O que é um gerente de e-commerce e quais são suas funções?

Imagem mostrando uma mulher trabalhando com seu laptop, representando um gerente de e-commerce.

Com o mercado digital atingindo números cada vez maiores, além do crescimento das lojas virtuais, o setor também tem gerado novas oportunidades de trabalho, como a posição de gerente de e-commerce.

Embora essa seja uma profissão relativamente nova, já é possível entender o que é preciso para ser um gerente de e-commerce, quais são suas principais atividades, média salarial e outras informações. Por isso, separamos, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre essa carreira bastante promissora.

Sem mais delongas, vamos à leitura! Veja o que é esse cargo novo e, muito importante, quanto ganha um gerente de e-commerce. Se você quiser se aprofundar no assunto, baixe o guia completo de gestão de indicadores para a sua loja online! 🧐

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O que é gerente de e-commerce?

Gerente de e-commerce — ou e-commerce manager — é o profissional responsável pela gestão de uma loja virtual. Cabe a ele garantir que toda a operação do negócio funcione corretamente e obtenha o maior lucro possível.

Normalmente, o gerente de e-commerce trabalha ao lado do dono da loja virtual, cuidando de todas as estratégias do negócio. Além disso, ele também assume a contratação de outros profissionais, criação de setores, definição de escopos de trabalho e outras questões relacionadas à empresa.

💡 Saiba mais: O que é ecommerce?

O que faz um gerente de e-commerce?

Embora existam algumas atribuições ao gerente de e-commerce, nada é escrito sobre pedra. Isso porque, cada loja virtual opera da forma mais viável para o negócio. Com isso, muitas responsabilidades podem ser delegadas a outros profissionais ou terceirizadas.

No entanto, em termos gerais, algumas das principais atividades de um gestor de e-commerce são:

Como mencionamos anteriormente, nem tudo precisa ficar no colo do e-commerce manager. Dependendo do tamanho da loja virtual, pode ser necessário criar equipes para tocar as operações enquanto o gerente de e-commerce se dedica à parte estratégica do negócio.

No Nuvemshop Next, por exemplo, há diversos gerentes de e-commerce cujo trabalho é apoiar a jornada de empreendedores que estão em momento de expansão.

Como isso funciona: o lojista segue responsável pelas operações e estratégias, no entanto, pode contar com um especialista para validar hipóteses, realizar testes, mapear iniciativas, identificar oportunidades e muito mais.

Quer saber mais? Agende uma conversa com um profissional e tire suas dúvidas!

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Quais são as habilidades que o gestor de e-commerce deve ter?

As habilidades esperadas de um gerente de e-commerce não são muito diferentes das competências de um empreendedor digital. No entanto, por tratar-se de uma posição de grande responsabilidade, um bom currículo de experiências profissionais é um baita diferencial.

Pensando nisso, separamos os principais atributos de um gestor de e-commerce na lista abaixo. Veja:

Visão analítica e estratégica

O gerente de e-commerce irá liderar todas as frentes estratégicas e operacionais da loja, logo ele precisa ter uma ampla visão sobre todas as iniciativas do negócio. Desde o atendimento ao cliente até ao fluxo logístico, tudo deve passar pelas mãos do manager.

Além disso, a análise de dados é parte fundamental do crescimento de uma empresa. Nesse sentido, o gerente deve estar apto a coletar e analisar essas informações de forma estratégica, identificando oportunidades, pontos de melhoria, destaques etc.

Capacidade de liderança

Outro ponto importante é a capacidade de liderança. Considerando que o gerente de e-commerce será o ponto focal de toda a operação, é imprescindível que ele seja um bom líder.

Além do mais, parte do trabalho dele será a criação e gestão de diferentes equipes. Portanto, saber como administrar as estratégias e gerenciar pessoas são atributos mais do que necessários para assumir o cargo de gerente de e-commerce.

Experiência com varejo

Embora o comércio eletrônico tenha suas particularidades, na prática, existem diversos pontos em comum com as rotinas do varejo. Sejam técnicas de vendas, planejamento logístico, pós-venda etc. Por isso, ter experiência nesse mercado é muito enriquecedor para a rotina de trabalho em um e-commerce.

Experiência com estratégias de marketing

Já ouviu a expressão “o marketing é a alma do negócio”? Pois bem, ela se aplica muito bem no mercado digital.

A visibilidade de uma loja virtual é o pontapé inicial para que uma marca gere resultados. Desse modo, o marketing digital estará presente durante todas as atividades da empresa. Portanto, para gerenciar um e-commerce, torna-se indispensável ter amplo conhecimento em estratégias para esse modelo de negócio.

💡 Saiba mais: Como administrar um pequeno negócio?

Quanto ganha um gerente de e-commerce?

A média salarial de um gerente de e-commerce está por volta dos R$ 3.934,16, de acordo com informações disponibilizadas pela Catho. No entanto, existem variáveis a serem consideradas.

As responsabilidades de um gerente de e-commerce podem variar de acordo com o tamanho da loja virtual, número de funcionários liderados, etc. Portanto, é importante alinhar as expectativas com o dono da loja virtual para entender se a remuneração está a altura do desafio que será assumido.

Como ser um gerente de e-commerce?

Considerando as principais tarefas de um gerente de e-commerce, é crucial ter conhecimento sobre algumas áreas, como:

  • Design;
  • Logística;
  • Informática;
  • Análise de dados;
  • Recursos humanos;
  • Marketing;
  • Administração.

Uma dica valiosa é fazer parte de uma operação de e-commerce antes de assumir a posição de liderança. Dessa forma, é possível entender com mais propriedade como as coisas funcionam no operacional.

E, por fim, existem alguns cursos profissionalizantes que oferecem uma ótima base para profissionais que desejam atuar no mercado digital. Confira uma lista com algumas opções:

Pronto para ser um gerente de e-commerce?

Agora que você já sabe o que é um gerente de e-commerce, fica mais fácil entender se o seu negócio precisa de um no momento, não é mesmo? Saiba que, seguir com a ajuda de um profissional sempre é o melhor caminho para o sucesso. Portanto, considere contratar um manager para a sua loja virtual. 😉

E, se você sente que é o momento de expandir o seu negócio, conheça o Nuvemshop Next. Além de ter acesso a uma plataforma mais intuitiva, você pode contar com um gestor de e-commerce para apoiar o seu crescimento. 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre gerente de e-commerce

Gerente de e-commerce — ou e-commerce manager — é o profissional responsável pela gestão de uma loja virtual. Normalmente, ele trabalha ao lado do dono da loja virtual, cuidando de todas as estratégias do negócio.

O gerente de e-commerce tem pleno conhecimento do público-alvo, cria o funil de vendas, define os KPIs do negócio, lidera estratégias de marketing, gerencia os canais de venda da marca, administrar as redes sociais da empresa, acompanhar as métricas do negócio, entre outras funções.

Para atuar como gestor de e-commerce, o profissional precisa ter visão analítica e estratégica, capacidade de liderança, experiência com varejo e, muito importante, experiência com estratégias de marketing.

A média salarial de um gerente de e-commerce está por volta dos R$ 3.934,16, de acordo com informações disponibilizadas pela Catho.

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