Ferramentas de retargeting para sua loja online

O que é retargeting

O retargeting é a estratégia que identifica o usuário que entrou na sua loja online ou site e permite que você volte a alcançar esse possível cliente através de campanhas específicas. Quem aqui já entrou em algum e-commerce, visitou a página de determinado produto e depois foi perseguido eternamente por esse item? Esse tipo de anúncio personalizado é o que faz o retargeting.

Uma das dúvidas mais frequentes no mundo do marketing digital é qual a diferença entre remarketing e retargeting. Há quem diga que é a mesma coisa, quem fale que remarketing é o retargeting do Google, etc. Existem diversas teorias, mas nenhuma muito conclusiva a respeito.

Na realidade é basicamente tudo a mesma coisa, a diferença é que com o remarketing você tem todo o background do Google e seus afiliados e parceiros. Nós já falamos sobre remarketing por aqui anteriormente; hoje, portanto, é a vez de conhecer as principais ferramentas de retargeting do mercado.

Antes, contudo, é bom exemplificar que existem dois tipos de plataformas para o seu negócio:

Plataformas managed ou full-service: ideais para quem está começando no mundo do retargeting e tem pouca experiência no gerenciamento de campanhas. Em geral, essas plataformas fornecem um account manager (gestor de conta) para te ajudar a construir e ajustar campanhas de alto desempenho e também ferramentas automatizadas para otimizar seus anúncios.

Plataformas self-service: ideais para usuários mais experientes. Com as plataformas self-service você terá mais controle sobre a audiência segmentada, relatórios e resultados obtidos. Ao mesmo tempo, essa alternativa requer um pouco mais de esforço e trabalho da sua parte.

Entendeu? Agora conheça as principais ferramentas que pesquisamos:

AdRoll

Nascido em 2007, o AdRoll é uma das ferramentas mais antigas e conhecidas do mercado de retargeting.

Tipo de plataforma
Self-service

Principais vantagens

  • Você pode alcançar possíveis clientes que já visitaram sua loja/site em qualquer lugar, seja no Google, Facebook, Yahoo, etc;
  • O AdRoll é conhecido por ser uma plataforma extremamente simples e intuitiva, mesmo para usuários mais avançados;
  • Há duas semanas grátis para você testar a ferramenta. Depois disso, você define o quanto vai pagar de acordo com os anúncios que fizer;
  • O AdRoll assegura ter o CPM (custo a cada mil vezes que o seu anúncio aparece para alguém) mais baixo do mercado. É verdade? Só testando para saber;
  • Possibilidade de fazer retargeting por e-mail;
  • Possibilidade de fazer CRM retargeting;
  • Possibilidade de fazer mobile retargeting;
  • A cada dólar investido você recebe dez de volta, segundo uma média feita entre os clientes da empresa. Trata-se de um ROI (saiba o que é ROI) tentador.

Principais desvantagens

  • O custo por clique (CPC) pode sair um pouco mais caro que o remarketing do Google, por exemplo;
  • Existem dois planos pagos, ambos indicados para lojas muito grandes e com dezenas de benefícios. O investimento nesses planos, no entanto, é bastante alto;
  • Se você está procurando por search retargeting [que é diferente de site retargeting (entenda a diferença)], há ferramentas melhores disponíveis no mercado.

Como instalar
O AdRoll tem um tutorial bem legal (em inglês) ensinando você a integrar a ferramenta ao seu site. Conheça também todos os serviços da plataforma.

Perfect Audience

O Perfect Audience é uma ferramenta mais nova, nasceu em 2012, mas de lá para cá vem crescendo exponencialmente.

Tipo de plataforma
Self-service

Principais vantagens

  • É uma das ferramentas mais completas para retargeting no Facebook;
  • CPC’s e CPM’s baixos se comparados à maioria dos concorrentes;
  • Interface bastante intuitiva e fácil de mexer;
  • Há duas semanas grátis para testar o Perfect Audience; depois, você paga semanalmente de acordo com o que gastou nos sete dias anteriores;
  • Permite que você gerencie campanhas de quantos sites você quiser sem custo adicional;
  • Relatórios extremamente detalhados;
  • Variedade enorme de vídeos e tutoriais ensinando a utilizar a ferramenta.

Principais desvantagens
Fucei na ferramenta, li dezenas de artigos na internet e confesso que nenhuma crítica negativa sobre o Perfect Audience foi encontrada, o que é excelente. De qualquer maneira, se você experimentou o serviço deles e tem alguma coisa ruim para falar, por favor, deixe seu comentário na caixinha abaixo.

Como instalar
Como já comentamos anteriormente, o Perfect Audience conta com uma infinidade de tutoriais para iniciantes. Um deles traz cinco passos rápidos para você integrá-lo à sua loja virtual.

ReTargeter

Fundado em 2009, o ReTargeter é mais uma alternativa para você que está procurando recapturar as pessoas que visitaram o seu e-commerce.

