O que faz e quanto ganha um assistente de e-commerce?

Mulher empilha peças com o desenho de perfis de pessoas, representando o assistente de e-commerce

Assistente de e-commerce é um profissional que cuida da operação de uma loja virtual, oferecendo suporte para garantir o bom funcionamento e o sucesso das vendas online. Suas responsabilidades podem incluir cadastro de produtos, gestão de conteúdos, suporte ao cliente, marketing, análise de dados etc.


O crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos movimentou um novo mercado. Com isso, novas vagas começaram a surgir e uma das principais foi a de assistente de e-commerce.

Apesar do cargo de auxiliar, esse é um posto que pode fazer toda a diferença para uma loja virtual. Por isso, se você quer saber mais sobre ele, chegou ao artigo certo. Ao longo das próximas linhas, vamos entender o que faz um assistente de e-commerce, qual é o salário médio desse profissional e o que essa pessoa precisa saber.

Desse modo, caso queira trabalhar na área, poderá se preparar. E, se estiver pensando em contratar alguém para te ajudar nas vendas online, saberá como encontrar um bom profissional. Então, vamos começar?

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O que é um assistente de e-commerce?

Assistente de e-commerce é o profissional que dá suporte à operação de uma loja virtual. Também é conhecido como “auxiliar de e-commerce” e as funções designadas a esse cargo podem variar bastante.

Em geral, as tarefas pelas quais essa pessoa pode ficar responsável são:

Em empresas menores, o assistente de e-commerce pode ser o único funcionário, tornando-se, assim, um faz-tudo da loja. No entanto, as atribuições podem variar muito.

No caso de negócios maiores, os auxiliares de e-commerce podem trabalhar com foco exclusivo em determinada área, como a de logística ou a de marketing digital, por exemplo.

O que faz um assistente de e-commerce?

As responsabilidades de um analista de e-commerce abrangem desde o cadastramento de novos itens no site até o desenvolvimento e execução de estratégias de marketing digital. Isso inclui preparar banners e e-mails promocionais, bem como gerenciar campanhas de Google Adwords.

Além disso, o assistente é responsável por manter o site em pleno funcionamento, garantindo que todas as informações estejam corretas e atualizadas. Isso envolve desde o atendimento ao cliente por telefone, e-mail e chat, até o controle das vendas realizadas tanto online quanto por telefone.

Para garantir um desempenho eficaz, o assistente também deve gerenciar o estoque de produtos, preparar relatórios e auxiliar na elaboração de e-mail marketing e banners.

Em relação às interações dentro da empresa, o assistente de e-commerce trabalha em estreita colaboração com equipes de marketing, vendas, atendimento ao cliente, logística e estoque.

Sua capacidade de se relacionar efetivamente com essas áreas é fundamental para garantir uma experiência de compra online satisfatória para os clientes e otimizar o desempenho das vendas online.

Para se destacar nesse papel, além de uma graduação em áreas como Publicidade e Propaganda ou Marketing, o assistente deve possuir conhecimentos básicos de SEO e uma compreensão sólida do funcionamento de uma operação de comércio eletrônico.

Qual é o salário de assistente de e-commerce?

A média salarial para começar no cargo de assistente de e-commerce gira em torno dos R$ 1.500, conforme dados de sites de emprego como Catho, Vagas e Glassdoor. À medida que avança na carreira, esse profissional pode chegar até a casa dos R$ 4.000.

Essa é uma média geral do mercado. Os valores podem variar de acordo com a região em que a loja virtual tem sua operação, com o porte da empresa e com as funções e responsabilidades acumuladas pelo profissional.

O que um bom auxiliar de e-commerce precisa saber?

Como pode acumular muitas funções, o assistente de e-commerce precisa ter alguns conhecimentos básicos sobre os seguintes assuntos:

Contudo, mais do que ter conhecimentos técnicos, possuir algumas habilidades comportamentais pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento do profissional. Por isso, algumas dessas competências são:

  • Proatividade: muitas vezes, será necessário identificar pontos de melhoria no e-commerce e agir para consertá-los;
  • Organização: praticamente a organização de várias frentes da loja virtual serão competência do auxiliar;
  • Multitarefa: conseguir se concentrar em várias coisas fará a diferença para conseguir lidar com os acontecimentos do dia a dia do negócio online;
  • Inteligência emocional: o ambiente dinâmico do e-commerce pode ser desafiador, então lidar bem com as emoções no trabalho é fundamental;
  • Resiliência: o avanço da tecnologia e as transformações no varejo digital causam mudanças constantes no dia a dia de uma loja virtual.

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Tudo certo sobre o perfil do assistente de e-commerce?

Gostou das informações sobre o trabalho de assistente de e-commerce? Se você quer trabalhar nessa área, agora já sabe o que esperar e em que será necessário se desenvolver para se tornar um bom profissional.

Além disso, se você é lojista e pensa em contratar um auxiliar para o seu negócio, também já sabe o que buscar nessa pessoa que vai se tornar seu braço direito na operação.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre assistente de e-commerce

Assistente de e-commerce é um profissional que auxilia na operação de uma loja virtual. Entre suas principais funções estão o cadastro de produtos no site, a separação e o embalo de pedidos e a atualização das redes sociais da marca.

A média salarial para essa função é de cerca de R$ 1.500. Tudo vai depender do tamanho do negócio, da experiência do profissional e das funções específicas que desempenha. Há casos em que essa faixa salarial pode chegar aos R$ 4.000.

Habilidades técnicas: SEO para e-commerce, marketing para redes sociais, noções de logística para e-commerce, e boa comunicação oral e escrita. Habilidades comportamentais: proatividade, organização, multitarefa, inteligência emocional e resiliência.

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