenham acesso à loja, conheçam os seus produtos e saibam que a sua marca existe e pode solucionar algum desejo deles.

Então, invista em divulgação. Crie um perfil nas redes sociais para o seu negócio, trabalhe estratégias de marketing digital, faça e-mail marketing, entre outros.

11. Aposte em boas fotos e descrição de produtos

Lembre-se de que as vendas online exigem apelo visual. Para converter uma vida, é importante que você atraia o seu cliente de imediato pelo olhar e, no digital, isso só é possível se você tirar boas fotos.

Cuide para capturar imagens bonitas, que destaquem os pontos fortes dos seus itens. Além disso, invista tempo para criar descrições de produtos que sejam certeiras e chamativas.

📘Confira e-book: Como tirar fotos de produtos?

12. Selecione os meios de pagamento

Os meios de pagamentos online são fundamentais para qualquer tipo de vendas pela internet. Afinal, é por meio deles que o dinheiro vai entrar.

Por esse motivo, é fundamental escolher aqueles que ofereçam as melhores opções para seu público, mas também para você. Então, analise as formas de pagamento preferidas dos seus clientes e as taxas oferecidas por cada opção. Dessa forma, você pode oferecer:

📘Confira e-book: Como escolher meios de pagamento?

13. Organize a logística

Quando pensamos em dicas de vendas online para iniciantes, parte essencial do negócio é fazer com que os produtos cheguem ao consumidor sem avarias, o mais rápido possível e pelo menor custo. Por esse motivo, a parte logística do seu negócio precisa estar em ordem.

Além de decidir entre utilizar Correios ou transportadoras, é importante planejar a organização do estoque, quais meios de envio trarão o melhor custo-benefício para você e seus clientes, criar uma política de troca e devolução, além de um processo de logística reversa.

📘Confira e-book: Correios e outros meios de envio para lojas virtuais

👉 Ferramenta grátis: Gerador de Política de Troca

14. Ofereça um atendimento de excelência

Disponibilizar canais de atendimento ao cliente unificados e eficientes é fundamental para melhorar a satisfação e resolver as demandas do público.

Como o consumidor não pode ver os produtos que você vende pessoalmente, nem conversar ao vivo com um vendedor, sua empresa precisa estar preparada para auxiliá-lo em caso de necessidade.

Então, não espere um cliente ter uma dúvida ou problema para definir como será o seu suporte. Já defina horários e canais de atendimento desde o primeiro dia do seu negócio.

📘 Confira o e-book: Atendimento ao cliente: guia para loja virtual

15. Invista no pós-venda

O pós-venda é a etapa que se inicia imediatamente após a aquisição de um produto por um cliente. O objetivo da estratégia é estreitar os laços com o público, nutrir o relacionamento e encontrar novas oportunidades de venda.

Os melhores métodos para fortalecer o pós-veda na sua empresa é por meio de reuniões de follow-up, pesquisas de satisfação, comunicação em datas especiais para os clientes e ofetas especiais. Campanhas de cupons de desconto, contato por e-mail ou uma promoção de aniversário são alguns exemplos dessa prática.

16. Monitore os indicadores

O acompanhamento dos resultados é fundamental para o desenvolvimento do negócio, e o tempo em que as estratégias eram traçadas sem essa devida análise já ficou para trás. Atualmente, manter um fluxo constante de mensuração dos resultados é crucial.

É importante ressaltar que esse monitoramento não deve ocorrer apenas ao final de uma ação. Pelo contrário, ele pode ser implementado desde o início da iniciativa. Isso permitirá realizar ajustes pontuais ao longo do processo, visando alcançar os objetivos estabelecidos. Essa abordagem proativa proporciona uma maior eficácia na obtenção dos resultados desejados.

📘 Confira o e-book: Gestão de indicadores para e-commerce

Quais são as vantagens de vender online?

Depois de conferir as dicas de vendas online para iniciantes, provavelmente ficou claro como esse processo deve ser feito com bastante atenção a todas as etapas. Embora pareça difícil, ao colocar a mão na massa, você verá que não mistério em começar a empreender online.

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de vender pela internet, confira a seguir as principais vantagens:

Mais autonomia

Uma das grandes vantagens de começar a vender online é a autonomia para a gestão do negócio. Você será o responsável pelo dia a dia, definindo prioridades, horários de trabalho e metas.

Vendas 24/7

No e-commerce você pode vender a qualquer dia e horário, o que inclui finais de semana, feriados, períodos de madrugada etc. Ou seja, o seu negócio não fica limitado ao horário comercial, como acontece em vendas físicas.

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Mais facilidade para comprar

Uma pessoa pode comprar um produto por computador, tablets ou smartphones em qualquer lugar com acesso à internet. Dessa forma, fica mais fácil para os consumidores fazerem compras: de casa, da praia, na fila do supermercado, no banco do parque, de onde quiserem.

💡Saiba mais: Passo a passo para começar um negócio do zero

Tudo certo sobre vendas online para iniciantes?

Se você chegou até aqui, é provável que já tenha uma boa noção de como começar as vendas online sendo um iniciante. E caso vender online pareça um tanto desafiador para você — e até mesmo arriscado —, vamos te convencer do contrário!

Dê o próximo passo e escolha a melhor plataforma de e-commerce do mercado para potencializar seu negócio. Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite todos os recursos. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre vendas online para iniciantes

Escolha o seu nicho de atuação, saiba quem é o seu público-alvo, crie um plano de negócios, defina por onde vai vender, determine o diferencial do seu negócio, analise a concorrência, pesquise por fornecedores, escolha um nome atrativo, pense na divulgação do seu negócio, precifique corretamente, aposte em boas fotos e descrição de produtos, selecione formas de pagamento e envio, invista em atendimento e pós-venda e, por fim, monitore os resultados.

Maior autonomia para o empreendedor, horários flexíveis ao fazer vendas online, possibilidade de desenvolver projetos pessoais, acesso a benefícios trabalhistas por meio do MEI, baixo custo de operação, maior número de potenciais clientes e disponibilidade 24/7 para o cliente.

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