Tipo de plataforma:
Full-service

Principais vantagens

  • Ao contrário das plataformas já citadas (ambas self-service), o ReTargeter (full-service) disponibiliza um account manager para cada conta – independente do valor que será gasto por você. Isso é legal para quem está começando agora a fazer retargeting e precisa de um auxílio especializado;
  • Possibilidade de fazer retargeting através de uma simples lista de e-mails;
  • Possibilidade de fazer search retargeting;
  • Atendimento ao cliente diferenciado;
  • Boa variedade de relatórios disponíveis para análise.

Principais desvantagens

  • Até pelo serviço personalizado que a ferramenta oferece, para utilizar o ReTargeter você terá que fazer um investimento extra. Existem cinco tipos de planos para a sua empresa (o primeiro começa em 500 dólares por mês);
  • Pouca variedade de tutoriais para aprender a utilizar a plataforma.

Como instalar
Fica faltando um tutorial ensinando como integrar o ReTargeter à sua loja virtual. No entanto, como este é um serviço mais personalizado, você contará com a ajuda do account manager nesta etapa de setup.

Chango

O Chango nasceu em 2008 e, ao contrário das ferramentas anteriores, é especializado em search retargeting.

Tipo de plataforma
Full-service

Principais vantagens

  • Um dos poucos especialistas em search retargeting do mercado;
  • Grandes varejistas de todo o mundo trabalham com o Chango, que se gaba pelo fato de reter 90% dos seus clientes;
  • Excelente suporte ao cliente.

Principais desvantagens

  • Se o seu intuito é fazer site retargeting, procure outra ferramenta;
  • Você terá que consultar a plataforma para saber sobre planos e preços;
  • Poucos tutoriais disponíveis.

Como instalar
Assim como o ReTargeter, você contará com o auxílio de um account manager para dar os primeiros passos na plataforma.

Outras plataformas

As ferramentas citadas acima já têm certo nome no mercado de retargeting, por isso resolvi falar um pouco mais detalhadamente sobre cada uma delas. Todavia, se você quer conhecer outras alternativas disponíveis por aí, pode dar uma olhada nas seguintes plataformas:

Para site retargeting

Para search retargeting

Dicas úteis para retargeting

Se você vai começar a rodar suas primeiras campanhas agora, deve ficar atento a uma série de fatores. Falamos um pouco sobre isso logo abaixo:

1. Audiência geográfica

Parece besteira, mas é de extrema importância checar para onde geograficamente o seu anúncio está sendo direcionado. Se você entrega produtos apenas para o Brasil, faz sentido que sua publicidade seja restrita ao nosso país.

2. Dia e hora

Fique de olho no horário que seus anúncios aparecem para os clientes. Poucas pessoas trabalham aos finais de semana e o tráfego na internet é consideravelmente menor. Ou seja, será que faz sentido manter suas campanhas ativas aos sábados e domingos?

3. Tempo dos cookies

Se você visitou um site e viu determinado item, tudo bem que esse produto fique no seu encalço por algum tempo. O problema é quando ele passa a aparecer em todos os lugares e durante um longo período. Para evitar esse desgaste, você pode ajustar os cookies das suas campanhas e escolher por quanto tempo um potencial cliente será “perseguido”.

4. Rode anúncios, limite o número de vezes que ele aparece

Pense também em limitar o número de vezes que o usuário poderá ver o mesmo anúncio. Será que vale a pena exibir a mesma publicidade 50 vezes para uma única pessoa? Outro fator a ser levado em conta é a rotatividade dos anúncios. Por exemplo: ao invés de mostrar a mesma publicidade durante todo um ciclo, que tal alternar entre anúncios distintos? Pode funcionar.

5. Cada usuário tem sua particularidade

Ao criar campanhas de retargeting, tenha em mente que você está lidando com seres humanos. Cada pessoa tem seu gosto próprio, suas preferências, etc. Portanto, se você mostrar o mesmo anúncio para todos os usuários que entraram no seu site e saíram sem comprar, provavelmente a eficácia do seu retargeting será pequena. Divida a sua loja em diversos segmentos com base nos tipos de produtos oferecidos e a partir daí comece a alcançar potenciais clientes de forma mais precisa.

6. Use a abuse dos testes

Para chegar ao “anúncio ideal”, você terá que fazer dezenas de testes antes. Como saber qual título traz mais resultado? E qual é o melhor tipo de imagem, tamanho de anúncio, call to action, etc? Tudo isso vai depender do público com o qual você está dialogando, o que está longe de ser uma ciência exata. Portanto, testar é sempre o melhor caminho.

Resumo

Apesar de custoso, o retargeting certamente ajudará sua loja online a crescer e conquistar novos clientes. Como vocês puderam observar, existem diversas ferramentas no mercado que oferecem esse serviço. Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a escolher a melhor alternativa para o seu negócio. Tem algum caso prático de retargeting legal para compartilhar conosco? Comente abaixo 😉


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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